logo

Pokémothim

Origem: Celebi

A matéria de hoje é sobre o "lendário fofinho" de Johto, Celebi, que é dual-type Psychic/Grass.





Nome e Significado
Pikachu e Celebi cochilam (Pokémon 4: Viajantes do Tempo).

Seu nome é o mesmo em japonês e inglês: セレビィ (Serebii) - Celebi. Celebi pode ser uma combinação de "celestial" (celeste) e "being" (ser). Ainda pode ser uma combinação de "serenity" (serenidade) e  "bi" (beleza). Por último, podemos fazer uma alusão à "cerebral" (cerebral) e "celery" (aipo). Ou ainda uma brincadeira com a palavra "Cibele", que é a deusa grega das montanhas e bosques. Logo, temos algo como "Ser Celeste","Beleza Serena", ou "Aipo Cerebral".



Aparência, Características e Comportamento

Celebi comendo frutas em uma árvore (Pokémon 4: Viajantes do Tempo).


Com a aparência de um ser místico, Celebi tem coloração esverdeada e olhos azuis com sombras negras e fortes. Suas asas, frágeis e transparentes arremetem as das fadas. Suas incríveis habilidades incluem restaurar e florescer a flora, além é claro, da principal delas: viajar no tempo. Pequenos mas poderosos, os Celebi raramente são avistados. São tímidos e pouco sociáveis, vivem escondidos no interior de bosques e jardins inacessíveis aos humanos e viajam constantemente em brechas no tempo. Todavia, tem um sentimento de proteção muito grande para com os Pokémon das florestas e os defendem como podem. Por ser tão protetor e amigo dos Pokémon selvagem, seu apelido é “A Voz da Floresta”.

Inspirações na Criação

Celebi aparentemente é inspirado em Fadas. Entretanto, ele tem muito mais semelhanças com o Kodama, que é uma criatura da Mitologia Japonesa.

Kodamas (Princesa Mononoke).

Os Kodamas são espíritos das árvores e que geralmente habitam o topo delas. Pacatos e amigáveis, são seres sábios e adoram compartilhar seu conhecimento com quem se prova bom aos seus olhos. Vivem emitindo ecos e sons pelas florestas onde moram e conseguem imitar vozes de seres humanos. Defensores da natureza, os Kodamas ficam extremamente irritados quando alguém ameaça alguma floresta ou bosque. Há um mito de que se alguém derrubar uma árvore que serve de lar à um desses espíritos, será terrivelmente amaldiçoado. No japão, colocam-se cordas sagradas (shimenawa) em torno das árvores para que os Kodamas as protejam.

Curiosidades

Celebi é um dos Pokémon com mais fraquezas no mundo Pokémon: sete ao todo (Bug, Fire, Poison, Flying, Ghost, Ice e Dark). Tornando-se, assim um Pokémon bastante vulnerável no competitivo, que é uma pena.

No 4° filme, onde Celebi é protagonista, não se sabe se existem vários Celebi
ou se é o mesmo Celebi de diferentes épocas que aparecem para salvá-lo na última hora.


Conclusões Finais


Celebi, o viajante do tempo.

Apesar de ser um Pokémon um pouco desfalcado nos games, Celebi tem uma certa importância na história de Pokémon e possui características e poderes interessantes. Afinal, sua incrível habilidade de viajar no tempo faz de Celebi um lendário memorável e único.



 E aí, o quê vocês acham do Celebi?


Revisão: Rafha


Perdeu alguma matéria do "Origem"? Clique aqui e confira! 


----------------------------------------------------------------------------

Faça parte da nossa equipe!
----------------------------------------------------------------------------
Sobre Diego
24 anos, Campinas - SP. Coordenador de conteúdo e Administrador geral na Pokémothim, é fanático por Pokémon do tipo Grass e um dia ainda vai tatuar esse amor no braço esquerdo. Divide o tempo entre o trabalho, a universidade, as listas enormas de séries inacabadas e o mundo Pokémon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar