logo

Pokémothim

Histórias de Sun e Moon em português!

Já faz algum tempo que os jogos Sun e Moon foram lançados e, por isso, supomos que a maioria dos fãs já passaram pela maior parte do jogo. Sendo assim, achamos que seria interessante trazer para a nossa língua algumas das histórias, explicações e citações dos jogos da Sétima Geração.



Atenção: Esse artigo contém spoilers. Por isso estamos separando em temas para você decidir antes o que irá ler.


Tapus:
Confira as características de cada guardião de Alola.

Tapu Koko: Ruins of Conflict (Ruínas do Conflito): As ruínas que consagram Tapu Koko, um dos espíritos da terra. Diz-se que a vida é testada aqui. Esta deidade guardiã de Melemele está repleta de curiosidade. Ele convoca nuvens de tempestade e armazena seus relâmpagos dentro de seu corpo. É dito que os desafios da ilha foram uma vez uma jornada feita para provar a si mesmo e ganhar a força para a batalha contra as deidades guardiãs de Alola. Como Tapu Koko... O povo de Iki Town disse que Tapu Koko ama as batalhas de Pokémon, não é?

Tapu Lele: Ruins of Life (Ruínas da Vida): As ruínas que consagram Tapu Lele, um dos espíritos da terra. Dizem que a vida nasce aqui. Esta deidade guardiã de Akala é inocentemente cruel. O aroma perfumado das flores é a fonte de sua energia. Tapu Lele pode ser chamado de deidade guardiã da nossa ilha, mas também pode se enfurecer às vezes. Os Pokémon normalmente evitam os guardiões a todo custo... Isso é, a menos que eles sejam fortes o suficiente para enfrentar os Tapus.

Tapu Bulu: Ruins of Abundance (Ruínas da Abundância): As ruínas que consagram Tapu Bulu, um dos espíritos da terra. Diz-se que a vida cresce aqui. A deidade guardiã de Ula'ula é um Pokémon preguiçoso. Comanda as plantas para imobilizar seus inimigos e depois lhes dá um furioso golpe com seus chifres. [sobre o Trifty Market] Tapu Bulu pode gostar de tudo sobre o cultivo de coisas, mas este lugar não é o que ele quer ver crescendo.

Tapu Fini: Ruins of Hope (Ruínas da Esperança): As ruínas que consagram Tapu Fini, um dos espíritos da terra. Dizem que a vida acaba aqui. A deidade guardiã de Poni, ela pode controlar a água. As pessoas dizem que pode criar uma água pura que lava qualquer impureza. As pessoas acreditam que a deidade guardiã destas ruínas, Tapu Fini, pode lavar todas as impurezas com a sua água mística...


UBs:
Aprenda mais sobre as UBs, como suas principais características e quando foram vistos pela primeira vez.
OBS: Não, esta não é a primeira vez que Alola é atacada por Ultra Beasts.

Sobre a Coleta de UBs:
Anabel: Nós confirmamos a presença de outro Symbiont, diferente do que você encontrou [na Aether Foundation]. E temos recebido relatos de avistamentos de vários outros tipos de UBs... Os UBs são seres perigosos cujos poderes excedem os limites e a lógica do nosso mundo. E eles caíram grosseiramente neste mundo contra sua própria vontade... Nós só podemos esperar que eles serão extremamente cautelosos e combativos.
Anabel: O plano original era que a UB que você pegasse seria coletada pela Polícia Internacional. No entanto, conseguimos obter a permissão oficial para que você possa mantê-las, <TREINADOR>. Foi um pouco de um aborrecimento para conseguir resolver todos os detalhes, mas... Se levarmos a UB para a sede, acabaria como um objeto de investigação.

Nihilego:
Nihilego é uma fera terrível, um parasita que pode usar seres humanos ou Pokémon como hospedeiros. Houve avistamentos relatados desta besta no passado de Alola. Sua característica mais distintiva é a sua capacidade parasitária. Quando Nihilego trava em um hospedeiro, ele não manipula suas ações diretamente. Ao contrário, desperta as próprias capacidades do hospedeiro e as impulsiona de forma extrema para se proteger. Injeta no hospedeiro uma espécie de neurotoxina para conseguir este efeito. Esta neurotoxina de Nihilego é incrivelmente estimulante e inspira sentimentos de excitação extrema e uma falta de inibição em seu hospedeiro. Em outras palavras, qualquer coisa ou qualquer pessoa que um Nihilego se habita terá suas habilidades nativas ativadas à força em sua maior medida e, em seguida, irá agir como ele naturalmente deseja.

Buzzwole:
Parece ser uma UB bastante perigosa, que pode se vangloriar de sua musculatura fantástica! Este UB foi avistado pela primeira vez após os incidentes na Fundação Aether. Sua característica mais distintiva é a sua habilidade para se fortalecer. Buzzwole é capaz de absorver energia e, em seguida, atingir uma reação química entre a energia que absorveu e seus próprios fluidos corporais. Como resultado, o corpo de Buzzwole incha a uma extensão quase explosiva. Seus músculos se expandem e são tão grossos e densos que são mais fortes do que o aço. Tanto o ataque quanto a defesa experimentam um claro salto no poder. Ele também exibe o hábito de fazer uma pose cada vez que leva qualquer tipo de ação... É pensado que este poderia servir como um método de comunicação, mas não é bem compreendido.

Pheromosa:
Parece ser uma UB muito perigosa e bonita que pode se mover com grande velocidade! Este UB foi avistado pela primeira vez após os incidentes na Fundação Aether. Este UB pode alcançar velocidades superiores a 120 mph em apenas um instante. Esta velocidade é maior do que qualquer outra criatura viva que tenha sido descoberta até a data. Mas suas características mais distintivas podem de fato ser sua beleza e seus poderosos feromônios. A maioria das criaturas que se deparam contra uma Pheromosa se confunde, como se fosse atingido pela beleza da besta, e perde a vontade de lutar. É ainda um assunto de pesquisa, mas pensa-se que Pheromosa pode possuir algum tipo de órgão capaz de produzir uma substância feromonal previamente desconhecida pela ciência.

Xurkitree:
Parece ser uma Ultra Besta que pode exercer tremenda energia elétrica - como seu nome implica [(Lighting, que significa Iluminação, ou uma referência à Relâmpago - Lightingbolt)]! Este UB foi avistado pela primeira vez após os incidentes na Fundação Aether. Sua característica mais distintiva é um órgão que pode gerar energia. A composição corporal desta UB é altamente reminiscente da fiação elétrica, permitindo que ele conduza eletricidade com grande eficiência. Ele pode descarregar tanto quanto um milhão de volts de energia de cada vez. Quando começa a ficar sem poder, ele finca suas pernas e cauda no solo, incorporando um estado que se parece com uma árvore, enquanto absorve a eletricidade da terra.

Kartana:
Parece ser uma besta horrível que pode cortar absolutamente tudo! Este UB foi avistado pela primeira vez após os incidentes na Fundação Aether. Sua característica mais distintiva é o seu corpo fino e afiado, de que cada borda tem uma aresta tão cruel quanto qualquer lâmina bem afiada. As bordas em seus braços estão particularmente em uma classe própria. Qualquer adversário que tentar atacá-lo será cortado com um único golpe de suas "lâminas". Seu corpo fino também permite que ele evade ataques dançando levemente fora do caminho. Esta é uma criatura muito perigosa, considerando suas excelentes capacidades ofensivas e defensivas, mas devido à natureza de seu corpo, também é altamente vulnerável ao fogo e à umidade.

Celesteela:
Parece possuir uma energia temível que vai queimar através de qualquer coisa! Este UB foi avistado pela primeira vez após os incidentes na Fundação Aether. Sua característica mais distintiva é a energia que armazena dentro de si, um gás inflamável que pode atirar de seus dois braços enormes. Isto é usado na maior parte para impulsionar-se no vôo e para a batalha, mas é teorizado que tem o poder e a elevação suficientes para voar uniformemente no espaço. Sua construção corporal se assemelha muito à de uma planta, e absorve nutrientes do solo.

Guzzlord:
Possui um temível apetite que lhe permite devorar montanhas! Esta UB foi avistada na região de Alola no passado também, de acordo com nossos relatórios. Parece que foi alvo da Polícia Internacional em uma missão super secreta na época. Sua característica mais distintiva é o seu apetite ilimitado. Alimenta sem pausa cada momento que está acordado. Ele usa as duas grandes línguas que sobressaem de sua boca para pegar e devorar tudo em seu caminho, seja ele matéria orgânica ou inorgânica. E enquanto ele come uma quantidade tão desmedida, a excreta de Guzzlord nunca foi descoberta. Pensa-se que poderia converter totalmente as coisas que come em energia para que seja usada em batalha.




Ultra Wormhole:
Descubra como os buracos de minhoca foram descobertos e seus malefícios.

Professora Burnet: 
É extremamente raro, mas às vezes um buraco se abre no céu sobre Alola. Parece que essa fenda leva a uma dimensão diferente e desconhecida. A razão que as pessoas pensam que pode haver uma dimensão misteriosa é por causa das lendas de Pokémon temíveis que aparecem a partir do Ultra Wormhole. É muito fraco como prova, mas eu não posso ignorá-lo. Há também muita evidência no Pokédex quanto à existência de diferentes dimensões, certo? Mesmo um Pokémon selvagem normal às vezes ataca as pessoas, certo? Mas o Pokémon que surgiu do Ultra Wormhole foi muito além disso. Eles eram chamados Ultra Beasts... E eles eram temidos. Se as histórias são para ser acreditadas, as deidades guardiãs das ilhas lutaram desesperadamente contra eles. Mas como eu disse, são apenas lendas e contos. É difícil saber o quanto é verdade. Mas eu ficaria muito feliz se eu pudesse de alguma forma desvendar os mistérios do Ultra Wormhole estudando os distúrbios dimensionais!

Aether Report:
Ultra Wormholes - Além dos Ultra Wormholes que o professor Mohn descobriu, está uma dimensão diferente. Ao investigar as mudanças na massa lá, podemos prever a existência de Pokémon - como da vida. Nós os apelidamos de Ultra Beasts por agora.


Lendários:
Os lendários são ou não são Ultra Beasts?

Cosmog:
Aether Report: Cosmog - Existe a hipótese de Cosmog ser um tipo de Ultra Beast que vem de outra dimensão. Uma dimensão que chamamos de Ultra Space. Quando colocado sob estresse suficiente, revela o poder de criar e abrir Ultra Wormholes, a fim de escapar de seu sofrimento. Estamos agora trabalhando em um dispositivo que nos permitirá manipular o Ultra Wormhole criado quando Cosmog é submetido a estresse extremo...
Hau: Espere... Então Cosmog pode ser um Ultra Beast?

Lusamine: Eu fui capaz de abrir o Ultra Wormhole usando apenas os gases que tínhamos extraído do Cosmog quando estava em Aether Paradise, não fui?


Biblioteca de Malie:
SunO céu vazio quebrou em pedaços, um buraco aparecendo onde não havia nenhum. Uma única besta apareceu nele: foi nomeada a besta que devora o Sol. O rei de Alola curvou-se diante dela: a besta que brilhava tanto quanto o Sol. Os guardiões da ilha lutaram contra ela, mas no final a besta ganhou. Então a besta que devora o sol brilha sua luz na linha dos reis. Então a besta que havia ganho trazia o dom da natureza para abençoar todas as coisas. Besta do Sol e besta da Lua. Através de sua união, eles trazem nova vida. Um herdeiro frágil nascido em Alola que os guardiões da ilha o manteriam longe de conflito. Os antigos reis cantavam seus agradecimentos por Solgaleo com a canção da flauta. Dois tons soaram através do altar - um par perfeito, sempre depois de mudo.
Moon: O céu vazio quebrou em pedaços, um buraco aparecendo onde não havia nenhum. Uma única besta apareceu nele: foi nomeada a besta que chama a Lua. O rei de Alola curvou-se diante dela: a besta que roubou toda a luz dos céus. Os guardiões da ilha lutaram contra ela, mas no final eles perderam a luta. Então a besta que traz a escuridão lança sua mortalha na linha dos reis. Assim como a besta que tinha ganhado marcou o caminho para todas as coisas acabadas. Besta do Sol e besta da Lua. Através de sua união, eles trazem nova vida. Um herdeiro frágil nascido em Alola que os guardiões da ilha o manteriam longe de conflito. Os antigos reis cantavam seus agradecimentos por Lunala com a canção da flauta. Dois tons soaram através do altar - um par perfeito, sempre depois de mudo.

Necrozma:
Looker: Mas apenas quando eu tinha terminado a minha compra, eu lancei meus olhos para o céu e lá... lá estava! Um preto misterioso... algo atravessava o brilhante céu azul sobre Alola! Era preto e, no entanto, estava brilhando de alguma forma! Ele foi... foi como se ele estivesse refratando a luz! Poderia ter sido um UB! Não, tenho certeza! Certamente foi um UB! Mas não poderia ser... Nós não tivemos nenhuma palavra da sede sobre haver mais UBs!
Looker: Eu tenho certeza que o refrator preto que eu pensei que eu vi em Melemele era apenas minha imaginação!

Ms. Wicke: Hm? O que são esses dados do Pokédex, <TREINADOR>? Necrozma. É preto, contudo refrata a luz... Mas nós não tivemos nenhuma palavra da sede sobre tal UB. Deve ser simplesmente um Pokémon raro. Ainda assim, é bastante notável!





Livros:
Livros que contam muito sobre a história da região de Alola.
O Legendário Pokémon e os Tapus:
Uma batalha grande e terrível travou entre os Tapus e o Pokémon legendário, mas nenhum lado poderia reivindicar a vitória sobre o outro. Ao perceberem que são comparáveis, o Pokémon lendário deu aos Tapus um grande poder de providência desconhecida.

As Deidades Guardiãs das Ilhas:
Os Tapus regularmente mantem-se fechados firmemente em suas conchas enquanto eles absorvem a energia da natureza. Depois de muitos longos anos de absorver tal energia, suas conchas tornam-se duras e resistentes.

O Tapu e os Kahunas das Ilhas:
Os Tapus irão escolher os Kahunas de suas ilhas e confiam-lhes pedras brilhantes (sparkling stones) especiais. No entanto, o raciocínio que eles usam para fazer essa escolha não é aparente para os observadores.

Os Guardiões e os Reis Antigos:
Nos tempos antigos, os Tapus serviram como os líderes dos exércitos do rei de cada ilha, mas se eles usarem seu Z-Power na batalha, causavam grande destruição através das ilhas. Por causa disto, os Tapus vieram a não mais emprestar sua ajuda nas guerras dos homens.



Citações Importantes:
Não deixe essas citações serem esquecidas!

O Treinamento de Guzma:
Hala: Ah, Guzma... quando você vai entender? Somente quando você respeitar a habilidade de seu oponente, vai trazer o melhor em você. Você sente falta do verdadeiro significado da batalha. O objetivo não é derrotar o seu oponente, mas para ambos treinadores crescerem mais fortes!
GuzmaEu não me importo o que você diz para mim, mano yo. Derrotar as pessoas é tudo que eu sei!
HalaMas a batalha que eu vi parecia um pouco diferente. Enquanto você pode dizer que você está apenas interessado em esmagar o seu adversário, eu senti um desejo de derrotar <TREINADOR> profundamente em seu coração.
GuzmaO que você sabe, velho?!
HalaSe você continuar neste caminho, você nunca será capaz de derrotar <TREINADOR>! Guzma, admita a dignidade de seus oponentes! Só então você pode se tornar ainda mais forte do que você já é! Permita-se conhecer as pessoas e Pokémon que você encontra, e olhar profundamente em seu coração.
GuzmaVocê ainda está tentando se passar como meu mestre, é? Eu desisti de você há muito tempo.
Hala: <TREINADOR>, deixe-me lidar com esse jovem tolo. Ainda vou fazer dele um bom treinador, ou eu não sou um Kahuna! Espero que possa ser considerado penitência pelos erros que ele e Team Skull cometeram.
GuzmaTch!
HalaOh ho ho! Nós dois iremos a muitos lugares juntos! E nós vamos encontrar mais pessoas e Pokémon que irão enriquecer nossas vidas.
Guzma: Mestre...


Kukui e Burnet estudando Z-Powers:
E aí, <TREINADOR>! Está usando bem os seus Z-Powers? Burnet e eu estamos estudando-os e achamos que eles podem ter alguma conexão com a energia que derrama daqueles Ultra Wormholes.


A Origem da Team Skull:
Você não pode saber quem será chamado como Kahuna ou não, jovem, até que eles sejam escolhidos. Mesmo os seres humanos às vezes têm que viver às vontades de algum Pokémon caprichoso.
Team Skull nasceu desse velho grupo que fora formado em torno de um dos Kahunas antigos. Mas aquela coisa inteira desmoronou depois que começaram a ser esmagados pela raiva dos Tapus!
Há alguns livros sobre a mesa... Um é chamado de "História dos Kahunas das Ilhas".


Hala filósofo:
A Lua durante o dia... O Sol à noite... Agora para ver se você pode derramar seu coração em algo que não pode ser visto, porém é muito real. Enquanto você continua no seu desafio na ilha, considere o que compõe as pessoas e os Pokémons que você conhece: tanto o que você pode ver, quanto o que não pode. Você certamente conhecerá Tapu Koko novamente um dia.


Hau quer ser Kahuna:
Eu vou completar o meu desafio das ilhas, e eu vou conseguir que Tapu Koko reconheça a minha força, então eu vou ser o próximo Kahuna!


Lusamine encantada por Nihilego:
Aquela criatura que acabamos de ver foi, sem dúvida, uma Ultra Beast... Um ser desconhecido de outra dimensão que de repente aparece do Ultra Wormhole... Parecia que estava sofrendo... Como se doesse estar em um lugar estranho... Não suporto ver isso acontecer! Vou salvá-lo. E eu vou amá-lo!


Lillie no Ultra Space:
Que... surpreendente. É mais bonito do que eu esperava... mas o ar é tão pesado aqui... É... quase dói respirar...


Guzma sendo possuído por Nihilego:
Como é que você chegou a este lugar? Eu não tenho ideia de como você fez isso, mas aqui está você.
É tudo escuro aqui... Eu não tenho ideia do que está acontecendo, mas há bestas por toda parte... Eu tentei pegar uma dessas coisas...
Mas me possuiu! E foi aí que aconteceu! Meu corpo, minha mente... Eles começaram a enfurecer-se, e eu não podia fazer nada sobre isso!
Era como se eu me tornasse outra pessoa, e eu finalmente senti como se sente medo! Foi assustador!
Posso ser o chefe da Team Skull, e nunca estive com medo de nada ou de ninguém, mas...
Essa senhora... ela está em outro nível! Ela foi longe demais!
Ela perdeu a cabeça sobre esses Ultra Beasts. Não há mais conversa com ela, nenhum raciocínio com ela... Ela já se foi...


Energia Especial:
Ms. Wicke: As UBs se cercam com uma aura chamada Beast Boost. A verdade desta aura é que é a energia que flui dentro do Ultra Wormhole. Quando os UBs passam pelo Ultra Wormhole, eles são banhados em grande parte desta energia e provavelmente armazenam-a dentro de seus corpos. Há também Pokémon em nosso planeta que possuem este mesmo tipo de energia. Eu acho que você sabe o que eu quero dizer. O chamado Totem Pokémon que você enfrentou em suas provas. Isto é porque a energia é derramada em nosso planeta quando os Ultra Wormholes abrem.

Anabel: As UBs parecem terrivelmente agressivas quando me vêem... É como se elas estivessem me tratando como uma presa ou um inimigo...




Polícia Internacional:
Um pouco sobre o passado da Polícia Internacional.
AnabelO Sr. Nanu era, na verdade, um superior meu quando eu entrei pela primeira vez na Polícia Internacional... Nunca sonhei que iria encontrá-lo novamente em circunstâncias como essas...
AnabelPor favor, entenda, Sr. Looker. Você não tem um Pokémon parceiro com você. Eu não posso permitir que você opere em um lugar onde você é provável encontrar o perigo! E além disso... ter um veterano tão experiente como você servindo como nosso apoio é uma tarefa vital em uma operação como esta.
AnabelE o Sr. Nanu... ele era um excelente policial anos atrás. Ele era parceiro do Sr. Looker mesmo... naquela época. Eu só estou realmente aqui nesta posição agora por causa dele...
AnabelSr. Looker... Acho que você está familiarizado com o Sr. Nanu?
LookerEu o conheci uma vez. Eu pensei.




O Passado de Nanu e Looker:
Um trio de policiais, uma Ultra Beast e um desastre.

LookerÉ algo que aconteceu há cerca de 10 anos atrás... Eu vim para a região de Alola naquela época como parte de uma equipe de três pessoas para erradicar um UB... Claro que não os conhecia como UBs naquela época. Era simplesmente uma criatura perigosa. Minha equipe conseguiu perseguir a UB. E depois tentamos pôr fim a isso...
Nanu: Mas alguém estragou.
LookerNanu...
NanuEste tolo desprezível aqui sentiu pena da besta, mesmo que apenas por um momento. Esse momento foi suficiente para a UB conseguir acabar com o terceiro membro da nossa equipe.
LookerIsso eu não posso negar... Eu cometi um erro de julgamento. Não consegui considerar o fato de que ela não estava treinada para o combate...
NanuEla era apenas isca para a UB...
LookerE a Polícia Internacional sabia disso... As UBs procuram incansavelmente aqueles que passaram por um Ultra Wormhole. A passagem deve mudá-los de alguma forma... como se eles fossem banhados em alguma energia... Algo que as bestas podem cheirar ou sentir... É pensado que as UBs podem rastrear essas pessoas como se farejando-os.
NanuNão é como se as UBs viessem aqui por escolha. Eles não querem estar aqui. Então eles sentem aquele cheiro familiar e pensam que haverá um Ultra Wormhole. Que eles vão chegar em casa.
LookerNanu, você a chamou de isca... Ela realmente era, não era?
NanuFaller...
LookerÉ assim que a Polícia Internacional chama. Humanos que aparecem de um Ultra Wormhole... e aqueles que são banhados em grande parte da energia que derrama deles. Ela tinha atravessado um buraco de minhoca. Ela era de outro mundo. E ela foi colocada em nossa equipe para ajudar a atrair a UB para nós...
NanuE agora você está repetindo a história. Você tem um Faller aqui, não tem? Isso mesmo, garoto/garota. Eu estou falando de você.
LookerSim... É verdade. El@ passou por um Ultra Wormhole. <TREINADOR> foi exposto à energia, então el@ pode realmente ser um Faller. Mas...
[...]
NanuEntão agora podemos terminar a nossa pequena conversa. Você tem um Faller aqui...
Lookere o outro é Anabel. Embora eu não acho que ela saiba disso por si só. Nanu e eu, a encontramos aqui há dez anos, inconsciente na costa desta mesma ilha [Poni]. Acabávamos de terminar a nossa missão aqui.
Nanu... ...
LookerEla tinha perdido a maioria de suas memórias, mas quatro coisas que ela poderia nos dizer: Que o nome dela era Anabel... Que ela veio da região de Hoenn... Que ela tinha protegido uma torre lá... E que ela era uma poderosa Treinadora...
NanuEntão ela foi colocada sob observação pela Polícia Internacional. Tudo porque eles detectaram uma quantidade insana de energia da Ultra Wormhole vindo dela.
LookerPode ser que ela estava vagando perdida no Wormhole por algum tempo... Independentemente disso, ela então entrou na Polícia Internacional por si mesma.
NanuE, em seguida, foi promovida além de você, sendo sua senior, é isso? Tenho que desistir da Polícia Internacional. Eles realmente são terríveis. Usando a mesma estratégia e a criação de outro Faller, mesmo que a mesma coisa tenha falhado anteriormente.
LookerSuas suposições, você está meio certo, No entanto... esta missão, ela quem a escolheu.
Nanu... ...
LookerTalvez algo em seus lamentos, se ela está consciente deles ou não... Talvez ela sinta um pouco de dor sobre o destino da UB, que veio para este mundo, tal como ela fez. Mas ela ainda é uma Faller. É seu destino ser alvejada pelas UBs. Com um Faller bem diante a eles, os UBs vão correr selvagem com emoção. Não importa o quão boa ela possa ser, todos têm seus limites. É por isso que eu esperava distrair as UBs - para desviar parte de sua atenção. É por isso que eu pedi para você ajudar com a captura dos UBs...
NanuMas você está sem sorte agora. Com Anabel nessa condição... Ela estará acabada se ela se deparar com qualquer UB agora.
LookerHm... Sim, e eu imagino que a falsa pista que eu a enviei não vai nos comprar muito mais tempo...




Esperamos que tenham gostado. Todos os textos foram traduzidos diretamente deste link, ou da Pokédex. Caso desejem que seja feita uma tradução de um trecho específico, nos solicite através dos comentários!

Em breve estaremos utilizando as histórias aqui destacadas num artigo próximo, então fiquem ligados!
Sobre Matheus Miranda
24 anos, Teresópolis – RJ. Empresário, formado em Administração. Fascinado por Pokémon aquáticos e chocolate desde seus 6 anos. Gastou muitas pilhas jogando no GameBoy Color, perdeu muitas TCG e tazos no bafo e adora escrever teorias e especulações.

3 comentários:

  1. Vitor Fernandes21/02/2017, 18:19

    EU AMEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEIIIIIIIIIIIIIIIII

    SUPER APOIO ISSO PARA TODAS AS GERAÇÕES!!!!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou! Vamos tentar trazer alguns dos textos mais importantes para a página então! ;)

    ResponderExcluir
  3. Kleyton Cristian17/05/2017, 08:57

    incrivel

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar