Teoria: Por que Zygarde pode ser um dos lendários mais incríveis de todos!



Zygarde foi um dos últimos Pokémon que nós conhecemos em Kalos, ele aparece como um monstrinho secreto que descansa nas profundezas de uma mina abandonada que ganhamos acesso ao final da trama. Quando vi Zygarde pela primeira vez, fora poucas horas após o lançamento de XY, quando alguns jogadores o descobriram. E sinceramente, torci o nariz para a serpente...

Zygarde é o terceiro lendário da região de Kalos, o que equilibra o duo de guardiões, assim como Rayquaza, Giratina e Kyurem. Entretanto, Zygarde ficou obscurecido, todos aguardavam o anúncio de uma sequência dos games X/Y com o título de Pokémon Z, mas acabou não acontecendo e a Game Freak nos pulou direto para a geração VII.

Entretanto, ficamos sabendo que Zygarde possui novas formas, que estarão presentes em Sun e Moon e provavelmente terão um papel importante, Zygarde hoje se mostra um dos Pokémon lendários mais interessantes e incríveis. Não, ele não é só uma serpente que parece um tubo de pasta dental.

Zygarde é baseado na serpente mitológica que fica aos pés da Yggdrasil, a árvore da vida. Todo o trio lendário de Kalos é baseado na mitologia nórdica, sendo Yveltal a águia que come as almas dos mortos e Xerneas o cervo que rege a vida nos troncos e galhos da árvore. Seguindo essa linha, a serpente rói as raízes da árvore que continuamente crescem. Isso não faz dela má, mas ela apenas tenta manter o equilíbrio no ecossistema. Se as raízes crescerem demais, a árvore pode abrigar mais vida do que pode sustentar, mas se não houverem muitas raízes não haverá muita vida. Sendo assim, a habilidade ''Aura Breaker'' de Zygarde faz todo sentido quando colocado ao lado de Yveltal e Xerneas.

As referências da cultura nórdica não param por ai, em sua forma 10% Zygarde pode ser interpretado como o lobo que deve matar Odin no Ragnarok, e em 100% de assemelha a deusa filha de Loki.

Mas isso são meras suposições que devem ser, ou não, confirmadas até o lançamento de Sun e Moon. A questão é, você sabe o quão poderoso e quão importante, Zygarde é?


Zygarde vive no subterrâneo, ele apenas aparece quando nosso ecossistema está com problemas, e ele o mantém em equilíbrio. Zygarde é essencial para que a vida flua bem na terra, a aura emanada de seu corpo mantém tudo nos eixos. Além disso, Zygarde é formado por um enxame de células, ele pode se dividir, se regenerar e, quando se funde completamente, ganha uma força ainda se quer mensurada.

Sabem o que isso significa? Zygarde tem o poder de monitorar a Terra de onde estiver, espalhando suas células pelo mundo enquanto repousa em 50% de sua força. Caso seja necessário as poucas células espalhadas podem se reunir em 10% e voltar rápido o suficiente para que o monstro fique em sua forma completa e aja para conter quaisquer ameaças que apareçam em nosso mundo. O mais incrível é que em golpes como ''Thousand Arrows'' e ''Thounsand Waves'' Zygarde se divide em centenas de células que atacam o oponente depois se restauram em sua forma normal.

Além disso, Zygarde parece ter mais de dois núcleos, sendo um para cada "asa" e um para a sua cauda. Contudo, só vimos até agora um azul e um vermelho (este último em posse de Bonnie no anime), que agem como os cérebros de Zygarde e, quando sozinhos, podem agir individualmente. Ou seja, é possível formar até dois Zygarde em 50% de força. Isso também explica seu golpe ''Core Enforcer'' que se energiza quando os dois núcleos do Pokémon estão juntos, liberando uma força muito grande.

Edit: O Hitallo, aqui do site, me sinalizou que aparentemente uma célula do Zygarde aparece de relance no último trailer de Pokémon Sun e Moon. Isso reforça a teoria de que existem mesmo células do Zygarde espalhadas pelo mundo.




Nem tudo são flores...

O grande problema é o que atualmente no mundo Pokémon, os Humanos estão pisando na bola. Zygarde pode ser interpretado, teoricamente, como o guardião da Terra e de suas formas de vida. e a maneira que ele parece agir é muito parecida com um anti-corpo. Como disse antes, as células ficam expostas pelo mundo aguardando uma necessidade, sendo assim Zygarde pode formar sua forma completa onde pode combater uma ameaça, ou seja ele dá manutenção à matriz da vida na Terra.


Por esse ponto de vista Zygarde não está diretamente relacionado a Xerneas e Yveltal mas a qualquer ameaça a vida na Terra, qualquer lendário que pudesse criar destruição. Isso também explica o motivo de não termos Pokémon Z, pois Zygarde está cada vez mais próximo de fazer algo.

E vamos ser francos, desde Kanto, veja quantas ameaças o planeta já sofreu pela incompetência humana? Os ataques de Mewtwo, Groudon e Kyogre levando a Terra a beira de um colapso, um buraco negro em cima do Monte Coronet em Sinnoh, e agora uma arma de destruição em massa quase disparada em Kalos. Zygarde está mais desperto do que nunca e isso talvez dê uma pista de seu papel em Sun e Moon. Talvez Solgaleo e Lunala causem um problema tão grande que a forma 100% de Zygarde entre em ação. Mas e ai?

Edit: Outra coisa que liga Zygarde diretamente à criação da Terra e por ter uma responsabilidade tão grande é que em sua caverna é possível encontrar as pedras dos lendários de Sinnoh! Isso talvez seja uma referência de que Arceus impôs a responsabilidade de cuidar da Terra ao Zygarde.


Aí que mora o perigo: Zygarde é a matriz de defesa do planeta. Ou seja, ele tem poder suficiente para dar fim ao próprio planeta. Eu imagino que Zygarde está extremamente nervoso após os acontecimentos de X/Y e em Sun e Moon vai ser uma grande ameaça que teremos que parar, pois ele interpretará que os humanos são uma ameaça para a vida. 

Assim como a serpente da Ygdrasil, isso não o torna mal. Zygarde está apenas fazendo seu trabalho. Talvez o jogador deva se unir com alguns outros treinadores ou até mesmo com os vilões do jogo no epílogo do game para deter Zygarde que agora interpreta que os Humanos são uma ameaça ao mundo.

Depois de quase um ano teorizando sobre o poder de Zygarde, sobre suas inspirações e o que pode fazer, eu tiro meu chapéu para a serpente, pois ele tem potencial para dar uma grande trama. Fico triste por Pokémon Z não ter sido lançado mas fico esperançoso da Game Freak aproveitará o potencial do monstro para a próxima geração. E ai, será que Zygarde vai tentar acabar com os Humanos? Bom, resta esperar!


Revisado MM
em 18/07/16
Comentários
Disqus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!