logo

Pokémothim

Origem: Caterpie

Artwork Oficial de Caterpie. Por Ken Sugimori.

Nome e Significado

No japonês
キャタピー (Catapie) pode ser atribuido à palavra "Caterpillar" do inglês (lagarta). Ficando como o mesmo nome do significado, "Lagarta".

Já no inglês, o nome é alterado levemente, e torna-se Caterpie. A palavra, assim como no japonês é derivado de "Caterpillar" no inglês, (lagarta). Ficando na tradução,"Lagarta"também.

Aparência, Características e Comportamento

Caterpie no Mangá.


Caterpie é descrito como 
"Worm Pokémon" ou Pokémon Larva. Caterpie é uma larva verde e amarela, com anéis amarelos pelos segmentos do corpo. Possui olhos negros e amarelados e uma antena vermelha. Sua cauda também é amarelada. A antena da cabeça de Caterpie exala um estranho odor quando ameaçado ou tocado. Os Caterpie adoram viver no topo das copas das árvores, buscando as folhas mais verdes para serem consumidas. Além disso, eles são rápidos e espertos. Por parecerem fáceis de serem capturados, os Caterpie são alvos de treinadores novatos.



Evolução


Artwork Oficial de Metapod.
Por Ken Sugimori.



Quando está pronto, Caterpie entra em processo de metamorfose e evolui para Metapod. Nesse estágio, ele fica completamente inerte, acumulando energia para o estágio final de sua evolução. Ele é todo verde e tem uma casca dura e resistente.

No japonês, トランセル (Trancel) pode ser uma mistura de Transform (transformar) e cell (célula) ou ainda, shell (carapaça). Ficando algo como "Carapaça Transformada" ou "Célula Transformada".
No inglês, temos Metapod. Que é uma mistura das palavras "metamorphosis" (metamorfose) e "pod" (casca, casulo). Ficando assim "Metamorfose do Casulo" ou "Metamorfose da Casca"



Artwork Oficial de Butterfree. Por Ken Sugimori.


 

No final da metamorfose, Caterpie se torna um Butterfree. Butterfree assume a aparência de uma borboleta roxa, com olhos vermelhos, membros azuis e asas esbranquiçadas. Os Butterfree vivem atrás do pólen das flores e podem voar longas distâncias para encontrá-las. O nome em japonês é 
バタフリ(Batterfree). Isso pode ser uma mistura de "Butterfly" (borboleta) e "free" (livre). No inglês, o nome também não se altera muito, ficando Butterfree, e com o mesmo conceito de misturar "Butterfly" (borboleta) com "free" (livre). Assim, nós temos algo como"Borboleta Livre" em ambos os idiomas.

Obs: O conceito de "Free" (livre) é em relação ao casulo de Metapod. Quando Butterfree finalmente evolui, ela se vê livre e não presa como no estágio anterior.





Inspirações na Criação


Lagarta de Papilio glaucus.



É meio óbvio que todos sabem que Caterpie é uma lagarta e que seu processo evolutivo tem tudo a ver com uma metamorfose. Caterpie é uma lagarta que vira um casulo e por fim uma borboleta. Então, parte do mistério já está desvendado.

Caterpie pode ser inspirado em uma lagarta que se torna a Papilio glaucus, que é uma espécia de borboleta que geralmente habita a Ámerica do Norte. Os olhos da lagarta são justamente da mesma cor que os olhos de Caterpie.

Lagarta Craesus.


Há ainda uma outra lagarta, que é completamente idêntica ao Caterpie, chamada Craesus. Que na minha opinião, foi a real inspiração do mesmo. Olhem as cores! São as mesmas! 

Sobre a antena vermelha de Caterpie, ela exala um odor caractéristico quando tocado. Isso realmente é real. Algumas espécies de lagartas também liberam odores pela antena que é chamada de Osmetério. Osmetério é um orgão exclusivo que faz parte das lagartas de borboletas. Alguma semelhança com a antea de Caterpie?



Casulo de Papilio glaucus.


Sobre 
Metapod, ele pode ter inspirações do casulo da Papilionidae que é a família da Papilio glaucus. (visto acima). O casco tem formato semelhante ao de Metapod, inclusive por possuir partes pontiagudas. Porém ao invés de verde, é branco.

Apora craetaegi em uma flor.


Por último, temos Butterfree, que tem fortes inspirações na Apora craetaegi, que é uma borboleta predominante na Ámerica do norte, Europa e Ásia. Ela possui as mesmas cores das asas de Buterfree , que são brancas e também uma coloração roxo-azulada no corpo. Parecido, não é mesmo?

Assim, podemos concluir que a linha evolutiva de Caterpie é confusa, pois é uma mescla de vários insetos. Mas todos, possuem alguma semelhança com Caterpie e sua linha evolutiva, tendo assim, um pouco de lógica.


Conclusões



Hoje vimos que nem sempre um só animal ou planta é a fonte de inspiração na criação de um Pokémon. Como disse anteriormente, existem Pokémon que são mesclas de vários seres e espécies. Mas novamente, se percebemos, todas essas misturas tem alguma semelhança, resultando numa linha evolutiva totalmente variável e distinta, porém, lógica, como a de Caterpie.


E aí, o que vocês acham do Caterpie?


Revisão: Rafha


Perdeu alguma matéria do "Origem"? Clique aqui e confira! 


----------------------------------------------------------------------------

Faça parte da nossa equipe!
----------------------------------------------------------------------------

Sobre Diego
24 anos, Campinas - SP. Coordenador de conteúdo e Administrador geral na Pokémothim, é fanático por Pokémon do tipo Grass e um dia ainda vai tatuar esse amor no braço esquerdo. Divide o tempo entre o trabalho, a universidade, as listas enormas de séries inacabadas e o mundo Pokémon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar