logo

Pokémothim

Guia Prático para o Competitivo: Parte 1


Faaalaa galerinha, como vão vocês?

Acredito que muitos novos jogadores ou até mesmo jogadores antigos de Pokémon talvez tenham algumas dúvidas sobre o competitivo e, com a chegada dos games Sun & Moon e a liberação do Bank, tenham interesse em entrar para a comunidade competitiva.

Para começar, vamos primeiro dissertar sobre o porquê é legal o competitivo:
Os jogos de Pokémon sempre tiveram as batalhas como seu foco, porém a maioria era focada no in-game, ou modo história do jogo. O competitivo vem ganhando muita força desde Pokémon Black/White e tem feito muitos se apaixonarem por esta categoria. Nada melhor do que competir contra outros players e tentar se adaptar a cada mudança de Pokémon, a cada habilidade ou mesmo saber lidar com status como Paralisado ou Queimado, que nas batalhas do modo história não eram tão preocupantes, pois o importante eram apenas os tipos com vantagem e o nível de seu Pokémon, além do acesso à mochila, que não é permitido nas batalhas competitivas.

Vamos começar pontuando o que são os valores da Base dos Stats.


Stats:
Os Pokémon têm 6 Stats principais:

⋅ HP: (Pontos de Vida) a cada golpe tomado, o Pokémon irá perder pontos de vida de acordo com o ataque do oponente e da defesa do seu Pokémon, aplicando resistências e ataques super efetivos, além de itens e habilidades.
Attack: (Ataque) os ataques físicos usarão como base os pontos de seu ataque para calcular o dano causado no oponente.
⋅ Defense: (Defesa) os ataques físicos usarão como base os pontos de sua defesa para calcular o dano recebido ao seu Pokémon.
⋅ Special Attack: (Ataque especial) os ataques especiais usarão como base os pontos de seu ataque especial para calcular o dano causado no oponente.
⋅ Special Defense: (Defesa especial) os ataques especiais usarão como base os pontos de sua defesa especial para calcular o dano recebido ao seu Pokémon.
⋅ Speed: (Velocidade) será o stat que determinará quem irá se movimentar primeiro no turno.

Durante a batalha é possível aumentar a ofensiva, a defensiva ou a velocidade de seu Pokémon usando ataques como Bulk Up, Calm Mind, Swords Dance, Agility e outros. Não há como melhorar seus pontos de vida (HP), apenas recuperar os pontos perdidos. Cada estágio de boost irá multiplicar um destes 05 stats por um fator diferente, conforme segue:


Boost Nerf
+1 = 1,5x
-1 = 0,667x
+2 = 2,0x
-2 = 0,5x00
+3 = 2,5x
-3 = 0,4x00
+4 = 3,0x
-4 = 0,333x
+5 = 3,5x
-5 = 0,285x
+6 = 4,0x
-6 = 0,25x0


IMPORTANTE RESSALTAR: os ataques têm chances de serem críticos, ou seja, Critical Hits. Esses ataques irão causar 50% a mais no dano normal, ignorando os boosts nas defesas de quem receber o golpe e as quedas no ataque do Pokémon que der o golpe crítico.

Ainda, existem alguns stats que são um pouco mais complicados:

⋅ Evasion: Refere-se às suas chances de dar evasiva em um ataque. Na batalha, todos começam com as chances de evadir um ataque neutras, ou seja, 100% - e só poderão esquivar-se de ataques que tem accuracy menor que 100%.

Accuracy: São as chances que o seu Pokémon tem de acertar um ataque, que multiplica diretamente na accuracy do ataque, após considerar a evasiva do adversário. Na batalha, todos começam com as chances de acerto neutras, ou seja, 100% - e só poderão errar os ataques que tem accuracy menor que 100%.

Durante a batalha é possível aumentar a as chances de acertar e esquivar de um ataque, através de ataques como Double Team, Minimize, Coil e outros. As alterações nesses stats são diferentes, conforme segue:

Accuracy Estágio Evasion
0,333x
-6
3x
0,375x
-5
2,667x
0,428x
-4
2,333x
0,5x
-3
2x
0,6x
-2
1,667x
0,75x
-1
1,333x
1x
0
1x

Accuracy Estágio Evasion
1x
0
1x
1,333x
+1
0,75x
1,667x
+2
0,6x
2x
+3
0,5x
2,333x
+4
0,428x
2,667x
+5
0,375x
3x
+6
0,333x


De volta aos seis principais stats: Eles podem ser melhorados em seu Pokémon de duas formas: através dos IVs e dos EVs.

Mas o que seriam esses IVs e EVs?

IVs:
Individual Values (Valores Individuais): podem variar de 0 a 31 para cada stat. Quanto maior seu IV em certo Stat, melhor será o seu Stat total no nível 50 ou 100 (níveis usados para batalhas PvP). Como o próprio nome diz, são valores individuais, ou seja, uma vez que o Pokémon aparece selvagem é capturado ou ele nasce de um ovo, são gerados seus IVs e eles nunca poderão ser alterados. Sendo assim, é necessário que você faça breeds (cruzamentos) entre Pokémon com os seus melhores IVs, a fim de conseguir um Pokémon perfeito para o competitivo.

Pokémon Perfeito: O ideal é que seu Pokémon tenha pelo menos 5 IVs perfeitos (em 31) para se sair bem nas batalhas, e é isso o que você quer, correto? Existem algumas exceções, como por exemplo, para aqueles que decidirem usar por Trick Room ou Gyro Ball, e querem que sua velocidade seja a menor possível, para se sair melhor no uso desses ataques; ou até mesmo zerando os IVs de seu ataque para levar menos dano quando for atingido por um Foul Play.
Infelizmente, nem todos os Pokémon conseguem cruzar e ter filhotes, mas calma! Sempre tem um jeito. Além dos lendários serem encontrados com pelo menos 3 IVs perfeitos, os jogos da sétima geração adicionaram uma forma para melhorar seus Pokémon de eventos, lendários e demais Pokémon que não podem breedar: o Hyper Training.
Ainda, uma curiosidade é que aqueles Pokémon transferidos para o Pokémon Bank, da primeira geração através do Virtual Console terão seus IVs randomizados, uma vez que eram totalmente diferentes da mecânica atual; sendo que pelo menos 3 IVs serão perfeitos. Além dos IVs, eles terão suas Naturezas e Habilidades randomizadas, podendo até ganhar a Hidden Ability.

Hyper Training (Hiper Treinamento): A gente explicou que não tem como alterar seus IVs, contudo, existe uma maneira de você melhorar seus IVs, sem mexer neles. Apenas para todos aqueles Pokémon que estão no nível 100, você poderá usar uma Bottle Cap para melhorar um stat ou uma Gold Bottle Cap para melhorar todos os stats daquele Pokémon. Esses itens são raros, mas são possíveis de conseguir através do Poké Pélago e da Isle Aphun - quando procurar por tesouros raros (Rare-Treasure Hunting) ou nas casas mal assombradas e loterias do Festival Plaza, por exemplo.


Agora vamos falar sobre os EVs...

EVs:
Effort Values (Pontos de Esforço): a cada vitória, o seu Pokémon irá ganhar mais força e experiência. Literalmente. Isso se dá, pois cada Pokémon derrotado dará pontos pelo esforço que seu Pokémon teve ao derrotá-lo. Esses pontos também serão distribuídos de forma igual aos Pokémon ativos em seu time, através do Exp. Share e até mesmo no caso do Pokémon ser capturado. Quanto maiores seus EVs em um stat, melhor o stat será no nível 50 ou 100.
Por exemplo, se você derrotar um Rattata, você estará aumentando o EV da velocidade do seu Pokémon em +1. O máximo que cada stat pode alcançar é 252. O máximo de EVs que podem ser distribuídos para cada Pokémon é 510. A lista completa de qual Pokémon dá qual ponto de EV está disponível na Bulbapedia, além de outras fontes. Alguns Pokémon darão apenas 1 ponto de EV, enquanto outros poderão dar 3 pontos.

Power Items e Pokérus: Itens de Poder irão aumentar a quantidade de pontos ganhos em EV em troca da redução da sua velocidade durante as batalhas - enquanto o item está no Pokémon. Isso não afetará a base do seu stat de Speed.

⋅ Macho Brace: irá dobrar a quantidade de EVs recebidos.
⋅ Power Weight: irá somar 8 pontos de EV no HP ao final da batalha.
⋅ Power Bracer: irá somar 8 pontos de EV no ataque ao final da batalha.
⋅ Power Belt: irá somar 8 pontos de EV na defesa ao final da batalha.
⋅ Power Lens: irá somar 8 pontos de EV no ataque especial ao final da batalha.
⋅ Power Band: irá somar 8 pontos de EV na defesa especial ao final da batalha.
⋅ Power Anklet: irá somar 8 pontos de EV na velocidade ao final da batalha.
⋅ Pokérus: um vírus que infecta o seu Pokémon, caso encontre com outro Pokémon infectado (transferido de outro jogo, por permanecer no mesmo time após uma batalha ou batalhando contra um selvagem). O vírus fará que todo EV ganho seja dobrado. Seu efeito é cumulativo aos efeitos dos itens de poder. Ele será curado caso permaneça no seu time de um dia para o outro, mesmo que seu jogo esteja desligado. Após curado, não pode infectar-se novamente, nem infectar outros. Para manter o vírus, basta transferir seu Pokémon para uma Box antes do fim do dia no jogo.


SOS Battle: Nas batalhas cujo Pokémon selvagem pede por socorro, a cada Pokémon derrotado, os pontos ganhos serão dobrados. Esse efeito é cumulativo ao Pokérus e Itens de Poder, ou seja, você pode conseguir 36 pontos de esforço de um Pokémon derrotado e maximizar o stat após derrotar apenas uma corrente de 7 Pokémon. Confira as dicas para as SOS Battles, aqui.

Infelizmente a função de Super Training foi retirada dos jogos nesta geração, contudo ainda temos a opção de resetar os EVs errados de um Pokémon usando as berries, conforme relação abaixo:

Pomeg: HP
Kelpsy: Attack
Qualot: Defense
Hondew: Special Attack
Grepa: Special Defense
Tamato: Speed

Para que não fiquem muitas informações, estaremos postando essas matérias semanalmente, então fiquem ligados para a próxima parte e entenda tudo sobre o mundo competitivo Pokémon e tente ser o melhor dos melhores. Até a próxima pessoal.


Este post foi feito com a ajuda de Matheus Miranda.
Sobre Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar