logo

Pokémothim

Análise: Yveltal


Olá, leitores que nos acompanham. Tudo beleza? Anteriormente falamos do cervo-fada que traz a vida, Xerneas, e nessa análise, falaremos do Pokémon libertado do casulo da destruição, que destrói tudo por onde passa (Ah vá, nem imaginava isso) Yveltal. Venha, e confira conosco o que esse monstrão pode fazer com as criaturinhas fofinhas nas batalhas!  

 Yveltal


Dark Flying
UBER

Habilidades

Dark Aura :  Aumenta a força de ataques do tipo Dark em 33,3%.

Base Stats

Valores correspondentes ao Lvl. 100

Tabela de dano

x0Ground Psychic
--/--
Dark Grass Ghost
x1 Fighting Bug Water Normal Flying Dragon Fire Poison Steel
x2 Fairy Rock Ice Electric
x4--/--

Overview
Yveltal tem um lugar especial no coração de muitos treinadores, e foi o motivo de a versão Y ter vendido mais que X. Sua aparência peculiar (fala sério, ele em aparência é muito mais foda que Xerneas) foi o principal motivo para tal, visto que muitos a consideraram mais chamativa que a de Xerneas, e seu formato semelhante a um "Y" justificam-no como principal ícone de Pokémon Y, bem como Xerneas com a versão "X".
Nosso amiguinho destruidor foi abençoado pela Pokémon Company com stats muito bem distribuídos, iguais aos de Xerneas, possibilitando uma incrível gama de estratégias devido seu acesso a um arsenal bastante interessante. Sua habilidade, Dark Aura, somado ao STAB de seus ataques tipo Dark, melhora ainda mais seu poder de fogo. Além disso, tem acesso a Oblivion Wing, um ataque do tipo Flying com base power 80, e que recupera 75% do dano infligido ao adversário. Também tem acesso a movimentos potentes e eficientes contra uma gama enorme de oponentes.
Yveltal é bastante flexível em termos de utilização de ataques físicos ou especiais, ambos tendo grande impacto e potência em campo de batalha. Os ataques especiais são os preferidos por grande parte dos treinadores, pela maximização de dano causado por Oblivion Wing, e consequente maior recuperação de HP, e focaremos a análise deste Pokémon em um set com ênfase em special moves, pois dará a você, jogador, um melhor desempenho ao longo da sua jornada. 

Movesets
- Assassino Matador Destruidor de (quase) Tudo -
● Oblivion Wing
● Sucker Punch
● Dark Pulse
●  Focus Blast/Heat Wave
Ability: Dark Aura
Item: Big Root
Nature: Timid
Efforts: | 4 HP | 252 Sp. Attack | 252 Speed |

Dark Pulse é um movimento STAB surpreendente. É o movimento do tipo Dark mais forte do jogo quando impulsionado por Dark Aura, e também pode causar flinch nos oponentes, o que pode auxiliar em situações mais complicadas, podendo combater fadas de forma poderosa, e sem que estas consigam atacar muito. Oblivion Wing é outro movimento STAB do Yveltal, com o efeito secundário natural de recuperar 75% do dano causado ao inimigo. Se equipado com Big Root, a recuperação de HP por este movimento aumenta de 75% para 97,5% (quase 100%). Ou seja, quase todo o dano infligido se converterá em HP, dando a Yveltal vida longa e próspera (sentiu a referência, né?).
Sucker Punch ajuda Yveltal superar a sua velocidade média e é o mais forte movimento prioritário, segundo estatísticas, com a associação de bônus de força por STAB e Dark Aura. Heat Wave tira cerca de 80% do HP de Klefki, forçando-o a usar um movimento desesperado, como Spike ou mudança de stat, de última hora. Focus Blast é uma opção para bater Tyranitar, mas é geralmente inferior aos outros movimentos executados por Yveltal.
Quanto aos outros movimentos sugeridos para estratégias em campo de batalha, temos que Taunt pode ser usado para acabar com quaisquer estratégias com Klefki, visto que ele utiliza (e muito) movimentos de status. Ele funciona muito bem ao lado de Sucker Punch devido à forma como ele pode ser duro para mudar para Yveltal ofensiva. U-turn pode ser usado juntamente com M-Gengar para ajudar em armadilhas para oponentes do tipo Fairy, visto que Yveltal os atrai sem quaisquer dificuldades.


Outras Opções
Psychic:  Ataque forte, mas, para Yveltal, não possui nenhuma função em específico.
U-turn:  Serve para recuar Yveltal, quando em desvantagem, deixando de brinde para o adversário, uma quantidade de dano a fadas ou a outros Pokémon que usem estratégias que dependam de Focus Sash.
Taunt:  Acaba com uma infinidade de estratégias que envolvam mudanças de stats, seja do próprio usuário ou do adversário.
Black Glasses:  Útil para aumentar, em 20%, o dano causado por Dark Pulse e Sucker Punch.


Companheiros de Equipe
Xerneas gosta da pressão Yveltal coloca em Klefki e, com Yveltal usando um Heat Wave na troca, os dois começam a causar estragos para o resto do jogo. Yveltal também atua de forma inteeressante ao lado de Primal Groudon, o que facilita o uso de Xerneas, que consegue de forma legal com os dois. Yveltal é muito difícil para caber em uma equipe, devido à sua falta de utilidade defensiva, mas a sua capacidade incomparável para causar dano é muito útil em diversas situações. Ameaças como o já referido Xerneas, Ho-Oh, Klefki, Mega Diancie e Mega Metagross são bons parceiros, dependendo da estrutura da equipe. M-Gengar e Yveltal possuem bela sinergia devido a Shadow Tag e U-Turn, respectivamente, e ainda de lambuja, M-Gengar lança Sludge Waves poderosíssimos, eliminando a maioria fadas costumeiramente perigosas para Yveltal. Prendendo as fadas que ameaçam Yveltal e derrotando-as,M-Gengar dá a Yveltal uma janela incrível para começar a distribuir pancada pra todo o lado.

Checks e Counters
Como já foi focado aqui, um dos maiores problemas a Yveltal é a existência de Pokémon tipo Fairy, que são uma grande ameaça ao nosso amiguinho destruidor de vidas. Seus Dazzling Gleam, Hyper Voice + Pixilate e Moonblast são um perigo a ser considerado.
Outro ponto em questão são outros lendários que, porventura, aparecem no competitivo ou batalhas comuns, como Zekrom, White Kyurem e Arceus (Rock, Electric e Ice), cujos Judgement causarão danos enormes a Yveltal.
Além destes fatores, outro a ser levado em consideração é a mudança de status. Yveltal é bastante vulnerável a tais: Burn corta o ataque pela metade (comprometendo Sucker Punch) e causa dano em todo turno, Paralyzis impede um movimento rápido e Toxic acaba com quaisquer chances de se criar um set defensivo.


Quer dar alguma sugestão de análise? Clique aqui e escreva o nome do Pokémon que você deseja!
Não entendeu alguma gíria ou abreviação da análise? Aprenda o significado clicando aqui.


----------------------------------------------------------------------------
Faça parte da nossa equipe!
----------------------------------------------------------------------------
Sobre Go go Luh

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar