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Cálculo de dano



Calcular o dano que seu Pokémon vai infligir, ou que seu oponente irá infligir em seu Pokémon não é algo impossível, muito menos precisa ter descendência de Einstein para saber. Quer saber como? Clique em "leia mais"!

Bom, antes de começarmos, queria esclarecer que não é necessário gravar nenhuma fórmula ou dado que eu irei passar a seguir. Este artigo é mais algo para matar a curiosidade do que um tutorial para o competitivo, e você precisa de um conhecimento mediano de matemática para conseguir entender. Se você conseguir gravar tudo isso, perfeito. Porém se não conseguir, não desanime, pois você terá pelo menos uma noção do dano após usar essas fórmulas algumas vezes, ou você ainda poderá usar os seus instintos na hora da batalha, que é tão eficiente quanto todas essas contas. 
Enfim, sem mais delongas, vamos começar:


Não se intimide, essas fórmulas não são tão complicadas, basta substituir e calcular. A primeira fórmula é para golpes Physical enquanto que a segunda para golpes Special. Aqui vai uma breve explicação do que  e pelo o que você deve substituir na fórmula:
● "Level" é o level de ambos os Pokémon que participam da batalha.
● "Atkstat/ Sp.Atkstat" é o stat de Atk/ Sp.Atk do Pokémon que está atacando.
● "Atkpower" é o base power (BP) do golpe que o atacante está usando.
● "Defstat/ Sp.Defstat" é o stat de Def/ Sp.Def do Pokémon que irá receber o golpe.
● "STAB" é o bônus de golpe do mesmo tipo (Same-Type Attack Bônus) do Pokémon atacante. Substitua por 1,5 se for um golpe STAB do atacante; se não for, substitua por 1.
● "Weakness;Resistance" é a variável de fraqueza ou resistência do defensor, que pode ser entre 0, 0,25, 0,5, 1, 2 e 4; Se for, por exemplo, um golpe Electric em um Pokemon do tipo Grass, esse valor será 0,5 porque Pokémon do tipo Grass tem resistência x1/2 a golpes do tipo Electric. 0,25 é o valor para uma resistência x1/4, enquanto que 0 é o valor para imunidade, como um golpe do tipo Ghost num Pokémon do tipo Normal. Os outros são bem óbvios, sendo 1 para dano neutro, 2 para fraqueza x2 e 4 para uma fraqueza x4.
● "Critical" é o valor para critical hits; seu valor será 1,5 para golpes críticos e 1 para golpes normais.
● "Other" é a variável para itens, habilidades, efeito de Burn, etc. O valor que você vai colocar dependerá da situação. Por exemplo, você colocaria x1,3 (30%) caso o atacante estivesse segurando Life Orb.
● Por último, "Margin" é uma variável de margem de erro; se quiser o dano mínimo que este golpe causará, use 80. Para o máximo, use 100.

Para reforçar mais ainda, usarei um exemplo comum de acontecer no Rating Battle de X/Y. MegaGardevoir usou Psychic em MegaVenusaur. Quanto de dano isso causará em MegaVenusaur? Vamos jogar na fórmula:

((((2*50/5+2)*230*90/130)/50)+2)*1,5*2*1*1*(80/100)

Ok, começando pelas explicações dos valores. Estou contando que seja uma Rating Battle, então ambos estão no level 50. MegaGardevoir, provavelmente com Modest e 252 Sp.Atk de EV's, chega a 230 de Sp.Atk stat. 90 é o BasePower de Psychic. O MegaVenusaur que está recebendo o golpe tem 130 de Sp.Def. Por fim, 1,5 do STAB, 2 da fraqueza, 1 para um golpe não-crítico, 1 para outros fatores e estou querendo saber o mínimo de dano que esse golpe causará, então estou usando a variável 80. Agora só falta calcular, lembrando de resolver sempre o que esta entre parênteses primeiro.

((((22)*230*90/130)/50)+2)*1,5*2*0,8
(((455400/130)/50)+2)*1,5*2*0,8
((3503/50)+2)*1,5*2*0,8
(70,06+2)*1,5*2*0,8
72,06*1,5*2*0,8
~173

Sim, MegaGardevoir infligiria aproximadamente 173 de dano a MegaVenusaur. Não se assuste pelo valor, isso é normal, porque o MegaVenusaur que eu usei como exemplo não investiu muito em EV's de Sp.Def. Também não precisa se preocupar já que, em condições normais, MegaGardevoir ficaria um pouco intimidada pelo Sludge Bomb de MegaVenusaur. É apenas um exemplo. Mas e se usarmos a variável de 100/100 na margem de erro?

72,06*1,5*2*(100/100)
72,06*1,5*2*1
~216

Então podemos concluir que o dano de um Psychic de MegaGardevoir em MegaVenusaur com aqueles stats específicos seria entre 173 a 216. MegaGardevoir é bem forte mesmo.

Você deve estar se perguntando sobre Stats Modifiers, como Swords Dance, Charm, Calm Mind, etc. Todos esses golpes aumentam ou diminuem stats em um certo level, e dependendo do level, o stat que ele modificou irá aumentar (ou diminuir) em uma certa porcentagem. Aqui vai uma relação de quanto o stat muda de acordo com a quantidade de leveis.


Vamos usar um exemplo. Zoroark usou Nasty Plot, lembrando que seu Sp. Atk stat é de mais ou menos 180 e Nasty Plot aumenta o Sp.Atk em 2 leveis. Então, seguindo a imagem acima, basta acharmos a quantidade de 200% de 180 OU multiplicar 180 por 2. Vamos usar o método mais fácil que é multiplicar:

180*2
360

Depois de achar o valor, use ele na fórmula ao invés do valor original do stat modificado. No nosso exemplo, ao invés de jogar 180 na fórmula de cálculo de dano, colocaria-se 360 de Sp.Atk stat na fórmula caso o atacante seja o Zoroark que usou Nasty Plot uma vez.

E ai, o que achou? É claro que você precisa de um conhecimento mediano de matemática para entender tudo o que eu escrevi aqui, mas ainda sim é algo muito interessante de se saber e que não é tão difícil de entender. Qualquer dúvida, crítica ou sugestão, não hesite em deixar um comentário aqui em baixo, ok?
Agradeço pela sua companhia e continue ligado na Pokémothim para mais postagens como essa! Até mais!

Revisão: Rafha

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2 comentários:

  1. Themasu Bilada09/08/2021, 02:04

    cara mt obrigado o seu artigo sanou a minha duvida sobre como o dano é calculado

    ResponderExcluir
  2. Guilherme Rosas Pitta21/01/2022, 01:56

    Qual é a tabela para as porcentagens de Accuracy e Evasion? E caso os Pokémons tenham níveis diferentes, o cálculo é o mesmo?

    ResponderExcluir

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