logo

Pokémothim

Rate My Team: Álvaro Goudinho


Sim, é isso mesmo! Estamos de volta com o quadro competitivo Rate My Team!
Hoje iremos avaliar o time do Álvaro Goudinho A. Filho, @alvaro_goudinho no Showdown, que consiste em um time de Sol para OU.


Confira seus sets e seus comentários:

Sun Team (OU):



Charizard-Mega-Y @ Charizardite Y 
Ability: Solar Power 
EVs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe 
Timid Nature 
IVs: 0 Atk 
- Flamethrower 
- Solar Beam 
- Air Slash 
- Protect 
Descrição: Um dos meus Pokémon prediletos, base do time, especial swepper com ataques clássicos, porém muito eficientes aliados a um Protect que garante 100% de chances de mega evoluir com segurança trazendo o sol em campo e auxiliando na prediction war.

Mandibuzz @ Rocky Helmet 
Ability: Overcoat 
EVs: 156 HP / 8 Atk / 252 Def / 92 SpD 
Impish Nature 
- Defog 
- Foul Play 
- Roost 
- Knock Off 
Descrição: Segundo principal líder do time, tanker físico capaz de causar dores de cabeça com foul play e knock off e limpar o campo com defog, devido a fraqueza do mesmo principalmente contra stealth rock.

Leavanny @ Life Orb 
Ability: Chlorophyll 
EVs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe 
Adamant Nature 
- Leaf Blade 
- X-Scissor 
- Knock Off 
- Swords Dance 
Descrição: O Clorophyl abuser do time pelo seguintes motivos: - ser um atacante físico, - ter 2 STABS com altas chances de crítico, boa coverage de suporte e ofensiva, - pouco usado, portanto fator surpresa, - tira o Scarf da Tapu Lele, ou qualquer outra coisa que o Knock Off pegar.

Toxapex @ Black Sludge 
Ability: Regenerator 
EVs: 236 HP / 96 Def / 56 SpA / 120 SpD 
Bold Nature 
IVs: 0 Atk 
- Baneful Bunker 
- Scald 
- Sludge Bomb 
- Toxic Spikes
Descrição: Tanker do time, com irritantes 400 de def e 350 de SDef somados a Regenerator, e sua alta capacidade de envenenar com 2 STABs com 30% de chances de causarem negative effects no oponente, podemos afirmar que é um Pokémon de consistência campal e que cobre uma das principais fraquezas do time: Gelo

Nidoking @ Choice Scarf 
Ability: Sheer Force 
EVs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe 
Adamant Nature 
- Earthquake 
- Poison Jab 
- Thunder Punch 
- Ice Punch 
Descrição: Revenge Killer do time, bate em todas as fraquezas do meu time e nos Pokémon que me dão trabalho super efetivo, e o @Scarf o torna rápido o suficiente para acabar com ameaças com menos de 400 pt de speed (a maioria).

Espeon @ Life Orb 
Ability: Magic Bounce 
EVs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe 
Timid Nature 
IVs: 0 Atk 
- Dazzling Gleam 
- Hidden Power [Fire] 
- Psyshock 
- Shadow Ball 
Descrição: Ele ocupou o lugar do Rapid Spinner do time (antes Excadrill  e Torkoal) seguindo a lógica que é melhor prevenir com Magic Bounce do que remediar com Rapid Spin, fora que a habilidade reflete Toxic, Will-o-Wisp, dentre outras chatices, fiz ele ofensivo porque se encaixou melhor no time.


Fraquezas e Resistências:
Primeiramente, gostei muito do uso do Nidoking. Uma das melhores respostas para muitas opções, mas fique ligado! Ele sozinho não vai conseguir muita coisa. Veja só:


4x Resist
2x Resist
Immune
2x Weak
4x Weak
Bug
1
2
0
2
0
Dark
0
1
0
1
0
Electric
0
1
1
3
0
Fairy
0
3
0
1
0
Fighting
0
5
0
0
0
Fire
0
2
0
0
1
Flying
0
0
0
0
1
Ghost
0
1
0
1
0
Grass
2
1
0
0
0
Ground
1
0
2
2
0
Ice
0
1
0
3
0
Poison
1
1
0
1
0
Psychic
0
1
1
2
0
Rock
0
1
0
2
1
Steel
0
2
0
0
0
Water
0
2
0
2
0

Fraquezas importantes:
▹ Elétrico: Três fraquezas x2 - Uma resistência (Leavanny) e uma imunidade (Nidoking).
▹ Mineral: Duas fraquezas x2 e uma x4 - Uma resistência (Nidoking).
▹ Gelo: Três fraquezas x2 - Uma resistência (Toxapex; cuidado com Freeze Dry).
▹ Normal: Todos tomam danos neutros.
▹ Voador: Uma fraqueza x4 - Todos os demais tomam neutro.
▹ Dragão: Todos tomam danos neutros.
▹ Noturno: Uma fraqueza x2 - Apenas uma resistência (Mandibuzz).
▹ Fantasma: Uma fraqueza x2 - Apenas uma resistência (Mandibuzz).

Tem como contra-atacar?
▹ Elétrico: Nidoking com Earthquake.
▹ Mineral: Nidoking com Earthquake, Leavanny com Leaf Blade e Toxapex com Scald.
▹ Gelo: Charizard-Y com Flamethrower e Espeon com Hidden Power.
▹ Normal: Sem ataques lutador. Sem Fantasmas no time.
▹ Voador: Nidoking com Ice Punch e Thunder Punch.
▹ Dragão: Nidoking com Ice Punch e Espeon com Dazzling Gleam.
▹ Noturno: Leavanny com X-Scizor e Espeon com Dazzling Gleam.
▹ Fantasma: Leavanny com Knock Off e Mandibuzz com Knock Off e Foul Play.





Antes de qualquer coisa, o seu time está muito legal! Tem coverage, tem sinergia, mas na minha opinião, não está muito balanceado para uma tier competitiva como OU. Lembrando, todos os comentários e sugestões a seguir são apenas pontos de vista diferentes, que você pode concordar ou discordar. Até quem lê as sugestões, caso tenha pensado em um core melhor, um ataque mais interessante, uma estratégia que vá valer a pena ser citada, sempre serão bem vindos nos comentários na página do Face ou aqui no artigo!



Comentários:

▸ Já sabemos que você consegue controlar os entry-hazzards com Defog e Magic Bounce, o que será ótimo para auxiliar o seu Charizard que toma 50% de dano, além de Mandibuzz e Leavanny que tomam 25% ao entrar em campo. 

▸ Apesar de você conseguir counterizar o clima com a Mega Stone, ainda seria interessante ter outra forma de chamar o clima. Mandibuzz é ótimo para a troca afim do controle do clima, pois pode se recuperar com Roost, dar Defog para tirar hazzards e não tomar dano de Hail ou Sandstorm com Overcoat. Contudo, se o seu adversário resolver trocar o clima para Hail de uma Alolan Ninetales? Pois os dois STABs dela serão super efetivos contra sua troca. E sua outra opção de troca que seria o Toxapex pode também tomar super efetivo com Freezy Dry. Sua melhor opção seria atacar com Flamethrower, podendo ser atacado com Blizzard ou semelhante.

▸ Nidoking, por ser um Pokémon com item de Choice, que te prende naquele ataque, é preciso ter cuidado. Se você escolher Earthquake, já tem que se planejar para o caso de trocarem para um Voador. Se você escolher Thunder Punch, também já tem que ter sua resposta para o caso de trocarem para um tipo Solo ou outro Elétrico. Se você escolher Poison Jab, também tem que planejar sua troca no caso do adversário trocar para um tipo Metal. E como ele não tem como recuperar o HP, sendo a sua melhor resposta para os tipos Elétricos, Voador, Dragão e Fada, é necessário saber planejar seu jogo para não perdê-lo antes da hora. Além disso, cuidado com outros @Scarf que você enfrentará!

▸ Charizard é um ótimo Wallbreaker para ser jogado no início ou no meio do jogo, mas também pode te ajudar num sweep, desde que se livre de todas as ameaças antes: Garchomp, Excadrill @Choice Scarf, Ash-Greninja com Water Shuriken principalmente com @Life Orb, Gyarados com +1 do Dragon Dance (independente de ser Mega, ele pode aguardar a Mega Evolução para tomar neutro de Solar Beam), Landorus, Magnezone (com Sturdy ou @Scarf), Nihilego, Tapu Koko, Xurkitree defensivo ou com Z-Electric Terrain, Zapdos e Zygarde com Thousand Arrows, por exemplo.

▸ Outro problema para times de clima é Pokémon com Cloud Nine. Mais especificamente nesse caso, Golduck com @Scarf e Drampa, tanto com Beserk ou com Cloud Nine, principalmente com alguma Berry que recupere seu HP, Roost, ou @Assault Vest. Cuidado com usuários de climas diversos, como Pelipper, Politoed, Tyranitar, Alolan Ninetales, Vaniluxe, Hippowdon e Gigalith.

▸ Portanto, o controle do clima que pode fazer que Pokés se tornem ameaças. Tyranitar irá vencer a batalha de clima por ser o mais lento - podendo também ser mega ou @Scarf, duas ameaças que poderão bloquear o seu Solar Beam enquanto ganha mais sp. def (Sandstorm dá boost no Sp. Def dos Pokés do tipo Mineral). Alolan Ninetales não é ameaça tão grande para seu clima, já que Flamethrower tira 43~51% dela, mesmo com Aurora Veil, com nature +Sp.Def; enquanto Hippowdon é uma grande ameaça, podendo revidar com Rock Slide ou Stone Miss Edge.


Sugestões:
Você pode adaptar o seu time de duas formas: Ou mudando para um time mais focado no uso do Sol, ou mudar focando mais no Mega Charizard-Y. Veja:

Bota a cara no Sol!
▸ Leavanny tem uma ótima velocidade e ganhou boost em sua defesa especial nessa geração, contudo, eu a substituiria por outros Pokémon com Chlorophyll, por causa de sua dupla fraqueza x4 contra fogo e voador, que mexe um pouco com teu time em OU. Confira outras opções:

▹ Shiftry não está em OU, mas é uma boa opção, pois aprende também Swords Dance e ganha STAB para o uso de Knock Off. Seu time ganhará mais uma fraqueza contra Insetos, mas o seu Charizard saberá receber bem os ataques. Para o caso do seu Sol acabar, ainda pode atacar usando Sucker Punch para ser mais rápido e até tem Defog caso queira substituir seu Mandibuzz. A velocidade de Leavanny é de base 92 e da de Shiftry é de base 80, mas no Sol forte, a base irá para 160, graças á habilidade;


▹ Lilligant é atacante especial, e eu entendo que você escolheu Leavanny para atacar no lado físico, mas analise esse set: Z-Sleep Powder (+1 Speed), Growth (+2 no ataque físico e no ataque especial enquanto estiver Sol forte, ou +1 em outro clima) ou Quiver Dance (+1 no ataque especial, na defesa especial e na velocidade), Giga Drain e Hidden Power Ice ou até Dream Eater. Ou, se você preferir, Synthesis, que irá recuperar 2/3 do seu HP total no Sol forte. Ainda, a velocidade de Lilligant é mais próxima da velocidade de Leavanny, com a base de 90, podendo chegar à 180 no Sol forte. Você perde força no lado físico, mas pode usar Alolan Marowak ou Bewear @Scarf para bater forte. Sem Mandibuzz, talvez possa ser interessante trocar Espeon por Mew, dependendo da função que der a ele;

▹ Venusaur também seria uma ótima opção, por também ter Chlorophyll, um ótimo stat de Ataque físico, um ótimo coverage e também pode dar boost com Z-Sleep Powder, Growth no Sol forte, e uma estratégia super legal: Z-Celebrate. Caso você tenha conseguido um Bulbasaur de evento que foi distribuído no ano passado com Celebrate, você poderá dar boost de +1 em todos os stats de Venusaur. O chato é que terá de se livrar de algum de seus Pokémon venenoso, pois estará muito vulnerável aos ataques psíquicos e, por mais que Venusaur tome neutro, Toxapex e Nidoking tomam super efetivo contra solo.

Demais mudanças:
▸ Alolan Marowak pode ser uma resposta ao Tapu Koko com Z-Mirror Move (+2 em ataque físico) ou Xurkitree @Scarf. Além de ganhar boost para seus ataques do tipo fogo no Sol Forte e atacar super forte quando tem seu @Thick Club. Caso queira fazer um jogo mental, use Rock Head, pois é comum que o Marowak de Alola seja Lightning Rod. Assim você não tomará dano de recoil com Flare Blitz, mas não poderá trocar para absorver o dano de um ataque do tipo Elétrico;
▸ Bewear tem uma ótima habilidade e um tipo magnífico para duas de suas fraquezas: Gelo e Fantasma. Graças a Fluffy, ele irá tancar qualquer ataque que fizer contato, sendo especial ou físico, mas ganhará uma nova fraqueza: ataques que não façam contato, do tipo Fogo. Sua velocidade não é das melhores, tendo base 60, mas o item @Scarf pode ajudar, mas não para aqueles com base superior a 110 de velocidade. Caso não ache uma boa, procure melhorar sua defesa ao usar @Assault Vest ou @Leftovers se você quiser usar Pain Split ou Rest com Bulk Up - mas certifique-se que os atacantes especiais do time adversário não estarão mais presentes;
▸ Espeon pode ter Sunny Day no lugar de Hidden Power para auxiliar na troca de clima. Será uma ótima solução quando aparecer um Hippowdon querendo jogar hazzards no seu campo. Além disso, Morning Sun irá recuperar 2/3 do total do HP durante o Sol forte - caso lhe seja interessante;
▸ Charizard pode ter Roost no lugar de Protect, pois pode ser mais útil você se livrar da fraqueza do seu tipo Flying, do que procurar conhecer o set do inimigo se protegendo - isso você poderá fazer com trocas;
▸ Toxapex pode esquecer o Toxic Spikes (eu sei, é difícil não querer usar esse ataque) para ter o Toxic, ganhando melhor controle de quem será entoxicado e não errar nunca (mesmo quando usam Dig, Dive, Fly...), ou usar Recover para recuperar seu HP sem precisar trocar de Pokémon, ou até mesmo Haze para zerar as mudanças de stats. Até porque, sua forma de controlar Hazzards (Defog) também irá se livrar de seus Toxic Spikes.


Suporte ao CharY

▸ O seu Mandibuzz e/ou Espeon podem ser trocados por um Mew com Defog e Taunt, por exemplo; ou até mesmo colocar o Taunt no Mandibuzz para fazer que Pokés mais lentos não façam Stall com Toxic e Recover (ou Wish, Softboiled, etc) e nem sujem o seu campo com entry hazzards. Apesar do Mew não ter Overcoat, ele pode recuperar o dano tomado com Hail ou Sandstorm com @Leftovers e também pode aprender Sunny Day para o controle de clima, caso deseje;
▸ Solar Power é interessante para o Charizard, caso o Sol esteja em campo antes dele Mega evoluir. Ao meu ver, Blaze será mais interessante para esse caso de suporte, já que, caso você esteja com muito dano no Charizard, pode aproveitar e dar força ao seu Flamethrower antes de Mega evoluir, para não dar boost em ataques de fogo ou atrapalhar o Scald de seu Toxapex por causa do Sol forte;
▸ Só quem já enfrentou sabe o quão chato um core defensivo de Toxapex e Chansey (@Eviolite) pode ser. E quem sabe, não seja uma boa para você? Assim, você poderá até passar Wish para um Pokémon que não possa se recuperar e também usar Heal Bell para tirar uma possível paralisia de um Pokémon que deveria ser veloz. Além da Toxapex resistir aos ataques do tipo Lutador, e você ter quem trocar no caso de atacarem com movimentos do tipo Elétrico, Psíquico ou Solo;
▸ Outro Pokémon que talvez seja interessante para aumentar suas defesas é o Alolan Persian, com Fur Coat e Z-Parting Shot (recupera o HP e a Condição de Status do Poké que entrar em campo, além de reduzir em -1 o ataque físico e especial do adversário).


Conclusão:
De qualquer forma, abuse do Double Switch. Com o seu campo limpo, seja por Defog ou por Magic Bounce, você pode aproveitar que Nidoking é o seu principal counter - e ele, por sua vez, tem um movepool arriscado, com algumas imunidades. Toxapex, um ótimo Pokémon defensivo, tem uma habilidade maravilhosa para usar essa ferramenta: Regenerator. Só cuidado com as fraquezas em comum: Solo e Psíquico. Para eles, use suas imunidades ou resistências, como Mew ou Espeon, Mandibuzz, Persian ou Charizard... 





Quer saber como mandar sua equipe para ser analisada aqui no Pokémothim? É só seguir as instruções abaixo:

Mande um e-mail para contato@pokemothim.net com seu nome ou apelido (para saber se a pessoa foi escolhida) e com todas as informações de seus seis Pokémon, um por um, incluindo uma breve descrição dizendo o porque você utiliza cada um deles em sua equipe e suas funções. Exemplo:

Pokémon | @Item
Nature: --- | Ability: ---
EV's: ---
Movimentos:
- Movimento 1
Movimento 2
Movimento 3
Movimento 4
Descrição:
Escreva aqui qual a função desse Pokémon no time. Se ele serve como auxílio pra outro Pokémon do seu time e coisas do tipo. Enfim, escreva o máximo possível de como você utiliza esse monstrinho em seu time!
Lembre-se:
  • Esforce-se: Faça seu time com dedicação, estudando cada um de seus Pokémon, não crie um time qualquer e de maneira rápida, até porque não terá graça alguma analisar. Nós não estamos aqui para decidir ou fazer um time para você, apenas queremos ajudar a melhorar.
  • Teste: Existem vários simuladores de batalhas online, neles vocês podem testar seus times para verem se realmente seus Pokémon combinam e vão bem nas batalhas. É só pesquisar.
  • Crie: É bem legal saber como seu time foi criado, suas origens e pensamentos. Assim, podemos melhorá-lo tentando mudar ao mínimo seu conceito.
  • Seja coerente: Na descrição de cada Pokémon, uma dica é tentar enrolar ao mínimo, times que estejam bem explicados e coerentes tem cada vez mais chance de ser escolhido!
  • Sem medo: Não fiquem com medo de mandarem seus times por acharem que é muito ruim, ou algo do tipo, nosso objetivo aqui é e sempre será tentar ajudar todos vocês.

Lembrem-se: Se já mandaram seus times e ainda não foram analisados, pode ser que em seu e-mail esteja faltando a descrição de seus Pokémon. Se estiver tudo certo, você pode ser o próximo.

Sendo só isso por hoje! Ficaremos aguardando o envio de suas equipes!
Fiquem ligados na Pokémothim e até a próxima!
Sobre Matheus Miranda
24 anos, Teresópolis – RJ. Empresário, formado em Administração. Fascinado por Pokémon aquáticos e chocolate desde seus 6 anos. Gastou muitas pilhas jogando no GameBoy Color, perdeu muitas TCG e tazos no bafo e adora escrever teorias e especulações.

Um comentário:

  1. Iago A. Damasceno13/02/2017, 18:41

    Vocês gravaram o ep 29 de pokémon xy&z que saiu na cn????

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar