logo

Pokémothim

Origem: Treecko




Olá pessoal!

Devido aos remakes de Ruby e Sapphire, agora nossas matérias finalmente chegaram em Hoenn. Nosso primeiro Pokémon da região é o Treecko.

______

Sendo do tipo GrassTreecko é o primeiro Pokémon inicial de Hoenn.
Artwork Oficial de Treecko. Por Ken Sugimori.

Nome e significado


Em japonês, temos キモリ (Kimori) que é uma mistura de 木 ki (Árvore), 森 mori (Floresta) e ヤモリ yamori (Lagartixa). Logo, podemos ter algo como "Lagartixa da Árvore da Floresta".


Em inglês, temos Treecko, que é uma combinação de "Tree" (Árvore) e "Gecko" (Lagartixa). Assim, temos "Lagartixa da Árvore".


Aparência, Características e Comportamento


Treecko é descrito como "Wood Gecko Pokémon" ou Pokémon Lagartixa da Árvore. Ele é um pequeno réptil, verde e bípede. Suas mãos e pés tem três dedos e sua cauda é verde-escura e longa. Seu estômago e sua garganta são vermelhos e seus os olhos amarelados. Apesar de serem conhecidos por sua calma e tranquilidade, os Treecko são territoriais e podem entrar em brigas por esse motivo. Os Treecko não perdem o controle de si sob nenhuma circunstância, mesmo quando enfrentam um inimigo bem mais poderoso. Eles sentem a temperatura e a umidade dos locais com a ajuda da cauda. Além disso, os Treecko são ótimos escaladores. São capazes de escalar altas árvores com a ajuda de suas mãos e pés que colaboram na aderência.




Evolução

Artwork Oficial de Grovyle. Por Ken Sugimori.
Quando evolui para Grovyle, Treecko ganha uma coloração mais escura, fica maior e mais esguio. Além disso, desenvolvem-se folhas em torno de seu corpo, como na ponta da cabeça e nos pulsos. Os Grovyle são fechados, mas sempre atentos à tudo o que acontece ao seu redor. Seu nome em japonês, é ジュプトル(Juptile), que é uma combinação de 樹 ju (Árvore) e "reptile" (réptil), em inglês. Assim, temos "Réptil da Árvore" como tradução. Em inglês, é Grovyle, que é uma mistura de "Grove" (Bosque, arvoredo) e "reptile" (réptil). Logo, temos também, uma tradução próxima, "Réptil do Bosque".

Artwork Oficial de Scpetile. Por Ken Sugimori.

Então, Treecko evolui para Sceptile. Ele ganha uma coloração mais clara, e uma cauda destrutiva. Além disso, as folhas extensas em seus braços ficam altamente finas e cortantes. O nome em japonês, é ジュカイン (Jukain), onde temos 樹海 "jukai" que é uma palavra para "abundante folhagem". Logo temos a tradução de mesmo nome, "Abundante Folhagem". Em inglês, temos Sceptile, que pode ser uma mistura de "Sceptridium" que é um gênero de plantas vasculares sem sementes, "sectile" que é habilidade de cortar papéis e "repitile" que é réptil. Logo, temos algo adaptado como "Réptil Cortador das Plantas".

Por último temos Mega Sceptile, que mega evoluirá com a ajuda de um meio ainda desconhecido. Sabe-se que Mega Sceptile ganhará o tipo Dragon, ficando Grass/Dragon ao evoluir.


Inspirações na Criação


Treecko e sua linha evolutiva são visivelmente inspirados em lagartixas e animais pré-históricos. Vejamos agora, quais são eles.

Treecko pode ser influenciado pela lagartixa-satânica-cauda-de-folha que é um réptil que tem o corpo semelhante à folhas e possui um coloração que ajuda na camuflagem.

Lagartixa-satânica-cauda-de-folha.

Grovyle parece ter fortes inspirações do Dromeossauro, que fisicamente é esguio e pequeno como ele, além de ambos possuírem garras grandes e fortes.

Dromeossauro.

Há também o Protarchaeopteryx robusta que é um dinossauro que viveu em nosso planeta há cerca de 124 milhões de ano atrás. Note que as garras e a cauda posseum muita semelhança com Grovyle e também, um pouco com Sceptile.

Protarchaepteryx robusta.

Por último, temos Sceptile. Ele tem fortes inspirações do Protarchaeopteryx robusta, citado logo acima e também do Dilofossauro, justamente pelo formato da cabeça. O Dilofossauro, outro dinossauro, habitou o nosso planeta há 193 milhões de anos atrás.

Dilofossauro.

É notável que as inspirações da linha evolutiva de Treecko se alternam entre lagartixas e dinossauros, características de grande parte dos iniciais tipo Grass.

Curiosidades 

Uma das artes conceituais de Treecko antes da arte oficial é bastante curiosa. Nele, Treecko teria folhas na cauda, nariz arrendondado e lâminas de folhas nas mãos, parecendo muito mesmo com o Protarchaeopteryx robusta. Em outro esboço ele seria listrado. Obviamente, eles modificaram esse design, ficando com o que conhecemos hoje.

Esboços de Treecko.


Conclusões

Hoje, descobrimos um pouco mais sobre Treecko e sua linha evolutiva. Foi bastante curioso perceber a relação que as lagartixas-satânicas-cauda-de-folha tem com o tipo Grass e como os dinossauros tem forte influência nesse tipo. E também, não podemos esquecer das alterações feitas no design de Treecko, tornando-no o Pokémon como conhecemos hoje.

E aí, o que vocês acham do Treecko?

Até a próxima!





Revisão: Rafha


Perdeu alguma matéria do "Origem"? Clique aqui e confira! 


----------------------------------------------------------------------------
Faça parte da nossa equipe!
----------------------------------------------------------------------------
Sobre Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar