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Rate My Team - Gabriel Alexsandro

O Rate My Team de hoje é para você que está afim de participar do Video Game Championships 2017, mais conhecido como VGC.


A boa notícia é que nesse ano, teremos o torneio aqui na América Latina! E a melhor notícia é que ocorrerá no Brasil!! Se você está afim de participar e concorrer a diversos prêmios, você tem um pouco mais de um mês para se preparar, pois o torneio ocorrerá nos dias 21 a 23 de Abril, em São Paulo. Confira as regras aqui. Já sabe as regras? Então, bora analisar esse time, encaminhado pelo Gabriel?!

Gigalith @ Assault Vest
Ability: Sand Stream
EVs: 196 HP / 56 Atk / 4 SpD
Brave Nature
- Stone Edge
- Heavy Slam
- Rock Slide
- Earthquake
O meu gigalith eu uso ele só pra invocar a Habilidade e tb dar dano na areia. E tb só por ser um tipo rocha pra usar contra fogo eu uso tb ele com o Arcanine, Celesteela e Garchomp mas eu gosto dele e precisava de um substituto pra ele.

Smeargle @ Focus Sash
Ability: Moody
EVs: 252 HP / 4 SpD / 252 Spe
Timid Nature
- Spore
- Follow Me
- Fake Out
- Spiky Shield
Ele serve como suporte Spore e Fake Out servem para parar Trick Room. Follow Me serve para ajudar o meu time, caso precise de um buff ou atrair ele para o ATK. Spiky Shield serve como proteção e dar dano aos pokemons físicos. A habilidade serve pra dar um buff em algum status aleatório e tb para ajudar o Smeargle

Arcanine @ Aguav Berry
Ability: Intimidate
EVs: 244 HP / 188 Def / 76 SpD
Calm Nature
IVs: 0 Atk
- Flamethrower
- Snarl
- Will'o'wisp
- Protect
Ele é o Pokémon wall. Serve para parar atacantes fisicos e especiais. Flamethrower serve para parar Kartana e outros pokémons fracos a fogo. Snarl serve para diminuir o poder de fogo dos atacantes especiais e ajudar Celesteela e Tapu Fini junto com a habilidade intimidate. Will'o'wisp serve para parar atacantes fisicos e tb dar dano do queimado. E Protect para receber menos dano nos Z-moves e proteger o meu Arcanine de ataques e status. Ele é um bom wall, gosto muito dele

Garchomp @ Groundium z
Ability: Rough Skin
EVs: 4 HP / 252 Atk / 252 Spe
Jolly Nature
- Protect
- Poison Jab
- Fire fang
- Earthquake
Ele é o z mover. Junto com Celesteela eles formam uma dupla imbatível. Protect serve para proteger. Poison jab eu uso para parar as fadas. Fire Fang eu uso para parar Kartana e outros tipos steel. Earthquake é o principal stab, ele serve para parar os pokes fracos a tipo Ground. Caso o oponente use Wide Guard, o z-move serve para isso: para acertar o oponente fraco, protegido pelo Wide Guard; e tb serve como uma carta na manga para garantir a vitória. E Rough Skin serve para dar dano aos atacantes fisicos e tb ele é um dos meus pokes favoritos

Tapu Fini @ Wide Lens
Ability: Misty Surge
EVs: 252 HP / 148 Def / 4 SpA / 76 SpD / 28 Spe
Calm Nature
IVs: 0 Atk
- Moonblast
- Heal Pulse
- Protect
- Muddy Water
Ele é o tapu do time. Ele já entra com o seu terreno. Moonblast é o stab tipo fada, junto com terreno ele fica muito poderoso. Heal Pulse serve para curar o meu time como Celesteela, Garchomp, Gigalith, Smeargle e Arcanine. Protect serve como proteger. Muddy Water, junto com a Wide Lens, ele acerta e diminui a accuracy dos pokes. Os EVs investidos em HP, Def, spdef ela vira um tank contra vários pokés. E tb é uma ótima aliada para celesteela e outros pokes graças ao Heal Pulse e ela é um dos tapus que eu mais gosto

Celesteela @ Leftovers
Ability: Beast Boost
EVs: 228 HP / 44 Atk / 116 Def / 116 SpA / 4 Spe
Adamant Nature
- Protect
- Leech seed
- Flamethrower
- Heavy slam
Ele é o pokémon tank. Leech Seed serve para ganhar HP. Protect serve para proteger e tb tirar mais HP com Leech Seed. Flamethrower serve para eliminar Kartana. Heavy Slam serve para dar dano aos pokés: como Celesteela é muito pesado, dá mais dano aos pokemons leves. Ele tb é um stall, já ganhei muitas Vitórias na Championships Battles junto com Garchomp, Tapu Fini e outros. Gosto muito dela e ela é boa defensiva. Essa Abilty Beast Boost ajuda muito na partida e dá boos ao stats de ATK

Lembrando, todos os comentários e sugestões a seguir são apenas pontos de vista diferentes, que você pode concordar ou discordar. Então, caso tenha pensado em um core melhor, um ataque mais interessante, uma estratégia que vá valer a pena ser citada, porque não comenta aqui para a gente?


Fraquezas e Resistências:
Dessa vez, não faremos quadro de Fraquezas e Resistências. Melhor que isso, usamos o Pokémon Showdown para testar o time, que somado ao site oficial (em Rating Battles) que identifica os sets mais usados e ameaças, foi todo o necessário para encontrar as principais ameaças e fraquezas do time.

Tive problemas com:
▹ Magnezone e Tapu Lele (seu time parece bastante com o do Aaron Cybertron Zheng no 2017 Invitations VGC e, infelizmente, ele perdeu para o Shoma Honami em 3x0 na final - veja o vídeo);
▹ Tapu Koko;
▹ Milotic com Competitive, principalmente em times de Trick Room em que usam Bulldoze ao lado dela;
▹ Garchomp com Assault Vest ou @Choice Scarf e Rock Slide dando flinch todo turno (acontece, sorte alheia e azar o meu);
▹ Times ofensivos com Trick Room e, principalmente, Oranguru com Instruct;
▹ Araquanid (é, tive problemas, já que estamos sem Super Efetivo contra ele);
▹ Gastrodon com Stockpile (lembre-se que nessa geração ele não poderá aprender Earth Power!);
▹ Times de chuva dão um trabalho, assim como times de gelo, mas é possível contornar;
▹ Alolan Ninetales (sempre traga Arcanine e/ou Celesteela quando ver ela!).



Comentários:
Gabriel, você acertou em cheio em seus sets! Você conseguiu construir um time que tem tudo o que o VGC necessita nesse ano: um controle de clima, um controle de Terrain (Tapu), um Intimidater, um Z-mover, um super defensivo e um Smeargle de quebra...
Eu tive que usar o seu time no Showdown para analisar as suas fraquezas, já que no VGC, nem tudo estará voltado aos tipos, uma vez que você escolhe 04 dos seus 06 Pokémon. E, pra minha surpresa, estava acima dos 1250 no ladder do VGC2017, em questão de minutos. Lembrando que o topo do ladder está em acima de 1900, mas o competitivo já está funcionando há alguns meses.
Lógico, tive que fazer algumas adaptações e me adaptar ao time também. Espero que você goste e considere minhas sugestões, pois me diverti muito com seu time.




Sugestões:
Para início, você nos colocou que está procurando um substituto para o seu Gigalith, mas meu maior problema não foi ele, e sim o Smeargle: em vista que 90% dos times tem, pelo menos um Tapu, você deve ficar atento aos ataques deste Pokémon, para não desperdiçar seu turno.
Ou seja, você não poderá usar Fake Out quando houver uma Tapu Lele em campo, pois Psychic Terrain bloqueará o movimento que tem prioridade. Lógico, você pode trocar o parceiro de seu Smeargle para a Tapu Fini e permitir que o Fake Out seja usado, contudo, não poderá usar Spore, já que Misty Terrain não permite nenhum tipo de condição de status (atenção para o Will'o'Wisp de seu Arcanine também!). Electric Terrain do Tapu Koko não permite deixar o oponente dormindo, então nada de Spore aqui também. E o Grassy Terrain do Tapu Bulu não chega a afetar o seu set, mas não poderá usar Spore nele, que é um Pokémon grama.
Sendo assim, tentei mexer principalmente nesses dois. Contudo, antes de falar em Smeargle e Gigalith, bora analisar as demais mudanças:

▹ Eu trouxe o Arcanine para, praticamente, toda batalha que fiz, exceto quando vi Milotic. Não mudei o set em nada! Cliquei Snarl e W'o'W sem pena, repetidas vezes, e na maioria delas, deu super certo. Apesar disso, senti falta de ataques elétricos no seu time para atacar Gyarados e Pelipper, principalmente. Talvez seja interessante trazer Wild Charge, mas não tenho certeza de qual ataque iria tirar para acrescentar o movimento elétrico. Acredite ou não, o melhor candidato é Flamethrower, que eu menos usei, tirando quando encontrei oponentes como Vikavolt, Celesteela e Kartana. Outra opção estratégica é trocar Flamethrower por Burn Up: um forte ataque com 100% de acc, que fará o Arcanine perder seu tipo Fogo e virar Typeless, não sendo mais fraco a nenhum tipo e também sobrevivendo melhor ao EQ do seu Garchomp. Para usar o ataque novamente, será necessário trocar o Poké, mas o interessante é que também estará reiniciando o Intimidate. Por sinal, ele aguentou legal um All-Out Pummeling de uma Pheromosa, atacante especial, sem nerfs de Snarl.

Tapu Fini é maravilhosa nesse time. Eu não usei tanto o Heal Pulse, talvez por falta de oportunidade, mas eu senti falta de um ataque do tipo Gelo para atacar o Garchomp e detoná-lo antes que ele arrase com a nossa querida peixinha... ou sereia... ou seja lá o que essa baiacu é. Ou seja, troquei Heal Pulse por Ice Beam, já que Moonblast não estava tirando tanto do Garchomp (39,5-48,1% em caso de Assault Vest, ou 65.2-78,2% sem AV; enquanto Ice Beam tira 51.3-62% com AV e 82,6-97,8% sem AV). Lembrando que, diferente dos demais Terrains, Misty Terrain não dá boost nos ataques do tipo Fada. Você pode passar os EVs de Speed para Sp.Atk para melhorar suas chances de OHKO, mas aconselho fazer um mothim (rsrs) em cima do Garchomp e atacar ele com seus dois Pokémon em campo, ou, quem sabe, usar Expert Belt ao invés de Wide Lens. Outras dicas são para tentar aproveitar o seu item escolhido originalmente e acertar mais vezes com Nature's Madness ou usar o Hidden Power Electric! OBS: Fini Modest @Expert Belt, com 32 EVs em Sp.Atk e 0 em Speed, irá dar OHKO 100% das vezes no Garchomp, com Ice Beam, mesmo que ele tenha Assault Vest (set padrão, com 52 EVs em Sp.Def). 

Celesteela dá muito trabalho para o seu oponente. Raramente conseguem tirá-lo de campo em um único turno. Leech Seed com Protect e Lefts irá restaurar bastante da sua vida, contudo, caso queira, ele também é uma boa opção para acrescentar um ataque elétrico para o Pelipper e Gyarados, já que o ataque em questão não é esperado: Hidden Power Electric. Eu coloquei o ataque no lugar de Protect, já que ele é um dos poucos Pokés em seu time que pode entrar em campo com o seu Garchomp, sem medo de Earthquake.

Garchomp é o powerhouse do time. Também esteve em quase todos as batalhas que fiz. Também não fiz nenhuma mudança nele, mas caso ache interessante, tente encaixar o Rock Slide no lugar de Fire Fang, já que você tem Flamethrower no Arcanine e na Celesteela, para acabar com aquela Kartana sweeper. Só não o trouxe para batalhas com controle de clima de Rain ou Hail.


Trocas que fiz:
 Gigalith - O Poké é bom, principalmente para tirar o Hail ou Rain do time oposto, dando suporte ao seu Garchomp. Ele não precisa fazer muito além de entrar em campo e chamar o clima, mas seu STAB foi muito importante para algumas partidas. Você ainda poderia incluir Wide Guard para parar Discharge, Muddy Water, Earthquake e outros ataques, ou Gravity para dar suporte ao EQ de seu Garchomp. Se você realmente quer tirá-lo do time, seguem as sugestões:
▹ Alolan Muk - Com Gluttony e Figy Berry, sendo um Adamant, ele irá sobreviver a muitos hits, principalmente do lado do Arcanine. Ótimo contra Porygon2, Oranguru, e as fadas, principalmente os Tapus. Sugiro: - Knock Off, - Pursuit, - Poison Jab, - Protect/Shadow Sneak.
▹ Pelipper - Outra opção de clima para o seu time é a chuva, já que Hail irá prejudicar seu Garchomp. Um dos melhores usuários atualmente de Drizzle, pois pode usar Hurricane e Scald com sucesso, além de ter acesso a Ice Beam, Roost e Soak, que se usado com ataques super efetivos contra aquáticos irá ajudar muito.
▹ Politoed - Nunca sai de moda no VGC. Ótimo usuário de Drizzle, com acesso a Perish Song, Scald, Ice Beam... Além de ser um bom usuário de Hidden Power.
▹ Mandibuzz - Já não é para a troca de clima, mas para aproveitar do seu Terrain. Na última edição do RMT sugeri um set com Misty Seed, que irá aumentar sua Sp.Def uma vez que esteja no Misty Terrain. Ótimo Poké defensivo, acesso a Snarl (podendo liberar o Arcanine deste ataque) e Tailwind.
▹ Driflim - O mesmo caso do Poké acima, mas com Unburden, ele se torna um pouco mais ofensivo: Acrobatics irá ganhar o boost com o uso do Misty Seed, ganhando velocidade com a habilidade e podendo usar Tailwind. Tendo acesso a Haze, Destiny Bond, Phantom Force e Stockpile, você pode tirar uma estratégia bem legal durante o jogo. A falta de acesso ao Roost pode ser compensada com Normalium-Z Stockpile. que irá recuperar o HP do Poké, além de ganhar boost nas defesas (caso ainda não tenha alcançado o máximo de 3 Stockpiles).
▹ Porygon-Z - quer aumentar seu poder de ataque? Acredite ou não, Adapdability com Hyper Beam e Normalium-Z vai tirar quase todo Poké de campo. Podendo ainda completar com Convertion para mudar seu tipo e podendo ganhar boost em todos os stats no caso do uso como Z-move. Aconselho a troca para o tipo Gelo, uma vez que o tipo Elétrico irá tomar super efetivo do EQ de seu Garchomp, e você terá que abandonar Protect para usar Ice Beam e Thunderbolt ou Recover, cobrindo aqueles Pokés que antes estavam dando trabalho.

 Smeargle - Smeargle é ótimo também, por ter acesso a quase todos os ataques do jogo. Infelizmente perdeu acesso ao Dark Void, que foi super nerfado nessa geração. Contudo, com o grande uso dos Tapus, como explicado nos comentários, esse set pode ser um pouco prejudicial. Seguem algumas sugestões que farão o trabalho parecido:
▹ Clefairy - com Eviolite, resistindo Knock Off, e com Friend Guard, ele se torna um ótimo Poké defensivo, que também irá melhorar a defesa dos seus parceiros. E repara nos ataques que o Poké aprende: Follow Me, Spotlight, Wish, Cosmic Power, Healing Wish, Gravity... Ufa, precisa falar mais?
▹ Shiinotic - o novo Poké pode dar trabalho. Rain Dish se tiver Pelipper ou Politoed dará mais uma forma de recuperação; Effect Spore caso contrário. Seu acesso a Spotlight, Spore, Strenght Sap e Leech Seed, além de STABs super interessantes para esse quadro competitivo.
▹ Porygon2 - outra opção de Eviolite, que poderá ganhar boost no Sp.Atk com Download. Use Tri Attack, Trick Room (para tirar o Trick Room do oponente), Recover e Toxic ou Thunderbolt, Ice Beam...
▹ Gastrodon - Stormdrain dará boost no Sp.Atk e o principal: ganhará imunidade ao tipo Water. Com Recover, Stockpile (com normalium-Z ou Maranga Berry), Toxic, Muddy Water ou Ice Beam irá dar um bom trabalho ao seu adversário. Cuidado para só dar Toxic quando for voador ou levitate, caso esteja sob o efeito do Misty Terrain, ou espere o efeito passar, ganhando boosts. 


Pessoalmente, preferi ficar com Gastrodon e Alolan Muk, mas só porque eu não consegui usar Clefairy, por falta de tempo.




Conclusão:
Se eu realmente fosse fazer o que o título do quadro indica, e dar uma nota para o seu time, ele só não ganharia nota máxima, pois encontrar um time perfeito em VGC é muito difícil. O foco deste modo de batalha muda constantemente e estratégias novas surgem todo dia. Você sempre pode acompanhar aqueles sets mais usados, melhores companhias e suas ameaças, mas muito dificilmente você estará pronto para todas as possibilidades deste competitivo.

Lembrando que, se você participar do torneio em São Paulo, você poderá ter até 3 batalhas, ou seja, três chances de ganhar. Use a primeira batalha para analisar e coletar toda informação possível do seu adversário. Tenha amigos que coletem informações enquanto você batalha, daqueles seus próximos rivais. Não se desanime e nem se estresse caso não consiga avançar muito na competição. Esse competitivo é cheio de jogos mentais e qualquer estratégia que não seja tão segura pode prejudicar o seu jogo. E, principalmente, use a psicologia para confundir seu oponente, por exemplo, criando padrões de ataques e proteções ou trocas para destruir o padrão quando for necessário para você, conseguindo virar o jogo em seu favor.




Quer saber como mandar sua equipe para ser analisada aqui no Pokémothim? É só seguir as instruções abaixo:

Mande um e-mail para contato@pokemothim.net com seu nome ou apelido (para saber se a pessoa foi escolhida) e com todas as informações de seus seis Pokémon, um por um, incluindo uma breve descrição dizendo o porque você utiliza cada um deles em sua equipe e suas funções. Exemplo:

Pokémon | @Item
Nature: --- | Ability: ---
EV's: ---
Movimentos:
- Movimento 1
Movimento 2
Movimento 3
Movimento 4
Descrição:
Escreva aqui qual a função desse Pokémon no time. Se ele serve como auxílio pra outro Pokémon do seu time e coisas do tipo. Enfim, escreva o máximo possível de como você utiliza esse monstrinho em seu time!
Lembre-se:
  • Esforce-se: Faça seu time com dedicação, estudando cada um de seus Pokémon, não crie um time qualquer e de maneira rápida, até porque não terá graça alguma analisar. Nós não estamos aqui para decidir ou fazer um time para você, apenas queremos ajudar a melhorar.
  • Teste: Existem vários simuladores de batalhas online, neles vocês podem testar seus times para verem se realmente seus Pokémon combinam e vão bem nas batalhas. É só pesquisar.
  • Crie: É bem legal saber como seu time foi criado, suas origens e pensamentos. Assim, podemos melhorá-lo tentando mudar ao mínimo seu conceito.
  • Seja coerente: Na descrição de cada Pokémon, uma dica é tentar enrolar ao mínimo, times que estejam bem explicados e coerentes tem cada vez mais chance de ser escolhido!
  • Sem medo: Não fiquem com medo de mandarem seus times por acharem que é muito ruim, ou algo do tipo, nosso objetivo aqui é e sempre será tentar ajudar todos vocês.



ATENÇÃO: Se já mandaram seus times e ainda não foram analisados, pode ser que em seu e-mail esteja faltando a descrição de seus Pokémon. Se estiver tudo certo, você pode ser o próximo.

Sendo só isso por hoje! Ficaremos aguardando o envio de suas equipes!
Fiquem ligados na Pokémothim e até a próxima!
Sobre Matheus Miranda
24 anos, Teresópolis – RJ. Empresário, formado em Administração. Fascinado por Pokémon aquáticos e chocolate desde seus 6 anos. Gastou muitas pilhas jogando no GameBoy Color, perdeu muitas TCG e tazos no bafo e adora escrever teorias e especulações.

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