logo

Pokémothim

Análise: Zygarde


Olá, amigos da Mothim. Tudo bem com vocês? Já falamos dos lendários Xerneas e Yveltal, e adivinhem só...falaremos agora de Zygarde, o Pokémon lendário dos tipos Dragon/Ground, que muitos acharam (e ainda acham) esquisito, devido a sua aparência. Bom, apesar desta aparência um tanto "exótica", Zygarde pode se mostrar bastante útil em combate. Você deve estar pensando: "Mas como?", e essa é a pergunta que iremos responder nesta análise. Vamos lá! 

 Zygarde



Dragon Ground
BL

Habilidades

Aura Break:  Reverte quaisquer efeitos de habilidades de Aura.

Base Stats

Valores correspondentes ao Lvl. 100

Tabela de dano

x0Electric
--/--
Poison Fire Rock
x1Fighting Bug Ground Psychic Water Normal Dark Grass Ghost Flying Steel
x2Dragon Fairy
x4Ice

Overview
Zygarde é muitas vezes ridicularizado devido aos seus “stats razoavelmente baixos”. Considerando-se que é um lendário, é frequentemente descartado pelos players, sendo considerado como um "Garchomp inferior". Entretanto, tem força decente e velocidade utilizável. Seus STAB Dragon e Ground formam uma combinação poderosa, capaz de atingir quase todos os Pokémon, no mínimo, com dano normal. Zygarde tem ótimas opções de movimento para dar boost em seus poderes, através de Dragon Dance (aumenta Attack e Speed em um nível) e Coil (que aumenta Attack, Defense e Accuracy em um nível), o último dos quais é exclusivo para Zygarde em sua tier. Embora possua uma movepool ofensiva um tanto previsível, este dragão tem poder o suficiente para ameaçar a maioria dos adversários, principalmente com o acesso a Extreme Speed. Dito isto, Zygarde possui baixo poder “natural”, quando comparado com os demais Dragon, e tem uma habilidade, essencialmente, inútil, servindo apenas para eliminar os efeitos de Xerneas e Yveltal. Ele também não tem um ataque do tipo dragão realmente confiável, o que pode limitar a sua capacidade de sweepar diversos inimigos. É preciso um pouco mais de tempo para Zygarde se tornar uma ameaça em comparação com outros dragões, mas isso não a torna inferior aos demais... 

Movesets
- Assassino Matador Destruidor de (quase) Tudo -
● Outrage
● Earthquake
● Dragon Dance
●  Extreme Speed
Ability: Aura Break
Item: Life Orb
Nature: Adamant
Efforts: | 4 HP | 252 Attack | 252 Speed |

Outrage é um movimento STAB surpreendente. Associado a um Dragon Dance, pode ser extremamente destruidor...a menos que seu adversário seja do tipo Fairy, que não seria afetado, ou Steel, o que faria o jogador ficar preso por um conjunto de rodadas a um ataque que, muito provavelmente, não afetaria significativamente o adversário, e viriam acompanhadas de uma posterior confusão. Entretanto, pela falta de um movimento tipo Dragon, físico, forte e que não traga consequências à Zygarde, Outrage é a melhor opção. Earthquake dispensa comentários por sua força, accuracy, e porque todo mundo gosta dele (se pudéssemos usaríamos até contra tipos Flying).
Extreme Speed ajuda Zygarde a superar a velocidade de todos os ataques prioritários, e, num caso iminente de desmaio, serve para causar, mesmo que mínima, uma quantidade de dano, podendo acabar com estratégias e Pokémon que se aproveitem de Focus Sash ou Sturdy, respectivamente, como Greninja, Shedinja, Jynx e Sawk. Sua habilidade, Aura Break, auxilia apenas no combate a Xerneas e Yveltal, anulando suas habilidades.
Os máximos investimentos em ataque, com a natureza Adamant e Life Orb, maximizam a capacidade de Zygarde em realizar um trabalho de sweeper, após um únicoDragon Dance, facilitando o trabalho de lidar de forma eficiente com B-Kyurem, M-Garchomp (sem EVs speed), T-Landorus e Jolly Gyarados. Se a nature pela qual você optar priorizar speed (Jolly), Zygarde é capaz de ultrapassar M-Alakazam e M-Aerodactyl, após o Dragon Dance, embora a ausência de uma Nature que impulsione o attack reduza substancialmente o poder de Zygarde. Outros itens interessantes para que Zygarde segurar são Lum Berry (que permite ao nosso monstrinho resistir temporariamente a adversários que foquem em alterações de status, como Rotom-W, Chansey, e Gliscor, além de evitar a confusão de Zygarde ocasionada por Outrage) e Yache Berry (que permite a sobrevivência à movimentos Ice não-STAB, e um consequente contra-ataque).

Outras Opções
Coil:  Aumenta Attack e Defense de Zygarde, mas acaba saindo em desvantagem para uso em batalha, quando comparado com Dragon Dance, no que diz respeito ao aumento de poder ofensivo.
Crunch:  Apesar de não ser de importância estratégica, pode ser uma arma imprevisível, combatendo M-Gengar, M-Alakazam e outros que sejam fracos a movimentos Dark.
Dragon Tail:  Pode ser utilizado no lugar de Outrage, mas apresenta accuracy pouco confiável.
Brick Break:  Auxilia no combate aos tipos Ice a principal fraqueza de Zygarde.
Stone Edge:  Auxilia no combate aos Flying, dentre os quais, merece ser citado Togekiss.
Lum Berry e Yache Berry:  Auxilia na prevenção a alterações de status e ataques do tipos Ice, respectivamente.


Companheiros de Equipe
Rotom-W é um grande parceiro, independentemente da opção de cobertura, sendo bastante útil para enfrentar Togekiss, quando Zygarde não possui Stone Edge, podendo, também, lidar com Talonflame e Mamoswine. Usuários de Stealth Rock também são de grande valia, visto que enfraquece vários Pokémon resistentes a movimentos Ground, tornando-os mais vulneráveis a um Outrage. Parceiros Flying ou com habilidade Levitate também são bem-vindos, pois Zygarde pode utilizar um Earthquake sem que afete o(s) seu (s) aliado(s).

Checks e Counters
Como focado anteriormente, a falta de um STAB Dragon forte e de alta Accuracy tornam Zygarde um tanto menos confiável para batalhas. Sua grande fraqueza a Ice faz dele, também, um alvo consideravelmente fácil de ser abatido. A falta de um movimento super efetivo contra fadas também é um pecado, tornando-o ainda mais vulnerável a este tipo.
Além destes fatores, outro a ser levado em consideração é a alteração de status: Zygarde é bastante vulnerável a elas. O último counter a ser citado é a capacidade de alguns Pokémon em resistir a ataques Ground, forçando a utilização de Outrage, um ataque poderoso e, simultaneamente, um dos pontos-fracos do monstrinho em questão.


Quer dar alguma sugestão de análise? Clique aqui e escreva o nome do Pokémon que você deseja!
Não entendeu alguma gíria ou abreviação da análise? Aprenda o significado clicando aqui.


----------------------------------------------------------------------------
Faça parte da nossa equipe!
----------------------------------------------------------------------------

Revisão: Rafha
Sobre Go go Luh

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar