logo

Pokémothim

Origem: Torchic




Nome e Significado

Artwork Oficial e Torchic. Por Ken Sugimori.


Seu nome em japonês é アチャモ (Achamo) que pode ser uma combinação de 赤子 "akago" (bebê) e 軍鶏 "shamo", que em japonês é usado para definir os "galos de rinha". Logo, temos algo como "Galo de Rinha Bebê".
Em inglês é Torchic, que é uma mistura de "torch" (tocha) e "chick" (pintinho). Logo, no inglês a tradução ficou mais sutil, sendo "Pintinho Tocha".




Aparência, Características e Comportamento


Descrito como "Chick Pokémon", Torchic tem aparência de um pintinho. Além do bico, ele tem a penugem na cor laranja e amarelo e suas asas são pequenas e quase que imperceptíveis. Seus pés possuem pequenas garras e são propícios à correr e ciscar. Possui uma crista em formato de chama. Curiosos, os Torchic são Pokémon exploradores, gostam de sair e procurar coisas novas. Às vezes, chegam a ser teimosos e desobedientes por esse motivo.


Evolução


Artwork Oficial de Combusken. Por Ken Sugimori.
Quando evolui para Combusken, Torchic ganha o tipo Fighting, uma aparência mais robusta e aparentemente mais forte. Combusken cntinua com o penacho na cabeça, mas ganha garras e pernas com fortes músculos que ajudam à realizar golpes com mais rapidez e precisão; e seus braços tornam-se armas poderosas. Os Combusken são conhecidos por serem muito barulhentos e competitivos além de temperamentais. Em japonês, seu nome é ワカシャモ(Wakasyamo) que é uma mistura de 若い "wakai" (jovem) e 軍鶏 "shamo", que em japonês é usado para definir os "galos de rinha". Logo, temos "Jovem Galo de Rinha" como tradução. Em inglês, temos Combusken, que é uma mistura de "combust" (que vem de Combustão)" e "chicken" (galinha, frango). Logo, ficamos com "Galinha/Frango Combustão".


Artwork Oficial de Blaziken. Por Ken Sugimori.


Então temos Blaziken, que é o último estágio evolutivo de Torchic. De aparência intimidadora e forte, Blaziken torna-se uma verdadeira máquina de luta. Suas pernas tem uma grande poder e velocidade, capazes de realizar golpes com extrema exatidão e velocidade. São quietos e observadores, não se intimidam com adversários perigosos. Quanto mais forte é seu adversário, mais intenso é o fogo de Blaziken. Em japonês, seu nome é バシャーモ (Bursyamo), que é uma mistura de "Burn (queimar) 軍鶏 "shamo" que em japonês é usado para definir os "galos de rinha". Logo, temos "Galo de Rinha que Queima". Em inglês, é Blaziken, uma mistura de "blaze" (chama, labareda) e "chicken" (galo, frango). Assim, a tradução fica "Galo Labareda".


Mega Blaziken.




Ainda temos sua mega forma, Mega Blaziken. Nessa forma, Blaziken se torna um Pokémon incrivelmente forte e veloz. Sua aparência fica mais intimidadora, ele ganha tons de preto e laranjas mais escuros e seus braços ficam flamejantes. Mega Blaziken evolui com a ajuda de um Blazikenite. 






Inspirações na Criação




É visível que a linha evolutiva de Torchic é baseada em pintinhos, frangos e galos. Agora vamos verificar algo que talvez tenha passado despercebido por nós. 

Pintinho.
Os nomes em japonês da linha evolutiva de Torchic sugere que ele tenha influências com os galos de rinha, por isso ele teria tudo a ver com o tipo Fighting








Galo de Rinha.
Pra quem não sabe, Rinha de galo é algo que perdura desde tempos remotos (2000 a.C) na Pérsia, China e Índia, por exemplo. As pessoas colocavam suas aves puramente por diversão para competir com outras violentamente, e às vezes,apostando patrimônios. Agora, se olharmos bem, as pernas de Combusken fazem uma alusão à esse tipo de galo, já que é uma característica deles ter as suas penas cortadas para evitar ferimentos posteriores as muitas brigas. Por isso, podemos afirmar que a combinção de tipos Fire/Fighting tem realmente muita lógica para Torchic, levando em consideração tudo isso. Além disso, podemos perceber que os nomes americanos foram mais "sutis", talvez por acharem muito agressivo relacionar Torchic aos galos de rinha, por Pokémon inicialmente ter umpúblico mais "infantil".


Garuda.




Ainda existe a possibilidade de Blaziken e Mega Blaziken terem inspirações no Garuda (ou Kakura). É uma grande ave da Mitologia Hindu. Tem corpo humano e cabeça de galo é muitoforte e assustador. Garuda ainda podia cospir fogo.













Curiosidades

Torchic, assim como muitos Pokémon, teve diversos testes em seu design antes de se tornar o que conhecemos. Confiram:

Essas asas na cabeça de Torchic explicariam o "cabelo" de Blaziken?

E Blaziken, possuia alguma relação de design com Latias, mas isso pode ter sido alterado. Observem:
Latias ou Blaziken? Ou os dois?


Conclusões

Hoje, descrevemos Torchic e sua linha evolutiva. Percebemos que existe muito mais sobre Torchic que não sabíamos, como o seu antigo e possível design e a relação que ele possui com os galos de rinha que foi supostamente "oculto" pelos americanos quando nos tratamos de nomes e significados.

E aí, o que vocês acham do Torchic?
Até a próxima!


Revisão: Rafha


Perdeu alguma matéria do "Origem"? Clique aqui e confira! 


----------------------------------------------------------------------------
Faça parte da nossa equipe!
----------------------------------------------------------------------------
Sobre Diego
24 anos, Campinas - SP. Coordenador de conteúdo e Administrador geral na Pokémothim, é fanático por Pokémon do tipo Grass e um dia ainda vai tatuar esse amor no braço esquerdo. Divide o tempo entre o trabalho, a universidade, as listas enormas de séries inacabadas e o mundo Pokémon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar