logo

Pokémothim

Curiosidades #12 - Pokémon: Arceus e a Joia da Vida



Fala, pessoal! Olha só, quem resolveu aparecer? Exatamente, o Pether que vos fala, e sem mais delongas, darei continuidade as nossas curiosidades dos filmes da franquia. Em sucessão de Giratina e o Cavaleiro do Céu, vamos falar um pouquinho sobre o filme com participação do Pokémon gênesis, ou criador do universo, como preferirem: 


► 1. Introdução

Pokémon: Arceus e a Joia da Vida (do japonês: 劇場版ポケットモンスター ダイヤモンド&パール アルセウス 超克時空) ou do inglês Pocket Monsters Diamond & Pearl the Movie - Arceus: To a Conquering Spacetime, foi o terceiro filme produzido durante a 4ª geração, Diamond & Pearl Series. Estreou nos cinemas japoneses em 18 de julho de 2009, em homenagem ao aniversário de 11 anos da estreia do primeiro filme da franquia. 

Como clássico, também foi lançado um mini-filme de Pikachu como bônus. 

Por seguinte, foi exibido no Cartoon Network australiano em 6 de novembro do mesmo ano. Não tardou muito para a emissora americana lançar o filme, em 20 do mesmo mês. No Brasil, um pouco mais tarde: Arceus e a Joia da Vida foi lançado em 21 de novembro de 2010. 



► 2. Especificações 

A direção do filme, não diferente dos demais, tem o nome de Kunihiko Yuyama, e o roteiro por Hideki Sonoda. Teve uma generosa receita de aproximadamente 50 milhões de dólares (apenas no Japão) e recebeu nota 6,5 no IMDB


► 3. Trailers & Chamadas 

O primeiro trailer, infelizmente em baixa qualidade, foi transmitido no Japão. Basicamente, se trata apenas de uma cena promocional, não nos mostra muito sobre o filme. Confira-o logo abaixo!


Em seguida, os americanos também nos presentearam com um pequeno trailer, de aproximados 30 segundos. Diferente do anterior, a qualidade do vídeo está em uma resolução melhor. Confira-o:


Por incrível que pareça, o Cartoon Network brasileiro também fez uma pequena chamada, a qual não costumamos encontrar de todos os filmes de Pokémon pela internet. Abaixo, segue o vídeo:


No geral, todos os trailers se equivalem mais à chamadas promocionais, o que é comum vermos em Pokémon. Particularmente, o trailer americano foi mais chamativo, talvez pela qualidade do vídeo ser melhor.


► 4. Curiosidades & Extras

• Com o lançamento do filme, um fato que foi muito notado e comentado por fãs do mundo inteiro, com certeza, foi um Pichu que apareceu no filme. O que esse Pichu tinha de especial? 

Bem, o Pokémon em questão havia uma orelha espetada, algo incomum em todos os outros Pichu. Com isso, destacou-se com o apelido "Pichu de Orelha-Espetada" (Spiky-eared Pichu), e não parou por aí! Na época em que o filme foi lançado, os games Pokémon HeartGold & SoulSilver estavam no auge do sucesso e, com isso, jogadores que adquiriam os ingressos por pré-venda eram contemplados com a distribuição desse pequenino para seus cartuchos. 

Pichu de Orelha-Espetada.
Mais tarde, a GameStop também passou a distribuí-los, bem como tivemos outras distribuições via Wi-Fi. O Pichu de Orelha-Espetada era obtido em um dos eventos dos jogos, o jogador devia estar na Ilex Forest com um Pichu Shiny na equipe.

• Também foi distribuído o Pokémon Arceus, com movimentos exclusivos de Dialga, Palkia e Giratina. Seus movimentos eram Julgamento (Judgment), Rugido do Tempo (Roar of Time), Fenda Espacial (Spacial Rend) e Força das Sombras (Shadow Force)¹.


Em primeiro, Dialga usando Rugido do Tempo.
Em segundo, Palkia usando Fenda Espacial.
E por fim, Julgamento de Arceus.
¹ Todos os ataques em português foram inseridos por tradução livre. Consulte os movimentos corretos em sites como Bulbapedia. Você pode conferir aqui, trocando o "NOME_DO_MOVIMENTO" pelo movimento em questão, adotando sempre o underline, caso seja um ataque que contenha mais de uma palavra.

• Para terem uma ideia do local do filme, o diretor e produtores de Arceus e a Joia da Vida visitaram a Grécia para a base de cidades fictícias que criariam. As cidades visitadas foram Acropolis, Mycenae, Delphi e Metéora.

À esquerda, a real Joia da Vida. À direita, a falsa Joia da Vida. Ou será vice-versa?
Nunca compre coisas que tenham caído do caminhão. Pirataria é crime.
• O mais longo eclipse solar era visível no Japão, poucos dias antes da estreia do filme.

• Foi o último filme que teve sequência cronológica na 4ª geração, sendo O Pesadelo de Darkrai e Giratina e o Cavaleiro do Céu seus antecessores. 

• Primeiro filme que foi lançado no mesmo ano no Japão e nos Estados Unidos. 

• Teve aparição de Pokémon lendários que já tiveram participação nos demais filmes. É o caso de Dialga e Giratina, que aparecem tanto no 10º filme, como no 11º. Ou seja, os dois Pokémon tiveram 3 participações, contando com o 12º.

• Foi o filme que contou com maior número de Pokémon lendários dentre os 11 anteriores. Eles são: Arceus, Giratina, Dialga, Palkia e Heatran. 

• Por mais despercebido que fosse, esse é o terceiro filme em que Ash, Dawn e Brock não encontram a Equipe Rocket. 

• Desconsiderando os créditos, Giratina aparece durante todo o filme em sua Forma Alterada (Altered Form), exceto quando aparecera para lutar contra Dialga, que estava na Forma Original/da Origem (Origin Form) em uma cena de míseros segundos. 

• Apesar do filme ter sido lançado em 1080i de alta resolução no Japão, tornou-se em um DVD de 480p de resolução padrão nos Estados Unidos. 

• A partir deste, todos os Pokémon da primeira à quarta geração tiveram suas aparições, seja em episódios do anime ou em filmes, com exceção das evoluções de Porygon, que por algum motivo, aparecem apenas 3 anos mais tarde.

• Quando Arceus é atacado pelos Pokémon com ondas de choque, notamos a presença de Baltoy e Claydol. De acordo com suas especificações, ambos não aprendem DE MANEIRA ALGUMA esse movimento. 

• Giratina usa duas formas diferentes de Will-O-Wisps, uma sendo vermelha e outra azul. 

• Na dublagem americana, quando Arceus usa o movimento Julgamento, inicialmente foi colocado que ele diria "Preparem-se para o julgamento!", porém, foi trocado para "Preparem-se para a justiça!" para evitar alguma referência religiosa.

• Com exceção de um determinado episódio em Pokémon X/Y, é a primeira vez que Ash e seus amigos viajam através do tempo. 

• Não há aparição da mãe e da filha que tanto têm aparecido em outros filmes, quebrando a linha de aparição. Consulte também: como se livrar dos tinhosos de plantão.

• Este é um dos filmes preferidos de quem está redigindo essa curiosidade. 


Bom, é isso aí! Espero que tenham gostado, povo! Como disse no último item, realmente este filme é um dos que mais gosto, perdendo apenas para o filme 9, do Manaphy! Não deixem de conferir as próximas curiosidades, especialmente a da semana que vem, com o filme Zoroark, O Mestre das Ilusões

As curiosidades dos filmes anteriores podem ser conferidas clicando aqui.

Abraço do Pether e até a próxima!

Revisado MM
Sobre Pether2108

8 comentários:

  1. "Com exceção de um determinado episódio em Pokémon X/Y, é a primeira vez que Ash e seus amigos viajam através do tempo" Ash já tinha viajado no tempo no quarto filme

    ResponderExcluir
  2. Eu notei isso tbm. Algo de errado não está certo! kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Antes de X/Y Ash viaja no tempo na época de Black and White no episódio de Tirtouga Carracosta

    ResponderExcluir
  4. como assiste?

    ResponderExcluir
  5. Riolu Roveran24/11/2020, 12:35

    Eu não consigo fazer o download

    ResponderExcluir
  6. O Ash viaja no tempo desde o primeiro episódio, pois o tempo não passa pra ele

    ResponderExcluir
  7. Survival Experiente26/12/2021, 18:02

    Como assisto?

    ResponderExcluir
  8. muito zoado isso, poderiam fazer que nem nos jogos toda nova temporada fossem novos protagonistas assim niguem nunca iria fazer teorias malucas de que ash ta em coma desde os anos 90 kkkkk

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar