logo

Pokémothim

6 anos de Pokémon Black & White



Seis anos atrás em uma noite como esta, estava eu fuçando a internet como louco atrás da rom de Pokémom Black ou White que deveria já ter vazado nos foruns de Pokémon pelo mundo. Não demorou até eu finalmente encontrar uma rom de Pokémon White e começar a jogar.  Esse mês Pokémon Black White completa seu sexto aniversário e enquanto muitas pessoas detestam a quinta geração, ela trouxe muitas inovações e mecânicas que surpreendem até hoje. 

Tudo começa no começo de 2010. Pokémon Heart Gold e Soul Silver nem haviam sido lançados no ocidente e a Game Freak anuncia que estaria trabalhando em uma nova geração de monstrinhos de bolso. Não foi revelado muito de início, a não ser as silhuetas de Zorua e Zoroark, que posteriormente foram revelados completamente. Até Julho do mesmo ano ficamos sem notícias, até que começaram a  surgir as primeiras imagens dos iniciais e dos novos monstrinhos que habitariam Unova, na época ainda conhecida pelo seu nome oriental: ''Isshu''. Os primeiros monstrinhos revelados foram, Minccino, Sandile, Klink e Blitzle, além dos lendários Zekrom e Reshiram. A Nintendo dizia que Pokémon BW seria uma revolução.

Primeiras Scans da Coro Coro revelando os novos monstrinhos de Unova
Os principais fatores explorados no hype para Pokémon Black e White eram as diferenças entre as versões. Isso pode ser visto nas primeiras páginas das Coro Coro que anunciavam que cada versão teria até mesmo localidades diferentes como a White Forest e a Black City.  

Os novos monstrinhos enchiam a Pokédex que pela primeira vez não era baseada em um portátil da Nintendo. Agora nenhum Pokémon antigo poderia ser encontrado até que a trama fosse concluída, a Unovadex contabilizou o total de 150 novos monstrinhos, o maior total desde a primeira geração. O estilo artístico seguido pelos mesmos não foi exatamente aclamado, mas cumpriu a sua finalidade. Quando entrevistados, o time de artistas disse que se inspirou muito mais em animais exóticos e culturas externas para criar monstrinhos como Mandibuzz, Cofagrigus, entre outros. Mesmo assim o maior alvo de críticas aos jogos da quinta geração foi a baixa qualidade dos designs dos monstrinhos comparados com a quarta geração, além de não terem sido adicionadas novas evoluções.

Graficamente falando, o jogo deu um salto imenso desde seus predecessores forçando o Nintendo DS quase ao máximo. Enquanto os jogos da quarta geração usaram e abusaram do 2.5D Pokémon Black e White trazem um mundo completamente tridimensional com grandes metrópoles cheias de prédios e pontes suspensas. Além disso, alguns momentos o jogo te da uma visão em terceira pessoa nos dando a impressão que Unova é totalmente renderizada ao mesmo tempo dando mais imersão aos jogos. Mas talvez o recurso mais chamativo tenham sido as animações de batalha. Agora os monstrinhos se movimentam durante toda a luta enquanto a câmera se move por eles. E embora possa ser jogado em qualquer modelo de Nintendo DS, todos os recursos gráficos do jogo melhoram em um Nintendo DSi.


O enredo do jogo traz uma trama mais complexa do que os outros jogos da franquia, que gira em torno da equipe plasma e sua ambição em libertar todos os Pokémon dos Humanos e nos colocando na posição de nos perguntar se estamos mesmo do lado certo. Além disso ganhou uma sequência direta em 2012, Pokémon Black e White 2 que continuavam a historia de onde parou. Pela primeira vez na franquia, não houve uma terceira versão dos games principais.


Pokémon Black & White foram sim uma revolução para a franquia, mas foram apenas o começo. Hoje, muitos dos recursos que temos nos jogos atuais, principalmente os de multiplayer online, foram introduzidos em uma versão mais simples em Pokémon BW. E por isso hoje a Pokémothim deseja feliz aniversário para este grande jogo. 

Sobre Julius_Blaze

Um comentário:

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar