logo

Pokémothim

Top 12: Retornos de Jornadas!


Olá, Thunders!

A série Jornadas nos deu, pelo menos, uma aparição física de cada um dos antigos protagonistas humanos do anime: desde os heróis de Kanto até os de Alola. No entanto, alguns desses retornos certamente foram melhores do que outros. Que tal dar uma olhada no meu top 12 do pior para o melhor retorno dos antigos companheiros de viagem do Ash? Obviamente, será apenas a minha opinião, mas sempre com argumentos que acredito serem justificáveis, não por gostar mais ou menos de determinado personagem.


12° Lugar: Max

Max apareceu unicamente assistindo, de Hoenn, a batalha decisiva entre Charizard e Pikachu, na final do Torneio de Mestres; acompanhado da sua irmã, Elísia, Serena, Glaceon e Sylveon. Devido a problemas de saúde envolvendo a voz original da May, os responsáveis pelo anime optaram por não trazer a personagem e seu irmão de volta com falas. Até daria para o pequeno Max retornar sem a irmã, mas, talvez, tenham achado que seria chato ou que os fãs não receberiam isso bem. Sendo assim, foi o único companheiro de viagem do gênero masculino que não reencontrou Ash em Jornadas. Como, por sua idade, não teve a sorte de se tornar conhecido como sua irmã, acabou ficando na última colocação, mas esse detalhe vocês entenderão já.


11° Lugar: May

Mesmo que May também não tenha tido falas, acredito que o modo como fez seu retorno já garantiu uma posição melhor nessa classificação. A Coordenadora apareceu pela primeira vez em Jornadas em um flashback do episódio "Reunindo-se pela Primeira Vez!", ao lado da Dawn, quando Ash reencontrou Wallace e ele se lembrou das duas amigas do garoto que participaram da sua copa. Mais tarde, nesse mesmo episódio, quando Serena preparava Cloe para participar do seu primeiro Concurso, ao escolher sua roupa, a Performer contou a curiosidade de que aquela vestimenta costumava ser usada pela "Princesa de Hoenn".

E é justamente aqui que May, dentro do seu sonho, já conseguiu ter um aparente desenvolvimento sem nem mesmo aparecer. Afinal, quando Dawn demonstrou conhecer o título da Pokégirl de Hoenn, era normal, pois Ash e Brock viajavam com ela e devem ter feito várias menções por as garotas terem o mesmo sonho. Porém, Serena não, ela não teve Ash para contar a ela que May era conhecida como Princesa de Hoenn, esse título chegou aos seus ouvidos, o que demonstra o maior reconhecimento da coordenadora. Não apenas, como durante o final da já mencionada batalha entre Ash e Leon, May foi vista com Glaceon, ao lado de Serena, Elísia, Max e Sylveon; torcendo pelo amigo. Dois pontos interessantes é que, talvez ela tenha sido chamada para se juntar à equipe de Idols da famosa; e que, na cena, usava a roupa de coordenadora, o que indicava que estava prestes a entrar ou havia acabado de sair de um Concurso, seguindo firme em seu sonho.


10° Lugar: Cilan

Cilan participou de alguns flashbacks em "Embate de Titãs", quando Ash reencontrou Iris; e teve uma carta sua lida no programa de rádio da Equipe Rocket, no episódio "O Rádio Embalou as Estrelas Travessas!", sob o pseudônimo de "Especialista de Rádio". Somente em "As Finais IV: Parceiro!" foi visto junto a Alexa e Brock, além de seu fiel parceiro Pansage, a assistir o desfecho da batalha de Ash contra Leon. Isso, no mínimo, indicava que ainda estava viajando pelas regiões, possivelmente tendo chegado a Sinnoh, onde teria reencontrado Brock. Provavelmente, a demora da aparição de Cilan para o Torneio de Mestres foi a mais gritante, uma vez que seus dois companheiros de viagem participaram da grandiosa competição.

A confirmação de que Cilan continuava em suas viagens veio no arco final de Jornadas, quando chegou a Stow-on-Side, em Galar, e reviu Ash, a tempo de tentar ajudar Brock a superar sua atual rejeição, o que deu errado e só o envolveu em problemas com um Hatterene. De qualquer forma, quando tudo se resolveu, Cilan optou por não ficar com o grupo e voltou para Unova, pois participaria de mais um dos eventos criados por Ingo e Emmet. No quesito personalidade, o personagem estava impecável: fez um pouco das suas análises, bancou o detetive, continuou a exaltar Ingo e Emmet, fez seus comentários clássicos envolvendo termos da gastronomia, citou as Lancheiras Darumaka (agora na versão de Galar) e desejou o seu habitual "Best Whises" ao Ash, antes de partir. 

Por sinal, finalmente Ash soube que Brock e Cilan se conheciam, mas isso não foi explorado, visto que ambos quase não interagiram. Por outro lado, o garoto de Unova conheceu Misty, com quem teve trocas bem divertidas. Isso inclui a falta de paciência da Líder de Ginásio para as análises do Especialista Pokémon, a divergência de opinião sobre quem era a mais bonita das irmãs do Ginásio de Cerulean e a questão de como Misty reagiria ao Dewpider, por ter a tipagem que mais teme e a que mais ama: Inseto e Água, respectivamente. O mais legal foi que Cilan havia sido mencionado anteriormente no arco final de Jornadas, assim que Ash reviu Misty e mostrou que preferia usar a isca do seu amigo de Unova a dela, depois a usando novamente para salvar um Wailmer entalado.

Contudo, de resto, Cilan não mostrou desenvolvimento pessoal algum. Segue sendo um espetacular Especialista Pokémon, mas não demonstrou nenhum conhecimento novo, não mostrou e nem fez no episódio alguma captura nova. Pior, só Pansage apareceu, dos seus Pokémon, e, mesmo assim, se durou três minutos na tela foi muito. Usou um ataque e acabou a sua participação, literalmente. Que pelo menos ele tivesse utilizado algum ataque novo, mas também não. O sonho de Cilan teve mais peso em sua participação do que aconteceu com Dawn, mas, por ter tido tantos outros defeitos, especialmente as ausências dos seus Pokémon, acredito que tenha sido a pior participação entre os nossos amados personagens que ganharam um episódio para seu retorno.


9° Lugar: Dawn

Recordista em retornos dentro de Jornadas, Dawn fez participações em vários episódios: "Pesadelos ao Anoitecer!" e "A Luz de uma Noite de Verão!", quando conheceu Cloe em sua viagem de férias e fez amizade, antes de encontrar e ajudar um Cresselia ferido e se juntar a Ash e Goh para impedirem a Equipe Rocket de capturar Darkrai e o lendário encontrado por elas; "Os Portais de Distorção!" e "A Batalha nos Portais de Distorção!", em que teve seu Piplup roubado e, com ajuda de Ash, Cloe e Goh; foi atrás dele, indo parar em uma dimensão paralela e descobrindo que a Equipe Rocket desse mundo havia prendido Dialga e Palkia com a Corrente Vermelha em um conflito que distorcia o tempo e o espaço, rezando para Arceus, que resolveu o problema. 

Dawn também ganhou foco nas quatro partes de "As Crônicas de Arceus!", nas quais se reuniu com Ash e Goh no Festival de Sinnoh, em Canalave, onde conheceram o passado da região, antes de perceberem uma anomalia no Monte Coronete e intervirem no plano da Equipe Galáctica de trazer Cyrus de volta, o que gerou um conflito com o Heatran – que havia engolido a Placa da Chama de Arceus – mas o Trio do Lago e o próprio Mítico os ajudaram a derrotar os vilões. Tanto em "Reunindo-se pela Primeira Vez!" quanto em "Amigos, Rivais, Emprestem-me o Seu Espírito!", a coordenadora apareceu em flashbacks que envolviam a sua participação na Copa Wallace e sua jornada com Ash, respectivamente. Por fim, Dawn viajou com Cloe para assistir pessoalmente a batalha de Ash vs Leon, do Estádio Wyndon, durante os quatro episódios do confronto.

Contudo, mesmo com toda essa participação, a personagem simplesmente parece que não saiu do lugar. Primeiro que, dos especiais que tiveram a sua presença, acredito que todos tinham boas premissas, mas, com exceção do primeiro (mini-arco de Drakrai e Cresselia) – que trouxe mais da relação dos dois Pokémon – os outros dois (de Dialga e Palkia e o de Arceus) tiveram finais péssimos e muito simples em comparação ao grande conflito que se mostrava nos episódios. Independente disso, sua participação em todos eles foi boa, mas a divisão que foi feita também não favoreceu. Enquanto no seu primeiro retorno foi mais desenvolvida a sua relação com a Cloe e no segundo tentaram criar uma maior proximidade entre ela e Goh, somente no especial de Arceus pudemos ver mais da coordenadora com o Ash e o clássico "High Five" deles. Para os fãs da amizade entre os ex-companheiros de viagem, esse não foi um ponto positivo, apesar de achar compreensível; diferente de terem evitado qualquer interação entre Buneary e Pikachu, negando até mesmo uma torcida durante a sua batalha mais importante.

Mas, não para por aí. Alguns reclamaram, mas até entendo a Dawn não ter ido para nenhuma região que ainda não sabíamos antes de Jornadas. Ela pode ter passado um bom tempo se aventurando em Johto, seu último destino. O problema é que ela não mostrou nenhuma nova fita; já passou por três regiões desde que terminou sua jornada com Ash e Brock, mas não capturou nenhum novo Pokémon ou sequer evoluiu um dos antigos que, até onde sabemos, não tem problema em evoluir (Buneary e Quilava); ninguém do seu time aprendeu qualquer novo movimento; nem mesmo tinha uma boa história para contar das suas aventuras pelas outras regiões ou trouxe alguma atualização dos seus rivais. A Dawn não participou de nenhum concurso diante das telas e, na realidade, nem parecia tão focada em seu próprio sonho. Que fique claro, não acho que ela deixou de querer ser uma coordenadora, mas não parecia aquela Dawn empenhada de antes no seu objetivo. Para ser justo, houve uma atualização, que foi a nova roupa para Concursos; muito bonita, por sinal, mas nada além disso.

Obviamente, nada disso é culpa da personagem, mas sim do roteiro. Ao que tudo indica, foi devido ao lançamento de Pokémon Brilliant Diamond & Shining Pearl que a Dawn fez tantos retornos, mas os roteiristas quiseram dar muito foco a ela sem qualquer desenvolvimento pessoal. E não estou afirmando que, em termos de presença, seus retornos foram ruins; ver como ela continua a ser a mesma garota radiante, a referência da roupa de líder de torcida de Piplup para torcer por Ash, etc, foi muito bom. No entanto, a personagem parece não ter tido qualquer crescimento e, para mim, a única coisa que faz com que sua participação seja relevante na série, no quesito progresso da história, é a sua amizade com a Cloe, que certamente ficará marcada em Jornadas, e seu status de personagem recorrente.


8° Lugar: Tracey

No episódio "Conselho para o Goh", sem motivo, para variar depois de o mesmo ter acontecido em Sol & Lua, Tracey não estava no Laboratório do Professor Carvalho quando Ash e Goh foram lá, apenas foi dito que o Observador Pokémon ajudou a procurar Infernape, que estava desaparecido. Contudo, durante as três batalhas do Ash no Torneio de Mestres (vs Steven, Cynthia e Leon), Tracey esteve torcendo ao lado do Professor Carvalho e da Delia. 

Foi somente no último episódio do anime que Ash e Tracey se reencontraram. Enquanto estava prestes a sair do Laboratório do Professor Carvalho para levar um recado, sem especificar seu destino, o Observador Pokémon pediu para que o amigo cuidasse do lugar na sua ausência. Por sinal, Marill e Pikachu ficaram muito animados com o reencontro. Dias depois, quanto retornou da sua missão, além de aparecer com seus outros dois Pokémon fora da Poké Bola, foi revelado que seu Venonat evoluiu para Venomoth. Com esses dois detalhes, sem nem ter um único episódio voltado para si, Tracey conseguiu ter mais desenvolvido do que Cilan e Dawn. Foi ainda mais especial por ter sido a primeira vez que um Pokémon do garoto evoluiu. Também se percebe que mantiveram os traços característicos do seu Scyther. Tracey ainda ganha créditos por, mesmo nas suas participações silenciosas, aparecer interagindo com os Pokémon do Ash, o que faz parte do seu trabalho como assistente do professor.


7° Lugar: Turma de Alola

A turma de Alola apareceu pela primeira vez no episódio "A Minha Antiga Turma!", quando Ash foi com Goh até a Ilha de Melemele e reencontrou todos os seus amigos, Pokémon e família (com exceção de Lílian e Naganadel). Foi realmente um episódio muito emocionante, embora o maior foco no Goh para ele tenha gerado o desconforto de alguns fãs. Depois, apenas Cris fez uma aparição em "Uma Luz que nos Guia!", ao reencontrar a dupla de Jornadas no Centro Espacial de Mossdeep, no qual recebeu a ajuda dos dois garotos para realizar a sua missão de pousar uma sonda espacial. Em "Ajudando o Herói da Cidade Natal!", comemoraram o retorno de Lílian e sua família e fizeram uma Batalha Real, mostrando torcida para Ash como representante da região no Torneio de Mestres. Por fim, neste torneio, apareceram torcendo da Escola Pokémon nos dois últimos episódios, quando Pikachu usou o Movimento Z e no já tão mencionado desfecho da batalha contra Leon.

Embora adore eles e ache o episódio do retorno da Lílian, com todos juntos novamente, um dos melhores de Jornadas; acredito que a turma de Alola teve uma das participações mais sutis em termos de desenvolvimento dos personagens. Sabe-se que eles são os heróis que saíram a menos tempo do anime, mas, mesmo assim, em seus primeiros e rápidos retornos para a animação, Misty, May e Dawn já haviam progredido consideravelmente, sobretudo as duas primeiras. Por exemplo, no final de Sol & Lua, Kiawe decidiu que seria treinado por Olívia para ser o novo Kahuna da Ilha de Akala. Até foi mostrado que continua batalhando, mas em nenhum momento, nem quando ele foi treinar para a Batalha Real, seu objetivo foi mencionado de novo. Nem precisava mostrar, era só ele citar que os treinos com Olívia estavam intensos, ou algo do tipo. Em compensação, o garoto revelou que tem treinado junto ao Gladio, inclusive venceu o rival durante a Batalha Real, em paralelo a sua derrota por ele na Liga Alola.

Com Vitória foi parecido. Uma reconhecida especialista em pesca e, talvez, posso chamá-la de interessada em pesquisas aquáticas, como seu interesse por Manaphy deu a entender, não houve qualquer menção ao sonho da garota, ainda que ele seja mais vago; do progresso da sua pesquisa ou qualquer outra coisa. Somente a vimos pescar, quando conheceu o Goh, em uma divertida referência ao momento em que conheceu Ash em Sol & Lua. Vitória também teve uma importante participação ao afirmar a Cloe que não evoluir também era uma opção para a Eevee dela, assim como o seu. Lulú teve o mesmo tratamento: foi a responsável pelas comidas das festas organizadas em Alola, até teve o seu sonho de querer expandir o cardápio da cafeteria e conseguir agradar todos os Pokémon e humanos mencionado, mas nenhum avanço aparente. A propósito, o interesse da Vitória por batalhas parece ter sido esquecido, igualmente à vontade da Lulú pós-Liga Alola de se aperfeiçoar também nessa área.

Acredito que a grande exceção foi o Cris, que não somente mencionou a sua viagem a Mossdeep na sua primeira reaparição, como disse que voltaria lá e realmente o vimos na Estação Espacial. Acho que só faltou o Ampharos do episódio ser revelado como um Pokémon dele. Ainda assim, na época, era teorizado que cada um dos ex-companheiros de Alola teriam um episódio exclusivo, algo que não aconteceu, somente para Cris e Lílian, as duas exceções a minha crítica. Acho que poderiam, pelo menos, mostrar que um ou outro fez novas capturas. Também amei as interações entre Ash, Professor Nogueira, Professora Bruna, Lei e Rotom Dex, mas, como sua família de Alola não conta como protagonistas, e o Rotom como humano, não furarei a regra.


6° Lugar: Misty

A primeira aparição de Misty foi como uma silhueta, ao lado de todos os demais Líderes de Ginásio de Kanto, em "Destino: coroação!", quando o narrador explicava o sistema de ginásios. Após isso, somente no episódio "As Finais IV: Parceiro!" fez sua reaparição física, assistindo ao desfecho da batalha de Ash contra Leon da piscina do Ginásio de Cerulean, acompanhada de Psyduck e Gyarados. Pouco depois, assim que Ash e Goh seguiram caminhos diferentes, o segundo herói passou pelo ginásio da Pokégirl, que logo se encantou pelo seu Inteleon, de acordo com a imagem que nos foi mostrada. Não se sabe se os dois conversaram o suficiente para saberem ser amigos em comum do novo Campeão Mundial, mas provavelmente não, visto que Misty não mencionou nada posteriormente.

Porém, para quem achou que nossa primeira tomboy do anime não teria grande destaque em Jornadas, ela voltou a ser nada mais nada menos que companheira de viagem de Ash e Brock, no último arco da série. Logo no segundo episódio, quando o herói ainda estava a sós com seus Pokémon, Misty o encontrou e o impediu de tentar pegar um Clauncher que estava de olho há dias, querendo também capturá-lo. Isso tornou o episódio uma maravilhosa referência a quando os amigos se enfrentaram para ver quem ficaria com Totodile, na época em que se aventuraram por Johto. Prova é que o Pokémon disputado no passado também estava presente, assim como Misty usou a mesma criaturinha que levou à sua derrota, Politoed, que na época era um Poliwag que evoluiu para Poliwhirl durante a batalha. A diferença é que, dessa vez, a garota se saiu vitoriosa, em um confronto entre Pokémon de Água, o que foi muito justo e plausível, uma vez que é sua especialidade. Com isso, teve seu time atualizado com um Clauncher. Após, sem querer admitir que simplesmente queria voltar a viajar com Ash, usou a desculpa de deixar Corphish e sua nova captura treinarem juntos por mais tempo, voltando ao time.

Sobre esse episódio, no qual teve maior foco, um dos pontos mais incríveis foram as referências a como Misty e Ash se conheceram, agora com ela fisgando seu braço no reencontro; e quando passaram a viajar juntos, com a garota seguindo o protagonista não tão escondida quanto gostaria e sem querer admitir, por orgulho, que queria continuar ao seu lado. Ainda nesse ponto, as briguinhas e competições entre os dois estava impecável, como costumavam ser na época que viajavam juntos, algo que se perdeu um pouco nos seus retornos anteriores. Seu motivo para voltar ao anime também foi ótimo, revelando que a conquista de Ash a motivou a partir em um nova jornada e deixar o ginásio com suas irmãs, aperfeiçoando-se. E está dando resultado, a julgar pela sua vitória sobre o protagonista, marcante por ser a primeira vez que ele foi derrotado por um companheiro de viagem desde que Iris realizou o feito em Preto & Branco. Desse modo, Misty voltou fiel à sua personalidade, inclusive trazendo de volta discussões sobre se seria ela ou uma das irmãs a mais bonita, e progredindo em seu sonho.

Depois desse episódio, Misty não voltou a ter uma participação tão relevante, ainda que estivesse sempre ao lado de Ash e Brock, após reencontrarem também esse segundo. Nesta situação, a Líder de Ginásio conheceu Galar e Cilan, que viajava pela região. Provavelmente, na realidade, Misty deve ter passado por outras regiões que não havia conhecido antes, durante essa última jornada, como Sinnoh e Kalos. Inclusive, isso se torna um pouco chato, por outro ângulo, já que, ainda que tenha capturado um Clauncher (o que já foi muito, comparado a Brock e Cilan que giraram o mundo sem adição alguma ao time), não demonstrou vontade de pegar mais nenhuma criatura, algo mais incômodo principalmente no episódio em que reencontraram Lapras, já que estava cercada de Pokémon aquáticos, o que incluía seus tão amados Tentacool e Tentacruel. Por outro lado, Misty não tardava em mostrar conhecimento dos Pokémon do tipo Água e, sempre que preciso, puxava logo sua vara de pescar, destacando seu amor pela água e mostrando uma nova isca, obviamente com o design dela, embora não gostou de saber que Ash preferia usar a do Cilan.

No tocante aos seus Pokémon, Azurill teve bastante participação visual, mas nenhum grande feito. Por outro lado, como não poderia ser diferente, Psyduck teve bastante presença e protagonizou cenas hilárias, inclusive se mostrando brevemente mais forte. Outro que brilhou foi Politoed, que, além da vitória sobre Corphish, revelou ter aprendido os movimentos Explosão Focalizada, Jato d'Água e Ricochetear. Já Clauncher, depois da captura, fez só uma apariçãozinha rápida no episódio do Squirtle, mas demonstrou ser incrivelmente forte e, ao lado de Corphish, foi a primeira e única retratação declarada de dois Pokémon do mesmo gênero apaixonados, nesse caso, dois machos. 

Posteriormente, os icônicos Staryu e Starmie também apareceram, mas muito rápido. Quem teve mais tempo de tela foi o poderoso Gyarados, embora não tivemos a sorte de vê-lo megaevoluir. Dessa forma, mesmo com tantos episódios nos quais participou, Misty não mostrou Corsola, Goldeen, Horsea e Luvidisc. E isso poderia acontecer porque também estava trocando suas criaturinhas, assim como Ash. Em alguns episódios, a garota simplesmente não usou qualquer Pokémon. Pelo menos Goldeen deveria ter voltado e Horsea poderia ter evoluído.

Outro ponto negativo, ao meu ver, mas que não chega a atrapalhar a trama, foi que voltou – de novo – a usar a primeira roupa, uma apelação muito frequente do roteiro com Brock e Misty. A mudança de roupas dá a ideia de evolução, e isso que fazem com eles atrapalha bastante visualmente essa progressão. Nesse quesito roupa, Misty ainda voltou a aparecer com o traje de banho e de cabelo solto. A novidade foi no episódio do Beartic, quando usou uma jaqueta de frio igual à da sua contraparte nos jogos Pokémon HeartGold & SoulSilver, uma bela referência. Ainda se pode tratar sobre a inconsistência do seu medo de Pokémon Inseto, característica bastante explorada, mas, por vezes, esqueciam esse detalhe, como quando esteve perto do Leavanny do Ash; ou o usavam em casos estranhos, a exemplo de temer um Venonat, sendo que convivia com o do Tracey sem nunca ter mostrado qualquer problema em relação a ele. 

Ainda que tenha tido uma possível referência à despedida após as aventuras em Johto, achei que o novo adeus, quando Misty seguiu para Cerulean, foi meio seco, principalmente por parte do Ash. Uma surpresa estranhamente engraçada foi Brock ter dado uma cantada em suas irmãs por meio dela, além de Psyduck ter partido choroso. Portanto, o retorno da Misty foi bom, ela mostrou estar progredindo em se especializar como uma Líder de Ginásio do tipo Água sensacional, teve captura nova, atualizou os golpes de Politoed, mas, pelo tempo que teve de desenvolvimento (9 episódios de participação ativa), ainda pareceu ter tido um progresso lento, em comparação a outros personagens que em menos episódios teve um desenvolvimento enorme, além de esse seu retorno não ter surtido impacto na jornada do protagonista. Por sinal, alguém tem dúvidas de que ela e Croagunk formaram uma das melhores duplas possíveis? Só faltou o Max para uma intervenção tripla.


5° Lugar: Clément e Bonnie

Entrando no Top 5, Clément e Bonnie fizeram seu primeiro retorno nos episódios sequenciais "O Futuro É Agora, Graças à Estratégia!" e "Tomando Dois para a Equipe!", quando Ash seguiu até Kalos para enfrentar a Elite 4 Drasna. No primeiro, enquanto a caçula foi a responsável por levar Goh até o ginásio do seu irmão; o mais velho ajudou o amigo de Pallet a se preparar para a batalha contra a Elite 4, inclusive usando uma de suas invenções para aperfeiçoar o golpe que Sirfetch'd tentava realizar, a Ofensiva Meteórica. Já no segundo episódio, a dupla assistiu Ash enfrentar Drasna e viu o sucesso do amigo contra uma oponente tão forte. Após isso, Bonnie foi vista em um flashback da Serena, em "Reunindo-se pela Primeira Vez"; e os dois irmãos foram mostrados assistindo ao desempenho de Dracovish e Sirfetch'd na batalha contra Leon, do Ginásio de Lumiose, além de verem o desfecho contra Charizard, no qual todos os demais amigos do Ash também apareceram.

Apesar de a participação da turma de Alola ter sido mais emotiva e a da Misty mais frequente, acho que Clément e Bonnie merecem estar à frente pelo desenvolvimento pessoal e pelo papel na própria trajetória do Ash na série Jornadas. Certo que a caçula não teve um grande progresso pessoal, mas é por ela ainda não ter idade para ser tão desenvolvida. O fato de possuir um Dedenne já a faz até ser adiantada demais. Acho que faltou alguma menção ao Geleca, mas talvez isso trouxesse o Greninja para a conversa antes mesmo do que o roteiro estava planejando. Ainda assim, foi muito legal ver como ela gostou dos novos Pokémon do Ash, especialmente do Dracovish. 

Já por parte de Clément, ele evoluiu seu Bunnelby para Diggersby, que aprendeu o Braço de Martelo; continua a desenvolver as invenções que tanto ama, como parte do seu sonho de ajudar as pessoas com as suas criações; foi visto se aperfeiçoando como Líder de Ginásio; e até foi revelado que também enfrentou a Drasna, mesmo que tenha perdido. Ou seja, ainda que a sua batalha contra o protagonista tenha sido bem fraquinha, continua a avançar em seus objetivos. Sem contar que foi graças a ele que vimos Sirfetch'd brilhar tanto no Torneio de Mestres com a poderosíssima Ofensiva Meteórica, além de ter sido em sua batalha que Dracovish aprendeu a Investida do Dragão, igualmente importante para a vitória do protagonista na competição, ainda que não tenha sido algo ensinado intencionalmente. Portanto, foi uma participação legal, que mostrou amadurecimento e que teve influência no decorrer da série.


4° Lugar: Lílian

Fechando uma das maiores pontas soltas da série Sol & Lua, Lílian voltou primeiramente em um Flashback, no episódio "A Minha Antiga Turma!", que a mostrou escrevendo a carta lida por Vitória sobre o progresso da sua viagem em busca do pai. Pouco mais de 70 episódios depois, em "A Coroa do Regresso à Casa!", a garota, acompanhada de Gladio e Samina, chegou ao destino final, na Tundra da Coroa. Lílian até encontrou seu pai, mas ele estava com amnésia e acreditava que um Nihilego Shiny, apelidado com o mesmo nome da garota, era a sua filha. Porém, com a ajuda do irmão, de Ash, Cloe e Goh, Lílian conseguiu fazer Mauro rever a sua imagem e recuperar as memórias, ainda agradecendo a Nihilego por ter cuidado do pai por tantos anos e o convidando para se juntar à família. Com a aceitação da Ultracriatura, ela foi capturada por Gladio. No episódio seguinte, "Ajudando o Herói da Cidade Natal!", todos eles voltaram para Alola, onde Lílian reencontrou os seus amigos e ganhou uma festa. Por isso, durante o uso do Movimento Z de Pikachu contra Charizard e o desfecho da sua batalha no Torneio de Mestres, ela pôde estar com o resto da turma de Alola, torcendo da Escola Pokémon.

Como começar? O episódio na Tundra da Coroa foi sensacional! Facilmente, um dos melhores de Jornadas, tanto em termos de história como de emoção. Fechou essa lacuna que ficou pendente desde a série anterior de um jeito muito bacana e, diferente de todos os demais retornos, o episódio foi focado na própria Lílian. Não era um episódio do Ash, Cloe ou Goh com muita participação da personagem, era um episódio da Pokégirl de Alola. A única outra ex-companheira de viagem que teve isso foi a Iris, não por ser amiga do protagonista, mas sim por estar no Torneio de Mestres, o qual teve todos os participantes destacados em suas respectivas batalhas, exceto Diantha e Leon nas semifinais. Brock e Misty, no arco final, não contam por terem voltado a ser companheiros de viagem do protagonista.

Então, eu acredito que o que fizeram com a Lílian foi muito especial e único, em relação a todos os demais. Desde sempre a garota teve um tratamento muito delicado com a sua história, por isso mereceu bastante o que aconteceu com ela mesmo em uma série que teoricamente não era mais a sua. Porém, o grande ponto negativo é que Lílian não passou por nenhum crescimento em relação ao seu sonho. Sabe-se que a Pokégirl é bastante estudiosa e ama ler e aprender mais sobre os Pokémon, tendo bastante potencial para se tornar uma pesquisadora, substituta da sua mãe na Fundação Aether ou até uma Professora Pokémon, mas estava muito focada em recuperar o seu pai. Depois que isso aconteceu, não foi mostrada qualquer ambição nova para ela, deixando a personagem "sem rumo". Sem mencionar que não fez qualquer captura, mesmo viajando para tão longe; Nevinha e Magearna não aprenderam nenhum golpe novo; e nem deu sinal da Pedra de Gelo que guardou desde Sol & Lua para usar em sua Vulpix (até então, esse parece ser um detalhe esquecido).


3° Lugar: Brock

Assim como Misty, Brock apareceu primeiramente como uma silhueta em "Destino: coroação!", quando o narrador explicou o sistema de ginásios. Em "Pesadelos ao Anoitecer!" foi mencionado por Dawn, assim como também foi pelo Ash em "A Luz de uma Noite de Verão!", quando também pôde ser visto em um flashback que recapitulava os seus dons medicinais. Apareceu fisicamente, mas de costas, em "O Rádio Embalou as Estrelas Travessas!", acampando na floresta enquanto ouvia Jessie ler a sua carta, apaixonado pela voz que não reconhecia ser da sua antiga inimizade; e voltou a aparecer em flashbacks em "Amigos, Rivais, Emprestem-me o Seu Espírito!", ao serem rememoradas lembranças da jornada de Ash por Sinnoh. No último episódio da batalha do protagonista contra Leon, Brock foi mostrado assistindo ao confronto ao lado de Alexa, Cilan, Blissey, Croagunk e Pansage; em um aparente Centro Pokémon. Até esse ponto, o personagem teve participações mais sutis, sem um episódio realmente focado nele.

Porém, quando resolveram fazer o especial de Arceus, quiseram trazer o trio da série Diamante & Pérola de volta. Então, Brock acabou por ter uma relevante participação na trama a partir da segunda parte de "As Crônicas de Arceus". Ash e Dawn reencontraram o amigo na Cidade de Oreburgh, onde atualmente trabalhava no Centro Pokémon local com ajuda de Blissey e Croagunk. O Doutor Pokémon também pôde conhecer Goh e se juntar aos heróis para impedir os planos da Equipe Galáctica de trazer Cyrus de volta, recebendo ajuda do Trio do Lago e de Arceus para parar o Heatran com a Placa da Chama absorvida. Depois disso, voltou à sua rotina.

Apesar de, como já havia escrito, o rumo que "As Crônicas de Arceus" tomou ser um pouco decepcionante, certamente um dos pontos altos do especial é a participação de Brock. Primeiro que, pela primeira vez, o vemos trabalhando em um local fixo e com o uniforme completo, o que é incrível para o desenvolvimento do personagem. Soma-se a isso a Chansey, que chegou ao estágio de Blissey, como uma analogia ao avanço do próprio treinador, e aprendeu os ataques Clarão Deslumbrante e Mega Soco, os quais relembram sua versatilidade tanto como Pokémon de cura quanto como brutal em batalhas. Acho que o crescimento do Brock só não foi mais impactante por termos o acompanhado aos pouquinhos: em Preto & Branco descobrimos que ele estava estagiando, enquanto em Sol & Lua o vimos já mais atuante na área. De qualquer forma, é incrível ver esse personagem tão querido realmente avançado no seu sonho, chega deu um quentinho no coração.

Contudo, na série principal, Brock voltou a viajar com Ash no último arco de Jornadas, a partir de terceiro episódio. Quando o protagonista e Misty chegaram a Stow-on-Side, descobriram que o amigo estava trabalhando em uma lanchonete da cidade, após se apaixonar pela dona do local e se iludir ao acreditar que ela tinha intenções românticas com ele. Depois de se decepcionar e um Hatterene se aproveitar dos seus sentimentos negativos, Brock se salvou com ajuda de Ash, Cilan e Misty. Após isso, decidiu voltar a viajar com os amigos para aperfeiçoar sua mente, visando deixar de ser apaixonar por qualquer mulher que achar bonita. 

Ao longo dos episódios, pudemos rever Forretress, Ludicolo e Marshtomp. Enquanto o primeiro e o terceiro tiveram participações bem simples, a do segundo foi mais engraçada e revelou ter aprendido a Dança da Confusão, que tudo tem a ver com ele. Além disso, Steelix também mostrou ter aprendido o golpe Derrubada. Já Croagunk brilhou mais ainda, ao lado de Misty, impedindo qualquer investida que seu treinador desse em direção a uma garota. Também houve uma possível referência, quando o Doutor Pokémon vestiu uma jaqueta de frio que se assemelhava à da sua contraparte nos jogos "Pokémon Let's Go, Pikachu! & Let's Go, Eevee!".

Acho que as únicas decepções que tive com a sua participação, antes do arco final de Jornadas, foram que, na ligação com Uxie, pareceu ser meio ofuscado, por o roteiro jogar mais o Trio do Lago em relação a Ash, Dawn e Goh; e por ter tirado a camisa no especial sem que usasse a Megaevolução em seguida. Decepcionante, Brock (leiam isso como uma brincadeira). Por outro lado, parece que o nosso doutor tirou a carteira de motorista. Já no arco de despedida de Ash, em termos de desenvolvimento, a participação do personagem foi horrível, sendo completamente voltada para a comédia. Além de que, por pura nostalgia, voltou a usar a sua primeira roupa, detalhe que particularmente não me agrada. Somente no episódio do Banette teve mais destaque, mas porque envolvia diretamente sua paixão por Joys para resolver o caso. No final, Brock retornou para Pewter e o seu motivo da viagem nem foi trabalhado, muito menos solucionado, como a cantada que mandou para as irmãs de Misty deixou bem claro. O arco ainda teve tempo o suficiente para mostrar Comfey, Crobat, Geodude e Sudowood, já que tinha uma dinâmica de trocas, mas não o fez. Sua colocação só permanece alta porque, ainda com todos esses problemas do arco final, mostrou grande progresso anterior.


2° Lugar: Serena

Serena voltou ao anime no episódio "Reunindo-se pela Primeira Vez!", quando Cloe se mostrou interessada em conhecer um Sylveon de uma treinadora que estava roubando os holofotes em Lilycove. As duas Pokégirls se conheceram e puderam conversar um pouco sobre suas frustrações, uma vez que a Performer disse que também demorou para escolher o seu sonho. Ainda assim, Serena incentivou Cloe a não ficar parada e entrar no Concurso Pokémon ao qual já havia sido convidada por Elísia, a famosa sobrinha de Wallace. Enquanto sua recente colega participou da Classe Normal, a Pokégirl de Kalos esteve na Classe Mestre, empatando com Elísia. Acontece que Serena revela para Cloe que, depois disso, a sobrinha do ex-campeão a convidou para formar uma equipe de Idols. Ainda hesitante quanto a aceitar ou não, a Performer motivou Cloe a seguir em frente, e, quando o barco da jovem treinadora ia partir de volta para Kanto, Ash e Goh se juntaram a ela para deixarem Hoenn. Nesse breve momento, Serena trocou palavras de apoio com Ash e prometeram torcer um pelo sonho do outro. Posteriormente, no episódio final da batalha de Ash contra Leon, Serena é vista assistindo e torcendo pelo herói ao lado de Elísia, May, Max, Glaceon e Sylveon.

A participação da Serena, mesmo que em dois únicos episódios, menor do que a de todos os demais do Top 5, conseguiu ser incrível pela quantidade de avanço entregue pela personagem e pelo enredo que soube mesclar as duas vertentes do que se esperava para o seu retorno. Primeiro, vamos falar de visual? Acredito que muitos, assim como eu, adoram quando o personagem tem suas vestes atualizadas, pois isso passa a ideia de amadurecimento numa nova fase. Com Misty e Brock, como já mencionado, fizeram eles voltarem a usar as primeiras roupas, em Sol & Lua Jornadas, como referência. Contudo, achei horrível para a continuidade, pois bagunçou tudo. Prova é que, também em Jornadas, Brock já estava usando a roupa de Sinnoh de novo. Sobre ele, não mudou de roupa na atual série, só foi visto com a roupa de trabalho; assim como Iris só usava a roupa de campeã em batalha. Talvez a May fosse a única outra a mudar, se não aparecesse com a roupa dos Concursos, provavelmente vestida como a sua contraparte nos jogos Pokémon Omega Ruby & Alpha Sapphire. E fez sentido a Pokégirl de Kalos mudar o visual, visto que ela ama moda e foi o único personagem principal em todo o anime a mudar o corte de cabelo de forma duradoura e trocar de roupa durante a própria série, ainda na época de Kalos. Atualizar-se é uma marca dela. Agora, passou por uma renovada fantástica com base em roupas dos jogos Pokémon X & Y

O avanço da Serena se resume ao físico? De forma alguma! A Performer não mostrou possuir nenhum Pokémon de Hoenn ainda, algo que acho que já deveria ter acontecido, mas sua fiel Braixen se tornou uma poderosa Delphox. Porém, ainda não para por aí, pois Pancham e Sylveon aprenderam novos movimentos, sendo, respectivamente, o Soco de Gelo e o Ataque Rápido. Assim, toda a equipe dela passou por uma atualização, além da própria. Em termos de sonho, Serena deixou bem claro que não desistiu de ser Performer, esse ainda é o seu objetivo final. Por enquanto, o fato de concorrer na Classe Mestre e empatar com a Elísia, uma profissional nos Concursos, demonstram o quanto já avançou na área. E nem é forçar, pois o que fazia como Performer em muito já parecia com o que tem desenvolvido atualmente. Portanto, a Serena está superempenhada no seu objetivo e demonstrou um crescimento fantástico. 

Por sinal, por trás da sua vontade de se tornar a Rainha de Kalos, Serena esclareceu que existia o desejo de fazer as pessoas felizes com as suas apresentações e ajudar outros treinadores, igualmente como foi ajudada por seus antigos companheiros de viagem. Nesse episódio, ficou nítido que a personagem já faz as duas coisas, seja pelo apoio a Cloe, seja pela recepção do público do Concurso e da fama que já alcançou em Lilycove, a nível de ser descoberta em Kanto pela equipe do Laboratório Cerejeira. E, ainda que o episódio do seu retorno tenha seguido a vertente de ser em prol do seu desenvolvimento pessoal – que era a que preferia – também mesclou um pouco de quem queria ver sua volta devido ao Amourshipping. Mesmo sendo cenas mais rápidas; a Serena repetindo as palavras do Ash que no passado a motivaram, seus olhos brilhando enquanto falava com ele, os dois querendo se atualizar depressa dos seus avanços pessoais e declarando torcida um pelo outro, e a luz verde após a despedida (que muitos interpretaram como uma referência ao livro "O Grande Gatsby", de Francis Scott Fitzgerald, sendo a esperança e desejo da garota de se reunir com o seu amado) não deixam dúvida de que o puro e belo sentimento ainda existe

E a Serena ainda abriu margem para teorias e muita fanfic para os fãs mais criativos. Além de Performer e Coordenadora, a garota ficou pensativa sobre a proposta de se tornar Idol ao lado da Elísia. Mas, quando fez outra aparição assistindo à batalha decisiva do Ash, ao lado da May e perto da famosa que a convidou, a cena pode indicar que: elas simplesmente vão todas se enfrentar em um mesmo Concurso, por isso estavam juntas; ou Serena aceitou também ser uma Idol e May foi outra convidada para o grupo, visto que Elísia parece se interessar por coordenadoras talentosas e que conquistaram o público. Agora que Serena e May sabem da amizade em comum com Ash, talvez atuem juntas, e até seguraram as mãos para se confortarem ao acharem que Pikachu perderia. Podemos esperar uma dupla de ouro e cheia de talento saindo dali: a Princesa de Hoenn e a Rainha de Kalos.


1° Lugar: Iris

O episódio "Embate de Titãs" marca o retorno de Iris para Jornadas, no qual convidou Ash para uma batalha oficial do Campeonato da Coroação Mundial, em Opelucid. A garota, que cochilava em uma árvore, foi confundida por Goh com um Pokémon e acordada ao ser atingida por uma Poké Bola, o que a fez correr para o ginásio. Ao chegar ao local com um vestido diferente da sua roupa habitual, Drayden revelou que Iris seguiu sua viagem para derrotar treinadores de Pokémon Dragão e se tornou Campeã de Unova, mas ainda buscava ser mais forte para se tornar uma Mestra de Dragão. Assim, enfrentou seu amigo em uma batalha de Pokémon Dragão, lutando contra Dracovish e Dragonite, usando seu Dragonite e Haxorus. Em um confronto acirrado, a garota usou suas habilidades para acalmar a Dragonite do Ash e a ensinar a se divertir nas batalhas, o que desencadeou um novo movimento que resultou na sua derrota. Contente, a campeã prometeu subir na classificação novamente e voltar a batalhar contra Ash.

Posteriormente, no episódio "Aponte para os Oito!", foram revelados os 8 treinadores que participariam do Torneio de Mestres, o que incluía Iris em sétimo lugar. Assim, em "Cortina para Cima! Lute as Lutas!", a campeã de Unova foi até o Estádio Wyndon, em Galar, onde reencontrou Ash e Cynthia e conheceu os demais campeões e o Alain do Top 8. No decorrer do primeiro confronto, entre Alain e Leon, ela pediu para tirar uma selfie com as duas outras campeãs regionais. Na sua vez, teria que desafiar Cynthia. Com Excadrill, Dragonite e Haxorus, Iris se esforçou bastante, tendo conseguido derrubar Gastrodon e Milotic; mas, no desfecho da batalha, foi surpreendida quando Cynthia megaevoluiu Garchomp, que acabou a derrotando, ainda que tenha cansado bastante a oponente. A propósito, Excadrill revelou ter aprendido o Chifre Broca. Depois de perder, em particular com Ash e Goh, a campeã não conseguiu conter as lágrimas, mas logo se recuperou, desejou sorte ao amigo e se juntou a Goh na arquibancada para assistir ao confronto de Ash vs Steven, onde conheceu o irmão de Leon. Após a primeira vitória do amigo no torneio, deixou sua torcida por ele e partiu para Unova. No início da luta contra o Monarca, Iris foi mostrada assistindo de uma árvore, em Opelucid, assim como aconteceu no último episódio do desfecho da batalha.

Eu acho que o que Jornadas fez com a Iris foi positivamente surreal. Estamos tratando de uma das ex-companheiras de viagem, se não a, menos populares. Ou seja, poucos realmente se importariam se fizessem um retorno qualquer para ela. Foi transformada de uma garota inexperiente e sonhadora em uma campeã regional! Não apenas, na realidade, como em uma dos oito maiores treinadores do mundo! E eu mesmo achei um pouco forçado quando assisti ao seu retorno pela primeira vez, apesar de desde aquela época já achar merecido. Isso porque como o Ash passou por várias regiões antes de se tornar campeão e a Iris só precisou tentar uma vez? Simples, a treinadora treinou suficientemente bem com a equipe certa. Se a gente acha que o protagonista poderia ter vencido em Kalos, por exemplo, qual a diferença de a Iris vencer? Ela tinha os Pokémon a mais tempo que o Ash teve para treinar os seus de Kalos, pôde desenvolver bem estratégias com sua equipe e, possivelmente, derrotou quase todos os treinadores especializados em Pokémon Dragão de, pelo menos, Kanto a Kalos. Por isso, se você pensar bem, esse argumento de que foi forçado não funciona, nem acompanhamos o crescimento dela enquanto Ash estava por Kalos e Alola, dando tempo de desenvolver suficientemente bem um time que nem sequer trocou, como o protagonista faz todo final de série, o que só dá mais créditos a ela em quesito de força.

Contudo, mesmo em primeiro lugar na minha postagem, ainda existem situações que mudaria em seu retorno; a exemplo de não terem mostrado o seu time completo. Não fazemos a mínima ideia de qual a situação de seu Gible. Em um flashback, ele foi mostrado, mas não se sabe se foi para relembrar a sua captura, se é porque até então não evoluiu, é um completo e desnecessário mistério. Outra coisa é o Goodra que também apareceu nessa mesma cena, que até então ninguém sabe se é o sexto Pokémon dela ou se foi um derrotado pela atual campeã em sua viagem antes de conquistar o título. Novamente, um mistério desnecessário. Mais uma questão é que Iris voltou como campeã, mas só a vimos perder. Certo que podemos considerar que Ash só venceu ela por conta do apoio que a própria deu para Dragonite, mas, de qualquer forma, não vimos a campeã defender seu título diante de ninguém, infelizmente. Um último é que o seu tão poderoso Dragonite, a meu ver, estava bastante fraco em ambas as batalhas das quais participou em Jornadas, se comparado ao que era na série Preto & Branco.

Independente disso, existem muito mais pontos positivos. Os roteiristas não precisavam fazer da Iris uma campeã agora, mesmo com ela se tornando nos jogos. Afinal, o roteiro dava a entender que ela em algum momento seria Líder de Ginásio de Opelucid, assim como nos jogos Pokémon Black & White. Nesse reencontro em Jornadas, Ash poderia testemunhar sua amiga com esse título. No entanto, eles quiseram propositalmente fazer dela já uma campeã, igual como em Pokémon Black 2 & White 2, e levar mais uma campeã – intencionalmente no feminino e ainda negra – para o Torneio de Mestres. Prova disso é a foto que quis tirar ao lado das outras duas campeãs regionais do Mundo Pokémon, agora que conseguia carregar o mesmo título que elas. Poderia facilmente ser o Alder ali, mas o roteiro não quis. E, de novo, por uma personagem que muitos fãs nem mesmo dão a mínima. Por isso, achei que foi de extrema coragem e, acima de tudo, um comprometimento enorme com a evolução da Iris. Talvez até uma forma de reparar os erros que cometeram com ela no passado, tentando fazer com que os novos fãs a vejam como a grande treinadora que é.

A verdade é que vê-la usando a roupa de campeã; batalhar ao lado do Haxorus que acompanhamos durante toda a sua viagem com Ash como um pequeno e determinado Axew, agora com fortes movimentos como Corte Psíquico, Impacto Vasto e Pulso o Dragão, junto ao Ultraje que já possuía; enfrentar Cynthia mais uma vez, mas agora praticamente de igual para igual; conquistar completamente o respeito de Drayden; ter muitos dos colegas de Unova torcendo por ela no Torneio de Mestres, incluindo o próprio Alder; e estar ainda mais perto de ser a Mestra de Dragão que tanto sonha é muito lindo. Foi realmente um caminho legal que seguiram com a personagem. Além de que deram bastante foco ao seu dom de se comunicar com os Pokémon Dragão e foi graças a ela que a Dragonite do Ash aprendeu o Meteoro do Dragão, o qual usou para criar o exclusivo Meteoro Dragonite. Então, assim como Clément, teve Pokémon evoluído e influência no decorrer da série, mas apresentando um crescimento muito maior e digno para a personagem.


Bem, esse foi o meu Top 12 retornos. Claro que, independente da posição no meu rank, adorei demais ver todos esses personagens. E, lembrando, não usei o critério de favoritismo. Se vocês quiserem fazer o de vocês, ou, pelo menos, o Top 5 melhores retornos, adoraria ler e conversar um pouco! Mesmo que eu esteja pensando em começar algumas postagens sobre o novo anime, tem muitos temas que quero trabalhar sobre o do Ash ainda, espero entretê-los!


Leiam Também:
Sobre Ersj
anos, Recife-PE, tem Pokémon como a sua franquia preferida desde os 7 anos. Sua mídia favorita é o anime, seguida dos jogos da saga principal e de Pokémon Go. Ama livros e séries, principalmente de fantasia; os filmes que mais assiste são animações, e “Imagine Dragons” é a banda pela qual tem maior apreço. Seu Pokémon predileto é o Pikachu e seu maior sonho é se tornar um escritor.
E-mail: ersj@pokemothim.net

19 comentários:

  1. gostei bastante da lista, e concordo com bastante coisas delas, na verdade tudo kk, muito provavelmente pelo meu lado "fanboy" de kalos eu colocaria a aparição do Clément e da Bonnie no topo, afinal, foi ali onde conheci Pokémon como um todo ver o ash a bonnie e o Clément na mesma cena me da uma felicidade eterna no coração, fora isso, de novo, excelente lista, e excelente post como sempre

    ResponderExcluir
  2. Eu entendo. Kkk Gosto demais de Kalos também. Tanto que uma das postagens que estou devendo fazer há muito tempo é sobre a grande mentira que os haters de XY contam sobre a série, de que o Ash deixou de demonstrar emoções, virando seco e perdendo a personalidade que sempre teve. Nossa, como eu detesto quando leio isso. Kkk E não é por discordar, porque tudo bem uma pessoa pensar diferente, é porque é uma mentira mesmo. As pessoas pegam o arco de frieza do Ash – criado propositalmente lá em XY&Z, tanto que houve um ep para ele perceber como estava agindo diferente – e transformam isso na personalidade do personagem durante toda a série e ficam criticando infinitamente. Enfim, amo Kalos e a equipe de lá também. Haha Queria muito ter visto todos eles juntos de novo, como Jornadas fez com o grupo de Sinnoh. De qualquer forma, quis ser menos subjetivo na hora de fazer esse top aqui.

    Muitíssimo obrigado por deixar a sua opinião e pelos elogios! Fico contente que tenha gostado! ^-^

    ResponderExcluir
  3. Lista muito coerente e divertida de se ler. Deu pra entender e concordar bem com a ordem de cada uma das suas escolhas. Pensei bem e não dá para discordar de nada, a ordem é perfeita. Eu acrescentaria o Volkner e o Gary como menções honrosas, mas entendo que a ideia era ranquear os protagonistas apenas. Parabéns pelo texto.
    Se eu puder sugerir uma lista que eu acharia muito interessante de saber suas escolhas, seria um top 10 melhores episódios de Jornadas, assim que a série acabar, claro. E para poder ter uma boa variedade de escolhas, você poderia agrupar as partes de uma batalha como uma única entrada na lista. Por exemplo, Ash vs Leon, com suas quatro partes, seriam um único lugar na lista, mas podendo dar destaque para a que você considera a melhor parte. Porque assim entrariam episódios interessantes como alguns do começo da série, e não apenas batalhas e retornos. Fica a sugestão, adoro seus textos. Continue com o excelente trabalho.

    ResponderExcluir
  4. Mais uma vez, muitíssimo obrigado! Saber que gostou me alegra! E eu imaginei que alguém citaria o Gary. Kk É mais porque quis trazer os protagonistas mesmo, mas talvez ele apareça em outro tema que estou pensando em escrever também.

    Olha, eu gostei bastante da ideia. Por hora, estava pensando em fazer só mais um Top para semana que vem, que será um top 5, mas achei a sua sugestão muito boa, inclusive o detalhe de agrupar é algo que certamente irei seguir, obrigado. Não vou prometer uma data, porque eu saio muito rapidamente de superlivre para megaocupado. Kk Mas, se conseguir seguir a minha programação, acho que ainda esse mês poderia fazer.

    Agradeço mais uma vez pelos elogios, por deixar a sua opinião e pela ótima sugestão! ^-^

    ResponderExcluir
  5. Berserk Glaboni do 4º Grau09/12/2022, 11:19

    Para mim o retorno da Iris foi facilmente o pior (seria literalmente melhor não terem feito nada).

    Ela recebeu o maior boost da história do anime duas vezes DO NADA.
    É coerente uma menininha que sempre foi uma clone da Misty que mal conseguia vencer Drayden e Clair, reaparecendo do nada como alguém que presumidamente venceu Caitlin, Shauntal, Grimsley, Marshal e possivelmente Alder CONSECUTIVAMENTE? No texto vc diz que não faz sentido criticar essa evolução ridícula da Iris porque o Ash poderia vencer a Liga Kalos, mas essa comparação é que não faz sentido porque liga regional e liga dos campeões são claramente níveis completamente diferentes (mesmo se tivesse se referindo a Elite 4 de Kalos, o Ash talvez venceria porque estava usando um Pokémon extremamente especial e apelão na época). Detalhe também que se não me engano durante Kalos a Iris continuou uma treinadora medíocre, porque ela desafiou a Clair em um episódio especial e perdeu.

    O pior é que isso foi só o começo. Sendo uma "mestra dos dragões" e "campeã reinante de Unova", a Iris teve a proeza de perder para dois dragões que mal tinham treinamento. Dragonite da Iris que sempre foi um dos Pokémon mais durões dos protagonistas de Black White foi o Pokémon mais humilhado em Jornadas. Mesmo com essa derrota humilhante, ela ainda recebeu o segundo boost absurdo do offscreen jogando ela lá no top 7 do mundo inteiro, chegando primeiro que o Ash no M8.

    E tem como piorar: fizeram ela parecer que ela praticamente superou a CYNTHIA, que provavelmente perderia se não usasse a vantagem da mega evolução que a Iris não tinha kkkk (a Cynthia não estava "se contendo" como muitos dizem por aí, isso é um engano de quem não prestou atenção no episódio).

    Calma que nem acabou... Perdendo, fizeram ela chorar pela derrota. Wtf?? Chorar por obter em uma bandeja os maiores privilégios de toda a história do anime??

    A Iris representa tudo o que não se deve fazer com um personagem.
    Se essa lista é somente sobre o quanto o roteirista avançou a carreira de cada um, então ela é perfeita e coerente, mas se estivermos falando da qualidade do roteiro, eu jogo a Iris em último lugar com enorme facilidade. Se receber tudo de mão beijada é sinônimo de boa apresentação, o Go é disparado o melhor personagem do anime.

    ResponderExcluir
  6. Shadow Unown09/12/2022, 11:58

    Para mim o retorno da Iris foi facilmente o pior - seria literalmente melhor não terem feito nada.

    Ela recebeu o maior boost da história do anime duas vezes DO NADA.
    É coerente uma menininha que sempre foi uma clone da Misty mal capaz de vencer Drayden e Clair, reaparecendo do nada como alguém que presumidamente venceu Caitlin, Shauntal, Grimsley, Marshal e possivelmente Alder CONSECUTIVAMENTE? No texto vc diz que não faz sentido criticar essa evolução ridícula da Iris porque o Ash poderia vencer a Liga Kalos da mesma forma, mas essa comparação é que não faz sentido porque liga regional e liga dos campeões são evidentemente níveis completamente diferentes (mesmo se estivesse se referindo à Elite Kalos, o Ash talvez venceria porque estava usando um Pokémon muito especial e apelão na época). Detalhe também que se não me engano durante Kalos a Iris continuou uma treinadora medíocre, porque ela desafiou a Clair em um episódio especial e perdeu.

    O pior é que isso foi só o começo. Sendo uma "mestra dos dragões" e "campeã reinante de Unova", a Iris teve a proeza de perder para dois dragões que mal tinham treinamento. Dragonite da Iris que sempre foi um dos Pokémon mais durões dos protagonistas de Black White foi o Pokémon mais humilhado em Jornadas. Mesmo com essa derrota desonrosa, ela ainda recebeu o segundo boost absurdo do offscreen jogando ela lá no top 7 do mundo inteiro, chegando primeiro que o Ash no M8.

    E tem como piorar: fizeram ela parecer que ela praticamente superou a Cynthia, que estava sob risco de perder se não usasse a vantagem da mega evolução que a Iris não tinha kkkk (a Cynthia não estava "se contendo" como muitos dizem por aí, isso é um engano de quem não prestou atenção no episódio).

    Calma que nem acabou... Perdendo de apenas 1x0, fizeram ela chorar amargamente pela derrota. Wtf?! Chorar por obter em uma bandeja os maiores privilégios do anime inteiro?! Porque ela não tinha aspiração concreta nenhuma ali pra justificar tamanha frustração em perder (e mesmo se tivesse, ela ainda teria todo o seu status mantido e a oportunidade de tentar novamente o topo no próximo ano). Aliás, Iris não tem arco algum.

    A Iris representa tudo o que não se deve fazer com um personagem em Pokémon e um dos exemplos mais concretos do que há de errado nesse Pokémon Offscreenland: The Series. Se essa lista é somente sobre o quanto o roteirista avançou a carreira de cada um, então ela é coerente, mas se estivermos falando da qualidade do roteiro, eu jogo a Iris em último lugar com enorme facilidade. Se receber tudo de mão beijada fosse sinônimo de boa apresentação o Goh seria disparado o melhor personagem do anime.

    ResponderExcluir
  7. Shadow Unown09/12/2022, 11:59

    Para mim o retorno da Iris foi facilmente o pior - seria literalmente melhor não terem feito nada.

    Ela recebeu o maior boost da história do anime duas vezes DO NADA.
    É coerente uma menininha que sempre foi uma clone da Misty mal capaz de vencer Drayden e Clair, reaparecendo do nada como alguém que presumidamente venceu Caitlin, Shauntal, Grimsley, Marshal e possivelmente Alder CONSECUTIVAMENTE? No texto vc diz que não faz sentido criticar essa evolução ridícula da Iris porque o Ash poderia vencer a Liga Kalos da mesma forma, mas essa comparação é que não faz sentido porque liga regional e liga dos campeões são evidentemente níveis completamente diferentes (mesmo se estivesse se referindo à Elite Kalos, o Ash talvez venceria porque estava usando um Pokémon muito especial e apelão na época). Detalhe também que se não me engano durante Kalos a Iris continuou uma treinadora medíocre, porque ela desafiou a Clair em um episódio especial e perdeu.

    O pior é que isso foi só o começo. Sendo uma "mestra dos dragões" e "campeã reinante de Unova", a Iris teve a proeza de perder para dois dragões que mal tinham treinamento usando seus dois melhores. Dragonite da Iris que sempre foi um dos Pokémon mais durões dos protagonistas de Black White foi o Pokémon mais humilhado em Jornadas. Mesmo com essa derrota desonrosa, ela ainda recebeu o segundo boost absurdo do offscreen jogando ela lá no top 7 do mundo inteiro, chegando primeiro que o Ash no M8.

    E tem como piorar: fizeram ela parecer que ela praticamente superou a Cynthia, que estava sob risco de perder se não usasse a vantagem da mega evolução que a Iris não tinha kkkk (a Cynthia não estava "se contendo" como muitos dizem por aí, isso é um engano de quem não prestou atenção no episódio).

    Calma que nem acabou... Perdendo de apenas 1x0, fizeram ela chorar amargamente pela derrota. Wtf?! Chorar por obter em uma bandeja os maiores privilégios do anime inteiro?! Porque ela não tinha aspiração concreta nenhuma ali pra justificar tamanha frustração em perder (e mesmo se tivesse, ela ainda teria todo o seu status mantido e a oportunidade de tentar novamente o topo no próximo ano). Aliás, Iris não tem arco algum.

    A Iris representa tudo o que não se deve fazer com um personagem em Pokémon e um dos exemplos mais concretos do que há de errado nesse Pokémon Offscreenland: The Series. Se essa lista é somente sobre o quanto o roteirista avançou a carreira de cada um, então ela é coerente, mas se estivermos falando da qualidade do roteiro, eu jogo a Iris em último lugar com enorme facilidade. Se receber tudo de mão beijada fosse sinônimo de boa apresentação o Goh seria disparado o melhor personagem do anime.

    ResponderExcluir
  8. Shadow Unown09/12/2022, 12:01

    Para mim o retorno da Iris foi facilmente o pior - seria literalmente melhor não terem feito nada.

    Ela recebeu o maior boost da história do anime duas vezes DO NADA.
    É coerente uma menininha que sempre foi uma clone da Misty mal capaz de vencer Drayden e Clair, reaparecendo do nada como alguém que presumidamente venceu Caitlin, Shauntal, Grimsley, Marshal e possivelmente Alder CONSECUTIVAMENTE? No texto vc diz que não faz sentido criticar essa evolução ridícula da Iris porque o Ash poderia vencer a Liga Kalos da mesma forma, mas essa comparação é que não faz sentido porque liga regional e liga dos campeões são evidentemente níveis completamente diferentes (mesmo se estivesse se referindo à Elite Kalos, o Ash talvez venceria porque estava usando um Pokémon muito especial e apelão na época). Detalhe também que salvo engano a Iris continuou uma treinadora medíocre durante Kalos, porque ela desafiou a Clair em um episódio especial e perdeu.

    O pior é que isso foi só o começo. Sendo uma "mestra dos dragões" e "campeã reinante de Unova", a Iris teve a proeza de perder para dois dragões que mal tinham treinamento usando seus dois melhores. Dragonite da Iris que sempre foi um dos Pokémon mais durões dos protagonistas de Black White foi o Pokémon mais humilhado em Jornadas. Mesmo com essa derrota desonrosa, ela ainda recebeu o segundo boost absurdo do offscreen jogando ela lá no top 7 do mundo inteiro, chegando primeiro que o Ash no M8.

    E tem como piorar: fizeram ela parecer que ela praticamente superou a Cynthia, que estava sob risco de perder se não usasse a vantagem da mega evolução que a Iris não tinha kkkk (a Cynthia não estava "se contendo" como muitos dizem por aí, isso é um engano de quem não prestou atenção no episódio).

    Calma que nem acabou... Perdendo de apenas 1x0, fizeram ela chorar amargamente pela derrota. Wtf?! Chorar por obter em uma bandeja os maiores privilégios do anime inteiro?! Porque ela não tinha aspiração concreta nenhuma ali pra justificar tamanha frustração em perder (e mesmo se tivesse, ela ainda teria todo o seu status mantido e a oportunidade de tentar novamente o topo no próximo ano). Aliás, Iris não tem arco algum.

    A Iris representa tudo o que não se deve fazer com um personagem em Pokémon e um dos exemplos mais concretos do que há de errado nesse Pokémon Offscreenland: The Series. Se essa lista é somente sobre o quanto o roteirista avançou a carreira de cada um, então ela é coerente, mas se estivermos falando da qualidade do roteiro, eu jogo a Iris em último lugar com enorme facilidade. Se receber tudo de mão beijada fosse sinônimo de boa apresentação o Goh seria disparado o melhor personagem do anime.

    ResponderExcluir
  9. Shadow Unown09/12/2022, 12:02

    Para mim o retorno da Iris foi facilmente o pior - seria literalmente melhor não terem feito nada.

    Ela recebeu o maior boost da história do anime duas vezes DO NADA.
    É coerente uma menininha que sempre foi uma clone da Misty mal capaz de vencer Drayden e Clair, reaparecendo do nada como alguém que presumidamente venceu Caitlin, Shauntal, Grimsley, Marshal e possivelmente Alder CONSECUTIVAMENTE? No texto vc diz que não faz sentido criticar essa evolução ridícula da Iris porque o Ash poderia vencer a Liga Kalos da mesma forma, mas essa comparação é que não faz sentido porque liga regional e liga dos campeões são evidentemente níveis completamente diferentes (mesmo se estivesse se referindo à Elite Kalos, o Ash talvez venceria porque estava usando um Pokémon muito especial e apelão na época). Detalhe também que salvo engano a Iris continuou uma treinadora medíocre durante Kalos, porque ela desafiou a Clair em um episódio especial e perdeu.

    O pior é que isso foi só o começo. Sendo uma "mestra dos dragões" e "campeã reinante de Unova", a Iris teve a proeza de perder para dois dragões que mal tinham treinamento usando seus dois melhores. Dragonite da Iris que sempre foi um dos Pokémon mais durões dos protagonistas de Black White foi o Pokémon mais humilhado em Jornadas. Mesmo com essa derrota desonrosa, ela ainda recebeu o segundo boost absurdo do offscreen jogando ela lá no top 7 do mundo inteiro, chegando primeiro que o Ash no M8.

    E tem como piorar: fizeram ela parecer que ela praticamente superou a Cynthia, que estava sob risco de perder se não usasse a vantagem da mega evolução que a Iris não tinha kkkk (a Cynthia não estava "se contendo" como muitos dizem por aí, isso é um engano de quem não prestou atenção no episódio).

    Calma que nem acabou... Perdendo de apenas 1x0, fizeram ela chorar amargamente pela derrota. Wtf?! Chorar por obter em uma bandeja os maiores privilégios do anime inteiro?! Porque ela não tinha aspiração tangível nenhuma ali pra justificar tamanha frustração em perder (e mesmo se tivesse, ela ainda teria todo o seu status mantido e a oportunidade de tentar novamente o topo no próximo ano). Aliás, Iris não tem arco algum.

    A Iris representa tudo o que não se deve fazer com um personagem em Pokémon e um dos exemplos mais concretos do que há de errado nesse Pokémon Offscreenland: The Series. Se essa lista é somente sobre o quanto o roteirista avançou a carreira de cada um, então ela é coerente, mas se estivermos falando da qualidade do roteiro, eu jogo a Iris em último lugar com enorme facilidade. Se receber tudo de mão beijada fosse sinônimo de boa apresentação o Goh seria disparado o melhor personagem do anime.

    ResponderExcluir
  10. Uou, certo, vamos com calma aqui. Kkk
    Bem, para mim, o primeiro equívoco está no "Do nada". Ela levou duas séries, e pelo menos 6 anos, para sofrer esse crescimento. O segundo equívoco vem do segundo "do nada". Iris terminou sua aventura em BW indo fazer uma viagem pelo mundo atrás de fortes treinadores do tipo Dragão. Então, ela teve muita coisa para crescê-la nesses 6 anos, antes de virar campeã. E, outra coisa, independente do Pokémon que Ash estava usando, nada muda que ele foi treinado apenas por menos de 3 anos (no nosso mundo real), metade do tempo que alguns da Iris tiveram, enquanto outros dela tiveram pelo menos 9. Já o terceiro equívoco está em Iris em Kalos. Não vimos Iris durantes Kalos, o especial da Clair foi ainda em BW.

    Concordo em relação ao Dragonite e da derrota dela pelo Ash. Tanto que, na época, reclamei. Esses dois pontos foram citados na minha análise. A questão é que, hoje, eu vejo que desde essa época o roteiro quis construir o Ash como um vencedor de campeões. E fazê-lo vencer aqui já seria um a menos para ele precisar vencer no Torneio de Mestres. O quanto isso e benéfico para o roteiro, aí já é outra coisa e é passível de crítica. Já o top 7, é muito simples de entender, ela venceu um treinador melhor colocado do que o Raihan, por isso passou na frente do Ash. Não tem nenhum grande mistério aqui. Kkk

    Na realidade, não, elas não fizeram parecer que ela superou a Cynthia. Pelo contrário, tanto Iris quanto Ash enfrentaram um Cynthia bastante tranquila de sua vitória. No caso do Ash que isso acabou mudando do meio para o final da batalha. A tranquilidade da Cynthia era muito nítida e até foi citada pela sinopse, se não me engano.

    O seu ponto do choro eu nem sei como responder, porque tipo, estamos falando de uma criança de dez anos que se viu perto de se tornar Campeã Mundial e pensou equivocadamente que derrotaria a campeã que tanto admira desde que saiu em jornada em Unova. Você não pode desvalidar um acontecimento que tem a ver com a história dentro do anime com um que vem de fora, o que os roteiristas fizeram por ela.

    Concordo com o seu ponto: qualidade e quantidade são completamente distintos. Mas bom desenvolvimento deve ter sido o da Dawn, né? Tão defendido pelos fãs de Sinnoh, independente de terem congelado o desenvolvimento dela. Já que o da Iris foi o pior de todos. Enfim, você tem total liberdade de não gostar da Iris e hatear tudo nela, mas acho que é interessante buscar entender os porquê e como, especialmente você que citou tanto argumentos externos ao enredo, ao invés de simplesmente compararam como ela foi há 3 séries atrás e o grande crescimento de agora por não ter sido acompanhado. Afinal de contas, se fosse assim, a Iris não viraria campeã ou líder de ginásio nunca, porque ela não voltará a ser protagonista no anime. :')

    De qualquer forma, agradeço pelo comentário e sinta-se livre para continuar a defender o seu ponto, contanto que não falte com respeito. ^-^

    ResponderExcluir
  11. Shadow Unown09/12/2022, 22:00

    Se não houve nenhuma informação audiovisual/textual sobre o trajeto da personagem antes de reaparecer = Do nada. Onde está o equívoco? Não posso relevar essa abordagem sem atribuir um poder roteirístico quase ilimitado ao offscreen. O pilar da minha colocação é que o salto de poder que a Iris deu entre meados de Kalos (o especial Vs Clair foi exibido mais de 20 episódios adentro de XY) e seu retorno em Journeys foi enorme demais para ser justificado apenas com esse recurso (leia novamente o que ela presumidamente fez, ou existe outra forma de se tornar Champion em Unova no anime?). Traduzindo: se está correto fazer esse tipo de tratamento com ela, eu posso inventar quase qualquer aumento de poder no meu roteiro com o pretexto do offscreen. Isso é apenas escrita ruim. A mesma problemática ocorreu com a maioria dos Pokémon atuais do Ash, que avançaram de nível "líder de ginásio" para "Elite/Champion" com basicamente um "Eu treino todos os dias", uma evolução que não condiz com o nível estabelecido de um Elite/Champion nas temporadas anteriores (bom, ao menos estes tiveram alguma evolução em tela). A sustentação para a sua defesa à escrita do personagem é a sua própria imaginação (offscreen) e sou eu usando "argumentos externos ao enredo"? Eu é que estou cobrando os "internos", ora essa! Para piorar, o pouquíssimo de "desenvolvimento" on-screen que Iris teve entre "menina que sempre perde para líderes de ginásio" e "top 7 de todo o planeta" foi assombrosamente inconsistente (já explicado).

    As provas de que Iris estava a ponto de superar a Cynthia estão nos próprios diálogos do episódio. Eu já fiz uma review desse capítulo dissecando a luta com screenshots provando isso em outros grupos, sei exatamente do que eu estou falando. A compostura da Cynthia não prova nada. Mas mesmo que isso não fosse verdade, a CoroCoro confirmou oficialmente que as duas estavam lutando de igual para igual. Ou seja: a mecânica que a Cynthia tinha e a Iris não fez toda a diferença. Depois de toda forçação de barra a Iris ainda perdeu por "desvantagem" para a Cynthia? Putz!

    A base da choradeira da Iris poderia ser muito bem o que você falou, mas nada foi explicitado (questão de personalidade? A Iris é assim?). Em nenhum momento dos diálogos durante a reação exagerada dela foi proposta ou sugerida a ideia de que a garota chorou porque "pensou equivocadamente que derrotaria a campeã que tanto admira" A Iris não disse nada a respeito disso ou da razão dela ter chorado senão simplesmente "frustração", isso é novamente preencher a falta de exposição necessária com headcanons. A ausência de mensagem clara e propósito na cena (senão extrair emoções do espectador de maneira forçada e sem significado, visto que sequer há algum arco ou motivação concreta da Iris no campeonato) é que ocasionou a minha impressão de que pegou muito mal fazê-la se lamentar tão expressivamente após ter sido ridiculamente privilegiada pelo roteiro. Uma maneira simples de consertar isso: fazer com que derrotar Cynthia fosse de fato uma das metas previamente declaradas da Iris no torneio, assim sentiríamos algum peso do significado de sua derrota que fundamentasse berros estridentes. Mas não foi estabelecido nada disso. Até os fãs da personagem levaram um cuspe na cara com a Princesa Offscreen e nem sentiram.
    Sim, considero o retorno da Dawn mais coerente e respeitoso com o mundo construído e os demais personagens que o da Iris, embora ainda tenha sido um exemplo negativo. Um erro não justifica outro.

    Não estou a "hatear" a personagem, estou argumentando sobre como ela foi escrita. (na verdade não sou eu quem parece ter uma opinião enviesada aqui - me intriga como quase sempre acionam o "Você apenas é daqueles que odeiam a Iris")

    ResponderExcluir
  12. o melhor episódio vai ser aquele que gou e tokio "se descobrem"

    ResponderExcluir
  13. odeiam a iris porque ela é negra, fato.

    ResponderExcluir
  14. Não. Porque houve informação do trajeto. Em BW foi mostrado o início do treino da Iris com os maiores treinadores de tipo Dragão. Em Jornadas, vimos o resultado. A informação foi passada antes mesmo de a conclusão surgir.

    Você faz uma pontuação muito boa, mas em uma comparação nada justa. Concordo com o que diz que Jornadas fez com os Pokémon do Ash, tanto que reclamei em várias das minhas postagens. Mas, sabe a diferença? Jornadas poderia ter feito um crescimento deles aos poucos e crível. A Iris não podia ser mostrada em todo o seu crescimento na época de Kalos e Alola, exceto se fizesse um retorno, mas os roteiristas de agora não tem culpa da ausência dos dessas outras séries. Ah, sobre a data do episódio, provavelmente foi só um atraso na exibição, porque o ep com a Clair ainda é da época da BW, ao contrário do ep do Cilan com o Clément, esse sim é de XY.

    Não é a minha imaginação, colega, é o que o anime disse que ela faria antes de sumir. Se a gente se conhecesse pessoalmente e você me dissesse que vai tirar fotos em todos os países da Europa, depois fizesse uma viagem e voltasse, sei lá, 4 anos depois e dissesse que já tirou. Eu vi acontecer? Não, mas não foi me dito que faria isso? Foi. Então, não se torna uma coisa simplesmente do nada. Nesses 4 anos, você tirou tantas fotos e fez cursos, chegando até a ganhar um certificado de profissionalismo na área. Mas, não, do nada você ficou mais experiente, mesmo que tenhamos noção da sua dedicação no ramo por todo esse tempo.

    Eu recomendaria você reassistir o episódio da Iris contra a Cynthia, prestando sobretudo atenção nos diálogos delas. Daí, quando você ver a cena do choro de novo, talvez faça sentido, porque é tão óbvio que chega a ser desnecessário fazerem a personagem parar e explicar detalhamente o porque do choro. Mas, não acho que qualquer coisa que eu disser sobre isso vai mudar a sua opinião, até porque, como disse, ao meu ver ficou super óbvio, e se para você ficou nem um pouco, não vai haver convergência de opiniões nunca. E tudo bem.

    É porque, dependendo do argumento que você usa, a interpretação que passa é essa. Mas, enfim, se você diz que não é... Kkk

    Ok, você tem razão, essa é a sua opinião e eu a aceito. Obrigado por tê-la compartilhado, de qualquer forma. Não quer montar seu top 10 também, ou comentou exclusivamente para dizer que o crescimento da Iris foi ruim?

    ResponderExcluir
  15. O ditadorzinho fingido finalmente acordou? Meus comentários literalmente não ofendem ninguém, e sei nem do que tu tá falando de indireta, tu que tá absorvendo pro lado pessoal. Apagando meus comentários e me banindo só vai confirmar o que andam falando de você e desse site por aí.

    ResponderExcluir
  16. o ditador-chan finalmente acordou? meus comentários literalmente não ofendem ninguém, e sei nem do que tu tá falando de indireta, tu que tá absorvendo pro lado pessoal. Apagando meus comentários e me banindo por causas imaginárias só vai confirmar o que andam falando de tu e desse site por aí.

    ResponderExcluir
  17. Se fingir de inocente não cai bem em você, colega. Talvez, para encenar, deva tentar um outro papel. E, outra, você é tão previsível que antes mesmo de você fazer esse comentário, já tinha dito a um amigo que é exatamente essa a sua intenção, provocar para tentar me fazer tomar uma medida que me faça parecer ser intolerante.
    Eu não ligo para o que pessoas como você falam sobre mim. Nenhuma das minhas postagens que gerou reações negativas foi ofendendo ninguém, bastava eu citar alguma minioria que as pessoas se ofendiam por conta própria. Tenho a consciência limpa de que não faço mal a ninguém, e se vou ter sempre esse grupinho que fala mal de mim vindo aqui e soltando piada, isso fala muito mais sobre vocês do que sobre mim. Até porque, se eu fosse essa pessoa que você tanto tenta pintar, acha mesmo que teria completado 2 anos comentando besteira nas minhas postagens? Mas, novamente, eu não entendo porque insistem em envolver o site. Se querem me odiar gratuitamente, tá legal, muito massa; mas o site apenas me dá espaço para trazer minhas discussões. Já disse e volto a repetir, a minha opinião não é igual a dos outros membros, e não sei porque insistem em uma penalização de algo que eles nem têm culpa. Na realidade, nem entendo porque, a partir do momento em que não gostaram da minha postagem, simplesmente não deixaram de consumi-las, ao invés de ficar nisso.

    ResponderExcluir
  18. Bem babaca você. Sou eu quem vou te banir.

    ResponderExcluir
  19. Eu fico me perguntando qual a sua idade. Por que você não consegue parar de aparecer nas minhas postagens e colocar piadinhas irônicas nos comentários das pessoas que curtem esse espaço como um local de diálogo?

    Você tem noção de que já faz isso há dois anos? Kk E pior, você é tão covarde, que nem sequer fala diretamente comigo, fica soltando indireta para os outros. Eu vou apagar suas outras provocações mais recentes para outros leitores do site e deixarei essa como aviso. Não quero te banir pelo respeito que ainda tenho por sua pessoa, mas não vou permitir que fique atormentando, no site em que escrevo, outros fãs como tenta fazer comigo. Quer ficar de piada? Tranquilo, mas faz comigo, não vou deixar mais que fique indo a outros comentários para falar besteira.

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar