logo

Pokémothim

Rate My Team: Fellipe

Essa semana vamos analisar o time do Fellipe, que nos encaminhou um time para ele participar da competição de Fevereiro: 2017 International Challenge February. Confira:


Primeiramente, iremos rever os detalhes da competição:
Período para Registro: 16/02/2017 até 23/02/2017
Período de Batalhas: 24/02/2017 até 26/02/2017
Estilo de Batalha: Batalhas em Dupla, escolher 04 de um time de 06 Pokémon
Limites de Batalhas: 15 batalhas por dia
Restrições de Pokémon: Alola Pokédex apenas - "Kanthonian Form" são banidos.
Pokémon Banidos: Zygarde, Cosmog, Cosmoem, Solgaleo, Lunala, Necrozma, Magearna
Itens Banidos: Mega Stones
Presente de entrada: Mawilite, Beedrillite (após vencer e/ou perder 3 batalhas)



Vamos portanto analisar o time enviado pelo Fellipe:



Espeon | @Lum Berry
Nature: Timid | Ability: Magic Bounce
EV's: 252SpA/252Spe
Movimentos:
- Calm Mind
- Baton Pass
- Psyshock
- Light Screen

Wishiwashi | @Sitrus Berry
Nature: Quiet | Ability: Schooling
EV's: 252SpA/252HP
Movimentos:
- Ice Beam
- Rest
- Earthquake
- Hydro Pumb

Arcanine | @Leftlovers
Nature: Adamant | Ability: Intimidate
EV's: 252Atk/4Spe/124SpD/124Def
Movimentos:
- Flare Blitz
- Close Combat
- Iron Tail
- Morning Sun

Muk-Alola Form | @Black Sludge
Nature: Adamant | Ability: Poison Touch
EV's: 252Hp/128Atk/128SpD
Movimentos:
- Gunk Shot
- Knock Off
- Explosion
- Curse

Decidueye | @Life orb
Nature: Adamant | Ability: Overgrow
EV's: 252Atk/252Hp
Movimentos:
- Leaf Blade
- Spirit Shackle
- Sucker Punch
- Swords Dance

Minior | @White Herb
Nature: Adamant | Ability: Shields Down
EV's: 252Atk/252Spe
Movimentos:
- Shell Smash
- Acrobatics
- Stone Edge
- Earthquake




Lembrando, todos os comentários e sugestões a seguir são apenas pontos de vista diferentes, que você pode concordar ou discordar. Até quem lê as sugestões, caso tenha pensado em um core melhor, um ataque mais interessante, uma estratégia que vá valer a pena ser citada, sempre serão bem vindos nos comentários da página no Facebook ou aqui no artigo!




Fraquezas e Resistências:
4x Resist2x ResistImmune2x Weak4x Weak
Bug02010
Dark01020
Electric01020
Fairy01000
Fighting01100
Fire03010
Flying01010
Ghost01020
Grass03010
Ground01120
Ice02020
Normal01100
Poison02000
Psychic01100
Rock00020
Steel02010
Water02020

Seu time está muito bem balanceado quanto aos tipos: se existem dois Pokémon com fraquezas a algum tipo, existe pelo menos uma resistência e/ou uma imunidade - com exceção de não haverem resistências a ataques do tipo Mineral. Tenha cuidado com os ataques neutros dos tipos Fada, Voador, Fantasma, Normal e, principalmente, Mineral.


Comentários:
Infelizmente, o Fellipe parece ter construído um time para batalhar em singles, ou seja, não está muito preparado para as batalhas em dupla que enfrentará nessa competição. 
Ainda assim, acertou em trazer alguns sets como Arcanine com Intimidate e Alolan Muk com Poison Touch, por isso, iremos apenas reformulá-los para que eles estejam mais adaptados ao competitivo em questão. Lógico, alguns Pokés terão que sair, para dar espaço a outros que se dão melhor no formato.
E, ao analisar as regras desta competição, vemos que ela se assemelha muito ao VGC - campeonato de batalhas em dupla, do qual o treinador deverá escolher 04 Pokémon de um time de 06.
Também não há muito tempo para dar boosts em batalhas em dupla. Alguns sempre são possíveis, mas ter sets com Shell Smash, Curse e Swords Dance num mesmo time não irá auxiliá-lo neste formato.


Sugestões:
Analisando as principais ameaças do VGC17 (pode ser feito diretamente através do site oficial, em Rating Battles), vemos que os Pokémon mais usados são Arcanine, Garchomp, Tapu Koko, Kartana, Tapu Lele, Tapu Fini, Porygon 2, Alolan Ninetales, Alolan Muk e Celesteela no TOP10. Sendo assim, te damos duas opções:


  Se não pode com eles, junte-se a eles!

▹ Arcanine e Alolan Muk já estão no TOP10 de mais usados, então porque não juntar mais alguns no seu time? Garchomp e Tapu Fini estarão fazendo um ótimo trabalho em seu time, veja os motivos:

▹ Arcanine com @Firium-Z ou @Choice Band podem ser uma ameaça ofensiva, ao usar Wild Charge, Extreme Speed, Flare Blitz e Will'o'Wisp ou Close Combat (respectivamente, de acordo com o item).

▹ Alolan Muk precisa alterar seu set original, trocando Gunk Shot por Poison Jab, pois caso o Pokémon não acerte o ataque em batalhas de dupla, sofrerá muito mais com o decorrer do turno que se fosse uma batalha singles. Mantenha Explosion apenas se estiver segurando Normalium-Z e, principalmente se seus demais Pokémon tiverem como se proteger. Outras opções são ataques prioritários, como Shadow Sneak e Sucker Punch, mas cuidado com Psychic Terrain. Mantenha Knock Off e se divirta! Caso consiga uma estratégia interessante com Intimidate do Arcanine ou outra habilidade de outro integrante do seu time (Garchomp), use Power of Alchemy. Se preferir, use Gluttony e - no caso da nature Adamant, utilize uma @Figy Berry, para recuperar 50% de seu HP total, quando estiver com seu HP a 50% ou menos.

▹ Decidueye também pode permanecer para ser sua substituição à Kartana, sendo sua principal resposta aos Tapus: Leaf Blade para Tapu Fini, Spirit Shackle para Tapu Lele, Hidden Power Fire/Poison e/ou U-turn para Tapu Bulu. Tente usar um Timid com @Scarf ou um Adamant com @Assault Vest ou @Focus Sash.

▹ Compondo o restante do time, estará Garchomp como uma ótima resposta ofensiva, principalmente para Tapu Koko e Mirror Matchs (já que dá super efetivo em Arcanine e Alolan Muk). Cuidado com Dazzling Gleam! Use com @Choice Scarf ou @Groundium-Z, pois a força de Garchomp será suficiente para atacar forte com Earthquake ou Tectonic Rage (para atacar apenas um adversário e/ou com mais força que com EQ), Rock Slide para os voadores, Poison Jab para os Tapus e você pode escolher entre Fire Fang para Kartana ou Dragon Claw como um segundo STAB poderoso - cuidado com as imunidades aos ataques de Veneno, de Dragão e de Solo. Com Rough Skin, ele também é um grande auxílio defensivamente. Minha sugestão: 4HP, 252ATK, 252SPE, sendo Adamant para o caso de @Scarf ou Jolly para o caso de @Groundium-Z.

▹ Tapu Fini, apesar de ser difícil de se conseguir, ainda é possível ter um set competitivo. Com o Hyper Training, a única coisa que você precisa se preocupar é com a nature certa, que na minha sugestão seria Modest, segurando um @Weakness Policy, pois ela aguenta muito bem os ataques - mesmo que super efetivos. Uma Tapu Fini com Moonblast e Muddy Water dá um bom trabalho para o seu adversário. Contudo, para ajudar a aterrorizar aquelas ameaças, use Ice Beam ou neutralize-as com Taunt ou Haze. Minha sugestão é usar uma com 248HP, 252SPATK e 8SPDEF. Quando você for mais lento que um Tapu Koko, o Misty Terrain irá permanecer em campo (se irem para o campo ao mesmo tempo) e, com o boost do item, você poderá contra-atacar com Moonblast, garantindo OHKO (K.O. em um golpe). Ainda, ela é uma das poucas que tiram bom proveito de Calm Mind, mesmo em doubles. Tente considerar ao analisar seus adversários que usam atacantes especiais. Lógico, esse não é o único item que podemos usar: @Sitrus Berry e @Leftovers com Aqua Ring e Substitute. 

▹ Mandibuzz pode parecer desatualizado, mas com @Misty Seed, ele irá ganhar +1 em Special Defense, desde que tenha estado pelo menos uma vez sob o efeito da Misty Terrain de sua Tapu Fini ou da do adversário. Com Roost, Tailwind, Foul Play e Snarl ou Taunt, ele será uma ótima ajuda defensiva no seu time. Minha sugestão é ter um com 240HP, 216SPDEF e 52SPE, pois mesmo se Arcanine ou Garchomp forem Adamant (e nem com @Scarf), não irão ser mais rápidos que Mandibuzz sob Tailwind. Além disso, poderá resistir melhor aos ataques de Tapu Koko e Tapu Fini com o item mencionado.


  Nade contra a corrente!

▹ Aqui, os sets indicados acima para Alolan Muk e Decidueye permanecem os mesmos. Contudo, o set de Arcanine pode ser mais defensivo, ao utilizar uma @Sitrus Berry e Snarl.

▹ Milotic estará no seu time para contra-atacar aqueles Pokémon do tipo Solo ou Fogo. Principalmente para o caso de Arcanine, Gyarados e Garchomp, já que, além poder ganhar um boost no SPATK com a habilidade Competitive (no caso de Arcanine e Gyarados com Intimidate), o Pokémon terá golpes super efetivos para todas essas opções, desde que você tenha Ice Beam, Hidden Power Electric e um STAB aquático, como Scald, Surf ou Hydro Pump. Ainda existe a possibilidade de usar Haze ou Dragon Tail para se livrar das mudanças de stats alheias, ou no caso de você não conseguir o boost com sua habilidade. Tendo a capacidade de se regenerar com Recover, é uma opção mais que adequada para substituir Tapu Fini.

▹ Alolan Marowak é um ótimo counter para aqueles Pokémon do tipo Elétrico, como Tapu Koko e Xurkitree por exemplo. Além de auxiliar sua Milotic em campo, o Pokémon irá parar totalmente um ataque elétrico ao usar a habilidade Lightning Rod. Contudo, como muitos esperam já essa habilidade, você pode surpreender seu adversário e trazer um com Rock Head e não tomar recoil de ataques como Flare Blitz ou Double Edge. Utilize seu item assinatura, @Thick Club, para ter mais força ofensiva.

▹ Porygon-Z se tornou uma grande ameaça com o uso do @Normalium-Z, uma vez que o seu ataque assinatura, Convertion, ganhou um efeito secundário, dando o boost de +1 em todos os stats! Isso, além de fazer seu Porygon-Z mudar o seu tipo para o mesmo tipo do primeiro ataque em seu set. Ou seja, caso tenha Thunderbolt como seu primeiro ataque no Porygon-Z, ele acabará se tornando um Pokémon Elétrico, o que seria a minha sugestão. O seu terceiro ataque pode ser Ice Beam, Shadow Ball, Recover, Trick Room, ou outro de sua preferência, mas não deixe de trazer Hyper Beam ou Tri Attack, pois o Breakneck Blitz de um Porygon-Z com Adapdability que se baseou no Hyper Beam irá tirar MUITO dano de qualquer adversário.



Conclusão:
Aproveite que o campeonato não é TÃO competitivo assim, e tente se divertir! As inscrições terminam amanhã, então corre para não perder o prazo! E não se esqueça de completar pelo menos 3 batalhas para ganhar as Mega Stones. E, lógico, boa sorte!!




Quer saber como mandar sua equipe para ser analisada aqui no Pokémothim? É só seguir as instruções abaixo:

Mande um e-mail para contato@pokemothim.net com seu nome ou apelido (para saber se a pessoa foi escolhida) e com todas as informações de seus seis Pokémon, um por um, incluindo uma breve descrição dizendo o porque você utiliza cada um deles em sua equipe e suas funções. Exemplo:

Pokémon | @Item
Nature: --- | Ability: ---
EV's: ---
Movimentos:
- Movimento 1
Movimento 2
Movimento 3
Movimento 4
Descrição:
Escreva aqui qual a função desse Pokémon no time. Se ele serve como auxílio pra outro Pokémon do seu time e coisas do tipo. Enfim, escreva o máximo possível de como você utiliza esse monstrinho em seu time!
Lembre-se:
  • Esforce-se: Faça seu time com dedicação, estudando cada um de seus Pokémon, não crie um time qualquer e de maneira rápida, até porque não terá graça alguma analisar. Nós não estamos aqui para decidir ou fazer um time para você, apenas queremos ajudar a melhorar.
  • Teste: Existem vários simuladores de batalhas online, neles vocês podem testar seus times para verem se realmente seus Pokémon combinam e vão bem nas batalhas. É só pesquisar.
  • Crie: É bem legal saber como seu time foi criado, suas origens e pensamentos. Assim, podemos melhorá-lo tentando mudar ao mínimo seu conceito.
  • Seja coerente: Na descrição de cada Pokémon, uma dica é tentar enrolar ao mínimo, times que estejam bem explicados e coerentes tem cada vez mais chance de ser escolhido!
  • Sem medo: Não fiquem com medo de mandarem seus times por acharem que é muito ruim, ou algo do tipo, nosso objetivo aqui é e sempre será tentar ajudar todos vocês.



Lembrem-se: Se já mandaram seus times e ainda não foram analisados, pode ser que em seu e-mail esteja faltando a descrição de seus Pokémon. Se estiver tudo certo, você pode ser o próximo.

Sendo só isso por hoje! Ficaremos aguardando o envio de suas equipes!
Fiquem ligados na Pokémothim e até a próxima!
Sobre Matheus Miranda
24 anos, Teresópolis – RJ. Empresário, formado em Administração. Fascinado por Pokémon aquáticos e chocolate desde seus 6 anos. Gastou muitas pilhas jogando no GameBoy Color, perdeu muitas TCG e tazos no bafo e adora escrever teorias e especulações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar