logo

Pokémothim

Anime Sun & Moon: Final da Liga Alola


Olá, Thunders!

A Conferência Manalo chegou ao fim, por isso vim analisar a luta que encerrou a liga da sétima região visitada pelo nosso herói!


Ash x Gladio


Ash iniciou a batalha com a revelação de que seu Meltan evoluiu para Melmetal, por colocá-lo em campo, Pokémon escolhido para enfrentar Silvally do rival. Gladio ordenou que o seu companheiro desviasse do Double Iron Bash do metálico, mas só se esquivou no primeiro momento e, logo, foi atingido. 

Silvally tentou atacar com o Golpe de Ar, mas o adversário usou o Double Iron Bash para se defender e, posteriormente, tentar acertá-lo. Ciente do poder do golpe, Gladio garantiu que o seu Pokémon esquivasse dos movimentos e mantivesse a distância, diante da persistência do Melmetal em usá-lo. Porém, quando o Lendário achou uma oportunidade para atingir o oponente com a Garra Esmagadora, o Mítico utilizou o Canhão de Flash para afastá-lo.

Devido ao golpe acertado, Silvally ficou bastante danificado. Apesar disso, ele investiu em zigue-zague, para confundir o adversário mais lento; desviou de um Double Iron Bash e acertou a Garra Esmagadora, que deixou Melmetal choroso. Para aproveitar a brecha, Gladio fez o seu Pokémon assumir a tipagem Lutador, com a respectiva Memória, e atingir um Multi-Ataque no metálico, que, por um momento, pareceu quase ser derrotado.

Ainda firmes, Silvally acertou o Golpe de Ar no Melmetal, que, irritado, atingiu o oponente com o Double Iron Bash. Assim, Ash pediu para o seu Pokémon utilizar o Canhão de Flash, mas, por estar muito cansado, não conseguiu atacar antes de ser atingido pelo Multi-Ataque do adversário e foi derrotado.


Ash decidiu usar Pikachu como o seu segundo Pokémon, que já iniciou com o Ataque Rápido. No entanto, Silvally desviou com facilidade e confrontou uma Cauda de Ferro com a Garra Esmagadora. Em seguida, o Pokémon do Gladio tentou acertar o Golpe de Ar e outra Garra Esmagadora no roedor, mas ele desviou e tentou escapar.

Silvally se mostrou mais rápido do que Pikachu, o que o permitiu encurralá-lo e desviar da sua Teia Elétrica. Com isso, Ash criou uma estratégia, na qual o roedor lançou mais uma vez o último ataque, mas no canto do campo de batalha. Assim, o Pokémon Elétrico utilizou o ataque rápido para pegar impulso, jogou-se na teia e retornou com uma Cauda de Ferro, que atingiu o oponente e o desclassificou da batalha.

Com o primeiro companheiro derrotado, Gladio utilizou Lycanroc para prosseguir o confronto e surpreendeu o treinador de Pallet ao revelar os movimentos Confusão Noturna, que atingiu Pikachu, e o Garra Sombria, responsável por romper a Teia Elétrica. Porém, o roedor o surpreendeu por trás e, ao acertar um Choque do Trovão, fez a sua habilidade ilusória ser desfeita e revelar ser um Zoroark. 



Zoroark utilizou o Confusão Noturna, golpe desfeito pelo Choque do Trovão. Seguidamente, os dois Pokémon se bloquearam com o Garra Sombria e o Cauda de Ferro, mas, por persistir com o ataque, o Pokémon do Gladio acertou Pikachu duas vezes, com a segunda sendo após o roedor desviar de outra Confusão Noturna.

Em vantagem, Gladio acionou o Movimento Z Never-Ending Nightmare e se preparou para derrotar o oponente, mas Ash executou o Movimento Z Carreira Esmagadora, o que fez Pikachu ir de encontro com o Zoroark. Dessa forma, os dois se eliminaram da batalha.


Os dois Lycanroc foram colocados em campo e iniciaram com o Gume de Pedra, ataques que se colidiram. Depois disso, o forma Crepúsculo investiu com o movimento Rocha Veloz, mas foi parado por um Contra-atacar, que o lançou longe. Com isso, o forma Noturna voltou a usar o Gume de Pedra, que, apesar de desviado, foi utilizado mais uma vez, de modo que parou a Mordida do adversário e o acertou parcialmente.

O Pokémon do Ash usou o Rocha Veloz, desviando de dois Gume de Pedra, e atingiu o oponente. Devido ao acerto, o forma Crepúsculo voltou a usar o mesmo movimento, mas, dessa vez, foi cercado por duas fileiras do Gume e golpeado por um Contra-atacar. Assim, o forma Noturna deixou o adversário bastante cansado. Em pé novamente, o Lycanroc do jovem de Pallet acertou uma Rocha Veloz, levou um Gume de Pedra, e voltou a acertar o último ataque que utilizou.

Gladio pediu para o seu companheiro usar a Dança das Espadas, para se fortalecer. Posteriormente, o seu Lycanroc utilizou o Ultraje, acertando o rival e voltando a usar o movimento para destruir um Gume de Pedra. Porém, o Pokémon ficou confuso. Para sair da confusão, o forma Noturna se mordeu e utilizou o Contra-atacar, antes que fosse atingido pela Mordida.

Já muito debilitado, o forma Crepúsculo enfrentou o primeiro Gume de Pedra do oponente, destruindo-o com a Mordida, e utilizou a Rocha Veloz para atravessar as pedras durante o segundo uso do ataque. No entanto, antes que fosse atingido, o forma Noturna acertou um Contra-atacar, que pareceu ser definitivo para a sua vitória, mas o Pokémon do Ash conseguiu revidar com o mesmo ataque do rival e derrotá-lo.


Uma questão levantada nessa luta foi a derrota do Melmetal, e, sendo sincero, não sei se recordam quando perguntei "Melmetal terá, de fato, um papel crucial nessa batalha?", pois, em minha opinião, foi muito plausível dessa forma que ocorreu. Notei respostas que afirmavam que esse Pokémon seria o "inderrotável" do Ash e que garantiria a sua vitória, mas esse nunca foi o papel dele. Meltan era um Pokémon usado como alívio cômico, por isso imaginava que, mesmo evoluindo, seu papel não passaria a ser de "o mais poderoso de Alola".

Por outro lado, isso não significa que Melmetal foi um fracasso. Ele é Mítico, mas Silvally é Lendário, quer você concorde ou não com essa classificação. Outro grande ponto é que o Pokémon do Gladio foi muito mais treinado, sem falar que Ash havia acabado de presenciar a evolução, por isso não tinha completo domínio da melhor forma de usar o do tipo Metal. Diante de todos esses fatores, acho muito plausível que ele tinha sido derrotado e creio que teve um papel crucial sim, pois ele emplacou diversos golpes contra o oponente e permitiu uma fácil derrota dele por parte do Pikachu.

Outro ponto destacado foi a animação longa do Double Iron Bash, que me incomodou na primeira vez, mas não vi como um problema posteriormente. Acredito que até a luta menos veloz foi muito característica do Melmetal, por ser um Pokémon mais pesado. Além disso, agora sobre um movimento do Pikachu, o Cauda de Ferro que derrotou o Silvally não foi incoerente, pois o do tipo Normal não estava com a tipagem Fogo, mas sim Lutador! Antes de episódio legendado sair, é normal que muitos confundam, mas mesmo depois de assistirem com a legenda continuarem a fazer uma crítica de desvantagem erroneamente é frustrante!

Diria que em questão de batalha rápida, a do Pikachu contra Zoroark foi a que mais se encaixou, mas, por terem se derrotado rápido devido aos Movimentos Z, acabou por fazer sentido; apesar de que ainda seria legal ter visto mais troca de golpes entre esses dois.

Sobre isso, vale destacar os Movimentos Z surpresa usados nessa luta, pois, no início dela os treinadores estavam com Cristais Z diferentes e, apenas na batalha, fizeram a troca. Achei muito bom terem dado um cristal de uma nova tipagem para o Gladio, pois sabemos que ele havia feito os desafios da ilha e, possivelmente, ganhado mais. Quanto ao do Pikachu, apesar de não cogitar que a Carreira Esmagadora fosse utilizada, fez bastante sentido na cena.

A respeito da luta entre os Lycanroc, fazer um flashback da trajetória do do Ash, desde quando era um pequeno Rockruff que ficou sedento por batalhar contra o do Gladio, foi algo muito positivo, já que esse era o grande momento pelo qual o forma Crepúsculo estava aguardando desde o início da liga e a sua hora de superar o rival. De forma complementar, até mesmo o cumprimento entre os lobos, ao fim da luta, passou bem a ideia de respeito e reconhecimento da força do mais velho para o mais novo.

CONCLUSÃO



A final foi ótima! No primeiro episódio, a animação estava um pouco fraca, como um Ash vesgo que surgiu em um dado momento, por exemplo, mas no segundo ela se elevou muito! Houve toda uma movimentação especial durante a batalha contra Zoroark, com ótimos efeitos que ressaltavam a velocidade do Pikachu, além de o Movimento Z Fantasma ter fica incrível. Ademais, mesmo com uma batalha entre um Lendário e um Mítico, conseguiram aplicar uma bela sensação de desenvolvimento e de conclusão na jornada do Lycanroc Crepúsculo em Alola, não se limitando a mostrarem apenas força bruta. Por outro lado, a trilha sonora foi um pouco mais fraca comparada à das Semifinais, mas esse já é uma aspecto que não afeta o desempenho da luta em si.

Sobre os treinadores, Ash e Gladio se mostraram bastante contentes em resolverem a sua rivalidade ali, na final, e demonstraram bastante respeito mútuo. Ainda foi possível ver como todos os mais próximos ficaram felizes com a vitória do herói de Pallet, que teve um ótimo desempenho nas últimas partidas da Conferência Manalo e se mostrou bastante merecedor.

A luta foi muito boa e garantiu um título oficial para o protagonista, que ganhou a sua primeira liga. Ver o Ash surpreso com a sua vitória, apesar de ter desencadeado mais um clássico meme, foi muito fiel à jornada do personagem. Uma criança de 10 anos que tem se esforçado o máximo para se tornar campeão e, por um momento, ele notou que o que era um sonho se tornou realidade, então, foi um momento muito puro para o treinador e muito respeitoso por parte dos roteiristas. Além disso, foi muito lindo ver ele e Pikachu olhando o troféu com um brilho nos olhos, até porque essa foi uma conquista dos dois, algo que almejavam desde o início da jornada. Enfim, deixo os meus mais sinceros e alegres parabéns para essa dupla!

De resto, haverá a interferência do Guzzlord, que deverá ser resolvida ainda no próximo episódio; a batalha contra o Real Mascarado (Royal Mask); e pequenas pendências, como a situação do Mohn e da Magearna, a Pedra de Gelo da Lílian e a transformação do Shaymin, que não receberam nenhum novo desenvolvimento, porém, devem ganhar alguma conclusão.

Obrigado pela atenção, e até o próximo post! Apenas deixo a pergunta: o que você mudaria na final e por quê? Lembrando, sejam respeitosos com as opiniões contrárias e com a formulação das suas respostas.


Leia Também:

Assista aos Episódios:


--------------------------------------------------------------
A Pokémothim agora está no WhatsApp!
Clique e participe do nosso grupo!
--------------------------------------------------------------
Sobre Ersj
anos, Recife-PE, tem Pokémon como a sua franquia preferida desde os 7 anos. Sua mídia favorita é o anime, seguida dos jogos da saga principal e de Pokémon Go. Ama livros e séries, principalmente de fantasia; os filmes que mais assiste são animações, e “Imagine Dragons” é a banda pela qual tem maior apreço. Seu Pokémon predileto é o Pikachu e seu maior sonho é se tornar um escritor.
E-mail: ersj@pokemothim.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar