logo

Pokémothim

Top 10: Episódios de Jornadas!


Olá, Thunders!

Diferente de como foi com o Top 11 do arco final de Jornadas, que tentei ser mais técnico, nesse Top geral de Jornadas meu critério será simplesmente o gostar. Isso significa que existiram episódios que achei muito bonitos, mas não sei se pararia para assisti-los novamente, ou se seriam uns dos primeiros a recomendar a alguém; outros tiveram feitos ou construções fantásticas, mas também não são os primeiros que penso quando me lembro de Jornadas. Então, mais do que nunca, vale lembrar que essa é apenas a minha opinião, e nem é os 10 melhores, mas sim os meus 10 preferidos. 

Ainda é importante dizer que seria muito mais fácil um top 20, pois foi uma tortura definir apenas 10, e eu mesmo posso me arrepender de alguma escolha que fiz, mas, agora, já foi. Dessa forma, alguns episódios que gostaria de listar acabaram ficando de fora também, mas arranjarei formas de citar um ou outro. Menciono ainda que essa postagem, assim como outras duas que farei, foi uma promessa que fiz a leitores que acompanham o site, por isso agradeço ao BombaNerd pela ideia. Com isso explicado, desejo-lhes uma ótima leitura e garanto que tentarei ser mais resumido!


10°: "A Chegada de Pikachu!" & "Abandonado e Resgatado!"

Dois episódios completamente descartáveis em termos de progressão na história. Se não existissem, provavelmente ninguém sentiria falta, mas a existência deles me parece tão boa! Começando pelo início, literalmente, já que é o episódio um, "A Chegada de Pikachu" não só nos dá um fundo inicial do Goh, introduzindo o novo protagonista, como nos mostra o Pikachu do Ash quando ainda era um Pichu. Quem esperava por isso? Foi surpreendente. Não é lá um dos episódios mais incríveis, mas tem uma história bonita, vemos como Pikachu tem um coração bom desde bebezinho, faz referência a Ekans e Koffing de Jessie e James, pela primeira vez explora o passado do Pikachu e mostra como chegou a esse estágio e, para mim, um erro de Jornadas foi não trazer a mamãe Kangaskhan de volta em algum momento presente da história.

Já em "Abandonado e Resgatado", também focado no Pikachu, por isso juntei os dois episódios nessa colocação, voltamos a falar de quando Ash e Pikachu se conheceram. Por meio de Delia, Cloe e Goh descobrem mais de como surgiu essa relação, enquanto Pikachu se sente trocado e decide deixar Ash e voltar para Pallet. O episódio nos entrega referências ao primeiro episódio do anime; abusa da comicidade de Mr. Mime; recupera a personalidade travessa de Pikachu; mostra de forma muito doce a relação íntima do nosso protagonista humano e do nosso protagonista Pokémon; dá participação boa a Delia; inclusive, faz uma continuidade retroativa, ao definir que Ash pegou Pikachu no dia do seu décimo aniversário. Então, são episódios bonitos, que exploram o passado e somam muito na caracterização do Pikachu. Gosto demais!


9°: "Respeitando Espaços!"

O único episódio do Goh que aparecerá nessa lista, já adianto, não por não gostar dos episódios dele, houveram outros que cogitei colocar, mas os episódios do Ash bem feitos com Fanservice me conquistaram mais, naturalmente. Desde o início, a relação do Goh com Sobble foi construída com bastante respeito. Acho que o ápice disso foi justamente no episódio 62, "Respeitando Espaços", quando evoluiu para Drizzile e se decepcionou por não ser ainda o tão incrível e almejado por ele Inteleon. De encontro a isso, a gente tem o passado do Goh já bastante explorado, como um garoto solitário, com os pais sempre ocupados, diferente dos demais. E essas duas coisas se juntam: o Drizzile decepcionado e o garoto não mais solitário, mas que entende pelo que seu Pokémon está passando, querendo se isolar, sentindo-se estranho. 

É difícil escrever sobre esse episódio, porque ele é muito de sentir, mas eu o acho surreal. Até em uma analogia com situações mais graves, a nível da depressão, vemos a questão de Goh respeitar o espaço e isolamento que Drizzile quer, mas deixando claro a ele que, mesmo que estejam fisicamente distantes, estará espiritualmente sempre ao seu lado, ou fisicamente caso queira. Tratou muito sobre autoaceitação também. Então, é um episódio sensacional e muito delicado, destoando completamente de detalhes da relação Goh-Scorbunny, no início, que me incomodaram.


8°: "Pesadelos ao Anoitecer!" & "A Luz de uma Noite de Verão!"

A primeira sequência de dois episódios em comemoração aos remakes de Sinnoh foi, de longe, a minha preferida, especialmente por, apesar de talvez ele ser o menos grandioso em seu problema, foi o único que manteve o nível do início ao fim, visto que os outros tiveram desfechos péssimos. E essa sequência foi muito divertida, trazendo de volta a queridíssima Dawn, fazendo-a conhecer e começar um forte vínculo com a Cloe, referenciando Tobias, voltando a citar os Contests, criando uma nova trama com a Equipe Rocket e nos dando um desfecho satisfatório com uma ótima explicação da relação entre Darkray e Cresselia, não tão explicada assim na série Diamante & Pérola. Lá, colocados como inimigos, Jornadas reparou isso, esclarecendo porque, na realidade, eram uma dupla. Ver Ash, Cloe, Dawn e Goh batalharem juntos e Matori ainda se fazendo presente foram outros detalhes legais.


7°: "O Contra-ataque da Equipe Rocket!"

Embora, em termos de roteiro, não seja um dos meus episódios favoritos, tanto por o "contra-ataque" ser bem fraco quanto pela trama de separação ter se mostrado completamente desnecessária, esse episódio é hilário e nostálgico! E aqui fica claro porque gosto tanto dele. Não só pelo retorno de todos os companheiros de Jessie e James que estavam do Quartel General e pela lembrança dos que foram libertos ou ficaram em outros cantos, mas também pelas muitas cenas cômicas, caracterização maravilhosa do Mime Jr., atualização de golpes, referências como Seviper mordendo o cabelo da Jessie, equipes fechadas para ela e James, Psyduck e Ludicolo roubando a cena. Enfim, ele consegue ser um episódio que diverte muito, não se restringindo ao fanservice, por isso entra facilmente no meu Top 10. Paralelamente, aproveito para citar outro episódio que gosto bastante, "Amigos e Rivais, me Emprestem sua Determinação!", que reúne os antigos Pokémon do Ash e ainda mostra o Paul, mas acredito que poderiam ter feito um episódio bem melhor do herói com os seus antigos parceiros Pokémon, por isso prefiro o da Equipe Rocket.


6°: "O Futuro É Agora, Graças à Estratégia!" & "Dois É Melhor do que Um!"

A sequência de episódios que traz de volta a nossa dupla favorita de irmãos de Kalos é uma das que mais gosto, também por a achar muito divertida. Sendo direto, não aprecio tanto assim a batalha de Ash contra Drasna, apesar de que adoro o fato de o herói ter a enfrentado e não ache a pior batalha de todas. Para além do retorno de Clément e Bonnie, o que, para um fã dos companheiros de viagem de Ash, já torna o episódio muito legal, temos atualização no time do irmão mais velho, novos ataques para Pokémon dele e do Ash (nesse segundo caso, cruciais para sua vitória no Campeonato da Coroação Mundial), um treino clássico com as invenções de Clémont, Dracovish e Sirfetch'd se firmando como uma poderosa dupla (o que, novamente, é importante para o futuro), revemos o estádio da Liga Kalos e foi a primeira vez que Ash derrotou um Elite 4. Wikstrom também aparece brevemente no segundo episódio, o que me lembra "A Busca dos Cavaleiros!", que é outro dos meus episódios favoritos, por desenvolver o ainda Farfetch'd de Galar, ter uma temática bem medieval e desafios divertidos.


5°: "A Minha Antiga Turma!"

Quando a premissa de Jornadas nos foi revelada como uma viagem pelas oito regiões, sabíamos que Ash teria que passar por Alola, assim como sabíamos que ele teria que reencontrar todos aqueles personagens recém-separados dele. Nisso, sentir o clima amigável e aconchegante da região foi muito bom. Os personagens continuaram megacarismático, tivemos progresso de alguns como o Chris, Kiawe se tornando mais próximo do Goh, Ash conhecendo seu alolan irmão Lei, reencontrando seus alolan pais, abraço com os Pokémon que ficaram na região. É Alola, e o episódio fez continuar sendo a Alola de Sol & Lua, cheia de afeto e sentimentos envolvidos entre os personagens. De quebra, tivemos uma carta de Lílian, que não ficou esquecida, tendo a sua jornada atrás do pai atualizada, ainda que nesse ponto da história não tenha tido grandes avanços. Portanto, o episódio foi espetacular em resgatar a turma de Alola da forma que bem conhecemos em nossa memória.


4°: "Embate de Titãs!"

Entre tantos amigos do Ash que voltaram, não se tratando do personagem em si, mas do episódio, diria que o da Misty foi o que mais me fez falta colocar nesse Top 10, por isso deixo a minha menção honrosa, mas o retorno da Iris carrega muitos sentimentos que me fazem optar pelo episódio dela. Era basicamente inevitável não mostrar os amigos de Alola, como já citado, os primeiros a voltarem em Jornadas. Sendo assim, Iris foi a primeira grande surpresa de retorno, enquanto a série ainda estava em lançamento. É muito nostálgico para mim a animação que fiquei quando descobri que a Iris voltaria e, provavelmente, vários outros ex-companheiros de viagem depois dela. Então, o retorno da personagem me rememora uma sensação muito boa. Junta-se a isso a sua escalada para a posição de Campeã de Unova, que, sim, foi apressada e mal construída, mas não saiu do nada e foi merecida para a personagem; Axel agora como um Haxorus cheio de golpes poderosos; a garota participando do Campeonato da Coroação Mundial e batalhando contra Ash; um vínculo surgindo com Dragonite e o desencadear do Meteoro do Dragão, quando o Pokémon ainda estava no seu ápice. Sua participação no campeonato ainda garantiu outros retornos, por isso guardo ótimas lembranças desse episódio!


3°: "Ultra-animado com o Começo Chocante!"

Vamos falar de batalha, mas de batalha insanamente boa! Iniciando a sua participação na Classe Ultra do Campeonato da Coroação Mundial, Ash visitou Volkner e teve uma calorosa batalha de 3 contra 3. O episódio, de forma geral, é muito bem construído, tendo alguns curtos diálogos iniciais com flashbacks, um confronto cheio de trocas e estratégias e Ash recuperando a sua Pulseira Z. De um lado, Luxray, Rotom e Electivire; do outro, Lucario, Gengar e Pikachu. As habilidades são bastante exploradas, ataques como o Terreno Elétrico, combinações inteligentes e, claro, tudo se resolve com o poderosíssimo Movimento Z Choque do Trovão Fulminante, que supera até mesmo o Impulso Motor que impede o Electivire de Volkner de receber dano de movimentos Elétricos e garante a Ash sua vitória. Como brinde, descobrimos que Cynthia aguarda o herói na Classe Mestra, um presságio do que estaria por vir.


2°: "Uma Enxurrada de Ganhos Torrenciais!", "Brincando com seus Movimentos!", "Cortando o Ritmo!" & "Parceiros no Tempo!"

Essa sequência de quatro episódios diz respeito à batalha de Ash contra Leon. Vale destacar que existem pontos muito bons na batalha de Cynthia contra Ash, por isso a deixo como menção, e o desfecho do Goh, a conclusão do Projeto Mew, eu acho muito mal feito para o próprio personagem, por isso não entrou nesse Top. Mas, sobre o que interessa aqui, a luta contra Leon tem estratégias, habilidades, tempo de desenvolvimento, reviravoltas, emoção e surpresas. É realmente um confronto espetacular. Existem sim seus problemas, ainda mais no contexto geral em que está inserido, mas vendo a batalha crua, tirada da construção da qual faz parte, são episódios fantásticos.

Diria que o terceiro episódio é o que mais me desagrada, sobretudo no que diz respeito a Dragonite, e o começo do quarto é muito apressado, mas, em seguida, ganhamos a cena mais aguardada por mim desde que o Campeonato da Coroação Mundial foi anunciado, os amigos torcendo pela vitória do Ash, mas, não só, como Pikachu tenho uma visão de todos os Pokémon que já viajaram com Ash, temporariamente ou não, motivando-o. Lindo demais! Choro todas as vezes que assisto. Sem falar que a animação do episódio final está impecável, o que torna o desfecho dessa batalha ainda mais surpreendente e lindo!


1°: "O Reencontro Triunfal!" & "Ajudando o Herói da Vizinhança!"

Mesmo que a minha cena preferida de Jornadas seja a de todos os ex-companheiros de viagem do Ash e seus Pokémon torcendo por ele e Pikachu, o top é de episódios, não de cenas. Assim, considerando a construção completa dos episódios, acho que essa sequência é a mais perfeita, ao meu ver: os episódios de fechamento do arco da Lílian. No primeiro deles, "O Reencontro Triunfal!", descobrimos que a busca de Lílian e sua família as levou até a Tundra da Coroa, onde seu pai perdeu a memória e vivia com um Nihilego que acreditava ser sua filha. Com ajuda de Ash, Goh e Cloe, a família soluciona o mistério e recupera as memórias de Mauro, em um episódio bastante emocionante e que se permite ser descaradamente emotivo, com muitas lágrimas por parte dos próprios personagens. Um final feliz e digno para a nossa Lílian!

Não suficiente, no episódio seguinte, "Ajudando o Herói da Vizinhança!", todos retornam para Alola, onde recebem uma festa de boas-vindas, já que Lílian e sua família estavam distantes há bastante tempo. Contudo, Ash participa, ao lado do Professor Nogueira (Kukui), Kiawe e Gladio, de uma Batalha Real, como costumava fazer em Alola. O episódio nos oferece reencontros alegres de amigos, Pokémon de Alola e Jornadas do Ash reunidos, Cloe conversando com Vitória sobre seus Eevee e aceitando a ideia de não evoluir a sua, Kiawe derrotando Gladio como compensação à Liga Alola e Ash e Nogueira na final. É aqui que tem uma das cenas mais tocantes de todo anime, porque o povo de Alola começa a gritar pelo Ash, "Campeão, Campeão", porque Ash é o grande campeão deles e todos estariam torcendo pelo garoto no Campeonato da Coroação Mundial (e eu juro que, enquanto escrevo, estou com os olhos carregados, só em lembrar da cena, porque, para variar, essa é outra que sempre me faz chorar). 

Como se já não estivesse emotivo o suficiente, depois da Batalha Real, Ash observa o mar de Alola, com seu pai da região, e diz estar feliz por ter passado ali antes do Torneio dos Oito Mestres, motivado pela energia do local e ainda recebendo a bênção de Tapu Koko. Gente, não dá, esse episódio é inacreditável. Talvez uma resposta a terem evitado tanto tratar Ash como Campeão de Alola no início de Jornadas e os fãs terem reclamado. Ao mesmo tempo, encerrou de forma atenciosa e cuidadosa a ponta solta da busca da Lílian. Amo esses episódios demais!


Acredito que não tenha muito mais o que ser escrito. Claro que gostaria de escrever sobre vários outros episódios, mas estou satisfeito com as minhas escolhas. Agora, gostaria de saber das suas! Qual o seu Top 10 episódios de Jornadas? Adorarei ler! 


Leiam Também:
Sobre Ersj
anos, Recife-PE, tem Pokémon como a sua franquia preferida desde os 7 anos. Sua mídia favorita é o anime, seguida dos jogos da saga principal e de Pokémon Go. Ama livros e séries, principalmente de fantasia; os filmes que mais assiste são animações, e “Imagine Dragons” é a banda pela qual tem maior apreço. Seu Pokémon predileto é o Pikachu e seu maior sonho é se tornar um escritor.
E-mail: ersj@pokemothim.net

6 comentários:

  1. Caraca, só consegui ler a postagem agora. Amei. Muito obrigado por ter levado em consideração e feito a lista. Eu adorei sua lista, e em especial amei que fez uma lista de favoritos.
    Meu top 10 seria (não tenho certeza sobre os nomes dos episódios, então vou colocar de maneira mais simples):

    10 - A Chegada do Pikachu.
    09 - O episódio da batalha de Ash vs Misty no especial.
    08 - O episódio do Goh com seu amigo na floresta. Aquele que ele fica doente.
    07 - A batalha contra o Volkner.
    06 - O episódio da batalha com a Iris que você mencionou.
    05 - Ash Vs Cynthia, em especial a parte 2.
    04 - O episódio de treinamento com Paul.
    03 - O episódio que a galera de Alola grita "campeão" para o Ash.
    02 - O episódio da Lílian e sua família. Obra-prima de episódio.
    01 - Ash vs Leon, em especial, a última parte. Meu episódio favorito para sempre.

    Se eu fizesse um top 10 episódios do anime Pokémon de todos os tempos, sem dúvidas os dois ou três primeiros dessa lista estariam lá. Só pra ver como Jornadas acertava quando queriam.

    ResponderExcluir
  2. Não precisa agradecer. Na realidade, eu quem agradeço pela ideia! ^-^

    Eu separei todos os episódios que para mim poderiam entrar no top 10, o que totalizou uns 30 kkk. Quando eu reduzi para os que de forma alguma não poderiam ficar fora do top, quase todos que você citou estavam presentes.
    O da Misty dispensa comentários, eu já deixei bem claro como foi o meu episódio favorito do arco final. A única questão de o da Equipe Rocket ter entrado mesmo gostando menos foi o contexto geral. A Misty eu tinha revisto há pouco tempo, em Sol & Lua, esse reencontro era esperado há muitas séries, apesar de alguns Pokémon terem partido muito recentemente, sem falar que o ep é bem engraçadinho, amo a cena do Psyduck e do Ludicolo.

    Quando eu cogitei colocar a batalha contra Cynthia, eu acabei pensando
    em destacar o ep 2 também. Kk A batalha é incrível, mas algumas decisões ao longo dela me fazem gostar menos do que outras batalhas, como a do próprio Volkner. Já o ep do Paul era outro que estava entre os que cogitei deixar no Top 10, mas, quando eu paro para ver o ep do Goh cuidando dos Pokémon dele no Parque Cerejeira e vejo os eps que fizeram para o Ash em Jornadas, acabam me parecendo eps mais medianos.

    O único que não gosto tanto desses que são seus favoritos é o do Tokyo. E o pior é que nem acho que é pelo ep em si. Talvez seja por conta da reação dos fãs, que me causaram esse sentimento. Já havia acontecido uma coisa ou outra, mas o meu primeiro post que deu polêmica foi sobre esse ep. Na época, por ter mais tempo livre, eu fazia um resumo dos episódios e puxava um assunto principal para desenvolver diante da dúvida ou do maior interesse dos fãs. Nisso, quando esse ep saiu, muitos fãs criaram a teoria de que Tokyo e Goh haviam se beijado no final do ep, por isso o ep cortava antes que eles se alcançassem. Fizeram fanarts sobre isso, nos grupos do Whats as pessoas comentavam. As discussões sobre a sexualidade do Goh, que já eram grandes, aumentaram. Enfim, transformei isso no tema do post. E, meu Arceus, a dor de cabeça que foi. Kkk O pior, e que até hoje eu fico sem acreditar, é que eu neguei a teoria. Claro, eu peguei argumentos plausíveis usados pelos que a defendem para explicá-la, mas depois eu disse que não acreditava nisso e comecei a enumerar motivos para, mesmo quem queria os dois juntos, acreditar que não fazia sentido. Lembrando que, na época, aquele era o único material do Tokyo que a gente tinha. Enfim, esse tema virou uma confusão e até 2023 um leitor ou outro comenta uma gracinha como se eu tivesse afirmado que foi real, quando eu neguei. 3 anos já, sabe? 3 anos que isso aconteceu e 3 anos que a pessoa teve para reler e perceber que eu não concordei, literalmente está em negrito a parte que eu destaco que não acredito na teoria. Kkk Talvez isso tenha afetado o quanto eu gosto do ep. Apesar de a minha maior polêmica certamente ter sido a do ep da Pinsir, que foi parar até no Twitter e meu amigo tirou os comentários da postagem no site. Mas, eu já detesto esse ep mesmo, então, não teve muito o que afetar aqui. 😅

    ResponderExcluir
  3. Ah sim, algumas pessoas tem um sério problema com interpretação de texto nos dias de hoje. Eu já passei por algo parecido num vídeo que fiz sobre a série Better Call Saul, que eu amo. Tem um episódio onde uma personagem larga a vida que levava, onde ela era uma mulher de negócios e se importava muito com sua aparência. E ela passa a morar num lugar diferente e a usar roupas largas, não se maquiar e etc. Como a atriz era magra, e houve uma passagem de tempo na série, os roteiristas quiseram mostrar como ela estava se importando menos com a aparência e o que os outros pensavam dela, ao usar roupas largas e focar em ângulos de câmera que poderia insinuar que ela estava com mais peso. Aí no vídeo eu analisei o episódio e comentei como a ideia do roteiro, era justamente fazer ela parecer um pouco mais "cheinha", porém ainda longe de estar acima do peso. Foi um elogio ao episódio, pois ilustraram os detalhes de maneira incrível. E adivinha, veio uma pessoa me acusar de ter chamado a atriz de gorda. Sendo que nunca nem usei essa palavra nem insinuei algo assim. Algumas pessoas parecem querer apontar coisas apenas para chamar a atenção para elas, para se sentirem superiores de alguma maneira. Eu entendo como é irritante, porque pegam algo que você falou, e distorcem tudo, até colocando palavras que você nunca usou. São aquele tipo de gente que se você disser que gosta de cachorros, vão te acusar por odiar gatos, sendo que nunca disse isso kkk.

    ResponderExcluir
  4. confesso que acabo chorando 100% das vezes na cena do ash sendo chamado de campeão pela plateia, o ash e um personagem que a gente cresceu o vendo o crescer, e eu sinto que aquela cena representa a gente, fãs que acompanharam o garoto ate aquela etapa, acreditando nele mesmo depois de tantos fracassos, alem disso eu amo essa cena por me lembrar o quanto o ash e dedicado, eu tenho sonhos que quero seguir com muita vontade, mas se não fosse pelo ash, por eu ter assistido o ash minha vida toda, eu jamais iria ter essa força e inspiração para seguir sendo quem sou, e por isso sempre choro, e uma das melhores cenas do anime pra mim

    ResponderExcluir
  5. Pois é, rapaz. Nada a ver isso aí. E, mesmo que a atriz tivesse engordado para representar a passagem de tempo, nem teria problema afirmar que ela estava mais gordinha, pois o adjetivo só se torna problemático se for carregado de um apontamento negativo. Por muito tempo eu evitei usar "gordo/gorda", ainda hoje em dia evito vez ou outra, mas vi um vídeo tratando sobre isso, para normalizar o termo, porque é algo comum, assim como usamos o "magro", o que é errado é usá-lo como uma característica negativa/depreciativa. Mas, é exatamente isso que você escreveu, são as pessoas mudando a interpretação só para, na cabeça delas, terem justificativa para reclamar. Isso é muito exaustivo. 😓 Na postagem da Pinsir, eu nem reclamo disso, as pessoas se irritaram com o que eu realmente escrevi kkk, mas, de resto, quase todos – se não todos – os casos de polêmicas no site envolveram interpretações deturpadas. :')

    ResponderExcluir
  6. Justamente! É precisamente isso que você disse. Essa cena consegue ser tocante por finalmente vermos aquele protagonista ganhar o merecido reconhecimento, como por também nos inspirar enquanto pessoas em busca dos nossos sonhos. Acho ela fantástica! *w*

    Agradeço por ter deixado a sua opinião! ^-^

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar