logo

Pokémothim

Análise: Doublade


E ai povo, tudo certo? Sejam bem-vindos a mais uma análise de competitivo da Pokémothim! Hoje trouxe ele, a bainha-dupla que carrega as espadas amaldiçoadas do mundo Pokémon, Doublade! Vamos conferir?

 Doublade


Steel Ghost
UnderUsed

Habilidade

No Guard: A Accuracy de todos os golpes deste Pokémon e mirados neste Pokémon é alterada para 100%.

Base Stats

Valores correspondentes ao Lvl. 100

Tabela de dano

x0Normal Fighting Poison
Bug
Grass Ice Flying Psychic Rock Dragon Steel Fairy
x1Water Electric
x2Fire Ground Ghost Dark
x4--/--

Overview
Depois que Aegislash ser banido para os confins do tier Uber, Doublade acabou sendo mais usado nos tier altos e foi promovido ao tier UU. Possuindo uma combinação de tipo extremamente boa e uma Def de invejar, Doublade consegue ser uma ótima Wall. Isso é suportado mais ainda pelo fato de que ele não é totalmente evoluido, permitindo com que ele possa usar Eviolite e deixar sua Def ainda mais alta do que já é. Essas "espadas" também possuem um Atk decente e aceitável, acompanhado de golpes bons para ajudar na ofensividade.
Contudo ele não é perfeito. Para começar, seu Hp e Sp.Def são péssimos, oque não ajuda muito na hora de se defender. Depois, sua fraqueza contra tipos comuns são um problema, principalmente contra Pokémon do tipo Dark como Bisharp, que conseguem prender Doublade com Pursuit e retirar seu item com Knock Off. Porém, mesmo com essas fraquezas, Doublade consegue manter o seu lugar no metagame como uma ótima Wall no UU e até mesmo no OU.

Movesets
- As espadas que defendem -
● Shadow Sneak
● Sacred Sword | Iron Head
● Toxic
● Protect | Rest
Ability: No Guard
Item: Eviolite
Nature: Impish | Careful
Efforts: | 252 Hp | 252 Def | 6 Atk |
ou | 252 Hp | 6 Def | 252 Sp.Def |

Esse moveset é voltado para usar o Doublade como Wall/ Staller. Impish e um total investimento em Def é bom para ter uma Wall puramente física, e é ótima para lidar com problemas como Bisharp e Weavile, porém usar a nature Careful e um total investimento em Sp.Def será ótimo para formar uma Mixed Wall mais adaptada a outras situações diferentes, especialmente contra Pokémon Special Offensive's.
Shadow Sneak é um ótimo golpe STAB para Doublade que possui priority, e que é ótimo para lidar contra Pokémon rápidos porém frágeis, mas o BP desse golpe é um pouco baixo. Iron Head, por outro lado, é a outra opção de STAB para Doublade que possui um BP mais aceitável e acerta Pokémon do tipo Normal, porém não possui priority. Você pode optar por usar Sacred Sword ao invés de Iron Head para lidar com Bisharp num switch, oque resultará num OHKO na maioria das vezes. No final, Toxic acompanhado de Protect é sua arma Stall para usar contra Pokémon mais defensivos como Rotom-W (OU), Umbreon ou Vaporeon (UU). Porém Rest pode se mostrar mais útil do que Protect por recuperar totalmente o HP e retirar status de Doublade enquanto o Badly Poison inflige dano no oponente, mas, no final, a escolha é sua.
 
- Duas espadas dançantes -
● Swords Dance
● Shadow Sneak
● Iron Head | Gyro Ball
● Sacred Sword
Ability: No Guard
Item: Eviolite
Nature: Adamant | Brave
Efforts: | 252 Hp | 252 Atk | 6 Def |

Por possuir uma Def tão boa acompanhada de um Atk aceitável, Doublade pode atuar efetivamente como um Tank também (embora não possua uma forma boa além de Rest para recuperar Hp). A Nature Brave serve principalmente para times de Trick Room, porém Adamant também é uma opção boa (principalmente para os preguiçosos na hora do breed).
Swords Dance aumenta o Atk de Doublade em +2, transformando seu Atk em algo tão perigoso quanto sua Def. Depois disso, Shadow Sneak fará um ótimo trabalho infligindo dano STAB com priority no oponente, enquanto que Iron Head/ Gyro Ball infligirá um dano maior porém lento. Iron Head consegue infligir dano com o mesmo BP em qualquer oponente, enquanto que você infligirá dano maior em Pokémon rápidos e um menor dano em lentos com Gyro Ball (prefira usar a nature Brave se você optar por Gyro Ball). Finalizando, Sacred Sword pega Pokémon do tipo Dark que irão dar switch-in em Doublade, como Bisharp, Weavile (OU), M-Absol e Hydreigon (UU).

Outras Opções
● Pursuit: Bom para transformar o Doublade em um Pursuit Trapper para inimigos do tipo Psychic. Você dá switch-in em oponentes desse tipo e depois inflige um dano super-efetivo com Pursuit.

● Autotomize: É um golpe bastante utilizado pela sua pré-evolução, Honedge, no LC, porém pode funcionar também no Doublade, lhe dando uma Spd mais aceitável.

● Destiny Bond: Uma boa opção para última carta-na-manga.

Companheiros de Equipe
Doublade está no começo da lista das Wall's que não possuem formas boas de recuperar Hp ou de se recuperar de status, portanto possuir um Cleric seria uma opção perfeita, principalmente se o seu time é focado em Stall e precisa de vários turnos para ganhar.
O item eviolite é um fator crucial para transformar o Doublade no Pokémon defensivo que ele é, então você precisa possuir uma preocupação em dobro contra usuários de Knock Off. Megas que resistem o tipo Dark como Justified Gallade ou Tyranitar são boas opções.
Por fim, Doublade precisa de companheiros de equipe para cobri-lo de sua principal fraqueza, que é sua baixa Sp.Def. Chansey/ Blissey são ótimos Pokémon para isso, e eles apreciam bastante a imunidade ao tipo Fighting que Doublade possui, oque dá uma boa sinergia.

Checks e Counters
Treinadores que usam Doublade precisam sempre estar atentos a usuários de Knock Off e Pursuit Trapper's como Bisharp e Weavile. Knock Off é um problema em dobro porque, além de infligir um dano super-efetivo, esse golpe retira o eviolite de Doublade, oque cortará as defesas dele pela metade. Pokémon Special Offensive é outra coisa que é bem problemática para as espadas, já que a Sp.Def dele é muito baixa.
Alguns Pokémon do tipo Steel e Poison conseguem "Wallar" Doublade bem facilmente, principalmente pelo fato de que eles são imunes a Toxic. E finalizando, ofensivos do tipo Fire, Dark e principalmente Ground nunca devem ser esquecidos, mesmo se eles forem Physical Offensive.

Revisão: Rafha

Quer dar alguma sugestão de análise? Clique aqui e escreva o nome do Pokémon que você deseja!
Não entendeu alguma gíria ou abreviação da análise? Aprenda o significado clicando aqui.











----------------------------------------------------------------------------
Faça parte da nossa equipe!
----------------------------------------------------------------------------
Sobre Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar