logo

Pokémothim

Em entrevista, Niantic confirma chegada dos Pokémon lendários e batalhas entre treinadores em Pokémon GO!


Durante passagem em um evento no Rio de Janeiro, Mathieu de Fayet (vice-presidente de Parcerias Estratégicas da Niantic) foi entrevistado pelo jornal o Globlo e falou sobre a repercussão do Pokémon GO, realidade aumentada e novidades para o jogo. Mathieu também revelou o que motivou o lançamento antecipado do jogo nas Olimpíadas do Rio no ano passado. Confira a entrevista na integra:

o Globo: Vocês esperavam uma repercussão tão grande do “Pokémon GO”?

Mathieu: Era impossível esperar um sucesso tão grande. Prova disso é que nossos melhores engenheiros não foram capazes de prever a capacidade dos servidores para suportar a demanda dos jogadores. Nosso maior cenário projetado era 50 vezes menor do que o que aconteceu na realidade. Nós sabíamos que Pokémon era uma marca poderosa, com 20 anos de existência e mais de 200 milhões de fãs em todo o mundo, mas as pessoas nos diziam que o jogo era coisa para crianças, que não tinha apelo, que as pessoas precisavam sair de casa para jogar. Não foi fácil, foi uma grande aposta. Na época, as pessoas já falavam sobre realidade aumentada, mas ninguém sabia como e quando essa tecnologia seria acessível. Eu acho que o que aconteceu foi o seguinte: em dois minutos e de graça, você podia ter acesso a uma experiência em realidade aumentada e capturar Pokémon no mundo real. E o jogo se espalhou sem a necessidade de mídia.

o Globo: Como surgiu a ideia de levar monstrinhos virtuais para cenários reais?

Mathieu: Em 2014, nós ainda estávamos no Google e fizemos uma brincadeira do Dia da Mentira criada pela equipe do Google Maps, sobre capturar Pokémon no mundo real. Essa foi a origem da ideia. Depois, nós lançamos o “Ingress” e ele se tornou popular, especialmente no Japão. O senhor Satoru Iwata, que era presidente da Nintendo, começou a jogar e percebeu imediatamente uma oportunidade fantástica para a Nintendo. Ele conversou com o John Hanke, nosso fundador, e os dois consideraram viável unir aqueles pequenos monstros, que vivem em ambientes específicos, com a capacidade tecnológica de colocar objetos virtuais no mundo real. Nós trabalhamos em conjunto com eles por dois anos, secretamente, e o jogo foi lançado no ano passado.

o Globo: O jogo foi lançado nos EUA no início de julho, mas só chegou no Brasil em agosto. Por quê?

Mathieu: Falta de capacidade dos servidores. Nós alcançamos 500 milhões de downloads em menos de 16 dias. Isso nunca tinha acontecido na história da internet. Então, os engenheiros tiveram que descobrir como manter o jogo estável, e isso acabou atrasando novidades que queríamos construir e o lançar nos países. O Brasil estava previsto para os primeiros 15 dias, mas só conseguimos lançar depois de um mês. Felizmente, antes dos Jogos Olímpicos.

o Globo: Vocês fizeram algum esforço especial para o lançamento antes da Olimpíada do Rio?

Mathieu: O papel do prefeito do Rio (na época Eduardo Paes) é uma história verdadeira, ele realmente entrou em contato conosco para garantir que “Pokémon GO” estivesse ativo no Brasil para os Jogos Olímpicos, e ativo nos lugares certos. Então, sim, nós aceleramos um pouco a nossa agenda.

o Globo: A realidade aumentada já existe há alguns anos, mas “Pokémon GO” é o primeiro exemplo de uso em larga escala. Os consumidores estão prontos para essa tecnologia?

Mathieu: Eu acho que a questão é dar aos consumidores algo que os agrade. Nosso tempo é limitado, precisamos dormir, trabalhar e uma parcela do tempo nós dedicamos ao consumo de mídia em geral, seja TV, rádio ou internet. Então, existe uma grande competição entre essas mídias. Se você conseguir reunir uma história atraente, em algo que seja simples e de fácil acesso, pode provocar interesse. Nada mais fácil que fazer o download do jogo e começar a caçar Pokémon. Acho que a história foi atraente o suficiente, com uma pitada de nostalgia. Todos os ingredientes foram reunidos para criar esse fenômeno. Mas isso não quer dizer que vai funcionar em outros produtos, é sempre uma aposta.

o Globo: O jogo teve 650 milhões de downloads, mas agora tem 65 milhões de jogadores ativos. Como manter o interesse das pessoas?

Mathieu: Por causa do grande sucesso, nós tivemos que adiar algumas novidades que estavam planejadas. Agora, estamos trabalhando em algumas novidades para o próximo verão (do Hemisfério Norte), como dar mais valor para a escolha dos times, o lançamento dos Pokémon Lendários e as batalhas entre os jogadores. Uma coisa que aprendemos com o “Ingress” é que o jogo se sustenta se formos capazes de criar interações sociais entre os jogadores, e estamos trabalhando nisso.

o Globo: Por manter as pessoas vidradas no celular, o jogo acabou provocando alguns acidentes. Como lidar com a questão da segurança?

Mathieu: Essa pergunta talvez tenha sido feita aos fabricantes de carros no passado. Se você coloca um carro na mão de uma pessoa, você não pode ser responsável pelas barbeiragens dela. As pessoas precisam ser responsáveis e nós precisamos educá-las, porque se trata de uma tecnologia nova. Existem algumas coisas que podemos fazer, como fortalecer a comunicação sobre a importância de ficar atento ao ambiente. Em algum momento, os óculos de realidade virtual também vão permitir que as pessoas caminhem olhando para a frente, não olhando para o chão.

o Globo: Você acha viável reunir as tecnologias de realidade aumentada e realidade virtual?

Mathieu: Acredito que sim, o Facebook apresentou algumas coisas interessantes no último congresso para desenvolvedores. A dificuldade dessa é tecnologia é enganar os olhos, mostrando hologramas que dão a sensação de serem objetos reais. Mas eu acho que ainda vai demorar um tempo até que os equipamentos de realidade virtual se tornem acessíveis e prontos para uso em ambientes externos, na vida real.

o Globo: O jogo gera receita com a venda de itens digitais, mas vocês também fecharam parcerias com empresas. Como elas funcionam?

Mathieu: A ideia é oferecer itens aos jogadores em determinados locais, e os parceiros pagam US$ 0,15 por cada visitante atraído pelo jogo. E nós já atraímos 500 milhões de visitantes. No Japão, cada loja ativada do McDonald’s chegou a atrair dois mil visitantes por dia.

o Globo: Além dos jogos, no que a realidade aumentada pode ser aplicada?

Mathieu: Imagine misturar conteúdo com geolocalização. Você pode andar pelo Rio de Janeiro e conseguir informações sobre tudo o que quiser sem precisar fazer o download de um aplicativo. Você pode mirar o telefone para o Cristo Redentor e saber a sua história, por exemplo. As oportunidades são inúmeras.

Fonte: o Globo

Sobre Rodrigo
anos, São Paulo-SP, responsável pela seção multimídias da Pokémothim. Fã de Pokémon desde a primeira exibição do anime no Brasil, passou a conhecer melhor a franquia a partir da 4ª geração, após ler um detonado de Pokémon Platinum que o estimulou a adquirir o seu primeiro Nintendo DS. Desde então, dedica suas horas vagas ao mundo Pokémon.
Switch: 7183-2548-8214

Um comentário:

  1. Será que vai render o suficiente para valer a pena a parceria com empresas aqui no BR?

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar