logo

Pokémothim

Origem: Bulbasaur



Nome e Significado

Bulbasaur.
Originalmente no japonês, フシギダネ (Fushigidane) significa ao pé da letra "Isso não é estranho?", mas por outro lado, o significado considerado verdadeiro e que atribuem a palavra Fushigidane é "Fushigi" (mistério, misterioso) e "Tane" (semente ou bulbo). Ficando assim, algo como "Misterioso Bulbo".

Já no inglês o nome é Bulbasaur."Bulb" significa Bulbo e "Saur" que vem do Latim "Sauros", significa Lagarto. Ficando assim, algo como "Lagarto com Bulbo".

Obs: Aqui no Brasil, a dublagem intencionalmente acrescenta a vogal "O" no final do nome de Bulbasaur, transformando-o em "Bulbassauro", popularmente falando.

Aparência, Características e Comportamento

Bulbasaur é previamente descrito como "Seed Pokémon" ou Pokémon Semente. Sempre dóceis e amigáveis, é muito difícil fazer um Bulbasaur não gostar de você, exceto quando você toca o bulbo deles, ato que os deixa profundamente irritados. Possui um bulbo em suas costas e o corpo é repleto de manchas mais escuras. O bulbo é atrelado à pele e cresce juntamente com o mesmo, durante toda sua vida. É cheio de nutrientes e começa a crescer absorvendo luz do sol desde o momento em que ele nasce até o final de sua evolução, Venusaur. Quando muito tempo exposto ao sol, o bulbo dele incha, permitindo que ele utilize esse excesso de energia armazenada para se desenvolver, por exemplo. Quando o mesmo cresce demasiadamente, ele finalmente evolui. Pessoas julgam a saúde e a vitalidade dos Bulbasaur através dos bulbos. Os das fêmeas são mais verdes, vigorosos e levemente abertos e os dos machos mais foscos e fechados, pois eles só começam a abrí-los perto da evolução.

Linha evolutiva

Ivysaur.
Quando evolui para Ivysaur, o bulbo de Bulbasaur se aflora, aparecendo um botão de uma enorme flor. Ele continua sintetizando energia para o próximo estágio evolutivo. O nome フシギソウ (Fushigisou) em japonês significa "Fushigi" (mistério, misterioso) e "Sou" (grama). Ficando assim, algo como "Misterioso da Grama". Em inglês, Ivysaur vem de "Ivy" (hera) e "Saur" do Latim "Sauros" (lagarto). Ficando algo como "Lagarto da Grama".

Obs: No Brasil, é às vezes é nomeado de"Ivyssauro".


Venusaur.
 Então, finalmente Ivysaur se torna Venusaur, onde o botão se torna uma gigantesca flor com odor caracterísitico que atrai outros Pokémon. O nome フシギバナ (Fushigibana) em japonês significa "Fushigi" (mistério, misterioso) e "Bana" (flor). Ficando assim, algo como "Misterioso da Flor". Em inglês, Venusaur vem de "Venus" (uma flor) ou "Venom" (veneno) e "Saur" do Latim "Sauros" (lagarto). Ficando algo como "Lagarto da Flor".

Obs: No Brasil, é às vezes é nomeado de "Venussauro".



Mega Venusaur
Por último, temos Mega Venusaur, que é a mega evolução de Venusaur. Em sua forma Mega, a flor de Venusaur desabrocha e cresce ainda mais e ele ganha uma linha e grande flor no topo da cabeça e nas costas. A flor em suas costas ganham mais folhagens e Mega Venusaur se torna mais florido e viçoso. Seu nome e significado permanecem o mesmo, apenas acrescentando a palavra "Mega" ao Pokémon. Mega Venusaur megaevolui com a ajuda de uma Venusaurite.






Inspirações na Criação

Bulbasaur basicamente é parecido como um réptil carregando um bulbo nas costas. O bulbo assemelha-se uma cebola ou um lírio (ainda fechado). Pessoas ainda atribuem Bulbasaur à um sapo, mas definitivamente, Bulbasaur não é baseado em um sapo.

Pode até parecer que Ivysaur e Venusaur tenham traços mais próximos aos de um anfíbio como um sapo. Mas a real fonte de inspiração para a criação do Bulbasaur e suas evoluções foram os Dicinodontes.

Modelo de um Dicinodonte.
Os dicinodontes eram répteis primitivos de grande porte, com membros grandes e fortes e eram herbívoros. Pelo seu tamanho e peso, se locomoviam lentamente, assim como Bulbasaur e toda sua linha evolutiva. Os sapos, por sua vez são ágeis e saltam rapidamente, totalmente o contrário. O fato de serem herbívoros pode ter sido uma das razões de Bulbasaur  possuir o tipo Grass. Então, basicamente, podemos interpretar que Bulbasaur é inspirado em um dicinodonte ainda bebê e vai crescendo conforme evolui, até se tornar um dicinodonte adulto.

Sobre Ivysaur e Venusaur, assim como já havia dito, eles podem ainda ter sofrido alguma inspiração do dicinodonte, mas também existem outros animais que possam ter ajudado nas suas criações. Alguns dizem que Ivysaur e Venusaur possam ter alguma semelhança com anfíbios ou répteis como o Tuatara que é um réptil também, embora não tenha nenhuma semelhança com Bulbasaur e sua linha evolutiva.

Tuatara.

Há ainda, a inspiração para a flor de Venusaur, uma Rafflesia. Considerada a maior flor do mundo, ela é enorme, rosada  e salpicada de manchas brancas, típica da Ásia. Por ironia do destino, a flor também exala um odor estranho, associado a carne podre e que atrai insetos. Semelhança ou mera coincidência?

Rafflesia.
Fiquem ligados no próximo "Origem"! Até mais!

Revisão: Rafha


Perdeu alguma matéria do "Origem"? Clique aqui e confira! 


----------------------------------------------------------------------------
Faça parte da nossa equipe!
----------------------------------------------------------------------------
Sobre Diego
24 anos, Campinas - SP. Coordenador de conteúdo e Administrador geral na Pokémothim, é fanático por Pokémon do tipo Grass e um dia ainda vai tatuar esse amor no braço esquerdo. Divide o tempo entre o trabalho, a universidade, as listas enormas de séries inacabadas e o mundo Pokémon.

Um comentário:

  1. Interessante, mesmo ja estando acostumado, eu prefiro a pronúncia brasileira, mesmo se não tivéssemos criado essa versão, ficaria estranho falar "Bólbossór" (Pronúnca Inglesa).

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar