logo

Pokémothim

Z-Moves: exemplos de como usá-los

Temos seguidores da página que são loucos no competitivo, não é?
E também temos alguns que estão querendo aprender mais do mundo competitivo desse jogo super relacionado com sorte habilidades e sorte conhecimento!

Então é lógico que vamos tratar alguns assuntos do meio competitivo aqui também, né?

Hoje vamos falar sobre a nova mecânica dos jogos da sétima geração: Z-moves!

Não vamos apenas te falar pra que usar, mas te dar exemplos de como podem ser surpreendentes em batalha. Confere:



Não sabe o que são Z-moves? Primeiro, por onde você andou nesses últimos meses?
Segundo, segue um resumão, tirado do site oficial, porque não sou obrigado.

"Os Z-Moves são movimentos de grande poder que só podem ser utilizados uma vez em cada batalha. [...] Todos os Pokémon podem utilizar o Z-Moves para um poderoso desempenho em batalha! O Z-Ring é usado num braço do Treinador e serve para colocar os Z-Crystal. Se um Pokémon tiver a mesma variedade de Z-Crystal, os dois poderão obter harmonia entre si. [...] Os Z-Moves existem para movimentos de cada tipo diferente. Contudo, alguns Z-Moves são exclusivos e podem ser utilizados apenas por alguns Pokémon, tais como o Snorlax ou o Alolan Raichu."


OH, QUE LEGAL! JÁ QUERO USAR! CADÊ MEUS EXEMPLOS? - disse o apressadinho.


Pera, aí! Você ainda precisa saber de muita coisa:

  • Protect / Detect te protege dos Z-moves PORÉM NÃO TOTALMENTE. Você tomará 25% do dano que iria tomar normalmente.
  • O poder do Z-move varia de acordo com o ataque original usado.
  • Z-moves não checam a acuraccy ou a evasion (taxa de acerto e de evasiva), ou seja, não erram - mas apenas quando causam dano! Caso seja um ataque de Status, como Hypnosis, ele permanecerá com as chances de acertar que o ataque original tem (no caso, 60%).
  • O efeito secundário do ataque original, usado para causar dano NÃO SERÁ LEVADO EM CONTA quando for usado como um Z-move. Ou seja, um Hydro Vortex de um Aqua Jet não será prioritário; nem um Breackneck Blitz de um Rapid Spin irá livrar dos entry hazzards.
  • Além disso, alguns ataques de Status geram efeitos secundários, além daquele efeito que normalmente faz. Veja a lista completa dos ataques de Status e seus efeitos-Z aqui.
  • Z-moves de Status não podem ser roubados por Snatch.


Sendo assim, seguem alguns exemplos incríveis de como usar os Z-moves:



Bugnium-Z: Savage Spin-Out
  1. Powder: O ataque normalmente faz com que o Pokémon oponente, caso esteja usando um ataque do tipo fogo, exploda e se machuque; contudo, com o Bugnium-Z, o ataque também dará um boost de +2 na sua defesa especial.



Darkinium-Z: Black Hole Eclipse
  1. Memento / Parting Shot: Além do seu efeito normal, os ataques Memento (diminui -2 nos ataques físico e especial) e Parting Shot (diminui -1 nos ataques físico e especial), quando usado com Z-move irá recuperar totalmente o Pokémon que entrar em campo, substituindo o usuário. Aproveitem para usar online, pois saiu uma atualização há dois dias que corrige o glitch que fazia o jogo congelar ao usar esses Z-moves em batalhas online.
  2. Switcheroo: Apesar dos Z-crystals não poderem ser tirados (Knock Off, Switcheroo, Trick...), Switcheroo irá dar ao usuário +2 na velocidade.
  3. Sucker Punck: Ataques de prioridade nem sempre são os mais poderosos, contudo, em alguns sets em que o usuário aumenta seu ataque ou ataque especial, são super importantes para conseguir um Sweep. E no caso de um Pokémon já veloz, mas que é mais lerdo que poucos Pokémon, é interessante utilizar o Z-move desse ataque de prioridade, ganhando um slot a mais no seu set e tendo um ataque mais forte de STAB para atacar quando necessário.
  4. Snatch: Se você tiver a oportunidade de usar esse ataque em seu benefício, conseguirá não só roubar as mudanças de Stats, ou a recuperação de HP ou até o substituto que seu oponente iria usar naquele turno, como também estará ganhando um boost de +2 em sua velocidade.



Dragonium-Z: Devastating Drake
  1. Draco Meteor: Ataques que fazem que o usuário perca -2 estágios em algum stat podem ser interessantes de usar o Z-move, pois irão atacar ainda mais forte e não terão a queda no stats. 
  2. Outrage: Evite ficar trancado em um único ataque. Use Devastating Drake ao invés de Outrage e não seja bloqueado pelas Fadas que aparecem para nos surpreender!
  3. Roar of Time: O ataque já é forte por natureza. Quando usa o Z-crystal, o ataque passa a ter 200 de Base Power, e não precisa mais se recuperar no turno seguinte.



Electrium-Z: Gigavolt Havoc
  1. Charge: O ataque normalmente dá o boost de +1 na defesa especial, além de aumentar a força dos ataques elétricos usados pelo usuário; já com o Z-crystal, esse boost passará a ser +2.
  2. Eerie Impulse: O ataque normalmente faz que o alvo perca -2 no ataque especial; usando o Z-crystal, ele também dará ao usuário um boost de +1 na defesa especial.
  3. Electric Terrain: O ataque irá aumentar a velocidade do usuário em +1, além de transformar o terreno em elétrico, aumentando a força dos ataques elétricos e impedindo que qualquer Pokémon em campo (tocando o chão) durma.



Fairium-Z: Twinkle Tackle 
  1. Geomancy: O ataque, no turno que for usado como Z-move, dará o boost de +1 em todos os Stats do Pokémon, além de dar, no turno seguinte, o boost normal do movimento, sendo +2 no ataque especial, na defesa especial e na velocidade.
  2. Play Rough: Por ser o único ataque físico do tipo fada (até o momento) e ter uma accuracy de 90%, nem sempre é tão fácil de usar uma fada física. Contudo, com o Fairium-Z, o ataque não terá chances de erros e será ainda mais forte que o ataque original.
  3. Fleur Cannon: Ataques que fazem que o usuário perca -2 estágios em algum stat podem ser interessantes de usar o Z-move, pois irão atacar ainda mais forte e não terão a queda no stats. 
  4. Misty Terrain: O ataque irá aumentar a defesa especial do usuário em +1, além de transformar o terreno em místico, diminuindo a força dos ataques do tipo dragão e impedindo que qualquer Pokémon em campo (tocando o chão) sofra qualquer alteração no status (envenenado, paralisado, queimado...).



Fightinium-Z: All-Out Pummeling
  1. Mach Punch / Vaccum Wave: Ataques de prioridade nem sempre são os mais poderosos, contudo, em alguns sets em que o usuário aumenta seu ataque ou ataque especial, são super importantes para conseguir um Sweep. E no caso de um Pokémon já veloz, mas que é mais lerdo que poucos Pokémon, é interessante utilizar o Z-move desse ataque de prioridade, ganhando um slot a mais no seu set e tendo um ataque mais forte de STAB para atacar quando necessário.
  2. Bulk Up: O ataque costuma dar o boost de +1 no ataque e na defesa físicos, já quando usamos um Z-crystal, o ataque passará a dar o boost total de +2 no ataque físico e +1 na defesa física.
  3. Close Combat / Superpower: Ataques que fazem que o usuário perca -1 estágio em 02 stats podem ser interessantes de usar o Z-move, pois irão atacar ainda mais forte e não terão a queda no stats. 



Firium-Z: Inferno Overdrive
  1. Will-o-Wisp: Além de poder queimar o alvo, o usuário poderá ganhar um boost de +1 no ataque físico.
  2. Overheat: Ataques que fazem que o usuário perca -2 estágios em algum stat podem ser interessantes de usar o Z-move, pois irão atacar ainda mais forte e não terão a queda no stats. 
  3. Sunny Day: Ataques que invocam climas aumentam a velocidade em um estágio quando usados com Z-moves.
  4. Blast Burn: O ataque já é forte por natureza. Quando usa o Z-crystal, o ataque passa a ter 200 de Base Power, e não precisa mais se recuperar no turno seguinte.



Flyinium-Z: Supersonic Skystrike
  1. Mirror Move: Além de conseguir usar o ataque que o adversário usou anteriormente, o Pokémon também irá ganhar um boost de +2 no ataque físico.
  2. Tailwind: O ataque irá fazer que uma corrente de ar aumente a velocidade de seu time por alguns turnos, mas quando usando o Z-crystal, ele também irá aumentar as chances do usuário dar um Critical Hit.
  3. Fly / Bounce / Sky Attack: Ataques de dois turnos podem ser potencializados quando usados com Z-crystals, já que, além do boost, não necessitará do turno para carregar o ataque.
  4. Dragon Ascend: Ataques que fazem que o usuário perca -2 estágios em algum stat podem ser interessantes de usar o Z-move, pois irão atacar ainda mais forte e não terão a queda no stats. 



Ghostium-Z: Never-Ending Nightimare
  1. Curse: Assim como usado normalmente, Curse-Z terá um efeito diferente se o usuário for um Pokémon fantasma: irá recuperar o HP completamente, antes de consumir 50% do HP do usuário, para gerar dano com a maldição. Se o usuário não for um Pokémon fantasma, ele terá o boost de +1 em ataque, +1 em defesa e -1 na velocidade normalmente; com o Z-crystal, as alterações passarão a ser +2 em ataque, +1 em defesa e -1 em velocidade.
  2. Destiny Bond: O usuário se tornará o centro das atenções, ou seja, todos os ataques serão voltados para ele. Isso pode ser bom, no caso de algum Pokémon usar Heal Pulse, por exemplo, como também pode ser ruim, no caso de chamar um ataque para o seu Pokémon. Contudo, se você clicar Destiny Bond e morrer, o Pokémon que o atacou também irá cair, então você só sairá ganhando!
  3. Trick-or-Treat: O ataque irá, como sempre, adicionar o tipo Ghost (fantasma) aos tipos originais do alvo (podendo até ficar com a combinação de 3 tipos), contudo, com Ghostium-Z o ataque também irá dar um boost de +1 em todos os stats do usuário.
  4. Shadow Sneak:  Ataques de prioridade nem sempre são os mais poderosos, contudo, em alguns sets em que o usuário aumenta seu ataque ou ataque especial, são super importantes para conseguir um Sweep. E no caso de um Pokémon já veloz, mas que é mais lerdo que poucos Pokémon, é interessante utilizar o Z-move desse ataque de prioridade, ganhando um slot a mais no seu set e tendo um ataque mais forte de STAB para atacar quando necessário.
  5. Shadow Force / Phantom Force: Ataques de dois turnos podem ser potencializados quando usados com Z-crystals, já que, além do boost, não necessitará do turno para carregar o ataque.



Grassium-Z: Bloom Doom
  1. Aromatherapy: Ataques que tiram o status do usuário ou de seu time, como Aromatherapy, Refresh e Heal Bell, além do seu efeito já conhecido, também irão recuperar por completo o HP do usuário.
  2. Forest's Curse: O ataque irá, como sempre, adicionar o tipo Grass (grama) aos tipos originais do alvo (podendo até ficar com a combinação de 3 tipos), contudo, com Grassium-Z o ataque também irá dar um boost de +1 em todos os stats do usuário.
  3. Leaf Storm: Ataques que fazem que o usuário perca -2 estágios em algum stat podem ser interessantes de usar o Z-move, pois irão atacar ainda mais forte e não terão a queda no stats.
  4. Solar Beam / Solar Blade: Ataques de dois turnos podem ser potencializados quando usados com Z-crystals, já que, além do boost, não necessitará do turno para carregar o ataque.
  5. Frenzy Plant: O ataque já é forte por natureza. Quando usa o Z-crystal, o ataque passa a ter 200 de Base Power, e não precisa mais se recuperar no turno seguinte.
  6. Grassy Terrain: O ataque irá aumentar a defesa física do usuário em +1, além de transformar o terreno em grama, aumentando a força dos ataques de grama, ganhando 1/16 do total de HP por turno (para quem está encostando no chão) e diminuindo o poder dos ataques Earthquake, Bulldoze e Magnitude.



Groundium-Z: Tectonic Rage
  1. Earthquake: Earthquake sempre foi um ataque muito poderoso, mas em Doubles ele perde um pouco de seu poder, já que é um spread move, ou seja, um ataque que perde seu poder quando tem mais de um alvo sendo atingido. Bem como, por ser um spread move, também pode acertar o aliado em uma batalha em dupla. Além disso, com a chegada do Grassy Terrain, o ataque também pode sofrer uma queda no seu poder (assim como Bulldoze Magnitude). Sendo assim, para evitar a queda no poder ou que seu aliado sofra dano, é boa a decisão de equipar seu Pokémon com Groundium-Z.
  2. Dig: Ataques de dois turnos podem ser potencializados quando usados com Z-crystals, já que, além do boost, não necessitará do turno para carregar o ataque.



Icium-Z: Subzero Slammer
  1. Haze: Haze, além de reiniciar os stats de todos os Pokémon em campo, irá recuperar totalmente o HP do usuário.
  2. Hail: Ataques que invocam climas aumentam a velocidade em um estágio quando usados com Z-moves.
  3. Ice Shard: Ataques de prioridade nem sempre são os mais poderosos, contudo, em alguns sets em que o usuário aumenta seu ataque ou ataque especial, são super importantes para conseguir um Sweep. E no caso de um Pokémon já veloz, mas que é mais lerdo que poucos Pokémon, é interessante utilizar o Z-move desse ataque de prioridade, ganhando um slot a mais no seu set e tendo um ataque mais forte de STAB para atacar quando necessário.
  4. Freeze Shock / Ice Burn: Ataques de dois turnos podem ser potencializados quando usados com Z-crystals, já que, além do boost, não necessitará do turno para carregar o ataque.



Normalium-Z: Breakneck Blitz
  1. Hidden Power: mesmo que o seu Hidden Power seja de um tipo diferente, o Z-move será o do tipo normal. Ótimo para aquele Pokémon do tipo Normal ter um quinto ataque, se aproveitando do seu STAB.
  2. Conversion: Usando esse Z-move, todos os seus stats serão acrescidos em +1. E isso tudo, além de fazer o efeito normal do ataque, ou seja, alterar o tipo original do usuário, de acordo com o primeiro ataque que ele usa no set. Ou seja, seu Porygon-Z pode mudar seu tipo e ainda ganhar um boost em todos os stats!
  3. Sketch: Ao usar o Normalium-Z com Sketch, o usuário irá, além de ganhar em seu set o último ataque usado pelo adversário, ele também ganhará um boost em todos os stats.
  4. Happy Hour / Celebrate / Hold Hands: Similar ao Conversion e Sketch, esses ataques irão aumentar todos os stats do usuário em +1, além de dar o efeito normal do ataque. No caso, esses ataques não terão outro efeito em batalhas online, já que você não ganhará mais dinheiro no final da batalha.
  5. Belly Drum: O ataque normalmente maximiza o ataque do usuário, em troca de 50% do HP do Pokémon. Contudo, o Z-Belly Drum irá recuperar totalmente o HP do usuário, antes de consumir 50% dele. Ou seja, seu Azumarill ou Slurpuff poderão ficar apenas com 50% de HP após o uso do Z-move, independente do dano levado anteriormente.
  6. Giga Impact / Hyper Beam: Os ataques já são fortes por natureza. Quando usam o Z-crystal, os ataques passam a ter 200 de Base Power, e não precisam mais se recuperar no turno seguinte.
  7. Splash: SIM! O SPLASH AGORA TEM UTILIDADE! Mas só quando usado com Z-move, que o Splash dará +3 de ataque!
  8. Refresh / Heal Bell: Ataques que tiram o status do usuário ou de seu time, como Aromatherapy, Refresh e Heal Bell, além do seu efeito já conhecido, também irão recuperar por completo o HP do usuário.
  9. Quick Attack / Extreme Speed: Ataques de prioridade nem sempre são os mais poderosos, contudo, em alguns sets em que o usuário aumenta seu ataque ou ataque especial, são super importantes para conseguir um Sweep. E no caso de um Pokémon já veloz, mas que é mais lerdo que poucos Pokémon, é interessante utilizar o Z-move desse ataque de prioridade, ganhando um slot a mais no seu set e tendo um ataque mais forte de STAB para atacar quando necessário.
  10. Skull Bash / Razor Wind: Ataques de dois turnos podem ser potencializados quando usados com Z-crystals, já que, além do boost, não necessitará do turno para carregar o ataque.
  11. Explosion / Self-Destruct: Os ataques são extremamente poderosos, e quando usados como Z-moves, permanecerão atacando forte com seus 200BP, além de conseguir a possibilidade de atacar novamente com o ataque original, ao se auto-destruir.
  12. Metronome: O ataque "Metronome" utiliza o Z-crystal Normalium-Z, contudo, como gera um ataque aleatoriamente, o Z-move não será sempre Breakneck Blitz, mas sim, será de acordo com o ataque randomicamente selecionado. Ou seja, mesmo usando o Z-crystal e fazendo a dança do Z-move normal, você poderá usar qualquer Z-move (de forma aleatória). A mecânica é mais divertida que competitiva. Veja o vídeo abaixo:



Poisonium-Z: Acid Downpour
  1. Purify: Purify irá dar um boost em todos os stats do usuário em +1, além de poder curar o status de um Pokémon (exemplo: tirar poison de Gliscor com poison Heal, tirar burn de Poké com Guts, curar um parceiro em doubles...) e recuperar o HP em 50% do total. Ou seja, bem poderoso! Uma pena que apenas Pyukumuku (e Smeargle) podem aprender o ataque.



Psychium-Z: Shattered Psyche
  1. Reflect: Reflect cria uma tela psíquica que diminui os danos levados de ataques físicos, durante 5 turnos; contudo, com o Z-move o usuário também ganhará +1 na defesa física, podendo aguentar ainda mais os ataques.
  2. Light Screen: Light Screen cria uma tela psíquica que diminui os danos levados de ataques especiais, durante 5 turnos; contudo, com o Z-move o usuário também ganhará +1 na defesa especial, podendo aguentar ainda mais os ataques.
  3. Hypnosis: Se você tiver a sorte de acertar um Hypnosis, com o Z-move ganhará também +1 em velocidade. Esse set pode ser útil para Pokés que são fortes, mas lentos, como Xurkitree.
  4. Trick: Apesar dos Z-crystals não poderem ser tirados (Knock Off, Switcheroo, Trick...), Trick irá dar ao usuário +2 na velocidade.
  5. Psycho Shift: Agora, o Sigilyph ficou ainda mais perigoso! Com o combo Cosmic Power, Roost, Psycho Shift e Stored Power, se você deixar ele queimado, prepare-se para sofrer, pois esse Pokémon irá demorar para morrer, e ainda ganhará +2 no ataque especial para te fazer suar bastante.
  6. Psycho Boost: Ataques que fazem que o usuário perca -2 estágios em algum stat podem ser interessantes de usar o Z-move, pois irão atacar ainda mais forte e não terão a queda no stats. 
  7. Future Sight:  Com o Z-crystal, o ataque passa a ter 190BP e não aguardará mais 02 turnos para atacar. Assim, você poderá planejar e ver o adversário receber duas vezes o dano desse ataque, no mesmo turno.
  8. Psychic Terrain: O ataque irá aumentar o ataque especial do usuário em +1, além de transformar o terreno em psíquico, aumentando a força dos ataques psíquicos e impedindo que qualquer ataque de prioridade seja usado (pelos Pokémon que estiverem tocando o chão).



Rockium-Z: Continental Crush
  1. Sandstorm: Ataques que invocam climas aumentam a velocidade em um estágio quando usados com Z-moves.
  2. Stealth Rock: Muitos aprendem esse entry hazzard, mas com o Z-move os usuários ganharão +1 na defesa física. Pode não ser tão útil quanto outros Z-moves listados, mas num set bem defensivo, talvez seja interessante.
  3. Accelrock: Ataques de prioridade nem sempre são os mais poderosos, contudo, em alguns sets em que o usuário aumenta seu ataque ou ataque especial, são super importantes para conseguir um Sweep. E no caso de um Pokémon já veloz, mas que é mais lerdo que poucos Pokémon, é interessante utilizar o Z-move desse ataque de prioridade, ganhando um slot a mais no seu set e tendo um ataque mais forte de STAB para atacar quando necessário.
  4. Rock Wrecker: O ataque já é forte por natureza. Quando usa o Z-crystal, o ataque passa a ter 200 de Base Power, e não precisa mais se recuperar no turno seguinte.



Steelium-Z: Corkscrew Crash
  1. Metal Sound: Normalmente diminui a defesa especial do oponente em dois estágios, contudo, o Z-move fará que o ataque especial do usuário também aumente em um estágio.
  2. Bullet Punch:  Ataques de prioridade nem sempre são os mais poderosos, contudo, em alguns sets em que o usuário aumenta seu ataque ou ataque especial, são super importantes para conseguir um Sweep. E no caso de um Pokémon já veloz, mas que é mais lerdo que poucos Pokémon, é interessante utilizar o Z-move desse ataque de prioridade, ganhando um slot a mais no seu set e tendo um ataque mais forte de STAB para atacar quando necessário.
  3. Doom Desire: Com o Z-crystal, o ataque passa a ter 200BP e não aguardará mais 02 turnos para atacar. Assim, você poderá planejar e ver o adversário receber duas vezes o dano desse ataque, no mesmo turno.



Waterium-Z: Hydro Vortex
  1. Rain Dance: Ataques que invocam climas aumentam a velocidade em um estágio quando usados com Z-moves.
  2. Soak: Soak normalmente faz com que o alvo mude totalmente o tipo do usuário, virando um puro tipo aquático, mas com o Z-move, o usuário também ganha +1 em especial ataque. Esse é um ótimo ataque para o Lanturn, pois ele pode atacar com um STAB super efetivo com boost no turno seguinte.
  3. Aqua Jet: Ataques de prioridade nem sempre são os mais poderosos, contudo, em alguns sets em que o usuário aumenta seu ataque ou ataque especial, são super importantes para conseguir um Sweep. E no caso de um Pokémon já veloz, mas que é mais lerdo que poucos Pokémon, é interessante utilizar o Z-move desse ataque de prioridade, ganhando um slot a mais no seu set e tendo um ataque mais forte de STAB para atacar quando necessário.
  4. Dive: Ataques de dois turnos podem ser potencializados quando usados com Z-crystals, já que, além do boost, não necessitará do turno para carregar o ataque.
  5. Hydro Cannon: O ataque já é forte por natureza. Quando usa o Z-crystal, o ataque passa a ter 200 de Base Power, e não precisa mais se recuperar no turno seguinte.



Esperamos que esse artigo tenha ajudado a te dar muitas ideias para seus times nessa geração!
Se tiverem sugestões de assuntos, novas estratégias com Z-Moves e/ou no competitivo em geral, não deixe de comentar conosco!



Fiquem ligados para mais notícias e teorias super interessantes, na Pokémothim!

Sobre Matheus Miranda
24 anos, Teresópolis – RJ. Empresário, formado em Administração. Fascinado por Pokémon aquáticos e chocolate desde seus 6 anos. Gastou muitas pilhas jogando no GameBoy Color, perdeu muitas TCG e tazos no bafo e adora escrever teorias e especulações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar