logo

Pokémothim

DexNav | Pokémon OR/AS


A DexNav é uma das novidade que os jogos Pokémon Omega Ruby/Alpha Sapphire trouxeram para nós. Esse aplicativo da PokéNav Plus tem a função de informar quais tipos de Pokémon selvagens existem no local e possui um tipo de “radar” para que se possa buscar Pokémon com atributos especiais.

Interface


A interface padrão da DexNav apresenta uma imagem da área em que estamos, com o layout das rotas de Hoenn nos jogos de GBA, e os Pokémon que nela habitam, tanto na grama, quanto na água. Note que aquelas silhuetas correspondem aos Pokémon que foram encontrados, mas que ainda não foram registrados na Pokédex, ou seja, capturados.
Quando um Pokémon é capturado podemos utilizar a função de ‘scan’ para procurar aquele mesmo tipo, simplesmente tocando no ícone do Pokémon em questão, como mostra a imagem abaixo.


No canto superior direito da DexNav há um indicador em formato de coroa, que indica a diversidade de Pokémon que você registrou na área. Esse indicador indica o percentual de registros obtidos através do tipo da coroa que pode ser Bronze, Prata, Dourado e Platina. Então, bronze é o nível mais baixo e significa que não registrou todos os Pokémon da área; E Platina, o mais alto, significa que registrou 100% dos Pokémon da área.


A NavDex não mostra os Pokémon encontrados por Rock Smash, Kecleon que está invisível e Pokémon lendários.
Após o encontro derradeiro com Groudon/Kyogre, os Pokémon que são de outros continentes também aparecerão.
Quando uma área não tiver Pokémon selvagens ou dentro de algum edifício, a NavDex ficará em modo de standby, mostrando um papel de parede vermelho de Pokéball com um Pikachu, observe na imagem abaixo.


Caça

Outra novidade é que podemos encontrar Pokémon escondidos (no original, Hidden Pokémon), utilizando o radar presente na DexNav. Alias, alguns Pokémon só podem ser encontrados através dessa maneira.
Excluindo edifícios e locais onde não há nenhum Pokémon, o radar fica sempre no modo de busca. Assim que ele detecta algum Pokémon no raio de seu alcance, ele inicia algo que podemos chamar como ‘modo caça’, que podemos ver na imagem abaixo.


Podemos ouvir ruídos e um apito da NavDex, quando esse detecta um Pokémon, e ao nos aproximarmos do local de origem desse ruído de forma sorrateira, vamos encontrar algo se movendo na grama/água ou a cauda de um Pokémon, semelhante à imagem abaixo, porém não são todos os Pokémon que possuem uma animação como essa.
Lembrando que o movimento devagar é realizado suavemente com o analógico (Circle Pad) do 3DS, se utilizar o direcional (D-pad) o movimento devagar não será realizado e afastará o Pokémon.


Hidden Pokémon

Agora chegamos ao ponto mais importante da DexNav, por qual motivo usar essa função? Apenas para capturar Pokémon de outras regiões após “finalizar” a história do jogo? Não! A função vai além disso.
Uma característica importante da DexNav é que possibilita encontrar “Pokémon escondidos”, com atributos especiais como: level mais alto, moves que não aprende por level up, com hidden abilities, com IVs perfeitos ou até mesmo Shiny.


Quando você estiver ‘caçando’ verá uma imagem semelhante à de cima, mas o que cada item significa? Vamos à explicação:

Level: Seria o suposto level do Pokémon. Quão mais alto for o Search Level, a DexNav irá mostrar a informação com mais precisão e em uma Chain, o level do Pokémon será maior. Os Pokémon encontrados pelo radar podem chegar a ter 10 leveis a mais do que os encontrados normalmente. Em uma Chain podemos encontrar Pokémon com até 30 leveis a mais. No radar aparecerá uma exclamação (!) ao lado do Level, indicando que se trata de um Pokémon fora do padrão daquele local. 

First Move: Podemos ver se Pokémon possui um Egg move. Quão mais alto for o Search Level, podemos ver mais Egg Moves diferentes conhecido pelo Pokémon. Também será informado por uma exclamação (!).

Search Level: Esse contador representa a quantidade de vezes que encontramos determinado Pokémon e ele é individual para cada espécie. Esse contador aumenta a cada encontro com o Pokémon, seja selvagem ou aqueles que encontramos nas cidades. Quão mais alto esse valor, mais informação é mostrada e com mais precisão sobre determinado Pokémon.

Type: Mostra o tipo do Pokémon.

Potential: É a representação dos IV’s. Resumindo, se tiver 3 estrelas, o Pokémon terá pelo menos um IV 31. Se o Pokémon tiver 3 ou mais IV's perfeitos terá uma exclamação (!) ao lado das estrelas.

Ability: Mostra a Ability do Pokémon. Quão mais alto for o Search Level, a chance de encontrar Pokémon com Hidden Ability aumenta.

Held Item: Se o Pokémon está segurando um item, ele mostrará qual é, supostamente. Quão mais alto for o Seach Level, mais chance de o item que o Pokémon segura ser raro e mais preciso na definição.

"Upando" o Search Level

Durante o uso do radar da DexNav, vimos que ele possui diversos atributos, o Search Level é um dos que upamos a cada encontro com cada espécie de Pokémon, lembrando que cada Pokémon tem o seu contador independente.
Vamos conferir na tabela abaixo, quais são os atributos que são liberados quando chegamos em determinado level:


Quando o Search Level chega a 5, 10, 25, 50 e 100 as chances de um Pokémon ter IVs altos, saber um Egg move ou ter uma Hidden Ability aumentam.
Na tabela abaixo, retirada da Bulbapedia, há uma estatística aproximada destas chances, baseadas em encontros usando o radar da DexNav. Como esses valores são apenas de observações, as verdadeiras possibilidades podem ser maiores ou menores.


Chain


Após encontrar um Pokémon e derrotá-lo ou capturá-lo você pode começar uma Chain, se você usar o modo busca para procurar a mesma espécie que acabou de encontrar. Sucessivamente a Chain aumenta a sua chance de encontrar Pokémon com atributos especiais. Você deve ficar atento quando está numa Chain e evitar quebrar ela.
A chain é quebrada ao andar rápido e assustar o Pokémon, fugir de uma batalha com Pokémon selvagens, entrar em batalha contra algum treinador, usar a bicicleta, usar o Dowsing Machine.
A chain também poderá ser quebrada se o Pokémon selvagem usar um movimento que  te força a abandonar a batalha, como por exemplo Roar.

Fonte: Bulbapedia/ Serebii/ Supercheats

Revisão: Diego



----------------------------------------------------------------------------
Faça parte da nossa equipe!
----------------------------------------------------------------------------
Sobre Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar