logo

Pokémothim

Origem: Charmander


  
Nome e Significado



Em japonês, ヒトカゲ (Hitokage) significa ao pé da letra "Figura sombria", mas por outro lado, a tradução atribuída a Hitokage é "Hi" (fogo) e "Tokage"(salamandra). Ficando assim, algo como "Salamandra de Fogo".
No inglês o nome é Charmander. "Char" vem de carbonizar ou queimar e "Mander" que vem de "Salamander", que significa salamandra. Ficando assim, quase igual ao nome japonês, "Salamandra Carbonizadora" ou "Salamandra que queima".



Aparência, Características e Comportamento

 

Charmander é descrito como o "Lizard Pokémon"ou Pokémon Lagarto. Charmander tem na ponta de sua cauda uma pequena chama que é a fonte de seus poderes e que queima intensamente, sem parar. Dizem que o humor de um Charmander é medido de acordo com a intensidade de sua chama. No Animê, Brock relata que esse Pokémon poderia morrer se o fogo de sua cauda se apagasse, entretanto em um outro episódio, Delia Ketchum, mãe de Ash, afirma que ele só ficaria impossibilitado de utilizar seus poderes. Por esse motivo, o conceito da chama da cauda de Charmander é contraditório e incerto.


Evolução



Após evoluir para Charmeleon, ele assume uma postura mais séria e determinada. Ele ganha garras e músculos, tornando-o mais forte. Charmeleon é veloz e adora lutar.
O nome em japonês, 
リザード (Lizardo) é uma palavra que deriva do inglês, "Lagarto".  
Em inglês, Charmeleon significa "Char" (carbonizar, queimar) e "Meleon" vem de Chamaleon (camaleão). Ficando algo como"Camaleão Carbonizador" ou"Camaleão que queima".

Nota: Apesar do nome, Charmeleon não tem nenhuma semelhança com um camaleão. O nome provavelmente só lhe foi atribuído pois o camaleão é da família dos lagartos.


 


Em seu último estágio evolutivo, Charmeleon se torna um Charizard. Agora, ele fica extremamente poderoso, ganha um par de asas e uma aparência muito similar a um dragão. Ele também vira um dual-type, tornando-se Fire/Flying.
O nome リザードン (Lizardon) em japonês significa "Lizard" do inglês, (lagarto) e "Don" pode ter vindo de"Dragon" do inglês (dragão) ou "Don", do Grego antigo (dentes) que hoje é uma palavra usada para designar nomes de dinossauros. Ficando assim, algo como "Lagarto Dragão"ou "Lagarto com dentes".

Em inglês, Charizard vem de "Char" (carborizar, queimar) e novamente "Lizard" (lagarto). Ficando algo como "Lagarto Carbonizador" ou "Lagarto que queima".





 












Por último, temos Mega Charizard X e Mega Charizard Y, que são as mega evoluções de Charizard. Em sua Mega evolução Y, Charizard ganha asas mais poderosas e uma aparência intimidadora. Sua cabeça, braços e caudas ficam mais pontiagudos e afiados. Na sua Mega evolução X, a cor e o tipo são os principais diferenciais. Mega Charizard X se torna negro e com aparência feroz, com fogo azulado saindo pela mandíbula. Ele também ganha o tipo Dragon, ficando Fire/Dragon. Seus nomes e significados permanecem o mesmo, apenas acrescentando a palavra "Mega" ao Pokémon. Mega Charizard megaevolui com a ajuda de uma Charizardite X ou Charizardite Y

Inspirações na Criação 


Quando olhamos Charmander pela primeira vez, avistamos um dragão bebê. Mas se pararmos para pensar, dragões possuem asas, algo que não faz parte da anatomia dele. Todavia, se analisarmos o nome de Charmander, que já foi descrito logo acima, perceberemos que ele inicialmente é baseado em uma salamandra e com o passar das evoluções, ele vai se tornando um dragão.
 
Salamandra-de-fogo

Há duas salamandras que poderiam ter inspirado a criação de Charmander. A primeira é a salamandra-de-fogo. Ela é negra com manchas amareladas e altamente venenosa. O contato direto com a substância chamada samandrinaliberada de sua pele pode causar convulsões musculares, elevação da pressão sanguínea, muita dor e possíveis queimaduras.

Salamandra vermelha.
A outra espécie é a salamandra vermelha. Ela também libera uma toxina quando está perigo, chamada pseudotritotoxina. E essa salamandra só é semelhante ao Charmander por sua cor.

Mas as salamandras não são anfíbios? Qual a relação das salamandras com o elemento fogo? E cá entre nós, água não é muito a praia do Charmander, não é mesmo? Por isso, para entendermos melhor o conceito que Charmander trás consigo, vejamos as lendas e histórias antigas das salamandras:

Desde os tempos antigos, mitos e histórias narram que animais eram atribuidos à forças da natureza e elementos. As salamandras eram os espíritos do fogo e responsáveis por guardá-lo. Sem elas o fogo não existiria.



Ilustração antiga de uma salamandra imersa em chamas.

Estudiosos acataram essa ideia de que as salamandras eram mesmo, espíritos ou seres associados ao fogo. Leonardo da Vinci citou a salamandra em seus estudos: "A salamandra não tem órgãos digestivos, e não recebe comida, mas a partir do fogo, na qual constantemente se renova sua pele escamosa."

Essas histórias provavelmente apareceram depois dos relatos científicos de que a salamandra costuma hibernar em troncos podres. Quando esses troncos pegam fogo, elas rapidamente percebem e fogem. Também associam o fogo à salamandra pelas toxinas liberadas por elas quando ameaçadas, que ardem sob o contato com a pele. Eles acreditavam que essa mesma toxina era capaz de reter o fogo.

Brasão de armas de Genes, França..
 
Uma outra característica importante e que deve ser lembrada é que segundo as lendas, as "salamandras reinam no fogo com o poder de transformar ou desencadear tanto emoções positivas, quando emoções negativas". Isso teria alguma semelhança com a cauda de Charmander, que demonstra suas emoções? Ou seria uma mera coincidência
?


Sobre Charmelon e Charizard, eles já adquirem a influência de dragões. Embora o nome de Charmeleon esteja associado aos camaleões, eles não são a base de criação desse Pokémon afinal, sua aparência é de um dragão, assim como Charizard. Dragões são animais mágicos, semelhantes à lagartos e dotados de asas. Eles ainda possuem hálito de fogo. E todos nós sabemos que os dragões são animais associados ao fogo e por isso, esse conceito foi passado nas evoluções de Charmander.
Desenho medieval de um dragão.

Por fim, aparentemente Charmander é um dragão, mas tem a essência e a inspiração baseadas em uma salamandra. Pode ser, que inicialmente a intenção era mesmo passar esse ideal (pois o nome de Charmander exemplifica bem) e após a evolução ele se tornaria um dragão, como já citado. A linha evolutiva de Charmander é basicamente, uma mescla entre salamandra e dragão, ambos com conceitos relacionados ao fogo.

Curiosidades 


Repare nas suas costas de Charmander, há um pequeno espinho.


Por último, trago à vocês uma curiosidade sobre o Charmander. Você sabiam que na primeira arte dele, Charmander possuia algo parecido com um espinho nas costas? Sim. Isso foi mudado algum tempo depois, para o Charmander que conhecemos hoje. Entretanto, essa característica é fácil de ser visualizada no mangá Pokémon Adventures. Agora o motivo porque tiraram, ninguém sabe. Seria para retirar a fama de dragão que ele teria e reforçar a inspiração na salamandra?



Revisão: Rafha

Perdeu alguma matéria do "Origem"? Clique aqui e confira! 


----------------------------------------------------------------------------
Faça parte da nossa equipe!
----------------------------------------------------------------------------
Sobre Diego
24 anos, Campinas - SP. Coordenador de conteúdo e Administrador geral na Pokémothim, é fanático por Pokémon do tipo Grass e um dia ainda vai tatuar esse amor no braço esquerdo. Divide o tempo entre o trabalho, a universidade, as listas enormas de séries inacabadas e o mundo Pokémon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar