logo

Pokémothim

Origem: Pidgey


Nome e Significado

Originalmente no japonêsポッポ (Poppo) significa ao pé da letra o barulho emitido por pássaros,  "poppoppo", conhecido como piar. Logo, temos um nome um tanto quanto estranho, como "Piar de pássaro".
Já no inglês o nome é Pidgey, que pode ser uma combinação de "pidgeon" (pombo) e "pudgy" (roliço). Então, nós temos algo como "Pombo Roliço".
 Aparência, Características e Comportamento


Pidgey é descrito como "Tiny Bird Pokémon", ou Pokémon Pequeno Pássaro. Ele é baixo, roliço e tem tons de marrom e bege pelo corpo. Suas patas e bico são rosados e próximo aos olhos ele tem manchas negras. Pidgey tem um excelente senso de direção e sabe muito bem se localizar dentro das mais densas selvas. Por esse motivo, eles são ótimos Pokémon para treinadores iniciais e excelentes "Pombos-Correio". Adoram viver em grupos e ficar a espreita em moitas atrás de pequenos insetos para serem devorados.






Evolução

Artwork Oficial de Pidgeotto. Por Ken Sugimori.
Quando Pidgey se torna um Pidgeotto, ele fica grande e com uma aparência muito forte. Pidgeotto tem quase os mesmos tons de cor que Pidgey só que mais claros, exceto pela cauda que começa a alternar entre amarelo e vermelho e pelas penas na cabeça que são avermelhadas. São Pokémon predadores e podem ser violentos com os humanos se sentirem-se ofendidos ou incomodados.

No japonês
ピジョン (Pidgeon) é literalmente "Pombo". Logo, temos a tradução com o mesmo nome, "Pombo". No inglês, temos "Pidgeotto"que é uma mistura de "pidgeon" (pombo) com "Otto" de Otto Lilienthal, um magnífico estudioso da aviação. Então, nós podemos traduzir como"Pombo Otto" como uma referência à esse ícone histórico.


Em seu último estágio evolutivo, Pidgeotto se transforma em Pidgeot.Pidgeot ganha uma expressão destemida e potente. Dizem que a visão de Pidgeot pode enxergar um Magikarp à 3.000 pés de distância. A coloração das penas de sua cabeça se mistura entre o amarelo e o vermelho, invertendo-se com a cor da cauda que fica totalmente vermelha. Tanto as penas da cabeça como a cauda crescem formando uma extensa plumagem. São calmos e habitam o topo das árvores mais altas e os cumes das montanhas. Intimidam os inimigos mostrando suas belas e exuberantes asas. No japonês, o nome é ピジョット (Pigeott), e é a combinação de "pidgeon" (pombo) e "jet" (Jato), referindo-se a alta velocidade do voo de Pidgeot. No inglês, o nome é alterado levemente, ficando Pidgeot com um só "T". Em ambas as línguas a tradução que podemos obter é "Pombo Jato", devido à velocidade.




Inspirações na Criação  


Pardal
Inicialmente, pelo seu nome, podemos perceber que Pidgey tem uma relação com os pombos. Mas se formos levar para a o lado da aparência física, Pidgey se assemelha, e muito à um pardal. Por isso, sua verdadeira fonte de inspiração é um mistério. Mas, cá entre nós, qualquer um diria que ele se parece mais com um pardal do que um pombo, não é mesmo? Com certeza. E Pidove ficaria muito bravo muito com essa colocação. Então, deixemos os pombos na matéria do Pidove.


Otto Lilienthal

Pidgeotto tem seu nome atribuído novamente aos pombos e à Otto Lilienthal, que foi um celebre engenheiro e estudioso da aviação. Apaixonado pela aviação desde criança, Otto realizou durante 1891 e 1896, cerca de 2 mil voos planados, atingindo, na maioria deles, aproximadamente 350 metros de distância. Foi então, que Otto resolveu criar uma máquina mais pesada que o ar e que voasse. E no dia 6 de Outubro de 1896, Otto criou uma máquina com a ajuda de um motor de ácido carbônico e alçou voo. Infelizmente, o pior aconteceu e Otto despencou de uma altura de 17 metros direto ao chão, quebrando a espinha dorsal. No outro dia, à beira da morte, Otto disse a frase que o eternizou: "Sacrifícios precisam ser feitos" e faleceu, ciente do dever cumprido e que ele, com certeza, entraria para a história da aviação.


Pombos

Particularmente, eu achei muito bonita a homenagem implícita que Pokémon quis passar com Pidgeotto. E vocês?

Por último, temos Pidgeot, que é o último estágio evolutivo de Pidgey. Pidgeot assume uma forma muito mais forte e intimidadora e com certeza, não se assemelha aos inofensivos pombos e pardais.

Falcão Marrom

Pidgeot tem fortes inspirações dos falcões que são animais que voam numa velocidade incrivelmente assustadora. O falcão-peregrino que é especilista em caçar, por exemplo, pode atingir uma velocidade de 380 km/h. Isso mesmo, os falcões são conhecidos como um dos animais mais rápidos da terra. As descrições de Pidgeot também são comparadas à um falcão, por sua velocidade e por ser intimidador. Pidgeot se parece mais fisicamente com o Falcão-Marrom, justamente pela coloração, mas seu comportamento pode ser baseado ao de um falcão-peregrino, por ser tão intimidador.

Há ainda, a comparação com as águias, afinal, ambas possuem uma capacidade de visão excelente e invejável.
Assim, podemos perceber que a linha evolutiva de Pidgey é uma mescla de várias aves e também há a referência à Otto, que acima de tudo, é uma bela homenagem.

Curiosidades

Pidgey é o Pokémon que inicia o famoso grupo dos Pokémon Normal/Flying de cada região. Temos Pidgey como pioneiro em KantoHoothoot em JohtoTaillow em HoennStarly em SinnohPidove em Unova e Fletchling em Kalos.




Conclusões




Hoje, falamos um pouco sobre Pidgey. Aprendemos que sua linha evolutiva tem fortes inspirações nos pombos, pardais, falcões e águias, embora, sabemos que é Pidove que tem mais influência dos pombos, não é mesmo? Enfim, além disso, aprendemos que Pidgeotto é uma homenagem e tanto à um gênio da aviação chamado Otto e isso jamais deverá ser esquecido. 


E aí, o que vocês acham do Pidgey?



Revisão: Rafha


Perdeu alguma matéria do "Origem"? Clique aqui e confira!


----------------------------------------------------------------------------

Faça parte da nossa equipe!
----------------------------------------------------------------------------
Sobre Diego
24 anos, Campinas - SP. Coordenador de conteúdo e Administrador geral na Pokémothim, é fanático por Pokémon do tipo Grass e um dia ainda vai tatuar esse amor no braço esquerdo. Divide o tempo entre o trabalho, a universidade, as listas enormas de séries inacabadas e o mundo Pokémon.

Um comentário:

  1. Gabriel Nabuco18/08/2020, 00:51

    A evolução final do Pidgey pra mim é o melhor do tipo Normal/Flying do Fire Red e da segunda geração

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar