logo

Pokémothim

Análise: Primeape


E aí, galerinha, tudo bem? Hoje faremos uma análise de um Pokémon lutador presente desde a Primeira Geração, mas que é muito pouco aproveitado no competitivo: Primeape. Vamos conferir? 

 Primeape


Fighting
NU

Habilidades

Anger Point: O status de Attack aumenta ao máximo após receber um Critical Hit.
Vital Spirit: O Pokémon não pode dormir enquanto tiver esta habilidade.
Defiant (Hidden ability - Disponível) Aumenta o ataque em dois níveis após ter algum stat reduzido, mas não funciona quando a redução de status é auto-induzida.

Base Stats

Valores correspondentes ao Lvl. 100

Tabela de dano

x0--/--
--/--
Rock Bug Dark
x1Water Electric Ice Fighting Poison Ground Grass Dragon Steel Normal Ghost Fire
x2Psychic Flying Fairy
x4--/--


Overview
Por quê este Pokémon é tão pouco usado no metagame? Por ser pouco resistente, e, com o surgimento de Mienshao, com Reckless e High Jump Kick, mais forte e rápido o uso de Primeape, se tornou menos decorrente ainda. Entretanto, este primata pode ser utilizado de várias formas, devido ao acesso que este tem a uma gama de ataques de alto poder, principalmente Close Combat. 

Movesets
- Bater ou correr... -
● Close Combat
● Earthquake
● Ice Punch
● U-turn
Ability: Vital Spirit / Defiant
Item: Focus Sash
Nature: Jolly
Efforts: | 4 HP | 252 Atk | 252 Spd |

Para começo de conversa, Close Combat é um dos ataques mais prezados do tipo Fight, que, em conjunto com o acréscimo de STAB, permite derrubar vários oponentes com apenas um golpe. Earthquake é um ataque que é sempre bom ter presente, devido sua alta potência e accuracy. Ice Punch auxilia a combater dragões, principalmente àqueles do tipo Dragon/Flying e Dragon/Ground, como Garchomp e Dragonite, bastante presentes no metagame. O quarto ataque, U-turn, ajuda a combater adversários psíquicos, que representam uma grande ameaça para nosso primata lutador, e, no caso de nosso monstrinho estar em desvantagem, permite um “bater e correr”, sendo, por isso, um movimento bastante útil no competitivo.
Os Evs são direcionados para que Primeape seja mais rápido e forte, para poder levar consigo uma maior gama de adversários com seus movimentos mortais, enquanto Focus Sash garante que este permaneça em campo, no mínimo, até o segundo turno em campo, podendo levar consigo algum (ns) adversário (s). A nature favorece a velocidade, um ponto um tanto quanto sensível de Primeape, pois não é tão alto quanto se desejaria, necessitando-se investir em tal. Vital Spirit garante que este não durma, e seja capaz de enfrentar adversários que o tentem e que representem ameaça para Primeape, como Gegnar + Hypnosis, Vivillon + Sleep Powder + Compound Eyes, Jynx + Lovely Kiss e Darkrai. Defiant garante um aumento considerável de ataque quando algum stat é reduzido, como ataques que podem lhe causar redução de DEF ou SP. DEF.

Outras Opções
● Stone Edge: poderoso, mas necessita contar com a sorte para que acerte alguns desses ataques. Entretanto, quando acerta o adversário, o estrago é eminente, e serve como counter para Flying types.
● Acrobatics: Para após levar dano de um ataque psíquico ou voador, enquanto segura um Focus Sash, este item será consumido. Após este momento, um Acrobatics pode ser usado para destruir adversários.
● Gunk Shot: Também conhecido, por algum motivo, como esmagador de fadas.
● Night Slash: Counter para psíquicos e fantasmas, resistente e imunes, respectivamente, ao STAB Close Combat de Primeape

Companheiros de Equipe
Usuários de Spikes, Stealth Rock e afins são companheiros interessantes, pois, em conjunto com o switch de Primeape com U-turn, podem tornar a batalha mais imprevisível para o adversário ao mesmo tempo que, ao trocar o Pokémon para se adaptar à situação, este sofrerá algum dano. Quando ao lado de outras criaturas que usem switch moves, como Volt Switch ou Baton Pass, também serão boas companhias para o primata, favorecendo uma entrada mais limpa de novos bichinhos em campo que podem sweepar o adversário, como Lilligant, Alakazam, Gardevoir e Klinklang. Skuntank é particularmente interessante quando ao lado de Primeape, uma vez que serve como conter aos tipos Ghost, Psychic e Fairy, devido aos seus tipos Poison e Dark..

Checks e Counters
Primeape é bastante versátil, pois possui uma gama de ataques que pode surpreender quaisquer adversários a qualquer momento. Entretanto, sente falta de algum ataque com prioridade, como Mach Punch ou Bullet Punch, o que, associado à sua velocidade mediana, pode representar um problema. Justamente por essa falta de Priority Moves, nosso monstrinho em questão pode se dar mal ao enfrentar algum Pokémon que os tenha. Primeape é totalmente desfavorecido numa luta contra Spiritomb ou Sableye, pois não tem acesso a movimentos do tipo Fairy, e seu STAB Close Combat simplesmente não causa nenhum dano.

Revisão: Diego

Quer dar alguma sugestão de análise? Clique aqui e escreva o nome do Pokémon que você deseja!
Não entendeu alguma gíria ou abreviação da análise? Aprenda o significado clicando aqui.


----------------------------------------------------------------------------
Faça parte da nossa equipe!
----------------------------------------------------------------------------
Sobre Go go Luh

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar