logo

Pokémothim

Origem: Pikachu

Artwork Oficial de Pikachu. Por Ken Sugimori.

Nome e Significado 


Originalmente no japonês,  ピカチュウ  (Pikachuu), pode ter vários significados. Pika pode ser uma atribuição ao mamífero Pika (que falaremos mais abaixo) ou uma combinação de onomatopéias, sendo: ピカピカ (pikapika) que é o som de faíscas e チューチュー (chūchū) que é som que roedores fazem, conhecido como guincho. Logo, a tradução não ficaria muito satisfatória, podendo apenas significar "Faíscas e Guinchos" ou "Pika que guincha".

Igualmente no inglês o nome também é Pikachu, exceto por um "U" ao menos. Por isso, não há modificações significativas. 

Aparência, Características e Comportamento

Anatomia não oficial de Pikachu.
Pikachu tem a aparência de um roedor, é amarelo e possui a cauda com o formato de um raio. Suas bochechas são vermelhas, chamativas e armazenam eletricidade. Inicialmente é um quadrúpede, mas aprendeu muito bem a se portar de pé com as patas traseiras. Diferente de outros pokémon, os Pikachu adoram viver perto de humanos. Eles são pokémon muito carinhosos e se apegam muito fácil as pessoas. Apesar de viverem nas florestas e bosques, muitos deles são encontrados nas grandes cidades, parques e em becos. Como armazena muita eletricidade nas bochechas, é preciso que o Pikachu descarregue toda essa energia de tempos em tempos.

Evolução

 
Artwork Oficial de Pichu. Por Ken Sugimori.


A pré-evolução de Pikachu, Pichu, foi introduzida somente depois, na região de Johto. Basicamente é um Pikachu bebê. Ele tem orelhas maiores do que o Pikachu e o tom de sua pele é mais claro. Sua bochechas são rosadas e sua cauda é negra. Os Pichu são criaturas dóceis e meigas e são tidos como ótimos companheiros. 

Seu nome, no japonês ピチュー (Pichu), poderia usar os mesmos conceitos de Pikachu (as onomatopéidas de pikapika (faíscas) e chüchü (guincho)). Lembrando que também pode ser uma brincadeira com a palavra プチ (puchi) que é traduzida como pequeno. Então, podemos ter a tradução adaptada para algo como "Pequeno Pikachu"
No inglês, o nome também é Pichu e não sofre alterações.

Artwork Oficial de Riachu. Por Ken Sugimori.


Então, Pikachu evolui e se torna um Raichu com a ajuda de uma Thunderstone. Raichu se torna um pokémon mais robusto e forte, de cor alaranjada e com uma cauda longa. As orelhas de Raichu são diferentes e arredondadas e ele é mais agressivo que Pikachu. Após evoluir, Raichu ainda guarda muito mais eletricidade em suas bochechas, tornando-se um poderoso pokémon. 
Seu nome, no japonês ライチュウ (Raichu) significa "rai" (trovão) e novamente a onomatopéia "chüchü" (guincho). Logo, a tradução adaptada seria algo como "Trovão que guincha". 
No inglês, o nome também é Raichu e não sofre alterações.

Inspirações na Criação


Pika.


Primeiramente, gostaria de dizer que Pikachu não é inspirado em um rato. Confesso que inicialmente, respeitava o que a Pokédex dizia, afirmando que Pikachu era um "Mouse Pokémon" ou um Pokémon Rato. Mas analisando profundamente, ele não tem traços de um rato e muito menos alguma citação sobre ratos nos nomes de sua linha evolutiva. Pelo contrário, ele cita Pika, que é um lagomorfo muito semelhante à um rato. Observem que o Pika é extremamente parecido com Pikachu, especialmente na anatomia, por ser um pouquinho mais rechonchudo e pela ponta das orelhas serem mais escuras. Coincidência?

Enquanto isso, a identidade de Pichu permanesse desconhecida. Uns dizem que ele é baseado em ratos e camundongos. Outros afirmam que ele é parecido com o Pika. Há ainda aqueles que defendem a ideia de que ele se assemelha aos esquilos. Eu, particularmente acredito que Pichu também seja baseado em um Pika, pelo formato das orelhas, que são idênticas.

Dipodomys

Por último, temos Raichu. Ele se diferencia de Pichu e Pikachu pela cauda bem mais longa e pelas patas traseiras que são um pouco maiores, permitindo que Raichu fique a maior parte do tempo apoiado nelas. Por isso, ele tem forte inspiração do Dipodomys, um pequeno roedor que se locomove da mesma maneira que Raichu e tem um cauda longa, assim como ele. Embora haja muitas semelhanças, as orelhas de Raichu se parecem muito mais com as de um Pika, ficando a dúvida: Raichu seria uma mistura de Pika e Dipodomys?

Com isso, podemos concluir que a linha evolutiva de Pikachu certamente se baseia em Pikas e Dipodomys, que são roedores. E ao contrário do que a maioria das pessoas diz, Pikachu não é um rato, mas sim um roedor.

Curiosidades


Artwork Original de Clefairy. Por Ken Sugimori.

Primordialmente, Pikachu e Clefairy eram os escolhidos para serem os mascotes da franquia Pokémon. Isso foi alterado posteriormente, pois Pikachu teria mais chances de cativar as crianças e o público, se passando por uma criatura dócil, amigável e simpática. Além disso, sua cor amarelada não foi unicamente usada para representar a eletricidade, mas também por ser uma cor chamativa, que destacava-se e para que atraísse tanto os meninos quanto as meninas. Por esse motivo, Clefairy foi excluída da vaga, por ser rosa e com certeza, porque atrairia somente a atenção do público feminino. Ficando assim, Pikachu o mascote oficial da franquia.


Uma das primeiras imagens de Pikachu.

Sobre a arte de Pikachu, quem não se lembra dele mais rechonchudinho no começo do animê? Sim, nos primeiros jogos/mangás/animê o Pikachu era bem diferente do que conhecemos hoje. Ele era mais gordo, tinha os braços e as mãos menores e sua cauda era mais fina. Atualmente, ele ficou quase que irreconhecível, com braços e pernas maiores, cauda mais visível e bonita e até o tom do amarelo mudou um pouco. Cá entre nós, com certeza nós preferimos mil vezes a versão atual, não é mesmo?

Não muito tempo atrás, em 2008, cientistas japoneses descobriram uma nova proteína que transportava impulsos nervosos dos olhos até o cérebro. E adivinha qual o nome que deram à tal proteína? Pikachurin, em homenagem ao nosso amado mascote amarelo.


Ling Ling (Drawn Together).


Há ainda, uma sátira muito engraçada de Pikachu, o personagem Ling Ling do Cartoon/Desenho animado americano Drawn Together (Casa Animada, no Brasil). Drawn Together é uma espécie de Sitcom onde criaturas estranhas ficam confinadas em uma casa vigiada por câmeras. Ling Ling é um deles. Ele é laranja, parecido com um rato, fala em línguas orientais e ninguém o entende. Ling Ling tem a cauda com um formato de exclamação (!), é agressivo e ataca os outros com descargas elétricas. 




Avião tematizado de Pokémon.



Enfim, as influências de Pikachu no mundo são inúmeras e todos nós sabemos. Seja na mídia como paródias, seja como propaganda nos fast-foods. Mas, talvez, a mais curiosa delas seja os aviões decorados com o tema Pokémon no Japão. Eles são muito famosos por lá e invejados por muitos fãs, afinal quem nunca quis viajar num desses?


Conclusões



Bom, chegamos ao fim de mais uma matéria. Essa foi longa, não é mesmo? Talvez porque Pikachu seja o ícone principal dessa franquia tão famosa. Ele com certeza será (ou já é, por muitos) eternizado. Mas espero que a partir de hoje, ele não seja mais retratado como um mero rato, apesar de ser considerado o Mickey Mouse Japonês, pois agora nós sabemos que o Pika é a real influência em sua criação. Enfim, o fato é que o Pikachu merece nossos parabéns, afinal foi esse mascote amarelo que fez com que Pokémon viesse a ser o sucesso que é hoje, não é mesmo?

E aí, o que vocês acham do Pikachu?

Revisão: Rafha


Perdeu alguma matéria do "Origem"? Clique aqui e confira! 


----------------------------------------------------------------------------
Faça parte da nossa equipe!
----------------------------------------------------------------------------
Sobre Diego
24 anos, Campinas - SP. Coordenador de conteúdo e Administrador geral na Pokémothim, é fanático por Pokémon do tipo Grass e um dia ainda vai tatuar esse amor no braço esquerdo. Divide o tempo entre o trabalho, a universidade, as listas enormas de séries inacabadas e o mundo Pokémon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar