logo

Pokémothim

Sableye a barreira defensiva da OU







Ainda na quinta geração, Sableye já era uma força em ascensão. Com a modificação do Metagame sofrida na sexta geração, Sableye se tornou uma barreira virtualmente impenetrável: com excelentes atributos defensivos, o monstrinho segurava a maioria das ameaças.

Em OR/AS, Sableye que já era bom, ganhou uma mega evolução que adicionou ainda mais poder ao seu armamento. Agora no fim da sexta geração, Sableye se encontra como um Pokémon rank S, ou seja, apenas alguns centímetros e má vontade dos administradores da Smogon separam-no da subida para a tier Uber.

Sableye começou na tier UU, quando foi introduzido na terceira geração. Ele subiu para OU em meados de 2011, quando ganhou a Hidden Ability Pranskter - que é extremamente útil para esse monstrinho. Pranskter permite que Sableye use ataques de status com prioridade +1, ou seja, sempre primeiro. Isso elevou o monstrinho, mas ainda sim não o fez brilhar o suficiente. Em X/Y, após a reestruturação que o metagame sofreu, Sableye brilhou mesmo ganhando uma fraqueza, o tipo fada.


Seu set mais comum nessa época, e que ainda funciona muito bem hoje em dia, é o bom e velho Pranskter:

Sableye @ Leftovers
Ability: Prankster
EVs: 252 HP / 120 Def / 136 SpD
Calm Nature
- Recover
- Will-O-Wisp
- Taunt
- Foul Play

Nesse set, sem muitas surpresas: Sableye faz o possível para se manter de pé e prejudicar o time do oponente ao máximo. O desconforto psicológico também é um critério que esse set leva ao pé da letra. O único problema desse set são alguns monstrinhos que aprendem ataques do tipo fada, como Sylveon e Azumarill.

Esse Sableye entra muito bem em times mais ofensivos, servindo como uma wall confiável, mas também entra muito bem em times stall, servindo como um dos tijolos do muro. Colocá-lo em campo na hora certa pode travar as jogadas do oponente de uma forma da qual cria uma pressão psicológica muito forte. O oponente não consegue pensar direito e acaba ficando com raiva, isso o deixa vulnerável - e é ai que o restante do time faz o resto do trabalho.



Com OR/AS Sableye ganhou mais uma arma em seu arsenal: uma mega evolução. Ao mega evoluir, Sableye perde sua Pranskter e ganha Magic Bounce. Em primeira instância isso parecia significar que não valia a pena investir em um set de Mega Sableye, mas seu grande ponto forte está em saber a hora de trocar entre as habilidades. Outro ponto é que seus atributos defensivos ficam extremamente altos. É muito difícil um golpe neutro dar 1HKO em Mega Sableye.

O set mais comum de Mega Sableye é o Utility, que consiste em fazer um ótimo uso do Magic Bounce para rebater hazzards e outros problemas que geralmente são arremessados em seus Pokémon durante a batalha. Sua única fraqueza é o tipo fairy, e considerando que as fadas consistem de poucos monstrinhos físicos, carregar uma barreira especial como Chansey funciona muito bem. Ele também fica imune aos tipos normal, lutador e psíquico, fazendo dele uma força a se considerar na hora de stallear. Mas a possibilidade de dar Knock Off e rebater ameaças de status torna Mega Sableye versátil como um Stallbreaker. Daí o nome do set: Utility.

Sableye @ Sablenite
Ability: Prankster
EVs: 252 HP / 112 Def / 144 SpD
Careful Nature
- Knock Off
- Will-O-Wisp
- Recover
- Foul Play





Mas nem tudo são flores. A terrível velocidade de um Sableye é um grande problema na hora de optar pelo uso da Sablenite, justamente pois sem ter prioridade em dar Recover, Sableye fica vulnerável a revenge killers. Ou seja, o treinador tem 2 pontos a serem considerados na hora de usar esse monstrinho:

1- Saber quando dar switch
Uma revenge kill em sua mega que está fazendo papel de wall é tudo que você menos quer.

2- Saber a hora de acionar a Sablenite
É importante saber as limitações de seu Pokémon ao jogá-lo na arena, No caso de Sableye é sua deficiência em velocidade, que faz você pensar bem antes de trocar Pranskter por Magic Bounce.

Mega Sableye se tornou o novo centro de um metagame onde crescem os times stall. Ele é só um representante de como os times stall estão tomando conta e que até nos aproximarmos de Sun e Moon as coisas provavelmente vão ficar assim.

Por enquanto treinadores, nos resta esperar e fazer o possível para nos adaptar ao que está por vir.

Até a próxima e boas batalhas!

Revisado: MM
Sobre Julius_Blaze

3 comentários:

  1. Guilherme Omatsu21/06/2016, 20:07

    Na verdade o Sableye já deixou de ser a força centralizadora que ele era no começo de OR/AS. No momento, o Mega Sableye reside no rank A da tier OU (e eu já vi muitas pessoas discutindo fora dos foruns da Smogon que ele deveria dropar pro rank A-) e Stall, o playstyle em que ele é mais comumente encontrado, ficou muito pior desde o ban de Shadow Tag, sendo até mesmo considerado pelos jogadores mais experientes como o pior dos 3 playstyles principais (Offense, Balance e Stall).

    ResponderExcluir
  2. Julius Cesar Alimari21/06/2016, 21:37

    eu concordo que deveria dropar mas eu já escrevi esse artigo antes disso começar a rodar os foruns, na vdd fiquei fora um bom tempo. Pósso ficar devendo uma atualização do tema pra não ficar feio? XD

    ResponderExcluir
  3. os times stall não ficaram tão fracos depois ban de shadow tag, continuam sendo os reis da high ladder.
    Offense sim seria o ''pior'' playstile, já que os principais leads do metagame(landorus e garchomp) acabam com a vida dos atacantes físicos, enquanto os special attackers sofrem com os hazards e acabam tendo uma troca forçada por pokémons muito comuns como cm clefable, latias ou chansey. Se olhar as estatisticas sableye só perde em uso para o scizor na hora de escolher a mega na ladder 1825+, o que mostra que balance e stall são os playstiles que dominam. Mesmo na ladder media os times balance e stall são os que dominam, e eu particularmente nunca vi um time HO se dando bem depois dos 1490

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar