logo

Pokémothim

Tapu Koko - A divindade da ilha de Melemele


Nesta semana tivemos a demonstração de Sun e Moon através da E3. Para quem perdeu e quer ver mais do que a nossa cobertura, o canal da Nintendo já disponibilizou a demonstração no YouTube, que você pode ver abaixo:



E, lógico, muito foi mostrado! Além de novos Pokémon, também foi dito que Hala é uma personalidade importante nesta ilha. Contudo, algumas informações foram passadas tão rapidamente, que deixaram várias questões no ar. Poucas pessoas notaram, então, vamos falar delas.


Foi confirmado que a Região de Alola realmente terá apenas 04 ilhas. Talvez, as nuvens não tapem tanta informação assim, na imagem do mapa de Alola. Ou, quem sabe, as nuvens podem estar tapando uma região gêmea à Alola?

Cada uma dessas 04 ilhas tem um Pokémon Guardião. Lembrando as lendas dos lagos de Sinnoh, do qual cada um teve o seu guardião (Mesprit, Azelf e Uxie), é especulado que esses guardiões sejam Pokémon além dos lendários Solgaleo e Lunala.

São feitos festivais para expressar a gratidão dos aloloenses (pode isso?) para com essas divindades guardiãs, por estarem sempre com os residentes, auxiliando-os.


Aqui, tudo fica mais interessante: O professor Kukui diz que no festival ocorrerá uma batalha, em nome de Tapu Koko, demonstrando os melhores movimentos um contra o outro de forma amigável, para agradar o guardião.



Antes da batalha entre Hau e o protagonista, Hala conta o prólogo do festival: "Por toda vida em nossa ilha... e por todos aqueles que aceitam o desafio da ilha com alegria em seus corações... nós rezamos por sua proteção... por eles e por toda Melemele. Que essa batalha Pokémon seja uma oferenda à divindade guardiã de nossa ilha - Tapu Koko!"

Aqui, temos a confirmação no nome da primeira ilha, que iniciaremos nossa jornada: Melemele. Também aprendemos que o guardião de Melemele é Tapu Koko. Mas quem é Tapu Koko?

Após confirmar que Hau é o neto do Kahuna de Melemele (sacerdote, experiente, maestro ou conselheiro), Hala informa que o protagonista encontrou-se com Tapu Koko. Este é o motivo dos dois serem os eleitos para batalhar no festival de Melemele.

Aparentemente, o público achou isso curioso e típico de Tapu Koko. Ainda estou na dúvida se isso quer dizer que o encontro com Tapu Koko é algo raro ou fácil de ocorrer. O que vocês acham?


Pesquisando na internet, já é possível ver várias teorias sobre Tapu Koko. Começando pela tradução da palavra Koko, que em havaiano quer dizer sangue. Já na antiga cultura havaiana Tapu significa algo sagrado ou espiritual, algo que não possa ser interferido; também aparece nas culturas Maori e Polinésia. Sendo assim, Tapu Koko pode significar Sangue Sagrado.

Há quem ache que, por ser um nome composto, não deva ser um Pokémon, mas sim uma divindade ou uma pessoa. Contudo, foi deixado bem claro pelo Hala que o guardião é um Pokémon e que o guardião da ilha de Melemele é o Tapu Koko.

Lembramos então, que o Arceus é conhecido como O Ser Original ("The Original One"), assim como outros Pokémon são conhecidos pelas suas lendas e não somente por seu nome. Sendo assim, é possível que Tapu Koko não seja o nome da espécie do Pokémon, mas sim, o título dado a ele na Região.

Focando na mitologia havaiana, vemos que existem quatro deuses "principais": Kāne, Kū, Lono e Kanaloa. Kū é o deus da guerra (marido de Hina, deusa da Lua) e os seus festivais costumavam ter sacrifícios humanos. Em contrapartida, Lono é o deus da paz e em seus festivais são solicitados que não hajam guerras ou trabalho desnecessário no período. Então, temos Kāne e Kanaloa: o primeiro sendo o doador de vidas, normalmente associado com o amanhecer, com o Sol e o céu; já o segundo era o deus do submundo, normalmente associado com polvo ou lula.

Poderá Kāne e Kanaloa serem representados por Solgaleo e Lunala? Ou quem sabe, Xerneas e Yveltal? Será que estes quatro guardiões não terão nada relacionado com estes lendários? Quem sabe a Magearna não possa ser um desses guardiões? E mais importante: será que Tapu Koko será como Marshadow será conhecido?



E aí? Você gostou dessa teoria?
"Eu aposto que Tapu Koko gostou, também."


Fiquem ligados em mais novidades e teorias originais, na Pokémothim!


Fontes: reddit e amino
Revisado MM
Sobre Matheus Miranda
24 anos, Teresópolis – RJ. Empresário, formado em Administração. Fascinado por Pokémon aquáticos e chocolate desde seus 6 anos. Gastou muitas pilhas jogando no GameBoy Color, perdeu muitas TCG e tazos no bafo e adora escrever teorias e especulações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar