logo

Pokémothim

Opinião: Vamos Falar Sobre Pokémon Ultra Sun e Ultra Moon

Imagem relacionada

E mais uma vez chegamos naquela parte do ano, em que a Game Freak tira o sossego da mídia especializada em Pokémon e nos faz esperar a Coro-Coro todo mês. No último dia 6 de Junho tivemos o anúncio oficial (vira direct) de que mais dois títulos de Pokémon estão vindo para o Nintendo 3DS. As reações do público foram muito mistas e, nesse artigo buscarei mostrar a minha opinião como jogador, mas também explicar algumas coisas para quem está meio confuso. Okay, guarde sua coleção de Z-Rings e acomodem-se. 

A primeira grande decepção do público em geral foi com o suposto ''Pokémon Stars''. Era extremamente esperado que o terceiro título da sexta geração saísse para o Nintendo Switch, o que não ocorreu, visto que Ultra Sun e Moon virão ambos para o 3DS e apenas, por agora. Para começo de conversa, (e isso é irrefutável) nenhuma fonte oficial confirmou nada para o Switch. Não existe, sequer uma fonte confiável especificando que o Nintendo Switch seria a plataforma escolhida. No começo do ano, sites japoneses sugeriram que a Nintendo estaria trabalhando em um novo hardware portátil, que substituiria o 3DS.  O que posteriormente, fora desmentido pela Nintendo. Entretanto, a mesma citou que, mesmo que não esteja criando nada no momento, pretende criar e não descarta a ideia. 

Ou seja, é quase certo de que o 3DS terá um sucessor e não é o Switch, que se trata de uma plataforma diferente. E mesmo que houvesse um jogo de Pokémon da série principal para o Nintendo Switch, ainda é muito cedo. A GF tem histórico de demorar no mínimo 2 anos para lançar um Pokémon da série principal para um console sem base estabelecida. Pokémon Diamond and Pearl chegou ao DS em 2006, dois anos depois do lançamento. No 3DS, XY chegou em 2013, dois anos depois de seu lançamento. Pokémon é uma das maiores fontes de renda da Nintendo e da GF, eles não irão arriscar o renome da marca colocando-o em uma plataforma que ainda não se provou valorosa. 

Mas calma, se você comprou um Switch por Pokémon, é possível que exista um port de Pokémon Ultra Sun e Moon para a plataforma, como pode ter vazado. Mas se for isso, acredito que seja apenas um port isolado, sem arriscar muito. É bem mais seguro lançar um port, que não carrega um peso tão grande nas costas e acaba se tornando uma renda bônus para a produtora. Isso é muito mais plausível. 

  Resultado de imagem para Pokémon Ultra sun and Ultra moon 

Outro ponto muito criticado, foi a necessidade de um remake da quarta geração. Bem, não vai rolar, pelo menos por agora. Pokémon, atualmente, não segue as mesmas regras que seguia antes. Não é só por ter saído um remake na geração passada que nessa irá sair um também, o remake pode pular uma geração, o que pode acontecer. É provável que ele saia para um futuro console, visto que a GF evita de lançar dois remakes por console. Por isso ORAS não saiu para o Nintendo DS, e sim para o 3DS. Então muitos argumentariam que poderia sair para o Switch, e isso eu rebato com o argumento dos parágrafos acima. 

Um remake de Sinnoh seria maravilhoso, mas um remake por geração tiraria um pouco do brilho que esses jogos ganham quando são refeitos. Não estou dizendo que não deve ter um remake de DP, eles são necessários, DP ficaria linda em gráficos melhores e possui uma ambientação sensacional, que não conseguiu se expressar 100% pela capacidade gráfica do Nintendo DS. Mas ainda é muito cedo.

Resultado de imagem para Pokémon Ultra sun and Ultra moon

Outra grande crítica do jogo: ''Ah mas é uma versão requentada e desnecessária'' Em partes pode até ser verdade, mas é assim que a Game Freak sempre trabalhou. Embora a sexta geração tenha sido uma exceção, sempre é lançada uma versão atualizada e ou definitiva das primeiras versões de um Pokémon de uma geração. É algo bom? Nem sempre. Outros métodos de se manter uma geração viva e de atualizar defeitos ou furos em um jogo existem, mas a GF é uma empresa mais arcaica assim como a Nintendo. E é claro, isso envolve muito dinheiro. Mas, a maioria das pessoas que reclamam dessa ''versão requentada'' queriam um Pokémon Stars para o Switch, que seria... basicamente a mesma coisa (?) 

Mas é verdade que 1 ano é muito pouco tempo para um jogo. A Game Freak anda lançando jogos quase todos os anos de Pokémon. O que na verdade, não é um problema que afeta a qualidade dos jogos, (que são muito bons em sua essência) mas pecam um pouco em falta de conteúdo, o que nos deixa sempre a espera de um novo jogo, logo. Porém, de certa forma, Pokémon sempre foi algo quase que anual, a unica barreira que a GF encontrava para padronizar seus lançamentos era a localização, agora com jogos sendo lançados de forma simultânea pelo mundo, isso não é mais um problema. 

Portanto, eu não crítico as versões Ultra Sun e Moon pois elas já eram reais muito antes de serem anunciadas. Elas vem para continuar o ciclo da sétima geração e dar continuidade a historia de Necrozma, Solgaleo, Lunala e as Ultra Beasts. Mas eu esperava algo em 2018, agora ainda é muito cedo e temo que essa rapidez entre os lançamentos afete, negativamente, o conteúdo dos jogos.

Pois bem, agora é confirmado e nos resta especular, esperar e hypar. Pois não adianta, a gente sempre fica no aguardo. Meu maior medo desses jogos é que eles acabem decepcionando, por não serem continuações diretas da historia e sim perspectivas diferentes. Por exemplo, existem muitos pontos na historia da sétima geração ainda sem explicação. Meu medo é que eles prossigam sem explicação, assim como foi em Kalos. Mas isso, só o tempo dirá. Por agora, fiquem atentos a Pokémothim para mais informações! 

As opiniões deste que vos escreve não necessariamente reflete a opinião da Pokémothim num geral. As opiniões são minhas então se for xingar alguém, xingue a mim e não a Mothim. 

Referências e fontes:


Sobre Julius_Blaze

2 comentários:

  1. Bom artigo. Como disse antes, esses "Stars" não iria acontecer e fui apedrejado todas as vezes. Você disse bem dessa vez, explicou muito bem a situação. Eu não me importo com uma possível realidade alternativa, como foi com "Emerald", e como provavelmente será com "US e EM". Eles podem explicar mais dos acontecimentos dessa forma sem precisar ser uma continuação como "B2 e W2". Achei os jogos muito bem vindos! E o remake de "Sinoh", acho que não acontece, simplesmente porque o 3DS ainda roda os jogos da quarta geração sem problemas e ainda é perfeitamente viável trazer os pokémon dessas versões para os atuais (o que é bem legal). E lembrando que quem ainda tem um DSLite consegue traze os pkmn do FireRed/LeafGreen para os jogos mais novos também! E se contar os primeiros Red/Blue/Yellow com suporte ao Pokébank, estamos finalmente MUITO bem servidos de pkmn!

    ResponderExcluir
  2. cara logo no texto eu vi um erro o pokemon stars era um rumor na sétima geração e não na sexta, e foi confirmado pela game freak que não vão portar ultra sun e ultra moon no switch aqui esta o link da imagem:

    https://2.bp.blogspot.com/-pycLdknADlA/WTdr__CT6BI/AAAAAAAAb5o/gBr2rRWz87I9VUZk3cmAxQUg3XJRKH1FACLcB/s1600/18881885_1412497575463278_5066972433582261638_n.jpg

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar