Dicionário Competitivo



Funções dos Pokémon

Attacking Lead
Um Lead que tem a única função de atacar.

Baton Passer
Pokémon que utilizam Baton Pass para passar boosts para um companheiro.

Check/Counter
Um Pokémon específico para derrotar um oponente, resistindo aos seus movimentos e/ou derrotando-o facilmente.

Cleric
Usuários de Aromatherapy ou Heal Bell para curar seus companheiros de equipe.

Dual Screener
Usuários de Light Screen e Reflect simultaneamente.

Defogger
Usuários de Defog, retirando todos os Hazards de campo.

Glass Cannon
Pokémon com poder ofensivo imenso, mas que graças a sua baixa defesa é derrotado facilmente.

Hazer
Usuários do movimento Haze, para poder limpar as alterações de status do oponente.

Lead
Pokémon ideal para começar a batalha na maioria das vezes.

Lure
Pokémon que anulam os principais counters/checks de um companheiro de equipe, dando um passo a mais em um Sweep.

Phazer / Pseudo-Hazer / Shuffler
Usuários de movimentos de "troca-forçada" como Roar, Whirlwind, Yawn e Perish Song.

Pivot
Pokémon que são basicamente utilizados para um switch, por possuir boas defesas e ter capacidade de dar um bom dano ao oponente.

Revenge Killer
Pokémon que é mandado para campo com o objetivo de derrotar um oponente frágil que derrotou um parceiro de equipe.

Rapid Spinner
Usuários de Rapid Spin, retirando Hazards de seu campo.

Suicide Lead
Um Lead com baixas defesas, com o objetivo de bloquear o Lead adversário e que normalmente se sacrifica com Explosion ou Self-Destruction.

Sweeper
Em inglês, significa "Varrer". Um Sweeper é um pokémon totalmente ofensivo, que é encarregado de derrotar todos ou quantos Pokémon do oponente puder.
  • Mixed Attacker: Pokémon que tem, tanto Attack quanto Sp.Attack bons e assim, é usuário de moves de ambas as categorias ofensivas, Physical ou Special.
  • Physical Sweeper: Sweeper com status de Attack alto e usa ataques da categoria "Physical", como Close Combat, Flare Blitz e Bullet Seed por exemplo.
  • Special Sweeper: Sweeper com status de Sp. Attack alto e usa ataques da categoria "Special", como Hydro Pump, Psychic e Grass Knot por exemplo.

Spinblocker
Pokémon do tipo Ghost que são imunes a Rapid Spin e são usados para bloquear o uso do mesmo.

Stallbreaker
Pokémon que fazem o máximo para bloquear um Stall inimigo, normalmente sendo imune a seus movimentos.

Status Absorber
Pokémon que são imunes ou se curam facilmente de Status Aliment, absorvendo-os para ajudar sua equipe.

Supporter
Pokémon com altas defesas e que ajudam seu time com movimentos que não causam dano direto.

Tank
Pokémon com um grande potencial defensivo e que tem poder ofensivo suficiente para contra-atacar, normalmente não resistindo muito na batalha.

Taunt Bait
Pokémon que não possui movimentos ofensivos, ficando à mercê de Taunt.

Wall
Pokémon defensivo que é designado a segurar com facilidade movimentos de tipos específicos. É um Pokémon que é feito para resistir e sobreviver ao longo da batalha, geralmente possuindo movimentos de alto-cura.

Wallbreaker
Pokémon com a função específica de "Break" (Quebrar) Pokémon Wall para facilitar o trabalho de um suposto companheiro de equipe.

Weather Inducer
Pokémon usados para invocarem o clima (Weather) no campo de batalha, seja por habilidades como Drizzle, Drought, Sandstream e Snow Warning ou por movimentos como Rain Dance, Sunny Day, Sandstorm e Hail.

Wish Passer
Usuários do movimento Wish, que cura no turno seguinte um de seus Pokémon que estiver no campo.

Gírias, Abreviações e Termos Comuns.

4drag2mag
É o uso de quatro Dragon-Types e dois Pokémon com a habilidade Magnet Pull. Os usuários de Magnet Pull geralmente carregam Hidden Power Fire para derrotar outros Steel-Types e assim, facilitar o Sweep dos outros quatro dragões.

Auto-Weather
Pokémon que invocam o clima durante a batalha com uma Habilidade, elas são Droguth, Drizzle, Sand Stream e Snow Warning. 

BP
Base Power.

BST
Base Stat Total.

Coverage
Movimentos ou Pokémon que são efetivos contra um oponente que resista seus outros movimentos.

Drop
Queda de algum stat.

Elemental Punchs
Junção de Fire Punch, Ice Punch e Thunder Punch.

Elemental Fangs
Junção de Fire Fang, Ice Fang e Thunder Fang.

EV's
Efforts Values, o máximo que um Pokémon pode ter no total é 510.

Entry Hazards
Movimentos que fazem o adversário toda vez que entrar em campo receber dano ou queda de stats.

Hazard Layers
Camadas dos movimentos Spikes e Toxic Spikes.

IV's
Individual Values, o máximo que um Pokémon pode ter em um único status é 31.

Hax
Sorte, quando acontece algo difícil de acontecer. Exemplo: Causar critical hits seguidos.

LC
Little Cup, um metagame competitivo que só permite o uso de Pokémon em seu estágio básico de evolução. Exemplo: Charmander.

Movepool
Todos os movimentos que o Pokémon aprende em geral.

NFE
Not Fully Evolved. Pokémon que não estão completamente evoluídos.

NVE
Not Very Effective, um Pokémon que faz um dano pequeno devido a resistência do oponente.

OHKO
One Hit Knockout. Quando um  Pokémon derrota outro em apenas um hit.

OTR
Abreviação para "Offensive Trick Room" que é não só um Pokémon que pode usá-lo mas também aproveita-lo para fazer o trabalho de Sweeper.

Outspeed
Definição de quando um Pokémon é mais rápido que outro.

PP War
Um PP War é quando ambos os Pokémon em batalha não possuem mais PPs, tendo que utilizar "Struggle".

Predict
Quando você sabe qual será o próximo movimento do oponente e, com isso, tomar alguma decisão prevendo o que irá acontecer.

Pinch Berry
Berrys que são consumidas quando o HP do Pokémon que a segura está com 25% do total. 
Muitas vezes é são utilizadas com o move Substitute para poder ativá-la com segurança.

Priority
Movimentos que atacam primeiro dependendo do que seu oponente fará.

Residual Damage
Dano recebido recebido sem ter sido atacado, seja ele por efeitos do clima 
(Sandstorm ou Hailstorm), Recoil de Life Orb, Status Ailment (Poison ou Burn) ou pela entra no campo e receber de dano de Hazards, (Toxic Spikes, Spikes e Stealth Rock).

Set
Abreviação de Moveset.

Set-Up
Levantar algo, seja Stats ou até Screens.

STAB
Same Type Attack Bonus. Bônus dado a movimentos do mesmo tipo do Pokémon que utilizou.

Stall
Quando se derrota o oponente aos poucos normalmente por danos indiretos, como Hazards, Leech Seed, Toxic, Sandstorm, etc.

Switch
Troca de um Pokémon para outro.

Switch-In
Ato de fazer um troca na frente de um oponente que, na maioria das vezes, não irá causar danos danos.

Trait
Traits são as Habildades que cada Pokémon possui.

VGC
Video Games Championships. São eventos patrocinados pela Nintendo onde os jogadores competem para ganhar o título de Campeão do Mundo.

Combinações de Attacks, Itens e outros.

BoltBeam
Combinação de Thunderbolt + Ice Beam.

ChestoRest
Combinação de Chesto Berry + Rest.

EdgeQuake
Combinação de Stone Edge + Earthquake.

EndFlail
Combinação de Endure + Flail.

EndRev
Combinação de Endure + Reversal.

EndSalac
Combinação de Endure + Salac Berry.

Paraflinch
Utilizando ambos, Paralysis e Flinch, para manter o oponente o máximo possível de turnos sem atacar até leva-lo ao nocáute.

Parafusion
Utilizando ambos, Paralysis e Confusion, para manter o oponente o máximo possível de turnos sem atacar até leva-lo ao nocaute.

RestTalk
Combinação de Rest + Sleep Talk.

SlideQuake
Combinação de Rock Slide + Earthquake.

SmashPass
Combinação de Shell Smash + Baton Pass.

SubCM
Combinação de Substitute + Calm Mind.

SubPunch
Combinação de Substitute + Focus Punch.

SubRoost
Combinação de Substitute + Roost.

SubSalac / SubLiechi / SubPetaya
Combinação de Substitute + Salac Berry, Liech Berry ou Petaya Berry.

SubSeed
Combinação de Substitute + Leech Seed.

SubSplit
Combinação de Substitute + Pain Split.

VoltTurn
Times que abusam de Volt Switch e U-turn.

Abreviações de Movimentos e Itens.

BB
Brave Bird ou Brick Break.

BP
Bullet Punch ou Baton Pass.

BU
Bulk Up.

CB / Band
Choice Band.

CC
Na terceira geração, era usado para o move Cross Chop, hoje em dia é mais usado para o move Close Combat por ser mais utilizado.

CM
Calm Mind.

DD
Dragon Dance.

DM
Draco Meteor.

DP
Dynamic Punch.

DPulse
Dragon Pulse.

EQ
Earthquake.

EP
Earth Power.

ESpeed
Extreme Speed.

Evio
Eviolite. 

FB
Fire Blast.

FP
Focus Punch.

GK
Grass Knot.

HP
Hidden Power.

HJK
High Jump Kick.

Lefties
Leftovers.

LK
Low Kick atualmente, em GSC era usado para Lovely Kiss.

LO
Life Orb.

MM
Meteor Mash.

NP
Nasty Plot.

RD
Rain Dance.

RP
Rock Polish.

RS
Rapid Spin.

Scarf / Scarfed
Choice Scarf.

SD
Swords Dance.

SE
Stone Edge.

SP
Sucker Punch ou Superpower.

Specs
Choice Specs.

SR
Stealth Rock.

SToss
Seismic Toss.

Subs
Substitute.

Tbolt
Thunderbolt.

TR
Trick Room.

WoW / Wisp
Will-O-Wisp.

WW
Whirliwind.

Abreviações: Nomes de Pokémon

Alakazam
Geralmente chamado de: Zam, Alaka.

Blissey
Geralmente chamado de: Bliss.

Conkeldurr
Geralmente chamado de: Conk.

Donphan
Geralmente chamado de: Phan.

Dragonite
Geralmente chamado de: Dnite, Nite.

Ferrothorn
Geralmente chamado de: Ferro, Thorn, Ferry.

Forretress
Geralmente chamado de: Forre, Forry, Tress.

Goodra
Geralmente chamado de: Goo.

Greninja
Geralmente chamado de: Gren, Ninja.

Gyarados
Geralmente chamado de: Gya, Dos.

Haxorus
Geralmente chamado de: Hax. (Não confundir com Hax, que é a sorte em batalha).

Infernape
Geralmente chamado de: Nape, Ape.

Jellicent
Geralmente chamado de: Jelli, Jelly.

Jirachi
Geralmente chamado de: Rachi.

Landorus
Geralmente chamado de: Land.

Lucario
Geralmente chamado de: Luke.

Magnezone
Geralmente chamado de: Mag, Zone, Magne.

Mamoswine
Geralmente chamado de: Mamo.

Metagross
Geralmente chamado de: Gross.

Reuniclus
Geralmente chamado de: Reuni, Rank.

Salamence
Geralmente chamado de: Mence, Sala.

Skarmory
Geralmente chamado de: Skar.

Talonflame
Geralmente chamado de: Flame, Talon.

Toxicroak
Geralmente chamado de: Croak.

Tyranitar
Geralmente chamado de: Ttar, Tar.

Volcarona
Geralmente chamado de: Volc, Volca.

Sets específicos e combinações de Pokémon

AgiliGross
Metagross com o movimento Agility.

BellyZard
Charizard usuário de Belly Drum.

BulkyGya
Gyarados com EVs investidos nas defesas para poder resistir bem e utilizar Dragon Dance.

CeleTran
Celebi e Heatran sendo usados juntos em uma combinação defensiva. Celebi resistindo a Water, Ground e Fighting que são os pontos fracos de Heatran e o mesmo resistindo a Bug, Poison, Flying e Fire.

CroCune
Suicune com os movimentos Surf, Calm Mind, Sleep Talk e Rest. Prefixo "Cro" por causa de um usuário chamado Cromat que popularizou Suicune com essas configurações.

CurseLax
Snorlax com Curse.

DrizzleToed
Politoed com a habilidade Drizzle.

DroughTales
Ninetales com a habilidade Drought.

GyaraJolt / GyaraVire
Gyarados + Jolteon / Electivire são usados em uma combinação ofensiva. Jolteon absorvendo golpes Elétricos que são a fraqueza de Gyarados e curando 25% de seu HP graças ao Volt Absorb. E Electivire ganha um Boost de Speed graças a sua habilidade Motor Drive, que absorve os golpes Elétricos assim como o Volt Absorb. Gyarados cobre a fraqueza de ambos com seu tipo Flying, que tem imunidade a Ground.

JelliThorn
Jellicent + Ferrothorn. Eles tem uma sinergia perfeita um com o outro.

Lati@s
Latias e Latios em um único time.

MixedNape
Moveset de Infernape com os movimentos de categorias distintas Fire Blast que é Special e Close Combat, Physical.

MixVire
Electivire tira vantagem de seus Status ofensivos balanceados para usar um moveset Mixed, dificultando assim o trabalho de Wall com capacidades defensivas específicas.

ScarfTar
Tyranitar com o item Choice Scarf, ótimo Trapper.

Skarssey
Duas grandes potências quando o sinônimo é Defesa. Os dois tem enormes capacidades defensivas que são bem específicas, Blissey sendo Sp.Defensive e Skarmory Physical Defensive e assim, um defende o outro de golpes que não poderia suportar.

StallRein
Walrein com Substitute e Protect para uma função de Staller, geralmente ele dura pelo menos uns 32 turnos. Utiliza sua habilidade Ice Body e Leftovers para curar-se do dano de Substitute.

Techniloom
Breloom com a habilidade Technician que beneficia seus ataques Bullet Seed e Mach Punch, dentre muitos outros.

TechniTop
Hitmontop com a habilidade Technician para se combinar com movimentos como Bullet Punch, Mach Punch e Fake Out por exemplo.

TinkerBell
Celebi que utiliza de seus capacidades defensivas e ofensivas juntas, da quais é muito difícil de se derrotar.

TormenTran
Heatran com o movimento Torment, que é usado junto de moves como Protect e Substitute.


Revisão: Diego
Referências: Smogon

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