logo

Pokémothim

Teoria: Porygon e a Fundação Aether


Recentemente, uma teoria muito interessante envolvendo o monstrinho Porygon estourou na comunidade e acabou se tornando um dos assuntos mais comentados do Japão! Trata-se de uma teoria que interliga Porygon e Mimikyu, eu vou deixá-la anexada aqui, mais para frente trarei uma tradução sobre essa teoria. 

Mas por agora, trago outra teoria sobre o Porygon em Pokémon Sun e Moon. Acabei chegando nessa conclusão com um conhecido durante uma jogatina, onde evoluímos nossos Porygon com o intuito de completar a Pokédex. Procurei sobre o assunto pela internet, mas tudo que achei foi um tópico no Reddit que estava apagado.

Bom, antes de mais nada, essa teoria gira em torno do Porygon-Z, mais especificamente. Um Pokémon relativamente esquecido, introduzido na geração 4, como forma final de Porygon. Aqui vamos discutir a possibilidade da existência de Porygon Z estar relacionada de alguma forma com a fundação Aether. 

SPOILER ALERT: Iremos dar muitos spoilers de Sun e Moon aqui, então prossiga por sua conta e risco.

Em Pokémon Sun e Moon, fomos apresentados ao conceito das Ultra Beasts, seres interdimensionais, muito similares aos Pokémon, com forças extraordinárias de destruição que ameaçam as formas de vida do mundo Pokémon. Quem descobriu essas criaturas, assim como sua dimensão, foi o cientista e presidente da fundação Aether Mohn, também conhecido como marido da Lusamine e, consequentemente, pai de Lillie e de Gladion.

Descobrimos durante a história que a fundação Aether são os verdadeiros vilões do jogo, e que Lillie e Gladion se rebelaram contra sua mãe para impedi-la que, em um ato insano, liberasse dezenas de Ultra Beasts em Alola. Mas tudo tem um motivo... Lusamine perdeu sua sanidade ao ver seu marido ser sugado por um Ultra Whormhole, desaparecendo para sempre na dimensão das Ultra Beasts. Na época grávida de Lillie, Lusamine fez da vida de seus filhos um inferno, enquanto enlouquecia cada vez mais pela ideia das Ultra Beasts. O resto é a história que conhecemos.

Sabemos que a fundação Aether tem uma forte ligação com o conceito das dimensões paralelas, visto que é o foco de estudo da fundação, tendo dezenas de laboratórios secretos, e tendo até mesmo desenvolvido um Pokémon especifico para matar Ultra Beasts: Type: Full, ou, como vocês conhecem, Silvally. Sim, por via de curiosidade, Silvally não é o nome oficial desse Pokémon, visto que foi Gladion quem o deu. Type: Full, segundo os livros nos laboratórios Aether, é o código que deram as primeiras unidades Beast Killers. Isso aponta não só que a fundação entende de genética Pokémon, mas também que eles estudaram muito a fundo o Ultra Space e as Ultra Beasts, a ponto de se sentirem seguros o suficiente de seus conhecimentos para desenvolver uma arma contra elas. Mas como eles conseguiram esse conhecimento, visto que Mohn, teoricamente, nunca retornou para sua família para dizer o que viu no Ultra Space? A resposta é muito simples: sondas. 

Bom, vimos que a fundação Aether tem, aparentemente, vasto conhecimento em genética Pokémon. E bem... o que mais provaria isso, além de Type: Null? A minha teoria aqui é a de que Porygon-Z, na verdade, é resultado da fundação Aether. Sendo ele uma sonda que eles enviaram ao Ultra Space. Mas quais são os fatos que talvez comprovem essa teoria?

A descrição do Dubious Disc (item utilizado para evoluir Porygon 2 em Porygon-Z)  diz: "Um disco transbordando em dados duvidosos. Seu produtor é desconhecido". Compare com o item utilizado para evoluir Porygon em Porygon 2, o Up-Grade: "Um disco cheio de todo o tipo de dados. Ele foi desenvolvido pela Silph Co". Então, quem foi que criou o Dubious Disc? Antigamente imaginava-se ter sido a Equipe Galactic, mas faz muito mais sentido ter sido a Fundação Aether. 

"Tá, mas olhando do ponto de vista da computação, Porygon é um software e hardware protegido, teoricamente, pela Silph. Como alguém produz uma mídia que seja compatível com ele sem ser da Silph?"

A resposta é simples, da mesma forma que surgem Homebrews pare 3DS e exploits para PSVITA. Entretanto, as informações que um hacker necessita para tais feitos precisa ou ser obtida de forma ilícita, seja por desvio de informações ou espionagem corporativa, ou por estudo gradual do objeto em questão. Da mesma forma que a fundação Aether pode ter obtido Porygon e estudado-os, até desenvolver um upgrade para ele, os dados também podem ter vazado da Silph Co. Levando em conta que Pokémon Sun e Moon se passam 10 anos depois dos eventos de Red e Blue, e Diamond e Pearl (origem do monstrinho) se passam simultaneamente com Gold e Silver, que são após os eventos de Red e Blue, faz sentido que depois da invasão da Silph pelos rockets, informações sigilosas devem ter vazado. Prova disso é a Master Ball.

Com essas informações, é possível que, após o sumiço de Mohn, a fundação Aether tenha investido na criação do Dubious Disc para Porygon 2, de forma que Porygon Z seria uma sonda para investigar o Ultra Space. Duas provas fundamentais dessa teoria são que: ambos os discos do Porygon são encontrados em posse da fundação Aether em Sun e Moon, sendo que um deles até te dá um Porygon! 


Reparem como em Sinnoh e Unova, ambas as equipes vilãs tem a posse do Dubious Disc, sendo a Galactic em Veilstone e a Plasma no laboratório P2. Talvez a criação do Dubious Disc tenha sido o primeiro ato ilícito da fundação, tendo disponibilizado ele em uma espécie de mercado negro, assim indo parar nas mãos dessas organizações. Com o dinheiro arrecadado, Lusamine conseguiu dar procedimento em seus planos.

Mas o que de fato conecta Porygon-Z com a fundação Aether e a trama das Ultra Beasts? Sua descrição na Pokédex de Pokémon Moon:


''Ele foi programado para facilitar atividades extra-dimensionais, mas isso levou a um estranho comportamento.''

Atividades extra dimensionais? Ah, mas isso faz parte do plot de Sun e Moon, certo? Deve ter sido deixado aí de propósito. Certo? Errado! Essa é a mesma descrição em pelo menos uma das versões de games desde sua primeira aparição! Ou seja, a conexão com outras dimensões é clara e conecta ainda mais esse Pokémon à famigerada fundação. Eles teriam nomeado-o de Porygon-Z pois acreditavam que estavam liberando o verdadeiro potencial do Pokémon, assim como os Z-moves fazem, nativamente em Alola. Lembram de Lillie citando que estava em sua forma Z, quando decidiu ser mais independente e mostrar seu potencial? O Z é muito usado em Alola para se referir a algo definitivo, que demonstra o seu potencial completo. A ideia era criar o Porygon definitivo. 

Vocês repararam também que, conforme evolui, Porygon muda de defensivo (Porygon 2) para ofensivo (Porygon-Z)? Isso encaixa muito bem na hipótese de Porygon-Z exigir um sistema de ataque mais eficiente, visto que não sabiam exatamente o que encontrariam no Ultra Space. Mas ainda fica uma pergunta: O que deu errado? 

Além de relatar sua conexão com outras dimensões, a Pokédex de Porygon-Z também cita que houve um erro na programação do Dubious Disc, o que deixou ele... bugado. Algumas citações chegam a dizer que ele é um total erro, e que o projeto original seria melhor. Eles também referem-se ao comportamento estranho do Pokémon. E, de fato, ele se comporta tão estranho em batalhas que até virou um meme.


Isso não só pode ser explicado, como se torna mais um argumento dessa teoria: A inabilidade dos cientistas da fundação Aether. ''MAS O QUE? ESTÁ SE CONTRADIZENDO, ACABOU DE DIZER QUE ELES ENTENDEM DE GENÉTICA...'' Eles futuramente entenderam, e mesmo assim o projeto Beast Killer foi um fracasso, resultando na eliminação de todos os Type: Nulls. Porygon-Z foi a primeira tentativa da fundação, como ele não sairia errado? O que prova também que nem a Equipe Galactic nem a Plasma criou esse monstrinho, pois a Equipe Galactic se mostrou eficiente para criar um buraco de minhoca e prender os guardiões de Sinnoh e a Equipe Plasma para criar Genesect e fundir Kyurem com Zekrom/Reshiram. 

E qual foi o resultado para a fundação? É possível que Porygon-Z tenham sido enviados de qualquer forma para o Ultra Space, onde puderam servir de sondas para coletar dados. Talvez seja dessa forma que Lusamine descobriu as Nihilego. Eles podem ter servido a fundação Aether até os acontecimentos de Sun e Moon, visto que um cientista deles empodera um Porygon e inclusive lhe concede ele. 

O que vocês acham dessa teoria? Deem suas opiniões! Comentem!
Sobre Julius_Blaze

3 comentários:

  1. Muito boa a teoria, mas só um errinho no começo você colocou Type:Full, mas de resto esta ótimo, obrigado por compartilhar

    ResponderExcluir
  2. A teoria é interessante. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. A teoria é interessante e bem encaixada. É possível que Aether tenha mesmo criado Dubious Disc que resultou no Porygon-Z.

    Lusamine é realmente uma mulher ambiciosa, me pergunto se existe maneira de nos aprofundarmos mais sobre o Type:Null. A Aether realmente achou que somente um clone do Arceus seria capaz de deter as Ultra Beasts?

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar