Por onde andam estes Pokémon?


Com a recente entrada e saída de Goodra da equipe de Ash e a quase-despedida do Wobbuffet da Jessie, iremos retomar a trajetória de alguns Pokémon que foram deixados para trás. Vamos relembrar destes abandonos, incluindo o porque do ocorrido e o que possivelmente aconteceu com os mesmos.


Antes que talvez alguns tachem-os de "maus treinadores" devido a prática do abandono, a ideia que o anime tende a transmitir é que os Pokémon, assim como os humanos, possuem suas vontades próprias, e um bom treinador sabe compreendê-las ao invés de apenas ordená-los e pronto. Qual o principal motivo do desenho seguir esse desfecho? Nos jogos ainda não é possível um Pokémon escolher por vontade própria se vai ou não seguir com o treinador, ou se ele quer batalhar em ginásios ou participar de torneios, sendo assim a melhor opção para mostrar isso ao público é através do anime e filmes.

Agora chega de enrolação e vamos ao que realmente interessa.


Pokémon Abandonados:

Butterfree (Ash)

Butterfree e Ash se despedindo.
Butterfree foi o primeiro caso de abandono no anime vindo de um personagem principal da história, e como notado na época, pegou muitos de surpresa. Butterfree foi o primeiro Pokémon de Ash, criado e evoluído pelo o mesmo, e participou num total de 19 episódios; talvez por isso que essa despedida se tornou tão impactante dentre o público Pokémon, pois nada daquilo era esperado. Butterfree foi libertado por Ash durante a temporada de acasalamento da espécie, e após ajudar seu Pokémon a ficar junto de uma Butterfree cor de rosa, deixou os dois partirem em uma jornada romântica pelo oceano até encontrar um bom local para o acasalamento.

Não se sabe o que aconteceu com o Butterfree depois dali. Provavelmente, o casal teve seu momento de privacidade onde concederam seus filhotes em um lindo local. Não se sabe o paradeiro, nem quantos filhotes tiveram, e nem se o casal se separou ou foram capturados depois disso... Mas né, vamos acreditar que eles estão vivendo um lindo romance até os dias de hoje!

Essa despedida foi o que ocasionou o primeiro choro de muitos que acompanhavam o anime. Seguidamente na Saga BW, Ash relembrou do seu Pokémon após acompanhar a trajetória de vida de um Caterpie.

Primeape (Ash)


Primeape se despedindo de Ash.
Por segundo, temos o Primeape também de Ash, que foi dado por ele ao boxeador Anthony depois de Ash vencer o Gran Prix P-1 usando o Pokémon. Ash não teve um começo nada fácil com Primeape, e depois de capturá-lo e não usá-lo uma vez se quer, arriscou a sorte na competição e acabou se entendendo com seu Pokémon. Havia esperanças por parte dos telespectadores do anime que Ash finalmente conseguisse dominar aquela fera selvagem, porém, não tivemos tempo o suficiente para desfrutar dessa relação.

Ash deixou claro que iria deixar Primeape com Anthony para o mesmo aprimorar suas táticas de batalha Tipo-Lutador, mas não citou voltar para pegá-lo.


Contudo, essa despedida não foi tão impactante assim para o público, e muitos nem se quer se lembram de Primeape. No Bulbapédia, este Pokémon está na classificação de "Treinamento" e não "Abandono", dando a possibilidade de Primeape voltar um dia... Mas é provável que ele nunca volte, ou pelo menos, não tão cedo...


Pidgeot (Ash)


Pidgeot voando na liderança do bando.
Em terceiro, temos o Pidgeot do Ash. Sim, um Pokémon que ficou com ele durante toda a 1ª Temporada foi libertado no último episódio da sessão deixando todo o público espantado. Não havia indícios de que Ash libertaria o seu precioso Pokémon Voador, mas assim que o jovem e seus amigos confrontaram um bando de Spearow liderados por Fearow que estava predando um bando de Pidgey e Pidgeotto, estava claro que Ash iria intervir usando o seu Pokémon da mesma espécie. Pidgeotto evoluiu para Pidgeot e conseguiu derrotar Fearow, livrando aquele bando das garras do predador; logo em seguida, Ash resolveu deixar seu Pidgeot no comando do bando para impedir que Fearow voltasse procurando vingança, pois julgava ser o melhor para ambas as partes.


Antes da despedida, Ash disse as seguintes palavras:

- "Talvez você deva ficar aqui por enquanto, voltaremos assim que pegarmos a Bola GS para o Professor!"


Muitos acreditaram que Ash realmente voltaria para buscá-lo após o termino da Liga Laranja. O problema é que isso nunca aconteceu até os episódios de hoje. Não se sabe mais o paradeiro de Pidgeot, mas é provável que ainda esteja na liderança do grupo de Pokémon, talvez até confrontando Fearow de vez em quando...

Obs: Este Pokémon não caiu no esquecimento de Ash, pois o mesmo o citou no Episódio "133 - Ash Ganha a Insígnea Zephir!" dizendo a Falkner que um dia iria voltar para rever seu velho amigo.

Chimecho (James)

Chimecho se despedindo de James.
Uma das saídas mais marcantes de todas, pois não foi para treinamento ou mesmo para apenas viver na natureza... Chimecho foi deixado para trás por estar muito doente, a ponto de que se o James não cuida-se dele, este poderia perdê-lo.

Chimecho entrou na equipe de James no episódio 360 e foi o segundo capturado por ele na região de Hoenn. Durando 64 episódios em sua equipe, foi deixado no acampamento de verão de James  no episódio 424 deixando todos os fãs emocionados com sua despedida.


James prometeu voltar para pegá-lo de volta assim que seu Pokémon melhorasse, porém, até hoje, não se teve mais notícias em relação a Chimecho. Não se sabe se ele melhorou, ou se continua doente, até por que as causas da  doença não ficaram claras na história, mas vamos acreditar que James ainda não voltou para buscá-lo por estar ocupado de mais viajando com seus companheiros de Equipe atrás de Pikachu.


Chimecho foi relembrado novamente no episódio 540 da saga Diamond and Pearl.


Arbok & Weezing (Jessie e James)


Dueto Clássico (Arbok & Weezing)
Quem não se lembra destes Pokémon que se tornaram a marca registrada da Equipe Rocket? Entrando na equipe dos nossos antagonistas favoritos desde o episódio 02 da série original como Ekans & Koffing, fizeram sua última aparição no episódio 282, completando assim o total de 280 episódios na equipe. A evolução destes foi um tanto quanto diferente da maioria; Os Pokémon costumam evoluir durante ou após uma batalha, pois é quando estes ganham experiência, porém Ekans & Koffing evoluíram no episódio 31 para ajudar seus treinadores em momentos desesperadores.

Na 1ª Temporada, Arbok e Weezing eram as principais escolhas em batalha da Equipe Rocket, normalmente atuando em dueto. Mesmo Jessie capturando um Lickitung, e James um Victreebel, as escolhas eram todas predicadas pelos fãs do anime. Mais tarde, eles começaram a apresentar mudança nas escolhas de batalha.


Momentos depois da despedida.
No episódio intitulado "O Ego Roubado", temos um caçador Pokémon que havia enjaulado Ekan's e Koffing's, e ao tentar ajudar, Arbok e Weezing são derrotados por um Tyranitar. Sem chances, Jessie e James decidem que o melhor a fazer é que Arbok e Weezing permaneçam com o bando para os proteger. Após isso, Arbok não foi vista no anime, porém em alguns momentos notamos referências claras a este Pokémon em itens usados por Jessie, já Weezing, aparentemente, caiu no esquecimento de James.

O Fato de terem retirado os Pokémon principais da Equipe Rocket, pode ter agravado na perda de audiência do anime, assim que se iniciou a Geração Avançada. Muitos fãs japoneses deixaram de acompanhar a partir daí; realmente essa deixa pegou muitos de surpresa, pois ninguém imaginava que os mesmos perderiam seus Pokémon principais. Contudo, eles nunca mais foram vistos ou mencionados durante o anime (fato que me indigna até hoje ainda... kkkk).


No Jogo Pokémon Yellow é possivel batalhar contra a Equipe Rocket e o Pokémon usado por Jessie é um Ekans e na 3ª e 4ª batalha esta é uma Arbok. Também vemos o Koffing de James e na 3ª e 4ª batalha este é um Weezing.


Victreebel's (James)


James sendo devorado por seu Pokémon.
Quem não se lembra da planta carnívora que sempre engolia nosso antagonista James toda a vez que era escolhido para uma batalha? E por este motivo, Jessie e Meowth forçaram James a trocá-lo por sua pré-evolução com o vendedor vigarista de Magikarp que alegava o Pokémon ser mais útil e poderoso. Sendo manipulado, James efetuou a troca, e adquiriu um Weepinbell que em seguida evoluiu para um novo Victreebel e foi mandado pelos ares por Jessie, logo após o mesmo ter tentado "digeri-la"... 

James sofreu com a perda, pois amava o seu Pokémon Tipo-Grama, mesmo tento problemas em treiná-lo. O Fato dele ter um estranho apego pelos Tipo-Grama, fez James ser atacado por todos eles após serem escolhidos pela batalha, como Carnivine e Cacnea.


Não se sabe ao certo o paradeiro destes Pokémon no momento, o que se sabe, é que ambos estão em algum lugar na Região de Johto montando uma família... E claro, ele também é outro que nunca vai voltar para o anime.


Victreebel de fato não caiu no esquecimento de James, sendo lembrado por ele na Saga Diamante & Pérola.


Togetic (Misty)

Misty se despedindo de Togetic.
Outra despedida inesperada e chocante. Togepi, de Misty, após evoluir para Togetic (algo que poucos fãs estavam esperando acontecer um dia), resolveu ficar no Reino dos Togepi para proteger os outros Pokémon de futuras invasões inimigas, como havia acontecido a pouco tempo pelo Coronel Hansen.

No anime, mais tarde, Togepi foi substituído por um Azurill como Pokémon de colo de Misty. Porém, este não caiu no esquecimento da produção do anime, tendo uma pequena aparição em uma cena da abertura de Pokémon "Aventuras em Unova".

Provavelmente, Togetic nunca volte para o anime, sem falar que Misty também, nunca mais presenciou episódios.

Dustox (Jessie)

Prontas para atuar em Torneios.
Dustox de Jessie foi o último abandono cometido pela mesma. Após encontrar um jovem, semelhante a uma das suas antigas paixões, Jessie libertou Dustox a força para seguir uma jornada de amor com o Dustox Shiny de Austin, após a mesma se recusar a deixar sua treinadora. Contudo, Jessie destruiu sua Poké-Bola, fazendo-a se tornar selvagem instantaneamente, não tendo mais como se prender a Jessie. No fim, ela seguiu com o Dustox de Austin na trilha dourada de acasalamento da espécie em Sinnoh.

Provavelmente, a Dustox de Jessie já teve seus filhotes, mas nunca mais retornou e nem retornará ao anime, situação semelhante ao de Butterfree de Ash. No entanto, seguidamente, o Pokémon foi relembrado por Jessie episódios antes da Copa Wallace, dizendo que dedicaria suas vitórias no torneio a sua Dustox que a ajudou a conseguir sua primeira fita de Sinnoh.

Goodra (Ash)

Goodra se despedindo com seu amigos.
O que dizer da despedida mais recente do anime? Goodra virou a sensação dos fãs logo depois que a evolução de Sliggo para o estágio final foi divulgada, e todos estavam apostando tudo no Pokémon. Muitos até pensavam que Goodra seria como um "Charizard" na equipe de Ash em Kalos, porém, a felicidade durou pouco. Goodra teve uma das evoluções mais rápidas de todo o anime, atuando em apenas 16 episódios na equipe de Ash, e de lá pra cá, veio evoluindo cada vez mais. Porém, Ash decidiu deixá-lo em um pântano com outros Pokémon amigo de Goodra. Depois de derrotarem a Equipe Rocket, que estava drenando a "água milagrosa" do pântano que era antigo lar do Pokémon Dragão, Goodra se entendeu com Florges que antigamente predava o local (que na verdade só queria o auxilio da água pra curar sua Floette), o melhor como treinador, que Ash tinha a fazer, era deixá-lo ali.

Não se sabe se este Pokémon voltará para a Equipe de Ash, se bem que muitos gostariam de vê-lo voltar na Liga Kalos só pra dar uma mão ao garoto de Pallet, como ocorreu com Gliscor e Charizard.

Alguns fãs se revoltaram com a saída de Goodra, dizendo a frase: "Quando Ash captura um Pokémon descente, ele abandona", mas, fazer o que né? O jeito é esperar por notícias do mesmo mais pra frente, se é que ainda o veremos no anime...

 Pokémon em treinamento:
Charizard (Ash)

Ash deixando Charizard.
Charizard é bem lembrado pelos fãs do anime, afinal, diferente da maioria dos Pokémon, este realmente reencontrou seu treinador e fez parte da equipe em vários momentos após sua saída.

Ele foi abandonado por seu treinador original ainda como um Charmander e Ash o encontrou um pouco debilitado e fraco no episódio 11. Ele o cuidou e o treinou, fazendo-o evoluir para um Charmeleon no episódio 45. A partir dai, o Charmeleon deixou de obedecer o Ash e passou a agir como queria. O motivo não foi revelado no anime, porém há algumas teorias de que ele passou a ser mais forte que o Ash poderia treinar, assim como ocorre nos games quando você tem um Pokémon forte demais sem ter as insígnias. Sendo uns dos Pokémon a evoluir mais rápido, este evolui novamente para Charizard no episódio 48, porém continua sem obedecer. Ele volta a obedecer Ash após os acontecimentos do episódio 107. Exatamente no episódio 136 Ash realiza uma batalha com Charizard e nota que seu Pokémon ainda pode ser mais forte e assim o deixa no Vale Charicific para que ele possa treinar junto a outros que eram mais fortes que ele. Charizard atuou como um dos principais 
Pokémon da equipe de Ash desde a 1ª à 3ª temporada.


Ele aparece novamente nos episódios 255 e 256, além de atuar no episódio 272 durante a Conferência de Prata na batalha de Ash contra Gary, mostrando que todo o seu treinamento valeu a pena (pois Charizard conseguiu derrotar o Blastoise de Gary). Volta a aparecer no episódio 413 e 466 da saga Advanced reunindo-se com seus antigos companheiros Squirtle e Bulbasaur na Batalha da Fronteira. Em BW ele reaparece nos episódios 778 e permanece até o 783. Após isso é visto novamente no episódio 798. No episódio 804 Charizard é deixado no laboratório do Professor Carvalho, e até então esse é o paradeiro dele.


Squirtle (Ash)


Squirtle no momento da despedida.
Com Squirtle, a despedida foi um pouco diferente. Ninguém esperava que o Pokémon de Ash voltaria a liderar o Esquadrão Squirtle um dia, e por isso pegou alguns fãs de surpresa na época. Squirtle estava com Ash desde a 1ª Temporada, e para o rumo das coisas mudar um pouco na equipe de Ash, foi substituído pelo Totodile em seguida. Squirtle também está em treinamento, mas sempre que seu treinador necessita, ele retorna para dar uma mãozinha (como visto na Batalha da Fronteira e na Conferência de Prata da Liga Johto).

Squirtle não é considerado um Pokémon abandonado, pois ainda pertence a Ash. A Despedida foi marcante principalmente na parte em que o mesmo se despede dos seus velhos companheiros de Equipe Bulbasaur e Pikachu. Mas contudo, os 3 se reencontraram novamente mais pra frente e não podemos afirmar se Squirtle voltará a fazer parte da equipe de Ash novamente um dia, mas vamos esperar pra ver...

Cacnea (James)

Treinando o soco drenagem.
Sendo o primeiro Pokémon a ser capturado por James após a saída de Weezing, este o acompanha desde o episódio 282 do anime. Sua entrada a equipe foi por livre e espontânea vontade e durante 241 episódios esteve na equipe de James.

Sua saída foi um pouco chocante, pois James o estava treinando para usar o Soco Drenagem, porém ele queria que o Cacnea fosse mais forte, deixando assim ele pra ser treinado pela líder de ginásio do tipo grama de Sinnoh, Gardenia. A despedida do pequeno Pokémon aconteceu no episódio 523 e apesar de James prometer voltar para buscá-lo, isso ainda não aconteceu. A Despedida também foi marcante e emocionante.


A sua ultima aparição foi em forma de Flashback no episódio 570.


Aimbipom (Dawn)

Usando Double Hit.
Ambipom é mais um Pokémon que está em treinamento. Atualmente, está treinando o Poké-Ping-Pong na tentativa de se tornar um profissional no ramo. Dawn deu a opção de Ambipom escolher o que ele queria seguir rumo ao estrelato do esporte, ou dos torneios Pokémon com ela, e o por seu desprazer, ele acabou escolhendo o Ping-Pong. Mesmo assim, Dawn não se abateu, pois sabia que estava fazendo algo de bom pelo seu Pokémon, deixando ele seguir o seu sonho.

No fim das contas, ele ainda não retornou para Dawn, e nem se teve noticias dele nos episódios seguintes. Não se sabe se ele realmente adquiriu fama no ramo, ou se ainda irá voltar para o time de Dawn. 

Gliscor (Ash)

Gliscor de Ash foi outro Pokémon que ficou em treinamento. Gliscor ficou com o senhor Maken para treinar com ele e melhorar suas habilidades aladas nas correntezas do céu, e contudo, voltou para a equipe de Ash para batalhar por ele na Liga Sinnoh. Hoje, está com os demais Pokémon no laboratório do Professor Carvalho.


Pokémon Temporários (A longo prazo): 
Lapras (Ash)
                   
Após viajar com Ash.
Sua despedida não foi tão intensa, pois o objetivo central do Ash ao capturá-lo era cuidar de seus ferimentos e leva-lo com eles até que fosse possível deixá-lo com seu bando, pois os Lapras viajam em bandos. A sua primeira aparição foi no episódio 86, este que se encontra no arco da Liga Laranja.

Ele auxiliou muito Ash em suas viagens entre as ilhas como um meio de transporte, além de lutar ou participar dos desafios e ajudá-lo a conseguir as insígnias. Durando apenas 29 episódios do arco Liga Laranja, o Lapras foi liberado no episódio 115.

Este ainda apareceu no episódio 259 onde mostra que ele se tornou adulto e também o líder do seu bando. Ele também é visto em flashbacks no episódio 275.

Todos os episódios citados acima podem ser baixados aqui.


Matéria redigida por Quenã e Luciano.
em 03/06/15
Comentários
Disqus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!