logo

Pokémothim

SOS Battles: Guia para shiny e IVs perfeitos

Feliz ano novo, criaturinhas dessa Terra!
Mais alguém derretendo em um cubículo, com um ventilador no máximo, enquanto geral tá de férias? 
Não? Só eu?
Tudo bem, assim eu consigo escrever mais artigos pra vocês!


E pra quem aproveitou a folga pra relaxar enquanto passeia por Alola, deve ter se amarrado nos jogos! Eu sei, muita gente ainda não recebeu por causa dos Correios e as maravilhas do final de ano, mas ainda vale um tutorial, né?

Hoje vamos falar sobre uma mecânica nova dos jogos da sétima geração: O SOS Battle.


Os Pokémon selvagens de Alola têm a chance de chamar por ajuda durante uma batalha.
E o que tem demais nisso, né?
Bom, além de trazer Pokémon que podem ser de diferentes espécies e alguns exclusivos de SOS Battle, a mecânica aumenta suas chances de achar um Pokémon Shiny, bem como um Pokémon com IVs perfeitos e hidden abilities!
AH! E para os competidores de plantão, fica a dica: enquanto você aumenta sua corrente, o Pokémon derrotado dará o dobro de EVs. Ou seja, com Pokérus e Power Item, você pode conseguir até 36 pontos de EV com um único Pokémon! Em 7 batalhas consecutivas, terá o EV do seu Pokémon maximizado.


Falaremos também das curiosidades, mas o foco aqui é o guia. E vamos a ele:


1) Chamando por ajuda


Muito bem, primeiro você precisará de algumas coisas:

_ITENS_
Elixir, Ether e/ou Leppa Berry = recuperar seu PP para não quebrar sua corrente e/ou perder seu Pokémon.
X-ITENS = opcional, mas para aquele Pokémon que tá insistindo em não pedir ajuda e você não quer atacar a toa, esses itens são de grande ajuda.
POTION = a melhor que você achar no seu custo/benefício, pois você será atacado. Muitas vezes.
Adrenaline Orb = um item que ajuda nas chances do Pokémon selvagem chamar por ajuda. Use-o apenas uma vez por batalha.
NÃO ESQUEÇA SUAS POKÉBOLAS!!!

_POKÉMON_
False Swipe / Hold Back = use um Pokémon (ou vários) que saiba usar esses ataques. Se você estiver querendo um Pokémon fantasma, infelizmente, terá que ter Foresign já que nenhum Poké com a habilidade Scrappy é capaz de aprender esses ataques. Outra dica legal é usar os X-Itens ao invés de atacar.
Intimidate / Pressure / Unnerve = Pokémon com essas habilidades irão ajudar nas chances do Pokémon selvagem chamar por ajuda.

Existem algumas exceções: Minior e Komala não chamam por ajuda. Assim como os lendários, Ultra Beasts e todos os Pokémon que só podem ser encontrados através da Island Scan. Se o Pokémon estiver com alguma condição de status (paralisado, queimado, congelado...), ele não chamará por ajuda também.



2) Criando a corrente


Depois de ter tudo o que você precisa, basta procurar por aquele seu Pokémon desejado. Para criar a corrente, basta que você comece a batalha com o Pokémon com as habilidades citadas (opcional) e então use, apenas no primeiro turno, uma Adrenaline Orb.

Se for útil, use um Abra com Synchronize e a nature que deseja no primeiro espaço de seu time, já desmaiado, para aumentar as chances do Pokémon vir com a mesma nature que seu Abra. Assim que possível, troque para o seu Pokémon com False Swipe / Hold Back ou use os itens de batalha, que irão fazer você gastar os turnos enquanto o Pokémon tenta chamar por ajuda.

Mantenha um vivo com False Swipe e/oi usando itens, enquanto derrota o segundo, até que consiga o que deseja. Atenção para o Pokémon selvagem não ficar sem PP e dar Struggle, se matando.


Os itens para recuperar seu PP e seu HP são necessários para prolongar a batalha, já que as chances de vir com 4 IVs perfeitos só começam a aparecer após derrotar + de 30 Pokémon. Veja a tabela:

Pokémon Derrotados: 05+ -> 1 IV em 31 Garantido
Pokémon Derrotados: 10+ -> 05% Chance de Hidden Ability
Pokémon Derrotados: 10+ -> 2 IVs em 31 Garantidos
Pokémon Derrotados: 20+ -> 10% Chance de Hidden Ability
Pokémon Derrotados: 20+ -> 3 IVs em 31 Garantidos
Pokémon Derrotados: 30+ -> 30% Chance de Hidden Ability
Pokémon Derrotados: 30+ -> 4 IVs em 31 Garantidos
Pokémon Derrotados: 70+ -> Chances de Shiny Pokémon são multiplicadas por 03, dando 1 chance em 1024 sem o Shiny Charm; e 1 chance em 683 com o Shiny Charm



3) Encontrando outras espécies

Alguns Pokémon podem chamar a ajuda de outros Pokémon que não são da mesma espécie. Alguns chamam criaturas que fazem parte de sua cadeia evolutiva, outros chamam por motivos diversos.

Veja abaixo a tabela de Pokémon que são exclusivamente encontrados através do SOS Battle:

 clique nas imagens para ampliá-las

O curioso é que algumas chamadas de ajuda têm relações incríveis:

Para começar, aquela teoria sobre Cubone e Kangaskhan terem alguma relação é reforçada quando o Cubone pode chamar a ajuda - não só de outros Cubone, mas também de Kangaskhan.

Além da óbvia relação de Tauros e Miltank, outra relação notável é da Happiny e da Chansey, que aparecem quando chamados por alguns Pokémon bebês, como Riolu, Pichu, Bonsly e Cleffa, por exemplo. Esse Pokémon, por ser muito maternal e estar sempre cuidando dos ovos em sua barriga, que por sinal são extremamente nutritivos, pode estar cuidando dos demais bebês encontrados em Alola.

Ainda, existem relações de caças. A mais notável é Mareanie e Corsola: As DEX de Alola citam que Mareanie e Toxapex vivem no fundo do oceano, sempre em busca de seu alimento favorito: o coral que cresce nas costas dos Corsola. Durante as batalhas, Mareanie ataca Corsola antes mesmo de pensar em te atacar, então se estiver procurando por Corsola, fique atento!
Contudo, esse não é o único predador encontrado. Segundo as DEX de Alola que falam sobre Lumineon, o seu alimento favorito é Starmie. E, para o azar do Pokémon peixe, ele não é chamado para ajudar quando Staryu necessita. Ao invés, Lumineon aparece quando Tentacruel selvagens pedem por ajuda. Isso se dá pois, segundo as DEX de Alola, apesar de Tentacruel ser raro, sempre que existe uma população numerosa deste, os Pokémon peixes desaparecem daquela área. Além disso, informa que Lumineon às vezes acaba chamando Pokémon ferozes, como o Tentacruel, que são seus predadores. Pois é, um dia é da caça, e outro do caçador.


E, assim como a Mareanie, Sableye também irá atacar Carbink quando são chamados para ajudar. Isso se dá pois Sableye tem uma dieta que consiste em apenas comer gemas, que é justamente do que o Carbink é feito.

DeviantArt do autor



4) SOS Especiais: Clima


Além das espécies acima, em algumas localizações você poderá encontrar alguns Pokémon específicos. Contudo, para eles, será necessário que um clima esteja afetando a batalha. Este clima pode ser natural do local (in-game weather) ou provocado a partir de uma habilidade ou movimento.


Bom, é isso: tudo o que você precisa saber sobre SOS Battle.
Se vocês acharam esse guia interessante, não esqueçam de curtir e comentar qual próximo guia poderá ser útil para vocês!


Fiquem ligados em mais teorias e novidades incríveis, na Pokémothim!

Sobre Matheus Miranda
24 anos, Teresópolis – RJ. Empresário, formado em Administração. Fascinado por Pokémon aquáticos e chocolate desde seus 6 anos. Gastou muitas pilhas jogando no GameBoy Color, perdeu muitas TCG e tazos no bafo e adora escrever teorias e especulações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar