logo

Pokémothim

Ash VS Red. Quais as diferenças? Quem é o Melhor?



Red, dito como um dos melhores e mais forte dos personagens, é o primeiro protagonista de toda a história Pokémon. Ele esteve presente na primeira geração como o personagem jogável e também esteve na segunda geração como o último personagem a se batalhar contra.

Mas qual o motivo dele ser tão bom, se comparado com o protagonista do anime?

A resposta para esta pergunta é bem fácil. Ao ser criado, o objetivo é que ele fosse um personagem que derrotaria todos da região de Kanto e que conseguiria ser o melhor treinador Pokémon, afinal esse é o objetivo dos games: treinar e ser o treinador mais forte ao ponto de derrotar até mesmo o campeão. No especial Origins, Red foi retratado do início ao fim como um personagem forte e decidido, até porque seus objetivos deveriam ser alcançados em apenas 4 episódios como estava previsto no roteiro do anime (até porque, esse era o objetivo da produção).

Uma diferença que nem todos sabem é que Red na verdade possui 11 anos ao invés de 10 como Ash. Em Pokémon Yellow originalmente era para ele obter um Eevee, porém o neto do Professor Carvalho, também conhecido como Blue nos games, fica com o Eevee e o professor acaba entregando ao Red um Pikachu. Apesar disso, ele ainda consegue os 3 iniciais da região, ficando assim com o último estágio de cada um.

Red no Especial: Pokémon The Origins.
No Pokémon Origins, a história de Red é retratada desde o início da sua jornada, sendo ela mais fiel aos jogos, afinal o anime de Ash precisa desenvolver mais história e usam os episódios para dar pequenas lições de moral, diferente deste especial que o objetivo é unicamente mostrar o desenvolvimento dos personagens.

Na segunda geração ele possui um Charizard, Blastoise, Venusaur, Snorlax, Pikachu e um Lapras, dos quais estão todos em níveis avançados e mostra como ele se tornou forte após os acontecimentos da 1ª geração.

Imagem retirada da internet
Nos games não tem como mostrar a emoção de um Pokémon ao ser treinado (apenas em alguns foi adicionada a interação com o Pokémon e é possível checar a felicidade do mesmo), se ele gostaria de evoluir ou não, como ele se sente ao ser trocado ou mesmo quando é solto novamente, já no anime eles encaixam isso de maneira coerente para poder mostrar que o treinador não deve apenas levar em conta a sua vontade, pois assim como eles, os Pokémon também tem vontade próprias. Assim, Red é dito como um treinador forte e que na sua primeira tentativa já ganhou uma liga. Agora pare e pense... Será que, se Ash ganhasse todas as ligas que participa, ainda teria história para desenvolver o personagem?

Red já passou por vários games, até mesmo spin-off como o Pokémon Stadium e voltou a aparecer em Pokémon Black2/White2, mas o que mostra melhor a história do personagem é no especial de 4 partes Pokémon: Origins.

Ele é o único personagem a completar totalmente a Dex de sua região, capturando até mesmo o lendário Mewtwo.

Mega Charizard X de Red contra Mewtwo
Mas e sua contraparte do anime?

Ash, por sua vez, é visto como um típico treinador iniciante; muitas vezes sendo taxado por fãs, leitores e telespectadores como burro, fracassado, tonto, moloide, inexperiente, criancinha e nadinha.

Mas porque Ash é taxado desta maneira?

Talvez pelo fato do mesmo ainda ter 10 anos de idade, ter viajado por 6 regiões diferentes, nunca ter ganho uma Liga Oficial, nunca ter evoluído todos os Pokémon de sua equipe até o estágio Final, nunca ter derrotado sozinho uma equipe vilanesca, puxar a Pokédex sempre que encontra um Pokémon (mesmo já tendo visto ele antes), sempre por em campo escolhas arriscadas, além de cometer seguidas vezes o mesmo erro.


Agora vamos analisá-lo. Ash está há um bom tempo viajando, e como ele ainda é uma criança, é normal que ele cometa o mesmo erro duas vezes, como quando tenta capturar um Pokémon só jogando a Poké-Bola. O fato do mesmo sempre utilizar a Pokédex quando vê um Pokémon não o faz dele alguém desinformado, mas sim, a Pokédex do anime serve para informar não só o personagem, mas como também aquele que está assistindo, apresentando as informações do Pokémon em questão.

Ash nunca venceu uma liga, não é mesmo? Em comparação ao Red, que evoluiu muito em apenas 4 episódios especiais, ele nunca passou das quartas de finais de uma Liga Pokémon. Agora vamos analisar outro aspecto em questão:


No anime de Ash, para se qualificar e enfrentar a Elite dos 4, é preciso que o mesmo derrote todos os treinadores que possuem 8 insígnias em uma liga regional, com todos os treinadores que almejam se colocar a frente dos melhores campeões. Isso se torna um obstáculo extremamente duvidoso, pois se observarmos, veremos que mesmo Ash tendo uma boa equipe, provavelmente ele acabará caindo em alguma rodada contra alguém melhor que ele (isto é fato). Já Red, chegou de frente para a Elite, sem ter que passar por este mutirão de batalhas antes (muito fácil, não?). Mas de fato, pensem conosco: Ash perde a Liga propositalmente! Não por sua parte, mas pela ideologia do anime. Se Ash vencesse uma Liga Pokémon, que rumo a história seguiria a partir dali? Provavelmente o anime terminaria, pois o que faz Ash seguir em frente são suas derrotas, já que a partir desta circunstância, ele procura outra região para seguir e tentar alcançar seu objetivo. Além disso, teria que ficar na região na qual se tornou vencedor para honrar seu posto, assim como Cynthia e Diantha.

Mas sim, Red aparenta ser mais preparado em relação aos treinos Pokémon, pois este foca seu ponto na base competitiva em relação aos oponentes. Já Ash, acredita que a base de um bom treinamento é dar o Pokémon a chance de experimentar novas experiências, tais como quando o mesmo utiliza o seu monstrinho em desvantagem a outro. Ash possui um coração bondoso, e tenta fazer qualquer Pokémon se tornar forte, ao contrário de Red que tem como meta vencer e derrotar seu rival de maneira bem competitiva.


Outro ponto que faz de Red tão fabuloso, é que o mesmo conseguiu capturar todos os 150 Pokémon's de Kanto. Já Ash, não conseguiu capturar nem metade. Agora expliquem o quão divertido seria ver Ash em todo o santo episódio capturar um Pokémon de espécie diferente? Seguindo a ideologia do anime de Red, suas batalhas ou capturas nem sempre foram apresentadas por completo, isso porque o foco era apenas um anime especial de curto prazo. Como o de Ash é a longo prazo, se simplesmente ele aparecesse com todos os Pokémon em questão, onde ficaria a lógica? Se o fato dos Tauros já se tornou um alvoroço por conta do episódio banido, imagina simplesmente aparecer com 150 Pokémon na equipe sem nunca ter sido apresentada a captura dos mesmos? Claro que ele poderia capturar todos os Pokémon, mas só na saga de Kanto, Ash teria que capturar em torno de 2 a 3 Pokémon por episódio, e isso se tornaria chato e massante de se assistir, até por que, ele nunca usaria todos eles, muito menos mostraria o elo entre Pokémon e treinador que no desenho prevalece.

Contudo

Ash e Red não deveriam ser alvos de comparação, até por que o dois possuem um propósito de audiência totalmente diferente. Se Ash é um personagem inferior a ele, isso deve-se ao objetivo do seu anime. Red é mais poderoso? Sim, é visível, mas ele também possui um propósito diferente dos demais. Ambos são treinadores, e cada um com suas experiências em "mundos" totalmente diferentes; se ambos fizessem parte do mesmo universo, poderíamos dizer com certeza quem é melhor que o outro, porém, suas confecções são totalmente opostas. E vamos combinar, o anime do Ash é bem mais realista do que o The Origins em relação aos Pokémon, até por que, se você começasse o treinamento, provavelmente amaria e cometeria os mesmos erros que o garoto comete ao longo das suas jornadas. 


Post escrito e desenvolvido por Quenã e Luuh.

Sobre Unknown

12 comentários:

  1. Douglas Henrique27/07/2017, 21:42

    Red é melhor e "." final kkkkk

    ResponderExcluir
  2. José Guilherme16/03/2019, 01:12

    Olha, me desculpe dizer isso, mas existem muitos humanos no mundo pokemon, se o anime deixasse o Ash ganhar uma liga para ele poder parar de ser o protagonista, talvez pudessem desenvolver outros bons jovens com potencial, coisa que os jogos fazem bem, e por favor, não venha falar que estou falando de força, estou falando de desenvolvimento, claro, devo ressaltar o mangá, só ele já tem um roteiro adaptado dos jogos para uma possível série, mas claro, não precisamos de um ser humano descente, precisamos de um garoto de 10 anos eternos e um pikachu que só não é fraco, graças a força do protagonismo, e me poupa falar que ele derrota lendário, sendo que ele perde para inicial de nível perto do 5.

    ResponderExcluir
  3. Patty Lima Gokaiger26/12/2020, 17:05

    Ash é o Rei do Fracasso kkkkkk

    ResponderExcluir
  4. RED e o melhor! Acho que todos nós concordamos 🙂 ne?

    ResponderExcluir
  5. Todos é um termo muito ilusório. Hihi

    ResponderExcluir
  6. Então... desculpa?

    ResponderExcluir
  7. Não precisa se desculpar. kkk
    Essa é só uma concepção minha, não só porque acho que Ash bem melhor do que o Red. É porque nunca existe o "apenas eu penso assim", da mesma forma que não existe o "todo mundo pensa assim". Caso tenha ficado confuso, tipo "Só eu gosto dos macaquinhos de Unova", isso é totalmente ilusório, mesmo que muitos os odeiem, é claro que vai haver mais pessoas no mundo que pensem assim também. Igualmente acontece com a totalização absoluta: "todo mundo odeia a Iris". Não existe esse todo mundo, mesmo que ele possa ser 90% das pessoas, sabe?
    Enfim, apenas uma reflexão. kk Por favor, não ache que estava brigando contigo. ^-^

    ResponderExcluir
  8. Gabriel Marcelo Lopes da Fonse25/05/2021, 14:47

    É certo que red vence muitos dos amigos de ash, gary e go ainda apanhariam muito para o treinador, mas ash é um pouco superior, devido as habilidades de seus pokemons mais fortes
    - Pikachu
    - Ash greninja
    - Charizard
    - Tanonflame
    -Naganadel
    -Sceptile

    ResponderExcluir
  9. Treinador de pokemon ruby11/12/2022, 21:14

    tipo escolher o bulbasauro em pokemon fire/red ou em leaf/green
    ele não é usado por quase ninguem mas acredite ele é o melhor para começar.

    ResponderExcluir
  10. Eu mesmo amo começar com ele! >u<

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar