logo

Pokémothim

Alquimia de Alola - Parte final

Sim, estamos de volta com a Alquimia de Alola!!


Os últimos 5 posts da teoria tiveram muita repercussão. E, por isso, resolvemos estudar, ver os novos jogos por completo, ver duas temporadas de Fullmetal Alchemist, entender toda a história da sétima geração e escrever tudo com calma, pra gente não errar em nada.


Para quem não tá entendendo nada, confira os 5 posts que fizemos em 2016:





E, pra quem já leu isso tudo mas não tá lembrado, uma rápida recapitulação:

1) A Alquimia é a arte de transmutar alguma coisa em outra.
2) A Alquimia permite criar homúnculos, criaturas vivas, porém artificiais.
3) Azoth é a energia usada na Alquimia, para a transmutação.
4) Para algumas transmutações que necessitam de muita energia, se faz necessária a Pedra Filosofal (por exemplo, para a criação de homúnculos).
5) Existe toda uma relação entre os 3 lendários, os iniciais, os cristais-Z e a Magearna, com a Alquimia:
- Os iniciais representam elementos importantíssimos na Alquimia, como Sal, Mercúrio e Enxofre, bem como as 3 representações do homem: Corpo, Alma e Espírito - respectivamente.
- Os lendários equivalem à Alquimia em suas principais representações: O Leão verde que engole o Sol; As aves da Alquimia, além do Sol e da Lua, a própria representação do Azoth, o Ouro e a Prata...
- Magearna é o homúnculo criado com a pedra filosofal, que igual ao Fullmetal Alchemist, encontra-se dentro do Pokémon criado artificialmente.
- Zygarde é o Ouroboros, a serpente que dá a volta no mundo e morde a própria cauda.


Já Necrozma e os Z-Crystals, é a novidade dessa teoria.
Com os jogos de Ultra Sun e Ultra Moon tendo o foco no terceiro lendário dos jogos, o Necrozma, nós tivemos mais informações sobre o Pokémon. Além de ser baseado em um prisma, que absorve a luz e a reflete de forma concentrada, ele tem 3 novas formas: Dusk Mane, Dawn Wings e Ultra.

Acontece que o lendário em questão também tem uma relação com os Z-crystals. Confira o texto do jogo, de uma conversa com a Lillie, quando ela te dá o Nebby para cuidar:
"Esse é um ponto importante! Poderiam as Sparking Stones (pedras brilhantes) ter vindo através de um Ultra Wormhole e aterrizado aqui em Alola? Há muito, muito tempo atrás, Necrozma perdeu parte de seu corpo - ao menos, é isso o que a Ultra Recon Squad disse. Se você combinar minha teoria com o que nós escutamos da Ultra Recon Squad... As Sparkling Stones mesmas devem ser parte do corpo que Necrozma perdeu! Se esse é o caso, então Necrozma... Quando está contigo, treinador, ele pode ter de volta aquela parte que uma vez perdeu."
Ainda, uma cena posterior confirma a informação de que os Z-Crystals são uma parte de Necrozma:
"Havia apenas uma resposta que eu consegui. E em Alola, essa resposta toma a forma dos Z-moves! Agora eu posso ver com meus próprios olhos o poder invisível entre treinadores e Pokémon... Os Z-moves dão forma a ele! O Z-Power Ring e os Z-Crystals... Suas energias desconhecidas irão abrir portas para novos mundos! Eu preciso saber... Porque Necrozma deu a energia de sua luz para os Pokémon de Alola na forma de auras?! E como Z-Power? Hmm..."


Deixando isso de lado por dois segundos, vamos voltar para a Alquimia. Você sabia que essa é uma das representações de Azoth?

Perceba que a imagem cobre tudo sobre Azoth: todos os 7 processos alquímicos, todos os 7 planetas alquímicos e os 3 poderes, representados por Sol (alma), Lua (espírito) e Prisma (corpo). Este prisma retém os 5 elementos (fogo, terra, água, ar e éter), purifica a luz e representa o corpo físico. 

É dito que quem conseguir unir o corpo, a alma e o espírito, é capaz de se tornar uma entidade celestial, que seria o senhor no centro da imagem. Uma vez que tenha dominado essas três essências, você pode seguir para obter o poder total da alquimia. E ao obter tal poder, você deixa de ser equiparado a um Deus, pois passa a ser mais poderoso que um. Talvez seja por isso que o Ultra Necrozma é mais forte que o próprio Arceus.

Ainda, só por curiosidade, é dito na Alquimia que eclipses podem ser portais para um novo mundo. E as formas de Necrozma Dusk Mane e Dawn Wings são as representações de eclipses Solar e Lunar, respectivamente.

Fica a dica aí.


Necrozma em sua forma original é relacionado com uma anã branca, uma estrela que está morrendo, se tornando uma anã negra e, então, um buraco negro. Lembrando que o buraco negro faz o mesmo que o Necrozma: absorve a luz e todo o resto ao seu redor. Quando Necrozma absorve Lunala ou Solgaleo, ele está a apenas um passo de obter a sua forma completa (Ultra), que poderia representar a divindade do centro da imagem de Azoth. E é somente quando ele absorve um dos lendários que ele tem o poder de criar vários Ultra Wormholes ao mesmo tempo e de se transformar na forma Ultra, ganhando mais poderes.


Sendo assim, terminamos com um ciclo:
Necrozma Ultra dá sua luz para dar aos Pokémon e seus treinadores, o acesso aos Z-moves e às auras dos Totens, só para depois correr para reobter a sua luz. Luz, essa, que dá o poder da alquimia - mas deixa Necrozma mais fraco; que demanda que ele a recupere.



Ainda, existem os Tapus. Eles que foram deixados de lado durante toda essa teoria, pois realmente não se encaixavam. Ou será que eu que dei mole e nunca me toquei que eles se encaixavam sim?

Pois bem, já contamos aqui que cada Tapu representa uma coisa, mais especificamente explícito pelas ruínas em que residem:
- As ruínas que consagram Tapu Lele, dizem que a vida nasce aqui.
- As ruínas que consagram Tapu Bulu, diz-se que a vida cresce aqui.
- As ruínas que consagram Tapu Koko, diz-se que a vida é testada aqui.
- As ruínas que consagram Tapu Fini, dizem que a vida acaba aqui.

Aqui, existe um ciclo: o da vida, mas eles representam também os 5 elementos: terra (Bulu), água (Fini), fogo (Koko - o fogo que o raio traz quando acerta algo) e ar (Lele - ela é representada por uma borboleta... não me pergunte o pq de ser psíquico!). Provavelmente o quinto elemento, o éter, está em todos na representação do tipo Fada. Não é a toa que eles são os guardiões da Região!

Infelizmente para eles, é só isso mesmo... Mas vai dizer que você também não iria curtir uma transmutação nos guardiões, tipo as que aconteceram com o trio das forças da natureza em suas formas Therian?
*já quero!*



Com isso, podemos dizer que a sétima geração foi sim inspirada na Alquimia, sem a menor dúvida. E, talvez, toda a franquia tenha uma relação com ela. Lembrando e completando o que foi dito na parte 5 desta teoria:
- A Ultimate Weapon possibilitou a transmutação de Pokémon em Mega Pokémon (metais em ouro);
- O Soul Heart (pedra filosofal) possibilitou a criação de Magearna (homúnculo) e possivelmente a transmutação de Cobre em Ouro;
- O Azoth de Necrozma possibilitou a alquimia até de ataques, transformando a energia do ataque originário, somada à energia entre treinador e Pokémon, em um poderoso ataque;
- Talvez os Z-Crystals sejam pequenas pedras filosofais, que funcionam de forma diferente que a Soul Heart, que tem a habilidade específica que dar vida à objetos inanimados;
- Quando Necrozma obtém a união do Corpo, Alma e Espírito, ele tem poderes superiores ao de um deus (Arceus);
- Zygarde não interfere, pois nessa situação ele representa a Terra, enquanto Solgaleo, Lunala e Necrozma representam o Sol, a Lua e as Estrelas (respectivamente), e são esses que influenciam suas forças na Terra.



Por fim..... só pra irritar alguns:

Fullmetal Alchemy Pokémon
descoberta nova forma de Registeel...rs




Sobre Matheus Miranda
24 anos, Teresópolis – RJ. Empresário, formado em Administração. Fascinado por Pokémon aquáticos e chocolate desde seus 6 anos. Gastou muitas pilhas jogando no GameBoy Color, perdeu muitas TCG e tazos no bafo e adora escrever teorias e especulações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar