logo

Pokémothim

Origem: Squirtle



Nome e Significado
Artwork Oficial de Squirtle. Por Ken Sugimori.


No japonês,  ゼニガメ (Zenigame) originalmente é uma palvavra que significa "Tartaruga do Lago".
Todavia, no inglês o nome é Squirtle."Squirt" significa esguichar, espirrar (referindo à água) ou pequeno. E "Turtle" significa "Tartaruga". Logo, o nome pode ser traduzido como "Pequena Tartaruga" ou "Tartaruga que Esguicha".
Nota: Seu nome ainda pode ser associado ao esquilo (Squirrel, em inglês), por sua cauda ser muito semelhante à de um esquilo.




Aparência, Características e Comportamento


Squirtle é retratado como "Tiny Turtle Pokémon", ou Pokémon Tartaruga Pequena. Ele tem uma pele de coloração azulada e um casco resistente. Sua cauda é muito semelhante à cauda de um esquilo. Estudos apontam que a primeira reação de um Squirtle quando nasce é se esconder, pois ele é um Pokémon muito assustado e teme os humanos logo de início. O casco de Squirtle é usado para proteção e retenção de ataques. Além disso, seu casco dimunui a resistência da água, permitindo que ele atinja altas velocidades enquanto nada. Apesar de um pouco tímido e sem muita confiança com os humanos, os Squirtle podem ser considerados um dos Pokémon mais leais e fiéis que existem. Depois de criarem lanços afetivos com seus treinadores eles se tornam além de poderosos Pokémon, grandes companheiros.



Evolução


Artwork Oficial de Wartortle. Por Ken Sugimori.

Quando evolui para Wartortle, Squirtle ganha uma expressão mais rude e brava. O tom da pele de Squirtle muda e ele ganha um cauda mais leve, assim como as orelhas. Os Wartotle são conhecidos por sua agressividade que deixa marcas em seus cascos, devido as inúmeras batalhas.
O nome カメール  (Kameil) em japonês significa "Kame" (tartaruga) e "Tail" (do inglês, cauda). Ficando assim, algo como "Tartaruga com Cauda".
Em inglês, Wartortle vem de "War" (guerra) ou"Warrior" (guerreiro) e "Turtle" ou "Tortoise"(ambos significam tartaruga). Ficando então, algo como "Tartaruga de Guerra" ou "Tartaruga Guerreira".




Artwork Oficial de Blastoise. Por Ken Sugimori.
Em seu último estágio evolutivo, Squirtle se torna um poderoso Blastoise. Ele vira uma verdadeira arma de guerra. Com aparência forte e corajosa, ele possui dois canhões metálicos por onde jatos de água poderosos são esguichados.
O nome カメックス (Kamex) em japonês significa "Kame" (tartaruga) e "Max" (Máximo). Ficando assim, algo como "Tartaruga Máxima".
Em inglês, Blastoise vem de "Blast" que significa (explosão, explodir) e "Tortoise" (tartaruga). Logo, seu nome ficará algo como "Tartaruga Explosiva".


Mega Blastoise


Por último, temos Mega Blastoise, que é a mega evolução de Blastoise. Em sua Mega evolução, Mega Blastoise ganha canhões em seus braços e os dois canhões grandes de suas costas se tornam um só, bem mais potente. Seu nome e significado permanece o mesmo, apenas acrescentando a palavra "Mega" ao Pokémon. Mega Blastoise megaevolui com a ajuda de uma Blastoisinite.






Inspirações na Criação



Tartaruga Marinha
Não é preciso fazer muito esforço para perceber que Squirtle é baseado tartarugas terrestres e tartarugas-marinhas, pois qualquer pessoa do mundo relacionaria esses animais fantásticos à água. Por esse motivo, Squirtle não esconde muitos mistérios em suas evoluções. Talvez, somente Blastoise.

Portanto, ficam sobrando Wartortle e Blastoise. Os dois são bem diferentes, mas possuem a mesma inspiração de Squirtle: tartaruga terrestre e tartaruga-marinha.


Tartaruga Terrestre
Mas por outro lado, Blastoise tem uma característica bem distinta, que o faz diferente de suas evoluções. Ele é descrito como "Shellfish Pokémon" ou Pokémon crustáceo/molusco. Mas, espera aí, Blastoise não é baseado em tartarugas?

Sim. Há uma coisa que faz Blastoise diferente de Squirtle e Wartortle. Seus canhões que esguicham água fortemente são associados à duas coisas diferentes.

Primeiro, as armas no casco de Blastoise são semelhantes aos canhões potentes dos tanques de guerra. Blastoise e talvez Wartortle também tem alguns conceitos de guerra em seus nomes e suas características, como vimos anteriormente.




Tanque Indiano T-90 Bhisma
Segundo, Blastoise é associado à equinodermes pré-históricos já extintos, pertencentes à classe blastoidea (Nossa, esse nome não me é estranho...) e alguns mariscos que possuíam cascos resistentes e esguichavam fortes jatos de água para fins protetivos.

É muita coincidência ou Blastoise tem um forte inspiração (até no nome) dessas criaturas?




Alguns seres da classe blastoidea
Com isso, podemos concluir que Squirtle, Wartortle e Blastoise tem forte influência das tartarugas terrestres e marinhas. Entretanto, não podemos nos esquecer dos conceitos de guerra que Wartortle e Blastoise trazem consigo e muito menos da relação de Blastoise com a classe blastoidea.




Curiosidades

Apesar da linha evolutiva de Squirtle não ter muitas surpresas para nós, existem muitas curiosidades que merecem destaque na nossa matéria. Observe:


Squirtle no mangá. Repare em seus braços e pernas.

Na arte oficial do Squirtle para o mangá, ele tem muito mais características físicas relacionadas às tartarugas-marinhas do que as terrestres. Seus membros superiores e posteriores são maiores e muito parecidos com nadadeiras, diferente da arte do Squirtle que conhecemos.
Arte Oficial de Wartortle para a divulgação
do animê. Repare nas orelhas de Wartortle.


Enquanto isso, a arte de Wartortle para uma divulgação do animê é bem diferente do que conhecemos. Enquanto na arte dos jogos ele possui as orelhas na cor branca, na arte do animê as orelhas dele ficaram na mesma cor que o corpo, azuladas.
Tais modificações não tiveram real o motivo revelado.



Conclusões 

Squirtle e sua cara: "Me escolhe
como seu inicial?"

Hoje, finalizamos nossas matérias sobre os iniciais de Kanto com o Squirtle. Como já sabemos, ele é realmente baseado em tartarugas terrestres e marinhas, mas Blastoise tem algumas curiosidades que com certeza nos fizeram refletir um pouco. Espero que essa matéria tenha contribuído para o conhecimento de vocês em relação ao Squirtle e sua linha evolutiva. 

E vocês, o que acham do Squirtle?


Revisão: Rafha


Perdeu alguma matéria do "Origem"? Clique aqui e confira! 


----------------------------------------------------------------------------
Faça parte da nossa equipe!
----------------------------------------------------------------------------
Sobre Diego
24 anos, Campinas - SP. Coordenador de conteúdo e Administrador geral na Pokémothim, é fanático por Pokémon do tipo Grass e um dia ainda vai tatuar esse amor no braço esquerdo. Divide o tempo entre o trabalho, a universidade, as listas enormas de séries inacabadas e o mundo Pokémon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar