logo

Pokémothim

Conheça a história do primeiro torneio oficial de Pokémon

Resultado de imagem para Pokémon World Championships



Torneios Pokémon são uma grande parte da franquia atualmente. Enquanto uma parcela considerável de jogadores adora colecionar os monstrinhos diversos, espalhados pelos inúmeros jogos dessa franquia, outros gostam de treinar seus Pokémon para disputar torneios. Mas você já se perguntou onde tudo isso começou? Bem, a maioria dos leitores com certeza ficaria surpreso se soubessem que Pokémon Red, Blue, Green e Yellow não foram projetados para hospedar a função de batalha.  Isso na verdade explica o motivo do grande desequilíbrio na primeira geração de Pokémon. (Visto que o recurso só foi adicionado de última hora). Portanto, a Gamefreak e a Nintento não se programaram para nenhum torneio Pokémon durante aquela época, não era uma prioridade. No entanto, a fama da franquia gerou um anseio por parte dos treinadores pioneiros, que acabou convencendo a Nintendo de criar uma série de torneios.

Em fato, não é possível saber exatamente qual foi o primeiro torneio Pokémon. É notável que diversos torneios tenham existido de forma pequena e menos organizada, em escolas, lojas e outros lugares que concentravam boa parte dos donos de Game Boy. Entretanto, nós sabemos qual foi o primeiro evento oficial e organizado de Pokémon, que foi a primeira distribuição de Mew, ainda em 1996 pela CoroCoro. 

Então pela primeira vez que a Nintendo percebeu de verdade o potencial que um torneio de Pokémon teria. Então, em parceria com a Game Freak, decidiram então criar a Pokémon League National Convention, que ficou conhecida como Nintendo Cup 97´. Esse torneio é registrado como o primeiro torneio oficial de Pokémon da historia, e foi anúnciado em Maio de 1997. Na verdade, foi uma série de 15 torneios por todo japão que selecionaram em torno de 256 treinadores em rodadas de 32 jogadores. Nesse torneio, o jogador ia acumulando insígnias. Ao coletar 8, que só seria possível vencendo todos os treinadores enfrentados, o jogador iria para o nacional, que seria o torneio em si. 

O único problema, era a necessidade absurda de se criar regras para o torneio, visto que o desequilíbrio do jogo traria um caos as batalhas. Foi quando surgiram as primeiras regras, que seriam um modelo usado até hoje.
  • -Mewtwo e Mew banidos
  • -Antes da batalha os treinadores devem olhar o time oponente e então selecionar seus Pokémon
  • -o jogador selecionará apenas 3 Pokémon
  • -Os times deverão estar entre o nível 50 e 55 e a soma total dos 3 Pokémon na batalha não deve exceder 155. 
  • -Apenas um Pokémon pode ser posto para dormir por vez e apenas um Pokémon pode ser congelado por vez.
  • -Um jogador irá automaticamente perder se seu último Pokémon utilizar ataques como Self Destruct.
Mesmo com as regras, os problemas continuaram, menores, mas continuaram. Os tipo psíquicos, normais e ataques como Blizzard e Hipnosys dominavam o torneio. Era impossível da Game Freak impedir tal fato.

As regras também simplificaram a vida dos treinadores, visto que não precisariam se preocupar com level 100, ou em ter de enfrentar um Mewtwo e serviriam de modelo para as regras atuais.

Insignias dadas na competição. (Fonte)
Para participar do torneio, os treinadores iriam participar de uma loteria onde alguns selecionados iriam se qualificar para o torneio. A loteria seria feita pela revista CoroCoro. 

Os torneios foram se desenrolando pelo Japão até o dia 29 de agosto de 1997, até que se sucederia um Nacional com os melhores das rodadas. Ele tinha um limite de 3800 pessoas no sorteio. Nessa época não existiam placas de captura, portanto os jogadores exibiam suas lutas pelo Super Game Boy, aparelho do SNES que permitia a transmissão de imagens do Game Boy em televisores. 



Melhores Momentos

A Nintendo Cup 97´assim como todo grande torneio de videogames, teve seus momentos. Alguns deles inspiraram a comunidade a crescer de forma coletiva e competitiva pelos anos seguintes e se tornaram famosos feitos. Os pioneiros treinadores começaram de forma tímida, mas logo foram experimentando estratégias novas.

  • Em 19 de Junho de 1997, uma Jynx foi usada pela primeira vez e fez um grande uso de indução de sono no seu oponente. 
  • Em 24 de Junho de 1997, Electrode e Exceguttor foram usados pela primeira vez. Electrode se tornaria popular entre os treinadores pioneiros pela sua velocidade, enquanto Exceguttor se provou um monstro em defesas e ataques. 
  • Em 11 de Setembro de 1997, um treinador munido com uma Chansey fez o uso mais abusivo do ataque Minimize (que aumenta a evasão do usuário) inspirando a criação da ''Evasion Clause'' em eventos futuros e aterrorizando os seus oponentes.
  • Em 18 de Setembro de 1997, pela primeira vez um Tauros derrotou praticamente um time oponente sozinho, o que o tornou extremamente popular dali em diante.


Na tentativa de promover o torneio, que ia ganhando mais força pelo país, a Nintendo decidiu ceder um espaço em uma feira de demonstração do Nintendo 64 para a Game Freak. Lá um dos estágios do torneio ocorreria e teria mais cobertura. Isso ajudou a ganhar público para o torneio, que se alastrou até o fim daquele mesmo ano. 




A grande final

A final ocorreu no dia 22 de Novembro de 1997 e foi realizada na Nintendo Space World 97´. A maior feira da Nintendo da época, mostrando que a big N entrou de cabeça na ideia e se mostrou muito satisfeita com seus resultados. No evento ainda foram mostradas as primeiras imagens de Pokémon Gold e Silver, e 100.000 Mew foram distribuídos aos sortudos visitantes. A disputa foi travada entre Mizawa Toru e Hiroki Yoshii. Pelo tamanho da feira e pelo torneio ter sido incluído de última hora, a batalha teria que ser rápida e seu limite era de 10 minutos, sendo que cada competidor só poderia utilizar 2 Pokémon cada. 

Mizawa levava consigo o seguinte time:
Level 50 Jynx - Double Team / Lovely Kiss / Psychic / Blizzard
Level 55 Tauros - Body Slam / Earthquake / Blizzard / Hyper Beam
Level 55 Starmie - Surf / Psychic / Minimize / Recover
Level 50 Articuno - Ice Beam / Double Team / Blizzard / Toxic
Level 50 Electrode - Thunderbolt / Light Screen / Thunder Wave / Explosion
Level 50 Kangaskhan - Rock Slide / Earthquake / Blizzard / Hyper Beam

Enquanto Hiroki estava munido de:

Level 51 Jolteon - Thunderbolt / Thunder / Pin Missile / Hyper Beam
Level 52 Starmie - Psychic / Thunderbolt / Blizzard / Recover
Level 51 Ditto - Transform
Level 51 Tauros - Thunder / Earthquake / Blizzard / Hyper Beam
Level 52 Exeggutor - Sleep Powder / Psychic / Mega Drain / Egg Bomb
Level 51 Hypno - Psychic / Hypnosis / Dream Eater / Submission

A batalha se desenrolou de forma rápida e teve pouca cobertura. Visto que na época não existia a internet da forma que conhecemos, e esse tipo de evento dificilmente seria televisionado, o que sabemos hoje é que Mizawa derrotou Hiroki, se tornando o primeiro campeão Pokémon da historia.


Imagem de Mizawa levando o prêmio no torneio da Space World 97´ 

O Legado


Os 15 finalistas do torneio foram convocados para presenciar a final, e trazer seus cartuchos de Pokémon Red ou Green. Como conta a oitava colocada no torneio, Fuji Tamika "Claire", em um relato ao site Tashi8119, ao adentrar o local, uma equipe da Game Freak pediu para que os 15 competidores colocassem seus cartuchos em uma maquina que registrariam seus dados. Isso foi feito para que os 15 fossem colocados na primeira versão de Pokémon Stadium, lançada alguns meses depois. Vale lembrar que Pokémon Stadium japonês é diferente do ocidental, que por lá é o verdadeiro Stadium 2. Nessa versão, só existiam alguns Pokémon utilizáveis, sendo eles escolhidos com base nos mais usados no torneio de 1997. Você pode enfrentar os competidores durante as copas do jogo. Recurso esse que só retornou em 2012 em Pokémon Black White 2, sendo possível baixar os times usados em torneios e desafia-los. 

No ano seguinte, Pokémon Stadium foi lançado e a Nintendo Cup 98´ foi oficialmente disputada. Dessa vez, os competidores utilizariam o Pokémon Stadium, que concertava algumas coisas no jogo, como por exemplo a taxa de congelamento alta do golpe Blizzard. Assim, todas as partidas foram vistas em 3D nos telões. Além da estética melhorada, o torneio teve muito mais organização. Stadium foi utilizado até a geração seguinte nos torneios, como forma preferêncial. Nos torneios fora do Japão isso também se seguiu.

A Nintendo Cup evoluiu com o passar dos anos, se tornando o que conhecemos como os torneios oficiais VGC. E hoje em dia, o números de países onde os torneios ocorrem é significativamente maior. Embora os torneios oficiais tivessem muitas instabilidades, em 2009 eles foram organizados de vez, se tornando o VGC que conhecemos hoje com batalhas em dupla e um mundial acontecendo uma vez ao ano. Coincidentemente, no mesmo mês em que a maioria das Nintendo Cup ocorria, Agosto. 

Além de ter pavimentado o caminho para que os atuais torneios de Pokémon ocorressem, a Nintendo Cup 97´ mostrou para a Nintendo que Pokémon tinha futuro em um modo multiplayer, os fazendo melhorar mais e mais o sistema de batalha até as versões mais aprimoradas de hoje em dia. Além disso, as regras utilizadas nesse evento se tornaram um esboço de tudo que a Game Freak utilizaria até hoje, como por exemplo as clauses de sleep, evasion entre outros.

No fim a Nintendo Cup 97´ ou Pokémon League National Convention, se consagrou historicamente como o primeiro torneio oficial de Pokémon, sendo Mizawa o primeiro campeão Pokémon de todos os tempos. Esse ano o evento completará 20 anos, será que teremos alguma competição online ou evento celebrando? 

Qual a melhor memória de um torneio Pokémon que vocês tem? Comentem para nós!



Referências:
Nugget Bridge ''A History of Japanese Competitive Pokemon - 1996 and 1997 '' (Topico removido, mas ainda possível de se encontrar na internet)



Alguns vídeos referentes ao torneio:




É sempre importante lembrar que visto que a maioria das imagens desse torneio são de 1997, sua qualidade é muito baixa para os padrões atuais. 
Sobre Julius_Blaze

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar