logo

Pokémothim

Rate My Team - Raphael Valentino


Pelo visto, o formato VGC2017 está em alta nesses últimos dias. Lógico, com a Competição chegando no Brasil no próximo mês, até eu que sou mais bobo to querendo participar e ganhar o máximo de Championship Points, o quanto antes. 

O Raphael Valentino mandou um time para ser analisado para o uso no Competitivo de Fevereiro, contudo, como este já foi encerrado (e pode ser conferidos seus resultados clicando aqui) e ele se parece MUITO com o formato VGC 2017, iremos avaliar o time com base neste cenário competitivo. Sendo assim, vamos ao time encaminhado por ele:

"Sou muito iniciante no competitivo e provavelmente vou estar desperdiçando o tempo de vocês, mas queria montar um time com uso em spikes, toxic spikes e stealth rock, no online de fevereiro usei o seguinte team:



Golisopod @focus sash
Ability: Emergency Exit
Moves:
- Poison Jab
- Spikes
- First Impression
- Aqua Jet

Arcanine @Aguav Berry
Ability: Intimidade
Moves:
- Snarl
- Roar
- Morning Sun (querendo trocar por Will o' Wisp ou protect)
- Burn Up (foi muito útil no online de fevereiro, me permitiu dar muito OHKO e sobreviver a tapus finis e primarina sem grandes problemas)

Toxapex @Leftovers (Só porque ainda não consegui um Black Sludge)
Ability: Limber
Moves:
- Recover
- Toxic
- Liquidation (me falaram para trocar por scald, mas o nerf em Def me ajudou bastante)
- Toxic Spikes

Garchomp @Groundium Z
Ability: Rough Skin
Moves:
- Earthquake
- Iron Head
- Rock Slide
- Protect

Tapu Koko @Expert Belt
Ability: Electric  Surge
Moves:
- Nature's Madness
- Volt Switch
- Thunderbolt
- Dazzling Gleam

Salamence @Life Orb
Ability: Intimidade
Moves:
- Dragon Claw
- Fire Fang
- Toxic
- Protect

O Salamence quase não usei no online de fevereiro e quando usei perdi, então tava pensando em trocar por um Lycanroc Midday com Accelerock/Stealth Rock/Rock Slide/Protect.

Preciso de ajuda quanto aos EVs e as Nature a usar, então toda a ajuda é bem vinda, a ideia básica é encher o campo de spikes e trocas com roar do arcanine, da pra combar o volt switch e o emergency exit com o intimidade do arcanine para ajuda, bem a idéia é mais ou menos essa, se valer a pena, se não posso trocar todo o time rsrs."


Fraquezas e Resistências:
Seu time foi montado com algumas fraquezas ao tipo Rock, Ground e Dragon, apesar de uma imunidade para cada uma dessas duas últimas.


Fique atento com os oponentes com:

Milotic dará problemas - Competitive com duas opções de Intimidate, que tomam super efetivo x2 de Water e x4 de Ice
Gastrodon, pela falta de ataques super efetivos
Sun-Trick room team
Kartana após a derrota do Arcanine
Alolan Marowak na ausência do Garchomp
Tapu Fini Swagger
Snorlax + Mimikyu (Belly Drum, Trick Room, Psych Up)


Comentários:
Pessoalmente não achei uma estratégia muito boa para doubles, pois é um competitivo mais rápido que cada turno conta. Tentei melhorar ele ao máximo, mas foi difícil alcançar a meta do time com sucesso. A dificuldade estava em manter o Pokémon em campo por tempo suficiente para lançar todos os hazzards e ainda forçar a troca. Contudo, seu time tem alguns integrantes muito interessantes para esse cenário, como Garchomp, Tapu Koko e Arcanine. Por isso, separei duas sugestões de uso para seu time: uma permanecendo com os hazzards, e outra com outras estratégias.
Para o VGC, é sempre bom que você não construa seu time focado apenas em uma estratégia, pois normalmente o adversário poderá ler seus movimentos. Tente jogar o menos fora do lógico o possível, analisando todas as possíveis trocas do seu oponente. Está muito na moda que os times tenham pelo menos uma das estratégias a seguir, por isso, tente preparar-se para elas: Mudança de clima; Surgimento de Terreno (um Tapu com Psychic Surge, Electric Surge, Misty Surge ou Grass Surge); Trick Room e/ou Z-moves poderosos que recuperam totalmente o HP ou dão boosts em todos os stats, como Stockpile ou Conversion, respectivamente.


Sugestões:


Drifblim @ Flyinium Z
Ability: Unburden
EVs: 208 HP / 40 Atk / 8 Def / 56 SpD / 196 Spe
Jolly Nature
- Tailwind
- Acrobatics / Shadow Ball (mude a nature para Timid e os EVs de Atk para Sp.Atk)
- Baton Pass
- Destiny Bond

Arcanine @ Aguav Berry
Ability: Intimidate
EVs: 252 HP / 150 Def / 4 SpA / 102 SpD
Modest Nature
IVs: 0 Atk
- Snarl
- Roar
- Morning Sun
- Burn Up

Golisopod @ Red Card
Ability: Emergency Exit
EVs: 200 HP / 108 Atk / 92 Def / 108 SpD
Adamant Nature
- Aqua Jet
- Leech Life
- Poison Jab
- Spikes

Garchomp @ Choice Scarf
Ability: Rough Skin
EVs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe
Adamant Nature
- Earthquake
- Poison Jab
- Rock Slide
- Brick Break

Tapu Koko @ Focus Sash
Ability: Electric Surge
EVs: 6 HP / 252 SpA / 252 Spe
Timid Nature
IVs: 0 Atk
- Volt Switch
- Discharge
- Dazzling Gleam
- Protect

Gigalith @ Rocky Helmet
Ability: Sturdy
EVs: 244 HP / 84 Atk / 52 Def / 128 SpD
Adamant Nature
- Stealth Rock
- Explosion
- Heavy Slam
- Rock Slide


Este time foi o que consegui construir a partir das suas intenções: um time de Hazzards em Doubles. Realmente não é algo muito usado, portanto, torna-se inesperado e SÓ POR ISSO eu consegui boas pontuações com o time. Um dos melhores usuários de Stealth Rocks é Gigalith, pois é muito defensivo. Aqui, não necessitaremos da Ability Sand Stream, pois irá prejudicar o seu Arcanine, que só irá conseguir recuperar 1/8 do HP com Morning Sun sob Hail, Rain ou Sandstorm. Infelizmente o Torkoal não aprende o ataque nessa geração, senão seria o ideal. Você também pode usar o Sand Stream para somar o dano residual a cada turno, mas diria para aposentar o Morning Sun do Arcanine. Não aconselho o uso do Lycanroc, pois ele é muito frágil. Outra opção para ele é Steelix, pois aprende Roar e Stealth Rocks.
Retirei Toxapex, pois o Pokémon era alvo da maioria dos ataques e não fazia muito no jogo, já que perdia alguns turnos lançando os Toxic Spikes, que poderiam ser absorvidos por Pokés do tipo Venenoso (que toquem o chão) ou simplesmente ignorados pelos Pokés dos tipos Voador e Metal. Tentei um time focando no Toxic Spikes e Toxic, com Gengar usando Hex e Venonshock, além do Venom Drench do Toxapex, mas não foi muito eficaz. Tente usar ele com Regenerator, se quiser mantê-lo no time.
O Red Card fará que seu Golisopod force a troca do oponente antes de ativar a habilidade Emergency Exit, podendo escolher sua troca a partir da movimento do oponente, ganhando iniciativa na batalha.
Garchomp está com Poison Jab, pois a maioria das fadas deste formato são fracas a ataques Venenosos enquanto levam neutro dos ataques do tipo Metal, tornando dispensável Iron Head, podendo incluir Brick Break para aqueles Pokés chatos do tipo normal, como Porygon2, Porygon-Z, Chansey, Snorlax... Fora aqueles que invocam Reflect, Light Screen e Aurora Veil.
Coloquei Protect no Tapu Koko para poder se proteger quando o seu Garchomp estiver em campo, querendo usar EQ. Outra opção é dar Grass Knot, ou trocar Discharge por Thunderbolt, apesar de Discharge ao lado de Garchomp ser muito bom. Mantenha Volt Switch para ter aquela vantagem de iniciativa durante a batalha.

Drifblim foi legal de usar, pois ao perder o seu item ao utilizar o Z-Tailwind, irá ganhar uma velocidade absurda, ajudando o seu time, e ganhando chances de dar Critical Hits, ao ganhar o mesmo efeito de um Focus Energy - isso além dele ser imune ao Explosion do Gigalith. Este set foi parecido do usado pela campeã mundial do VGC2017, contudo ele foi adaptado uma vez que o Electric Terrain não auxilia o seu Drifblim. Ainda assim, você pode trocar pelo set a seguir do Mandibuzz (pessoalmente, eu preferi ele), já que este pode usar Whirlwind, além de ter acesso a Taunt para os usuários de Trick Room e aqueles que darão boosts na sua frente, como Snorlax com Belly Drum e Tapu Fini com Calm Mind, ou Tapu Bulu com substitute. Por fim, U-turn irá auxiliar para dar sua troca, enquanto analisa os movimentos do oponente. Utilize o Mental Herb para aqueles usuários de Taunt não invalidarem o seu Pokémon, aproveitando para trocar no próximo turno. Outro ataque interessante é o Roost, para recuperar seu HP.
Mandibuzz (F) @ Mental Herb
Ability: Overcoat
Level: 50
EVs: 252 HP / 196 Def / 60 SpD
Impish Nature
- Tailwind/Roost
- Whirlwind
- Taunt
- U-turn
Se for o caso, você pode voltar com o Groundium-Z para o Garchomp, uma vez que não terá outro usuário de Z-move. Ainda assim, é importante ressaltar que não consegui avançar muito em pontos no Showdown com esse time.



Pelipper @ Choice Scarf
Ability: Drizzle
EVs: 252 HP / 4 SpA / 252 Spe
Timid Nature
IVs: 0 Atk
- Soak
- Hydro Pump / Wide Guard / Roost
- Scald
- Tailwind

Arcanine @ Aguav Berry
Ability: Intimidate
EVs: 252 HP / 150 Def / 4 SpA / 102 SpD
Modest Nature
IVs: 0 Atk
- Snarl
- Will-O-Wisp
- Flamethrower / Wild Charge (passe os EVs de SpAtk para Atk e mude sua nature para Adamant)
- Burn Up

Porygon-Z @ Normalium Z
Ability: Adaptability
EVs: 156 HP / 252 SpA / 100 SpD
Calm Nature
IVs: 0 Atk
- Ice Beam
- Conversion
- Protect
- Hyper Beam

Garchomp @ Groundium Z
Ability: Rough Skin
EVs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe
Adamant Nature
- Earthquake
- Poison Jab
- Rock Slide
- Protect

Tapu Koko @ Expert Belt  / @ Terrain Extender
Ability: Electric Surge
EVs: 6 HP / 252 SpA / 252 Spe
Modest Nature
IVs: 0 Atk
- Thunder
- Discharge
- Dazzling Gleam
- Grass Knot / Nature's Madness / Protect

Clefairy @ Eviolite
Ability: Friend Guard
EVs: 140 HP / 116 Def / 252 SpD
Sassy Nature
IVs: 0 Atk / 0 Spe
- After You
- Wish
- Follow Me
- Encore / Cosmic Power / Gravity / Healing Wish / Heal Pulse


A intenção deste time é usar o Pelipper para dar Soak no oponente e, então, atacar com o Tapu Koko, usando o Thunder, que terá 100% de acc. sob a chuva e será super efetivo ao alvo que teve o tipo alterado através do Soak. Koko deverá ser Modest, pois com o Scarf do Pelipper, o poké voador passará para 192 de Speed, e Koko não poderá ser mais veloz que Pelipper. E justamente por isso, você deve ficar atento a times com Tapu Koko, que podem ser mais velozes que você.
Tapu tem o Grass Knot para dar conta do Gastrodon, mas se o mesmo tiver 2 Stockpiles, esquece que nem vai funcionar! Ele irá se recuperar e te deixar gastando PP. Em casos como Alolan Marowak, que irão neutralizar qualquer ataque do tipo Elétrico com a habilidade, utilize o Garchomp com EQ ao lado de Pelipper, para que seu aliado não tome dano, ou jogue mais seguro apenas usando Rock Slide.
Para os casos de times com muitos Pokés Voadores, utilize o Gravity da Clefairy para auxiliar. Ela também irá ajudar os demais parceiros em jogo com sua habilidade Friend Guard, que Clefable não tem acesso, dando apenas 3/4 dos danos aos parceiros dela. Contra os times de Trick Room, utilize After Me, uma vez que irá adiantar qualquer ataque do Pokémon aliado para ser usado na vez dela, já que tem nature negativa e 0 IVs na Velocidade. Outra opção interessante é manter Encore para usar no turno seguinte ao uso do Trick Room, para que o ataque seja usado novamente, anulando a troca de velocidade; além de ser um ótimo uso contra aquele Snorlax com Belly Drum. Ainda, ela tem acesso a Follow Me, Spotlight e outros ataques interessantes (infelizmente não tem acesso a Helping Hand, senão seria ÓTIMO!). Se confiar suficiente na defesa de seus Pokémon, use ela como Clefable, mas lembre-se que ela não será mais tão lenta.
Arcanine e Porygon-Z são os defensivos que também atacam forte: Arcanine com seu Burn Up pode não só auxiliar ao perder as fraquezas do tipo Fogo, como também poderá ajudar a causar um ótimo dano, por ser um ataque muito forte - isso além de ter a possibilidade de usar Flamethrower e permanecer em campo, atacando com seu STAB.
Porygon-Z pode optar por mudar seu tipo para Ice com Z-Convertion, ganhando +1 em todos os stats, ou dar um Breakneck Blitz de base 250 com Adaptability, ou até partir para o ataque com Ice Beam contra aqueles que tomam x4 de Gelo (Garchomp, Alolan Exeggutor, Salamence...).
Wide Guard de Pelipper poderá ajudar contra Mirror Matches e demais usuários de Spread Moves, mas fique ligado pois ele ficará preso neste ataque, graças ao seu item. Se preferir, troque por Focus Sash e evite ser atacado pelos dois Pokémon no campo de seu adversário.


Conclusão:
Como dissemos, o competitivo de Fevereiro teve regras muito parecidas com o VGC2017, por isso adaptamos o seu time para esse cenário. Diferente das batalhas em singles, o seu time estará 50% em campo, por isso, não fica tão viável fazer esse jogo de hazzards, mas não é impossível! Quanto aos EVs, só você saberá como mexer neles. Eu fiz um esboço do básico: distribuí EVs defensivos para aqueles que precisam ficar mais tempo em campo, enquanto dei EVs mais ofensivos (velocidade e ataque) para aqueles que estão no time para bater forte. Contudo, como já sabemos que VGC não permite que seja criado um time 100% perfeito, só você saberá quais são as maiores ameaças ao seu time e criar meios de se livrar deles, seja aguentando melhor um ataque, ou sendo mais ofensivo quando atacar. Fique atento às maiores ameaças do cenário! Isso poderá ser feito através do site oficial, através do Rating Battles, bem como os Pokémon que mais são vistos como seus aliados e as principais ameaças (quem mais derrotou esse Pokémon nesse cenário).

Sobre Matheus Miranda
24 anos, Teresópolis – RJ. Empresário, formado em Administração. Fascinado por Pokémon aquáticos e chocolate desde seus 6 anos. Gastou muitas pilhas jogando no GameBoy Color, perdeu muitas TCG e tazos no bafo e adora escrever teorias e especulações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar