Pokémon Lendários: Kalos


Começando mais um post sobre Lendários! Desta vez vamos falar sobre os lendários de Kalos, Xerneas, Yveltal, Zygarde, Diance, Hoopa e Volcanion. Nesta região teremos apenas um post. A principal trinca de lendários desta região é baseada na mitologia nórdica, em histórias que envolvem à árvore Yggdrasil.

Na imagem podemos ver 3 círculos. Cada um
destaca uma criatura. 
Yggdrasil é uma árvore proveniente das cinzas puras localizadas no centro do universo, com isso, ela tem ligação com os 9 mundos da mitologia nórdica. A árvore é dividida em três partes, cada parte representa um mundo e uma criatura/Pokémon. O topo é representado por Asgard que é considerado o mundo dos deuses. O meio é representado pelo Midgard que é considerado o mundo dos mortais. A parte inferior da árvore é representado pelo Niflheim, o submundo. No topo da árvore habita uma águia(Hraesvelgr), na mitologia o animal é cego e enxerga apenas as almas dos mortais habitantes dos 9 mundos. 

No meio da árvore habita 4 veados(Dáinn, Dvalinn, Duneyrr e Duraprór), cada animal representa um cristal, fazendo referência ao chifre de Xerneas, que possui quatro cristais. 

Na parte inferior da árvore habita uma criatura anciã, o Nidhogg. Esse dragão, com formato de serpente, representa o Zygarde. A criatura come uma das raízes da árvore, fazendo referência as atitudes do Pokémon Zygarde no final do anime XY, no arco da Team Flare, onde Puni-Chan luta, juntamente com Ash e companhia, contra raízes do mal espalhadas por toda a região de Kalos

Essa é a Yggdrasil que você respeita

A trinca representa a vida, morte e o equilíbrio. Yveltal toma a vida dos mortais, isso acontece a cada 1000 anos quando o Pokémon começa a enfraquecer, ao drenar a vida alheia ele se transforma em um casulo. Xerneas representa a vida, ou melhor, a vida eterna, sendo antagonista do Yveltal. Já o Zygarde representa o equilíbrio entre a vida e a morte.  

Agora que já sabemos um pouco sobre a representação da trinca, vamos para as peculiaridades de cada um!

Xerneas - O Pokémon Vida

Como dito antes, a criação do Xerneas faz referencias aos 4 veados da Yggdrasil, Dáinn, Dvalinn, Dunneyr e Duraprór. Cada um desses veados possuem um cristal de cor diferente, azul, carmesim (vermelho), amarelo e roxo escuro. A questão das joias coloridas fortalece ainda mais essa referência, pois Xerneas possui chifres onde estão presentes cristais de cores diferentes. 


As lendas dizem que Xerneas pode compartilhar a vida eterna. Dormiu por 1000 anos na forma de uma árvore antes do seu avivamento. 

Quando os chifres em sua cabeça brilham em sete cores diferentes, é dito estar compartilhando a vida eterna. 

É o Pokémon de número 716, na National Dex. Nos jogos, Xerneas pode ser obtido na Team Flare Secret HQ (Pokémon X). 


Xerneas possui um ataque exclusivo, o GEOMANCY


Yveltal - O Pokémon Destruição

A criatura representa Asgard do mundo Pokémon, com isso sua criação é baseada na águia Hraesvelgr.


Por estar no lado oposto, a águia é rival natural do Nidhogg (Zygarde), outro fator que aumenta essa rivalidade, são as fofocas que o Ratatoskr leva para ambos, o conteúdo das fofocas que o esquilo leva para ambos são calúnias, supostamente ditas pelo rival. 

Ratatoskr

O significado de Hraesvelgr vem do norueguês antigo, e significa "devorador de cadáveres". Quem alimenta a águia é outro animal, o esquilo fofoqueiro que habita o Midgard

Quando as asas e as penas da cauda do Pokémon lendário se espalham e brilham em vermelho, Yveltal absorve a força vital das criaturas vivas. 

Quando sua vida chega ao fim, ele absorve a energia vital de cada coisa viva e se transforma em um casulo novamente. 

É o Pokémon de número 717, na National Dex. Nos jogos, Yveltal pode ser obtido na Team Flare Secret HQ (Pokémon Y).


Yveltal possui um ataque exclusivo, o OBLIVION WING.


Zygarde - O Pokémon Ordem

O último integrante da Yggdrasil do mundo Pokémon. Zygarde (50%) tem seu design baseado na criatura nórdica, o Nidhogg


A serpente habita o Niflheim, e é o rival da águia, que trocam insultos, mas não se vêm frente a frente, o mensageiro da treta é o Ratatoskr, o esquilo. Nidhogg significa "Atacante feroz". Ele rói a terceira raiz da Yggdrasil com o intuito de destruí-la. Ele se alimenta dos cadáveres das pessoas que cometem os piores crimes. Baseado na sociedade Viking, os piores crimes são: Homicídio (quando matam fora da guerra), perjuro (falso juramento ou quebra de juramento) e adultério

Quando o ecossistema da região de Kalos entra em desordem, ele aparece e revela seu poder secreto. 

Segundo lendas, o Pokémon está monitorando aqueles que destroem o ecossistema do fundo da caverna onde ele mora. 

Ele derrota todos que se opõem a ele, mostrando não ter misericórdia. 

Há rumores que um imenso poder (forma 100%) está escondido dentro dele. 

É o Pokémon de número 718, na National Dex. Nos jogos, Zygarde pode ser obtido na Terminus Cave (Pokémon X e Pokémon Y) e no laboratório da Aether Foudantion Rota 16 (Pokémon Sun e Pokémon Moon). 

Zygarde não protagonizou nenhum filme. 

Zygarde possui um ataque exclusivo, o LAND'S WRATH.

Zygarde possui algumas formas alternativas.




Diance - O Pokémon Joia

Este Pokémon faz referência ao Carbúnculo. A criatura possui uma pedra encrustada em sua testa. Essa joia dá à criatura incríveis poderes, com a joia à criatura pode sentir as emoções das pessoas, Carbúnculo pode ser hostil, basta você tentar roubar sua joia que ele te deixará cego. 


Uma transformação repentina de Carbink, seu corpo cor de rosa, cintilante é dito ser a vista mais bonita do mundo inteiro. 

Pode criar instantaneamente inúmeros diamantes comprimindo o carbono no ar entre as suas mãos. 

É o Pokémon de número 719, na National Dex. Diance só pode ser obtido por evento.


Diance possui um movimento exclusivo, o DIAMOND STORM.

Ela possui uma Mega forma


A tipagem ROCHA e FADA é exclusiva de Diance e Carbink (que podemos dizer ser a pré evolução da Diance). 

Hoopa - O Pokémon Travessura/Djinn

Hoopa na sua forma ''Confinada'' é baseado no Djinn. Djinn aparece na mitologia pré-islâmica, um Djinn é um membro dos Jinni, uma raça de criaturas sobrenaturais.

Djinn

Djinn significa algo que possua uma conotação de dissimulação, invisibilidade, isolamento e distanciamento. No português, é tido como um ente espiritual muito próximo ao ser humano, que sobre ele exerce uma forte influência. 

Já na sua forma "Unbound" possui características que aproxima o Pokémon da mitologia Hindu, por ter cauda e muitos braços se assemelha a um demônio. 
Este travesso envia tudo e qualquer coisa para lugares distantes usando seu loop, que pode deformar o espaço. 

Ele reúne coisas de seu gosto e as envia para um lugar secreto usando seu loop. 

Na sua verdadeira forma, possui uma quantidade enorme de energia. 

Lendas de sua avareza dizem como ele levou um castelo inteiro para conseguir o tesouro escondido. 

Ele pode agarrar tudo que ele quiser usando seus seis anéis e seis braços. 

Com seus poderes selados, ele é transformado em uma forma muito menor. 

É o Pokémon de número 720, na National Dex. Hoopa só pode ser obtido por evento.


Hoopa possui um movimento exclusivo, o HYPERSPACE HOLE.

Volcanion - O Pokémon Vapor

Solta ondas de vapor e desaparece em meio ao nevoeiro. 

Segunda lendas, o Pokémon vive em montanhas onde os humanos não pisam. 

Expulsa o vapor interno dos braços usando sua parte traseira. 

É tão forte que consegue soprar uma montanha. 

É o Pokémon de número 721, na National Dex. Volcanion só pode ser obtido por evento.


Volcanion possui um movimento exclusivo, o STEAM ERUPTION.

A tipagem FOGO e ÁGUA é exclusiva do Volcanion.

UFA!!! Acabamos Kalos, é uma região super legal, porém possui poucos lendários, então ela fica resumida em um post. 


Lembrando que o post foi feito com informações coletadas da internet por mim Rodrigo Mantovani e pelo Walisson (membros do site). Como alguns Pokémon carecem de informações, os textos não ficam padronizados. Sobre as mitologias citadas, estas servem apenas para acrescentar ao texto, sem qualquer intenção de ferir ninguém e nenhuma crença alheia.

A próxima região é Alola, mas como é uma região muito recente vou esperar para postar sobre os lendários dela. Então, por agora, esse é último post da série "Pokémon Lendários". Por agora vou trazer curiosidades dos Pokémon comuns, lendários só mais pra frente.  

Espero que tenham gostado. Até a próxima!

Referencias: Serebii, Bulbapedia, Geração Power Up e Mitologia Nórdica

Um comentário:

  1. Poxa, podia ter falado mais no Volcanion. Apenas descreveu rapidamente algumas características dele. Podia ter descrito que ele é baseado nas criaturas mitológicas Shisa/Komainu.

    Também faltou descrever sobre as formas alternativas do Zygarde, as formas delas não são enfeites e também são inspiradas na mitologia nórdica. As formas são inspiradas nos filhos de Loki: Fenrir, Jörmungandr, e Hela.

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!