logo

Pokémothim

Artigo: É correto dizer que Pokémon evolui?

 

Primeiramente gostaria de informar que essa é uma matéria conjunta entre aquele que vos escreve (Diego) e meu grande amigo Rafha. Abordaremos o conceito de evolução (e a mudança de formas) dentro do mundo dos monstrinhos de bolso, relacionando-o com a vida real. Vale destacar que sem dúvida alguma essa é uma das matérias mais audaciosas escritas pela Pokémothim e que foi redigida com profundas análises e pesquisas. E, por esse motivo, convido a todos vocês para ler esse artigo. Aposto que vocês vão achar muito interessante, assim como eu e Rafha achamos quando o escrevemos. Sem mais demoras... vamos à matéria. E não se esqueçam de comentar, gostaríamos muito de ler sua opinião sobre o assunto.

Mas afinal, o que é Evolução?
Scraggy evoluindo para Scrafty.
Biológica e cientificamente falando, a evolução é a mudança das características de um grupo de seres de geração à geração, por longos períodos de tempo. Esse recurso faz com que as criaturas mudem e se diversifiquem ao longo do tempo, adaptando-se as pressões impostas pelos meios onde vivem. Em outras palavras: é a habilidade dos seres vivos de desenvolver características novas ou alterar características que já existem em um longo período de tempo, aprimorando seu ciclo de vida.

Tá, mas o que isso tem a ver com Pokémon? Simples, os Pokémon, assim como os animais na vida real, evoluem pelos mesmos motivos: diferenciar-se e tornarem-se mais fortes.

Enfim, a Evolução em biologia, foi retratada por dois célebres estudiosos. São eles Lamarck e Charles Darwin. Vejamos agora, o que esses dois estudiosos achavam sobre o conceito evolutivo.


Lamarck e Darwin


Lamarck.
 Jean-Baptiste de Lamarck foi um grande naturalista francês, inclusive foi ele quem introduziu o termo "Biologia" pela primeira vez e um dos primeiros estudiosos à criar teorias sobre a evolução. Lamarck acreditava na lei do "uso e desuso" ou seja, quando mais usasse algo, mas o mesmo se desenvolveria. Ele tinha uma teoria que as girafas esticavam tanto o pescoço que eles tenderam à se alongar com o passar dos anos. Mais tarde, com estudos na área da Genética, cientistas usariam os conceitos de Darwin para rebater a teoria de Lamarck, dizendo que as girafas com pescoços mais longos passaram seu código genético adiante e as que nasciam com pescoços pequenos foram extintas, ficando somente as girafas com longo pescoço, cujo conhecemos hoje em dia.




Charles Darwin.
Darwin, outro exímio naturalista e apaixonado por botânica, viajou para diversos lugares do mundo para estudar, inclusive Galápagos, pelo qual se apaixonou profundamente. Ele escreveu o famoso livro "A Origem das Espécies" que primeiramente não seria publicado por confrontar ideias da Igreja Católica e por ele acreditar na existência de deus. Entretanto, quando sua filha Annie adoeceu, Darwin implorou por sua vida para deus, mas não obteve sucesso e a menina acabou falecendo em 1851. Então, Darwin perdeu sua crença pela religião e muitos acreditam que ele teria lançado a "A Origem das Espécies" em 1859, justamente por essa mágoa que guardou da morte de sua amada filha. O livro que Darwin escreveu continha todos os seus estudos sobre evolução e tornou-se uma dos maiores obras sobre Biologia do mundo. Darwin defendia "seleção natural" que afirma que é o ambiente que seleciona os seres mais aptos e fortes à sobreviver nele. Ou seja, mais tarde seria cogitado pela ciência que somente as girafas que possuíam pescoços mais longos conseguiram comer na copa das árvores, sobreviver e passar seus genes adiante. O restante foi extinto justamente por não estar adaptado ao meio.

Logo, chegamos à uma conclusão que a "Evolução" em Pokémon possui outros significados. E de certo modo, , na teoria, é incorreto dizer que o Pokémon evolui, dito que esse conceito significa mudanças permanentes nos seres por um longo período de tempo, o que em Pokémon é completamente ao contrário. Basicamente, esse termo estaria 100% correto se acaso um Pokémon evoluísse (e se o processo fosse lento), como Trubbish para Garbodor e todos os outros Trubbish que não evoluíram, desaparecessem por não conseguirem passar seus genes à diante. Todavia, obviamente, o termo "evolução" é utilizado em Pokémon sem atribuir todo o sentido empregado na palavra. Ou seja, "Evolução Pokémon" (ou as trocas de formas) são um conceito usado somente na teoria, pelo fato dos Pokémon ganharem novas características e se tornarem mais fortes, mas não é usado na prática, por não respeitarem os longos períodos impostos pela evolução.

Por isso, veremos agora, quais são outros conceitos utilizados por Pokémon para representar o processo evolutivo ou a mudança de formas, inclusive a evolução.

Diferenças entre Crescimento, Mutação, Mimetismo, Camuflagem, Metamorfose e Aclimatação/Aclimatização, Evolução e Mega Evolução


Sim, são muitos os conceitos, não é? Basicamente, são todos esses termos que são trabalhados em Pokémon e tidos como Evolução/Mudança de forma. Confira agora, o que cada um significa e como eles foram representados no mundo Pokémon direta ou indiretamente relacionados com a evolução e as formas dos monstrinhos.


Crescimento


No mundo real: Todos os seres vivos aumentam de tamanho desde o seu nascimento até sua morte, até 
atingirem as dimensões máximas de cada espécie, que dependem igualmente das condições ambientais. Esse processo de aumento natural de tamanho dos seres, nós chamamos de Crescimento Individual, como acontece nas Zebras, por exemplo.


Zebra bebê e zebra adulta.
Em Pokémon: O conceito de Crescimento é o responsável por 84% de todos os monstrinhos. Basicamente, é quando um Pokémon "evolui", e em seu próximo estágio, ele somente fica maior, ganha alguns detalhes adicionais e torna-se mais forte, como é o caso de Britzle e Zebstrika. Ainda podemos citar Taillow e Swellow, Ralts, Kirlia e Gardevoir/Gallade, Buneary e Lopunny, Pancham e Pangoro, entre muitos outros como exemplos de Crescimento Individual.


Blitzle e Zebstrika.
Mutação

No mundo real: Mutações são nada mais nada menos que mudanças na sequência dos nucleotídeos (Blocos de DNA ou RNA) do material genético de um organismo vivo. Essas mutações geralmente são causadas por erros na cópia do material durante a divisão celular, por exposição a radiação ultravioleta ou ionizante, composições químicas, ou vírus.


Exemplo de Mutação. Esse é um sapo com três cabeças e seis pernas encontrado em uma pré-escola na Inglaterra, em 2004.

Em Pokémon: A Mutação é bem visível em Pokémon e representa pouco mais de 5% das criaturas. São poucos os monstrinhos que trazem consigo esse conceito, tais como Doduo e Dodrio. Apesar de ser completamente estranho uma ave possuir duas cabeças, quando evolui para Dodrio, Doduo ganha mais uma, totalizando três delas. Podemos citar ainda, Deino, Zweilous e Hydreigon, que ganham mais cabeças ao evoluir. Também há Grimer e Muk que nasceram de uma sujeira em contato com Raio-X lunar; e Trubbish e Garbodor que surgiram de uma combinação no qual sacos de lixo e resíduos industriais juntaram-se e formaram o monstrinho. Ainda temos Deoxys, que nasceu a partir de um vírus espacial que sofreu uma mutação devido à uma exposição à um feixe de luz. Esses exemplos, estão todos relacionados ao conceito de Mutação.


Doduo e Dodrio.
Deoxys e suas formas.


Mimetismo

No mundo real: É a capacidade de um ser vivo confundir-se e ficar semelhante com outra criatura devido à coloração, textura, forma do corpo, comportamento e características químicas idênticas O principal objetivo do Mimetismo é fazer com que esses animais pareçam venenosos ou perigosos, não sendo atrativos ao seus predadores naturais, como a borboleta Tambobata faz.


Exemplo de Mimetismo. A borboleta Tambobata utiliza suas habilidades para aparentar ser um animal muito mais assustador do que realmente é.
Em Pokémon: Apesar do Mimetismo não ter muitas semelhanças com a Evolução Pokémon ou troca de formas, esse conceito merece ser citado nesse matéria e corresponde à cerca de 1% dos Pokémon. Nesse caso, o Mimetismo é especialmente relacionado a um Pokémon, e que não evolui: Ditto. Apesar disso, sabemos que Ditto é um monstrinho com uma habilidade incrível: ele pode reorganizar suas células e aparentar ser qualquer outro Pokémon, obtendo vantagens com isso tudo. Ainda podemos contar com Surskit e Masquerain, que são exemplos de Mimetismo.


Ditto.
Camuflagem

No mundo real: É a habilidade de um ser vivo mudar temporariamente ou permanentemente seu corpo em formato de espinhos, folhas, galhos ou mudar o tom de sua pele para adaptar-se e misturar-se ao meio.

Há dois tipos de Camuflagem: Homocromia onde a criatura tem as mesmas características e cores do meio onde vive, e a Homotipia, onde a criatura tem as mesmas características e cores de objetos que compõe o meio. Podemos citar o Urso Polar e Bicho-pau como exemplos de Camuflagem, observe:


Exemplo de Camuflagem (Homocromia). O Urso polar possui as cores do meio.
Exemplo de Camuflagem (Homotopia). O Bicho-pau possui as cores dos objetos que compõem o meio.

Em Pokémon: Assim como o Mimetismo, a Camuflagem também não possui relação direta com a Evolução Pokémon, mas sim com a mudança de formas. Além disso, temos poucos Pokémon que se baseiam nesse conceito, cerca de 2%. Podemos citar Kecleon como exemplo de Homocromia e Rotom como exemplo de Homotipia. Ambos não possuem evoluções, mas Kecleon pode mudar de cor e Rotom tem várias formas nas quais pode se transformar. Ainda podemos citar Burmy e Wormadam que mudam suas capas de acordo com o ambiente em que se encontram ou Shellos e Gastrodon que variam sua coloração de acordo com sua localização na região de Sinnoh.


Kecleon, um exemplo de Camuflagem (Homocromia).
Rotom e suas formas.
Metamorfose


No mundo real: Em biologia, metamorfose é uma mudança na forma e na estrutura do corpo (tecidos e órgãos), bem como um crescimento significativo e uma diferenciação dos estados  larvares de muitos animais, como os insetos e anfíbios, até chegarem ao estado adulto final. Em outras palavras, o exemplo mais clichê da Metamorfose é a borboleta, que começa a partir do ovo, passa para a larva, depois para pupa e por último, chega ao estado adulto.

Borboleta saindo de um casulo.
Em Pokémon: Esse conceito corresponde à uma pequena parte dos monstrinhos, pouco mais de 7% deles, afinal temos vários Pokémon tipo Bug que sofrem metamorfose, como o Caterpie que torna-se um Metapod para enfim virar um lindo Butterfree em seu último estágio evolutivo. Temos ainda como exemplos Wurmple, Cascoon/Silcoon e Beautifly/Dustox e Weedle, Kakuna e Beedril.
Caterpie, Metapod e Butterfree.


Aclimação/Aclimatização

No mundo real: Aclimação e Aclimatização são termos utilizados para descrever seres vivos que geralmente mudam seu organismo para se adaptar aos ambientes naturais ou em laboratório, envolvendo geralmente ciclo periódico, clima ou temperatura. Ou seja, são mudanças que ocorrem por um curto período de tempo e na grande maioria são reversíveis. Vejamos agora, as diferenças entre Aclimação e Aclimatização.

Aclimatação: Quando o ser vivo se adapta em condições impostas por cativeiros ou laboratório.
Aclimatização: Quando o ser vivo se adapta as condições de ambientais naturais.
Lebre-ártica.
Como exemplo, podemos utilizar a Lebre-ártica, que habita regiões glaciais. Sua pelagem muda de cor de acordo com estação e o clima. Por exemplo, no verão sua pelagem possui tons de marrom, enquanto no inverno sua pelagem muda para o branco.



Castform e suas três formas (Sol, Chuva e Neve).



Sawsbuck e suas quatro formas (Primavera, Verão, Outono e Inverno).
Em Pokémon: No mundo Pokémon, temos poucos monstrinhos que mudam conforme o clima ou estação do ano, como por exemplo Deerling, Sawsbuck e Castform que correspondem à 1% dos monstrinhos.


Evolução



"Mesohippus", um dos ancestrais do cavalo e o cavalo dos dias de hoje.
No mundo real: Já foi dito no começo dessa matéria, que Evolução nada mais é do que "mudança das características de uma população de seres de geração à geração por longos períodos de tempo". Um belo exemplo de evolução é o Cavalo. Seu ancestral é o Hyracohteriun, um animal primitivo com cerca de 40 cm de altura. Após inúmeros mudanças por milhões de anos, ele deu origem ao cavalo que conhecemos hoje em dia, com características que o ajudaram a sobreviver geração à geração, como corpos bem proporcionados, ancas possantes e musculosas, pescoços longos para sustentação da cabeça, orelhas pontudas e móveis para alertar qualquer som, audição aguçada, olhos situados na parte mais alta da cabeça e bem separados um do outro permitindo uma visão quase circular, narinas que farejam imediatamente qualquer sinal de perigo, pelo em formato de uma crina ao longo do pescoço (possivelmente para proteção pois a a maioria dos inimigos do animal, membros da família dos felinos, por exemplo, costumam saltar sobre o dorso do cavalo e mordê-lo no pescoço, que é uma parte vulnerável do animal), entre muitos outros exemplos.

Pokémon Fósseis.
Em Pokémon: Sendo assim, não temos um exemplo fiel à isso no mundo Pokémon. Quando um Pokémon evolui, o evento ocorre em segundos e mesmo assim nenhuma das criaturas do nível anterior deixa de existir quando evoluem para um ser mais "forte". Ou seja, quando um Pokémon evolui, por exemplo, o seu estágio anterior ainda existirá quando os descendentes desse Pokémon nascerem, o que segundo a Biologia, não deveria acontecer. Explicando melhor: Se um grupo de Misdreavus evoluísse para Mismagius, os próximos monstrinhos a nascer desse novo grupo, não deveriam ser Misdreavus mais, somente Mismagius por serem mais "fortes". E é claro, isso demoraria muito tempo, muito tempo mesmo, pois todo processo de evolução geralmente é secular ou, às vezes, milenar.

Venonat e Venomoth.

Bagon, Shelgon e Salamence.

Os únicos exemplos que supostamente poderíamos citar são os Pokémon Fósseis, que apesar de representarem lindamente o conceito de evolução, ainda sim evoluem em questão de segundos, quebrando toda uma linha de pensamento. Além disso, Pokémon que alteram seu tipo, ganham a habilidade de voar ou nadar ou adquirem novos atributos quando evoluem, também poderiam fazer parte desse grupo de citações, tais como Venonat e Venomoth ou Bagon, Shelgon e Salamance, mas novamente, eles evoluem em questões de segundos e o estágio anterior ainda permanece no ambiente, conceitos contrários aos estudos de evolução.


Mega Evolução

No mundo real: não existe uma comparação lógica para ser usada como exemplo.

Blaziken megaevoluindo para Mega Blaziken.
Em Pokémon: a Mega Evolução é uma transformação instantânea e temporária causada pela exposição de uma energia concentrada em uma esfera, que altera a aparência, força e características do Pokémon por um curto período de tempo. Vale ressaltar que a mega evolução não é tida como evolução convencional, assim como as mudanças de forma.


Visão geral

Enfim, podemos ver que os conceitos empregados no processo de evolutivo dos monstrinhos são diversos e bem variados. Percebemos que que 84% deles utilizam o conceito de Crescimento, 7% usam Metamorfose, 5% são exemplos de Mutação e os outros 4% restantes baseiam-se em outros conceitos como Mimetismo, Camuflagem, Aclimatação/Aclimatização, etc. O conceito "Evolução" em si, não é aplicado na prática, como visto um pouco acima. Vale ressaltar que essas porcentagens foram feitas para a matéria e foram rapidamente esquematizadas, podendo ter alguns erros de cálculos quanto aos monstrinhos enquadrados em cada conceito.

Exceções evolutivas

Remoraid, Octillery, Carvanha e Sharpedo.
Ainda no tema de evolução Pokémon, podemos encontrar vários exemplos de evoluções que não seguem à risca, como Remoraid que é um peixe-arqueiro/rêmora e evolui para Octillery que é um polvo. A semelhança entre eles é que ambos esguicham líquidos pela boca. Os peixes-arqueiros esguicham água fortemente pela cavidade bucal, enquanto os polvos soltam uma substância negra para fugir de seus predadores. Além disso, temos Carvanha, que é uma piranha e Sharpedo que é um tubarão. Ambos são conhecidos por suas mandíbulas poderosas, mas apesar disso, o fato de um peixe evoluir para um polvo ou um tubarão ainda é confuso.

Dawn não gostou da ideia.


Por último, ainda temos que diferenciar o tempo evolutivo dos Pokémon. Os insetos (Tipo Bug), por exemplo evoluem bem mais rápido que os dragões (Tipo Dragon) já que o ciclo de vida dessas criaturas (as borboletas vivem cerca de 9 meses e as moscas 30 dias) é bem mais curto em relação as lendas e histórias dos dragões, que relatam seres com mais de centenas de anos.


Eevee: O Pokémon evolução

Eevee.
Chegando no final de nossa matéria, não poderíamos esquecer de citar o Pokémon que mais representa a evolução. Todos nós conhecemos bem ele, seu nome é Eevee e é descrito como "Evolution Pokémon" (Pokémon Evolução). Dentre suas eeveelutions, podemos citar como exemplos Espeon e Umbreon que evoluem com ajuda da amizade e de acordo o período do dia em que se encontram e Glaceon e Leafeon que evoluem de acordo com o ambiente em que se encontram. Umbreon, para se adaptar ao ambiente noturno tem a pele na cor negra e possui olhos vermelhos. Espeon ganha um "terceiro olho" para ampliar seus poderes psíquicos e sua cauda tem duas pontas para ajudá-lo a prever os movimentos do oponente. Leafeon e Glaceon, por sua vez, evoluem quando estão próximos a Moss Stone (Pedra com Musgo) e Ice Stone (Pedra com gelo), respectivamente, como forma de adaptarem-se. 

Eevee e as eeveelutions.
Mas outra vez, o tempo que se leva durante o processo evolutivo e o fato de ainda continuar existindo Eevees onde um grupo de Glaceons ou Leafeons recentemente evoluíram, atrapalha no conceito  de "evolução", até mesmo para Eevee, o maior representante dele.


Considerações Finais

Trubbish evoluindo para Garbodor.
E finalmente, chegamos ao fim dessa matéria sobre os enigmas da evolução. Primeiramente é necessário citar que esse artigo em nenhum momento tivemos o intuito de desmentir o conceito evolutivo dentro da franquia Pokémon ou sugerir um novo termo para o processo. Essa matéria foi puramente para a curiosidade e agregação de conhecimento para vocês, afinal o verdadeiro conceito de Evolução é diferente do que é retratado com os Pokémon e precisávamos saber disso. Talvez o nome "Evolução" fora somente aplicado graças ao poder do termo, que indica fortes mudanças e que ajudam os seres a se adaptarem e se tornarem mais fortes com o decorrer do tempo. Além do mais, é interessante saber que existem outros processos como Crescimento Individual, Camuflagem, Mutação, Metamorfose, Mimetismo ou Aclimatação/Aclimatização, para que não nos prendamos somente ao conceito de Evolução. Espero que esse matéria conjunta entre mim e Rafha tenha ajudado vocês a clarearem as ideias e perceberem o quão sábia e curiosa é a franquia Pokémon. Podemos compreender a infinidade de comparações, conceitos e relações que a franquia empregou juntamente com a Biologia, passando essas ideias através dos monstrinhos de bolso tão adorados e que quase não percebemos. Refletir, comparar  e diferenciar as coisas às vezes é algo extremamente enriquecedor, afinal ganhamos a capacidade de distinguir termos e conceitos, como hoje, nessa matéria. Por fim, eu e Rafha esperamos que tenham gostado da matéria e que a mesma tenha contribuído para que tenham agregado conhecimento, sabendo mais sobre a Evolução Pokémon, relacionado isso com conceitos no nosso mundo real, abrindo a mente de todos vocês. E é claro, nossos monstrinhos continuarão evoluindo, afinal, como já dizia Darwin: "Não são as espécies mais fortes que sobrevivem, nem as mais inteligentes, e sim as mais suscetíveis a mudanças".


Agradecimentos: Walisson (Desenhista da Pokémothim).
Fontes: Só Biologia, Wikipedia e Planeta Bio.

Sobre Diego
24 anos, Campinas - SP. Coordenador de conteúdo e Administrador geral na Pokémothim, é fanático por Pokémon do tipo Grass e um dia ainda vai tatuar esse amor no braço esquerdo. Divide o tempo entre o trabalho, a universidade, as listas enormas de séries inacabadas e o mundo Pokémon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar