logo

Pokémothim

Teoria: Zygarde e seu Papel em Alola

Com os jogos novos, você achou que nossas teorias iriam acabar?
Pois muito pelo contrário... Já temos mais conteúdos para dar cobertura! E hoje, vamos falar mais um pouco sobre esse lendário que faz nossas cabeças coçarem: Zygarde.



Já falamos tanto de Zygarde aqui, que eu achava que nem tinha mais assunto para cobrir. Contudo, o Pokémon cheio de mistérios continua nos rendendo artigos enormes! E, aviso pra quem é preguiçoso: esse será mais um artigo gigante (:

Para começar a falar sobre Zygarde, precisamos lembrar de alguns artigos que escrevemos aqui no site: 
1) Sobre sua relação com a mitologia nórdicaclique aqui e leia sobre a origem de Zygarde.
2) Sobre sua relação com a alquimiaclique aqui e leia sobre a relação de Zygarde com Ouroboros.


Considerando que tá tudo lido e entendido, vamos pro que nos interessa: Por que Zygarde encontra-se em Alola?



A história de Sun e Moon, apesar de introduzir as diversas formas do Zygarde, (incluindo as células e núcleos) não informa qual função do Lendário na nova região, e é isso o que tentaremos desvendar aqui!


Bom, de acordo com as descrições das Dex dos jogos, podemos coletar as informações:

Y (50%): Monitora aqueles que destroem o ecossistema do fundo da caverna onde ele mora.

Sun (100%): Esta é a forma de Zygarde que usa seu poder esmagador para suprimir aqueles que colocam em risco o ecossistema.

Moon (100%): Ele tem poder suficiente para prevalecer mesmo Xerneas ou Yveltal.


Portanto, podemos concluir que Zygarde defende o ecossistema de ameaças, independente de serem ameaças em Kalos ou no mundo. Ainda, vemos que apenas na sua forma 100% pode - não só combater, como também vencer Yveltal e Xerneas. O Pokémon representa o balanço entre a vida e a morte.

Sendo assim, é possível que Zygarde tenha saído de Kalos, em direção à Alola, prevendo uma ameaça naquela região??


Vamos rever os eventos dos jogos da Sexta Geração:
Qual motivo de Zygarde não reagir quando Lyssandre tenta reativar a Ultimate Weapon?
Por que, na guerra de Kalos, ele não aparece para dar um ponto final ao combate?
Onde estava o Pokémon durante o primeiro uso da Ultimate Weapon, pelo AZ?
O protagonista de XY captura Zygarde? Se sim, como ele aparece, em sua totalidade, em Alola?


Existem algumas possíveis respostas para todas essas perguntas. Para começar, especula-se que uma ameaça atacou o Pokémon, fazendo-o ter que se dividir novamente, pois o combate teria drenado todas as suas energias. Essa ameaça pode ter atacado-o antes dos eventos de XY e, talvez novamente (ou outra ameaça), antes dos eventos de Sun e Moon.


Outra suposição é que possa existir mais de um Zygarde. E, no caso, não estamos falando de poder existir 05 Zygardes de 10% (um com cada núcleo) ou 02 Zygardes de 50% (um com cada metade das células), mas sim, mais de um Zygarde 100%. Essa suposição também pode estar vinculada às diversas dimensões que são tratadas nos jogos OR/AS e S/M, fazendo pensar que o Zygarde de Kalos é de uma dimensão e o de Alola, de outra.


Ainda, existe a possibilidade do Zygarde nunca ter atingido a forma completa antes. Seria esse o motivo dele não interferir nas ameaças, pois não teria forças suficientes. Além disso, seria essa a razão do Zygarde de Kalos ser encontrado apenas com Aura Break, uma vez que o Pokémon só ganha a habilidade Power Construct quando atinge sua forma 100%, podendo alterar de forma livremente, mas não podendo se separar.

Essa teoria é fortalecida pelo moveset do Pokémon. Repare na diferença dos ataques aprendidos na sexta e na sétima geração:

Em Kalos, o Pokémon aprende normalmente os ataques Extreme Speed e Dragon Dance, via aumento de nível. Contudo, em Alola, o Pokémon só pode aprender esses ataques quando você encontra um núcleo que tenha memorizado aquele ataque e ensinar ao Pokémon através do Zygarde Cube. Dentre esses ataques, estão aqueles que foram descobertos por datamining em X/Y, mas nunca distribuídos: Thousand Arrows e Thousand Waves.


Sendo assim, é possível que o Zygarde de Kalos tenha apenas dois núcleos: Os que contém os ataques Extreme Speed e Dragon Dance. Os outros 3 núcleos e as demais 47 células podem estar espalhadas pelo mundo. Talvez até estejam em Kalos, já que o Sycamore ainda não inventou o Zygarde Cube, que permite que as células e núcleos sejam notados.


Ou, quem sabe, esses núcleos e células possam já estar em trânsito, de Kalos para Alola? Mas qual seria o motivo disso? Simples, as Ultra Beasts.

Sabemos que o pai de Lillie e Gladion, Mohn, foi quem descobriu os Ultra Wormholes, o meio de chegar no Ultra Space, onde as Ultra Beasts residem. O mesmo desapareceu há anos, sem deixar vestígios de seu paradeiro. Lembrando que, de acordo com as lendas, as Ultra Beasts já haviam invadido Alola, lutando com as divindades guardiães, os Tapus.

Sendo assim, é possível que a ameaça das Ultra Beasts em Alola tenha sido muito mais intensa e significativa, além de ser mais fácil de prever, que a ameaça da Ultimate Weapon de Lysandre. Tal afirmação se dá, já que - mesmo a máquina sendo acionada, não surtiu o efeito que o líder da Team Flare desejava. Ou seja, o tiro saiu pela culatra mesmo.

Além disso, podemos considerar que o Zygarde de Kalos não foi capturado pelo protagonista, pois a captura do mesmo não é importante para o enredo dos jogos. Tem muito jogador que nem pegou o Zygarde pela primeira vez que jogou, ao contrário de Yveltal/Xerneas em X/Y, Rayquaza em OR/AS, Zekrom/Reshiram em BW, ou mesmo as Ultra Beasts de S/M, que são importantes serem capturados para a continuidade do enredo dos jogos.


E, apesar disso tudo, mesmo assim o Pokémon não tem um papel importante na história de Sun e Moon. Muito pelo contrário, o mesmo só pode ser coletado em sua forma 100% após a conclusão inicial do jogo, uma vez que existem células que estão disponíveis em áreas inacessíveis até você vencer a liga de Alola, como a Ruins of Conflict.


Ou seja, a ameaça em Alola pode ainda não ter sido desvendada! O papel de Zygarde em Alola ainda pode ser desvendado nos jogos que estão por vir! E digo isso, pois sempre temos uma terceira (ou quarta, quinta...) versão dos jogos (ou remakes de outros jogos) que fazem conexão com os jogos principais daquela geração.


Fora que, apesar do nome dar a entender que existe uma relação, não sabemos ainda qual seria essa ligação entre Zygarde e os Z-Crystals, bem como com os Z-moves. Será que teremos um Z-move especial para o Zygarde no próximo jogo? Um ataque tão potente que poderá vencer a pior das Ultra Beasts? Será que Necrozma será o responsável por essa ameaça?

Seja o que for, vamos deixar Zygarde descansar, enquanto pode.

chora não, coisinha fofa! juro que vamos te fazer importante...


E aí, treinadores? Concordam com as especulações?
Acham que existe mais alguma relação que esquecemos de listar?
Tem algum tema que gostaria que tratássemos aqui no site?


Fiquem ligados para mais novidades e teorias originais, na Pokémothim!
Sobre Matheus Miranda
24 anos, Teresópolis – RJ. Empresário, formado em Administração. Fascinado por Pokémon aquáticos e chocolate desde seus 6 anos. Gastou muitas pilhas jogando no GameBoy Color, perdeu muitas TCG e tazos no bafo e adora escrever teorias e especulações.

2 comentários:

  1. Lucas Thomaz12/12/2016, 19:04

    Boa teoria eu acho que tem um Zygarde núcleo para cada tipo ou seja 18.
    E tem o Zygarde 100 falso e o Zygarde 100 de verdade que é muito mais poderoso.
    No Z-100V pd acabar com o universo.
    Arceus é um inimigo do Z.
    Os Z-moves é os poderes do Z100V.
    O poder Primal do Groudon e Kyogre (não sei escrever) foram culpa dele.
    As megas são fortes contra o Z.
    Só dois poke pd lutar contra Z100V são: Arceus e M-Rayquasa e pokes com z moves de um só pokemon (tipo do pikachu).

    ResponderExcluir
  2. Ana Victoria13/06/2018, 01:12

    Isso me faz acreditar na teoria de que a nova geração vai se passar numa Kanto pós-catástrofe ambiental; ou ainda mais: talvez essa catástrofe aconteça em Let's Go!

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar