logo

Pokémothim

Mothim top 6: As novidades que Sun e Moon irá trazer ao metagame




De Pokémon Black & White para X/Y tivemos uma brusca mudança no metagame de Pokémon. As fadas chegaram para barrar os dragões; Talonflame e sua habilidade Gale Wings rebaixou diversos monstrinhos do tipo grama ou lutador; E as mega evoluções por fim, mudaram completamente o metagame. Agora estamos perto do fim da geração X/Y e algumas mecânicas novas já foram mostradas para a gente, e vocês devem perguntar: o que será que vai mudar no metagame daqui pra frente?

Até onde sabemos, não haverão novos tipos em Sun e Moon, pois uma mudança dessas geralmente causa um grande impacto. Demorou mais de dez anos para que houvesse uma mudança dessas desde o Gold e Silver, que introduziram os tipos Metal e Noturno. Ao invés disso, a Game Freak tem algo diferente em mente, como o próprio Masuda disse em uma entrevista em 2014 os próximos passos da GF é criar menos monstrinhos e mecânicas novas, trabalhando para equilibrar o que já temos em mãos.

Sendo assim, podemos esperar novos usos para monstrinhos de gerações anteriores, novos ataques e novas habilidades. É importante frisar que a Game Freak está nitidamente puxando Pokémon para um patamar mais competitivo, X/Y deixou isso bem claro, assim como OR/AS. A melhoria dos sistemas online, dos sistemas de breed, não podemos esperar menos do que isso em Sun e Moon.

Sun e Moon já vai nos agraciar com alguns monstrinhos que possuem habilidades únicas, como Salandit e Bruxish. Bruxish possui uma nova habilidade chamada Dazzling, que nega ataques de prioridade. Já Salandit tem a habilidade Corrosion, que permite Salandit envenenar quaisquer Pokémon, não importa se for dos tipos venenoso ou metal. 


Salandit, corroendo metais.

jujumotter

Salandit é dos tipos fogo e venenoso; isso por si só já faz dele um monstrinho bem imponente contra os tipo fada, já que teoricamente seria uma entrada segura contra as fadinhas como Azumarill, Clefable, Klefki, entre muitos outros que devem ter ficado bem irritados. Teoricamente, Salandit é um opositor e tanto para Klefki, principalmente. Eu diria que ele vai ter atributos mais defensivos.

Além disso, se Salandit tiver uma linha evolutiva usável, ou seja um Pokémon básico com bons atributos, ele sozinho poderia enfraquecer o alto número de times stall atuais, pois sua habilidade combinada com seu tipo fariam um ótimo trabalho. Quem sabe outros monstrinhos ganhem essa mesma habilidade, isso provavelmente dificultaria muito a vida para os usuários de time stall.

Entretanto, existem as possibilidades de Salandit não ser tão bom ou sua habilidade ser restringida a ele mesmo. Se for assim, ele não terá grande impacto nas tiers mais altas, infelizmente.



Bruxish, o pior pesadelo de um Talonflame

Ok, então você é um Talonflame com 5 iv´s (-Sp.Atk), feliz da vida, sweepando o time adversário... você não tem problemas graças a sua habilidade Gale Wings, certo? Tá, e o que esse Talonflame teme mais do que um Pokémon de água? Um Pokémon do tipo água que bloqueie golpes de prioridade!

Bruxish possui uma habilidade única chamada Dazzling que impede golpes de prioridade, é claro que não sabemos se ele vai bloquear a habilidade Gale Wings no total, ou só bloqueará golpes como Fake Out, Bullet Punch e etc.

A verdade é que não consigo pensar em outro motivo para a existência de Bruxish além de ser a resposta da GF para o domínio de Talonflame. Se Bruxish tiver atributos mais defensivos ele seria uma boa barreira para aquele Mega Medicham chato do seu amiguinho.


Entretanto, Bruxish pode sofrer do mesmo problema de Salandite: ele tem a possibilidade de evoluir ou não, e caso evolua seria uma Milotic melhorada? Um Lumineon melhorado? Ou permaneceria básico? Se permanecer um Pokémon básico e ter bons atributos para adentrar as tiers mais altas, Bruxish fará uma revolução. Claro, sua habilidade também pode ser compartilhada com novos e antigos monstrinhos... quem sabe?



Wimpod correndo dos sweepers

Whimpod chegou na safra de monstrinhos revelados no dia 19 de Julho. A verdade é que Wimpod parece bem fraco visto de longe e sua tipagem não é das melhores. O que realmente chama a atenção em Wimpod é sua habilidade Wimp Out, que faz com que o monstrinho fuja da batalha, ou troque de lugar ao receber um dano que remova mais que a metade de seu HP. Sendo assim, caso Wimpod seja usável ou evolua em algo usável, ele será aquele clássico bate e corre que já vemos com Mega Manectric e os Volt Switches da vida.


Wimpod também é curiosamente similar ao Clauncher e sua evolução, Clawitzer, nos fazendo imaginar que ele seja uma pré evolução dos monstrinhos crustáceos. Isso deixa aberta aquela possibilidade deles herdarem Wimp Out e terem novas utilidades; mas as chances disso acontecer são quase nulas, visto que a GF deixou claro que não tem interesse em fazer novas evoluções ou pré evoluções de monstrinhos já existentes.



Comfey, a coisa mais irritante e fofa de todas?


Comfey é um monstrinho que mais parece ser o sucessor espiritual de Flabébé, sendo que ele é um colar de flores e nem passa perto de ser do tipo grama, ganhando o tipo fada. O destaque aqui fica para sua habilidade Triage, que dá prioridade aos movimentos de recuperação. Ele possivelmente evoluirá e se tornará um cleric bem útil na maioria dos times.



Mudsdale tem fôlego de sobra!

http://orig02.deviantart.net/99cc/f/2016/201/4/3/rapidash_and_mudsdale_by_segamastergirl-daap0ql.png

Mudsdale é do tipo ground e, segundo o site oficial, é um monstrinho forte o suficiente para abrir buracos no concreto com seus cascos. Entretanto, ele não é muito rápido, mesmo assim parece ter atributos defensivos absurdos graças a sua habilidade Stamina que aumenta sua defesa toda vez que é atingido por um golpe! Aparentemente será um monstrinho bulky e, ao que parece, terá um golpe de assinatura, do qual ele irá desferir um coice no oponente.



O quinto elemento

O último trailer japonês de Sun e Moon nos apresentou de relance a uma nova mecânica chamada Bound Stone, que aparentemente é a mecânica principal do jogo, sendo os cristais presentes no título japonês a representando.

http://img.youtube.com/vi/NB-7oJYCTp4/hqdefault.jpg

Isso ainda está para ser averiguado, mas é o que o último trailer nos mostrou, em tese. Aparentemente os braceletes dos personagens ativarão as Bound Stones que, quando aliadas ao monstrinho certo, caso ele esteja com um laço muito forte com seu treinador liberará um quinto ataque especial. Contudo, ainda não temos total certeza de como isso vai funcionar. Nós, do cenário competitivo, estamos ansiosos também para saber onde estão as mega evoluções e se elas poderão ser usadas em conjunto.



Hyper Training

O Super Training surpreendeu bastante gente nos jogos X/Y, pois teoricamente ele deveria deixar o treino de EVs mais acessível aos treinadores. Isso terminou com um processo lento e estressante que a maioria dos jogadores evitou. Na verdade, eu mesmo só usava o Super Training para checar as EVs no medidor que ficava na tela de toque do 3DS. Mesmo assim, isso serviu para melhorar o controle das EVs, por exemplo com os reset bags, que apagam as EVs de forma eficiente.

http://images.en.yibada.com/data/thumbs/full/114932/685/0/0/0/game-company-nintendo-reveals-the-newest-feature-for-pokemon-sun-and-moon-called-hyper-training-which-lets-players-creatures-go-beyond-level-100.jpg

Entretanto, as IVs ainda são algo mais complicado. Embora a breed não seja totalmente substituída, o Hyper Training oferece a possibilidade de aumentar as IVs de um monstrinho que esteja no nível 100. Ou seja, soft reset em lendários nunca mais! E aqueles Pokémon que você zerou o game não precisam mais ficar parados. Ainda não sabemos exatamente como funciona, mas em breve saberemos e esperamos que seja algo realmente útil.


E você treinador? Como acha que o metagame vai ficar após Sun e Moon? Não deixe de comentar! Na semana que vem, no próximo Mothim Top 6 iremos responder às perguntas dos leitores, então não deixe de comentar aqui. Até lá!


Revisado MM
Sobre Julius_Blaze

Um comentário:

  1. Whayron Ramon27/07/2016, 23:08

    Para mim o que me chamou a atenção no Wimpod foi o seu tipo que dá cobertura contra fogo e pedra. Sua habilidade só será útil se a gente puder escolher qual pokémon será mandado em seguida. Senão dependerá muito da sorte...

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar