Lendas Luminescentes






Intitulada como Shining Legends (Lendas Luminescentes), a nova coleção de Pokémon TCG está chegando para o formato. Essa coleção não é considerada como SM4, ela é uma coleção especial que é composta por 78 cartas. Essa coleção será lançada no Brasil dia 13 de outubro e não terá Booster Box; ela será comercializada no formato de Triple Pack, assim como a coleção Generations (Gerações).

Agora vamos fazer um apanhado sobre as cartas mais relevantes e interessantes dessa nova coleção para o competitivo.
Primeiramente falarei de cartas da coleção que tem efeitos ou ataques bons que podem vir para o meta game. Logo após, discorrerei de outras cartas interessantes da coleção, que trazem algo diferente para o TCG, mas que não terão grande impacto no competitivo, pelo o menos não no atual.





Venusaur – Grass – HP 160 Estágio 2 – Evolui de Ivysaur

Habilidade: Jungle Totem

Cada energia básica de Grama ligada aos seus Pokémon fornece 2 energias de Grama. Você não pode usar mais de uma Jungle Totem por turno.

Solar Beam [G G C C]: 90 de dano.

Fraqueza: Fogo (x2) Resistência: --  Recuo: 4




Venussaur entrará no formato principalmente como uma carta habilidade. Esta faz com que muitos Pokémon entrem em jogo atacando rapidamente. Essa carta auxiliara Pokémon de coleções anteriores e pode fazer com que Pokémon que não encontraram espaço no formato atual, possam ter uma chance de serem tirados do baú, como Lurantis GX, M Venusaur Ex, M Beedril EX. Venusaur será de grande auxílio para Pokémon da própria coleção, como Shining Genesect e também um bom auxilio para Pokémon de edições que ainda serão lançadas, como Pheromosa GX,  Alolan Exeggutor GX, dentre outros.




Shining Genesect – Grass – HP130 Pokémon Básico

Habilidade: Energy Reload
Uma vez durante seu turno (antes de atacar), você pode mover uma energia G de um dos seus Pokémon para esse pokémon.

Gaia Blaster [C C C] : 50+ de dano. Este ataque causa 20 de danos a mais cara cada energia G ligada a esse Pokémon.

Fraqueza: Fogo (x2) Resistência: --  Recuo: 2




Com uma boa habilidade e um bom ataque, Shining Genesect é uma carta rara da coleção e ainda pode ser representativa no competitivo. Apesar de precisar de 3 energias para atacar, juntamente com Venusaur, essas energias diminuem para 2 e ainda serão contabilizadas como 4, aumentando assim o dano deste Pokémon. Sua habilidade faz com que o ataque seja mais facilmente usado, além dele aceitar Max Elixir por ser um Pokémon básico.


Entei-GX – Fire – HP180 Pokémon Básico

Ember [R C]: 50 de dano.

Fire Fang [R R C]: 100 de dano. O Pokémon ativo de seu oponente está queimado.

Brave Blitz [R R C]: Este ataque causa 150 de dano a 1 dos Pokémon no bando de seu oponente. (Você não pode usar mais de um ataque GX por partida.)

Quando um de seus Pokémon GX for nocauteado, seu oponente compra 2 prêmios.

Fraqueza: Água (x2) Resistência: --  Recuo: 2





Raichu-GX – Elétrico – HP 210 Stagio 1 – Evolui de Pikachu

Powerful Spark [C C: 20+ de dano. Este ataque causa 20 de dano a mais para cada energia L ligada a todos seus Pokémon.

Thunder [L L C]: 160 de dano. Este Pokémon causa 30 de dano a ele mesmo.

Volt Tackle-GX [L L C]: 120 de dano. O Pokémon ativo do seu oponente agora está paralisado. (Você não pode usar mais de um ataque GX por partida)

Quando um de seus Pokémon GX for nocauteado, seu oponente compra 2 prêmios.

Fraqueza: Lutador (x2)  Resistência: Metal (-20)  Recuo: 1

Raichu GX é um Pokémon que pode estar vindo para mudar o cenário do Meta Game para os Pokémon elétricos. Com Electrode, Tapu Koko GX e Magnezone no formato, Raichu é um grande atacante para os decks elétricos atuais. Ainda com Raikou vindo nessa coleção e Xurktree GX vindo em SM4, os decks elétricos estão ganhando suportes que podem leva-los a uma grande representatividade no formato. E eu como um amante dos Pokémon elétricos, estou apostando nesse Raichu GX J .



Raikou – Elétrico – HP 120 Pokémon Básico

Roaring Thunder [L] : 30 de dano. Ligue uma energia L da sua pilha de descarte a um de seus Pokémon no banco.

Lightning Ball [L L C]: 90 de dano.

Fraqueza: Lutador (x2) Resistencia: Metal (-20) Recuo: 2






Com a capacidade de reciclar energias por um baixo custo, Raikou pode ser um grande suporte para os decks elétricos, assim como Yveltal foi para os decks noturnos.


Mewtwo-GX – Psychic – HP 190 Pokémon Básico

Full Burst [P]: 30x de dano. Este ataque causa 30 de dano vezes a quantidade de energia ligada a este Pokémon.

Super Absorption [P C]: 60 de dano. Cure 30 de dano deste Pokémon.

Psystrike GX [P P P]: 200 de dano. Danos deste ataque não são afetados por nenhum efeito do Pokémon ativo de seu oponente. (Você não pode usar mais de um ataque GX por partida)

Quando um de seus Pokémon GX for nocauteado, seu oponente compra 2 prêmios.

Fraqueza: Psíquico (x2) Resistência: --  Recuo: 2

Com um ataque GX explosivo, Mewtwo GX deixa a desejar em seus outros ataques. Mesmo com seu primeiro ataque podendo causar grande dano dependendo das energias anexadas a ele, com Gardevoir GX e Garbodor jogando tanto nesse formato, pode ser que Mewtwo GX não seja uma boa escolha de Pokémon para se investir. Mewtwo GX será um Pokémon que terá 4 versões nessa coleção, sendo que a ultima é uma arte linda (na minha opinião) representando sua criação.



Shining Mew – Psychic – HP 30 Pokémon Básico

Legendary Guidance [P]: Procure em seu deck por 2 energias e ligue aos seus Pokémon do jeito que quiser. Depois embaralhe seu deck.

Beam [P]: 10 de dano.

Fraqueza: Psíquico (x2) Resistência: --  Recuo: 1






Sempre com seu pouco HP, Shining Mew é uma carta rara dessa coleção e que ainda tem grande possibilidade de ter um grande espaço no formato. Com um ataque de baixo custo e muito bom, Shining Mew pode buscar diretamente do deck 2 energias e anexar diretamente em campo. Mesmo tendo pouca vida, ainda Shining Mew  é uma boa aposta, pois mesmo que ele seja nocauteado, ele dará apenas 1 prize ao oponente em troca de 2 energias, podendo ser Double Energy, Rainbow Energy e até mesmo Caunter Energy, que é uma energia com um ótimo efeito que está chegando no meta game em SM4.




Marshadow – Psychic – HP 70 Pokémon Basico

Habilidade: Desperation
Quando este Pokémon desce de sua mão para o banco, ambos os jogadores embaralham suas mãos no deck e compram 4 cartas.


Shadow Punch [P C]: 30 de dano. Danos deste ataque não são afetados por resistência.

Fraqueza: Noturno (x2) Resistência: Lutador (-20) Recou: 1




Com sua habilidade, esse Pokémon faz a rotação de cartas de sua mão e ainda deixa a oportunidade para a utilização de um suporte ao decorrer do turno. Além dessa habilidade poder atrapalhar bastante a estratégia do oponente com essa rotação, ela deixa o oponente com poucas cartas em sua mão, fazendo deste, um bom efeito.


Zoroark-GX – Darkness – HP 210 Estágio 1 – Evolui de Zorua

Habilidade: Exchange
Uma vez durante seu turno (antes de atacar), você pode descartas uma carta de sua mão e comprar 2 cartas.

Riot Beat [C C]: 20x de dano. Este ataque causa 20 de dano a mais para cada Pokémon que você tem em jogo.


Trick
ster-GX [D D]: Escolha um ataque de um dos Pokémon de seu oponente e use como este ataque. (Você não pode usar mais de um ataque GX por partida)

Quando um de seus Pokémon GX for nocauteado, seu oponente compra 2 prêmios.
Fraqueza: Lutador (x2) Resistência: Psíquico (-20) Recuo: 2


Um Pokemon que com sua habilidade dá um grande poder de compra para o jogador. Além de ter um ataque com baixo custo, sendo pago por quaisquer duas energias, esse Pokémon pode ganhar grande espaço em vários baralhos, inclusive ser o protagonista de um próprio.




Hoopa – Darkness – HP 120 Pokémon Básico

Habilidade: Scoundrel Guard
Previna todos os efeitos de ataque, incluindo dano, a este Pokémon por Pokémon GX e Ex de seu oponente.

Super Psy Bolt [D C C]: 80 de dano.

Fraqueza: Lutador (x2) Resistência: Psíquico (-20) Recuo: 2




Com uma ótima habilidade, Hoopa vem para o formato com o mesmo papel de Alolan Ninetales, não tomar efeitos nem danos de ataques de Pokémon EX e GX e ainda ser um atacante razoável. Além de sua ótima habilidade, ele é um Pokémon básico, podendo vir facilmente para o campo. Esse Pokémon com certeza irá aparecer em decks noturnos, como o de Zoroark GX e Darkrai EX/GX.


As cartas que virão a seguir são cartas de nomeação Shiny, que são cartas raras e lindas da coleção, sendo itens ótimos principalmente para colecionadores.




Shining Celebi – Grass – HP 70 Pokémon Básico


Habilidade: Time Recall
Ao longo que este Pokémon está em jogo, cada um de seus Pokémon evoluídos podem usar os ataques de suas pre evoluções. (Você ainda precisa das energias necessárias para usar o ataque)


Leaf Step [G C]: 30 de dano.

Fraqueza: Fogo (x2) Resistência: --  Recuo: 1






Shining Volcanion – Water – HP 130 Pokémon Básico

Dual Pump [W W W]: Cause 50 de dano a 2 dos Pokémon de seu oponente. (Não aplique fraqueza ou resistência a Pokémon no banco)

Quad Smash [C C C C]: Jogue 4 moedas. Este ataque causa 50 de dano vezes o numero de caras.

Fraqueza: Elétrico (x2) Resistência: --  Recuo: 3







Shining Jirachi – Psychic – HP 70 Pokémon Básico

Star Determination [P]: 10 de dano. Remova todas as evoluções do Pokémon ativo e retorne os cards para a mão do oponente. Isto conta como devolução do Pokémon.

Fraqueza: Psíquico (x2) Resistência: --  Recuo: 1











Shining Rayquaza – Dragon – HP 120 Pokémon Básico



Dragon Pulse [L]: 40 de dano. Descarte 2 cartas do topo de seu deck.

Sky’s Judgement [R L L C]: 190 de dano. Descarte 3 Energias deste Pokémon.

Fraqueza: Fada (x2) Resistência: -- Recuo: 3










Shining Lugia – Colorless – HP 130 Pokémon Básico


Silver Wing [C C C]: 60+ de dano. Se o Pokémon ativo do seu oponente possui habilidade, este ataque causa 60 a mais de dano.


Aero Force [C C C C]: 130 de dano. Descarte 1 energia deste Pokémon.


Fraqueza: Elétrico (x2) Resistência: Lutador (-20) Recuo: 2








Shining Arceus – Colorless – HP 130 Pokémon Básico

Habilidade: Mythical Protection
Se este Pokémon é seu Pokémon ativo, previna todos os efeitos de ataque, incluindo dano ao seus Pokémon do banco causados por ataques dos Pokémon do oponente.

Ultimate Arrow [C C C C]: Este ataque causa 30 de dano a cada um dos Pokémon do oponente.

Fraqueza: Lutador (x2) Resistência: --  Recuo: 2






Essa coleção não trás trainers representativas para o formato, e em sua maioria os efeitos são repetidos. De novidade, a coleção trás para o TCG:




Damage Remover – Trainer Item



Mova 3 contadores de dano de um de seus Pokémon para outro Pokémon.

Você pode usar tantos Itens quanto desejar durante seu turno (antes de atacar)












Pokemon Breeder – Trainer Supporter



Compre 2 cartas. Se fizer isso, cure 20 de dano de seu Pokémon ativo.
Você pode usar somente um card de suporte por turno (antes de atacar).


E como energia, essa coleção incorpora Warp Energy no formato:







Warp Energy – Special Energy


Warp Energy fornece uma energia C.
Quando você liga este card da sua mão ao pokémon ativo, troque-o com um Pokémon de seu banco.








A elite trainer box dessa coleção virá com 10 boosters e com uma carta de Shining Ho-Oh.




Shining Ho-OH – Fire – HP 130 Pokémon Básico


Habilidade: Golden Wing
Se esse Pokémon for nocauteado por dano de ataque de seu oponente enquanto ele for seu Pokémon ativo, mova 2 energias desse Pokémon para seus Pokémon do banco da forma que desejar.

Fire Blast [R C C C]: 110. Descarte uma energia deste Pokémon.

Fraqueza: Elétrico (x2) Resistência: Lutador (-20)  Recuo: 2







Elite Trainer Box - Shining Legends

Ainda se terá a comercialização de  Shining Legends Ho-Oh Super Premium Collection.




As outras ultra raras dessa coleção, incluindo cartas que apresentam suas versões FA e Rainbow.













 
A Copag ja disponibilizou fotos dos triple pack que essa coleção será lançada:




E então, estão animados com a chegada dessa nova coleção?

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