Teoria: A Lua do meu Sol



Os jogos Sun e Moon tem um tema claro, que fica exposto bem em seu nome: o Sol e a Lua. Desde o anúncio dos jogos, só pelos seus nomes, nós todos, fãs da franquia, começamos a teorizar sobre coisas como quais seriam os possíveis megas vem mega Espeonquais seriam os lendários dos novos jogos e até quais animais iriam servir de inspiração para os novos Pokémon.


Por isso, hoje iremos falar da relação do Sol e da Lua e suas representações. Principalmente, da relação de Kalos e Alola.


Como os lendários principais dos jogos da sétima geração, Lunala e Solgaleo são os emissários da Lua e do Sol, respectivamente. Seguem as descrições oficiais dos mesmos:


"Desde os tempos antigos que o Solgaleo tem sido homenageado como emissário do sol. É referido, com reverência, como 'a besta que devora o sol'."

"Desde os tempos antigos que o Lunala é homenageado como emissário da lua. É referido, com reverência, como 'a besta que invoca a lua'."

Já tratamos na Teoria da Alquimia, que o Solgaleo foi inspirado no Leão que devora o Sol, contudo, não existe representação de uma besta que chame pela Lua na Alquimia, como Lunala.



Em Kalos, vemos representações gritantes do Sol, ao ponto de podermos dizer que esta Região representa o astro:


Flare, de Team Flare, é originado das explosões solares, que em inglês é Solar Flare. Assim como mencionamos na Teoria das Flores, os cientistas da equipe vilã de Kalos tem seus nomes dados de acordo com a escala de explosões solares, que variam de A, B, C, M ou X, de acordo com o fluxo de picoAliana, Bryony, Celosia, Mable e Xerosic.


Ainda, em Kalos temos o Sundial na cidade de Anystar. Para quem não sabe, Sundial, em português, é um Relógio de Sol, um instrumento que mede a passagem do tempo pela observação da posição do Sol.

  
Os relógios de sol normalmente mostram a hora solar aparente, mas, com pequenas mudanças, também podem indicar a hora padrão, que é a hora do fuso horário em que o relógio está geograficamente localizado.



Poucos sabem, mas também existe um Relógio Lunar. Um Moondial, para ser mais específico. E é por causa disso que as coisas ficam mais interessantes!


Alguns já ouviram falar de Moondial, graças a uma NPC de Anystar que informa exatamente sobre a existência deles. Contudo, poucos sabem como os Relógios Lunares funcionam:

O mais básico Relógio Lunar, que é idêntico ao Relógio Solar, é apenas preciso nas noites de Lua Cheia. A cada noite que anteceda a Lua Cheia, o relógio estará 48 minutos atrasado, enquanto a cada noite após a Lua Cheia, o relógio estará 49 minutos adiantado.



Os relógios lunares mais avançados podem incluir uma tabela mostrando o cálculo exato para conseguir a hora correta. Relógios lunares podem ser associados com jardinagem lunar, envolvendo plantas que floresçam à noite.




Portanto, se existem relógios solares e lunares, existe a possibilidade de existirem Sundial e Moondial em Pokémon!

O que poucos notaram é que Havaí, de onde Alola é originada, é quase o extremo oposto da França, de onde Kalos é originada. Tudo bem, segundo o site AntiPodr, não é exatamente o extremo oposto, assim como a China não é o extremo oposto do Brasil, mas já conta para essa teoria, pois quando em uma região está de dia, na outra região estará de noite.

Sendo assim, é possível que essa seja a explicação de haverem dois relógios ou "-dials" no mundo de Pokémon, que reagem com as Mega Stones, de acordo com o extremo ponto do mundo: Sundial em Kalos e Moondial em Alola.



Contudo, e a equipe vilã?

Team Flare, de Kalos, teve seu nome e o nome de seus cientistas dados de acordo com as explosões solares. E a equipe vilã de Alola? Terá seu nome relacionado com algo lunar?

A Lua, o único satélite natural da Terra, é o quinto maior do Sistema Solar. A Lua encontra-se em rotação sincronizada com a Terra, mostrando sempre a mesma face visível, marcada por mares vulcânicos escuros entre montanhas cristalinas e proeminentes crateras de impacto. 

video
A rotação da Lua em torno da Terra

A sua atual distância orbital, cerca de trinta vezes o diâmetro da Terra, faz com que no céu o satélite pareça ter o mesmo tamanho do Sol, permitindo-lhe cobri-lo por completo durante um eclipse solar total. Já mencionamos que existiria a possibilidade da equipe vilã ter algo relacionado com Eclipses por causa das logos dos jogos, o que foi logo após reforçado por um tweet do Masuda, mencionando uma mancha solar que só era possível de identificar ao usar óculos para eclipse solar.


Talvez as fases da Lua possam ter um efeito maior que esperamos, nos jogos. Cresselia, o Pokémon Lua Crescente, e Darkrai, o Pokémon Lua Nova, já são boas representações, contudo, Lunala chegou para mostrar quem manda.

Segundo a descrição oficial do site, os lendários terão um papel muito importante nos jogos da sétima geração:

"Solgaleo e Lunala possuem uma chave essencial para as suas aventuras em Pokémon Sun e Pokémon Moon. Estes dois Pokémon são Pokémon Lendários e desempenham um papel crucial na história. Mas o seu lugar no mundo ainda está envolto em mistério!
[...]
As formas que estes dois Pokémon assumem quando libertam o seu imenso poder foram, agora, revelados como a fase Radiant Sun e a fase Full Moon. Ambos parecem brilhar mais intensamente do que nas suas imagens anteriormente divulgadas. O que farão quando libertarem todo o seu poder?"


Portanto, é possível que a equipe vilã tenha alguma relação com as fases lunares ou com o Eclipse? Acredito que as fases lunares estarão mais relacionadas com os Pokémon e os lendários; já Eclipse, que pode ser o lunar (quando a Lua passa pela sombra da Terra) ou solar (quando a Lua fica entre o Sol e a Terra), talvez possa ser aproveitado.



Uma sizígia é o alinhamento de três ou mais corpos celestes do mesmo sistema gravitacional em uma linha reta. A palavra é usada geralmente em conexão com o Sol, a Terra e a Lua ou outro planeta, onde o último pode ser em conjunção ou oposição. Eclipses solares e lunares acontecem em momentos de sizígia.

A região de sombra criada pelo corpo ocultante é dividida em umbra, onde a radiação da fotosfera da estrela é completamente bloqueada, e uma penumbra, onde somente parte da radiação é bloqueada. A região além do fim da umbra é chamada de antumbra, onde um planeta ou lua será visto transitando através da estrela mas sem cobri-la completamente.

E talvez seja isso que será utilizado para dar nome aos personagens principais da equipe vilã de Alola, caso seja um Team Eclipse.

Assim como visto no final da nossa Teoria da Alquimia, a Convergência Harmônica, que também foi um alinhamento planetário (ou uma sizígia), pode ser o objetivo da equipe vilã de Alola, buscando converter o Dharma e o Karma coletivos da Terra.

Imagem representativa do equilíbrio de Karma e Dharma



E aí, treinadores?! Concordam que Alola deva ser a Lua da nossa Kalos?
Caso tenham alguma sugestão de quais nomes a equipe vilã poderá ter, conte para a gente nos comentários!


Fiquem ligados para mais novidades e teorias originais, na Pokémothim!

Revisado MM
em 26/07/16
Comentários
Disqus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!