logo

Pokémothim

Junichi Masuda e Shigeru Ohmori falam de 20 anos e concepção de arte em Pokémon


Em entrevista com a SRF Digital durante o Polymanga 2017 na Suíça, Junichi Masuda e Shigeru Ohmori falaram sobre vários assuntos ligados a franquia Pokémon, principalmente aos 20 anos de sucesso, concepção de arte e design dos monstrinhos.

SRF: Nós gostaríamos de falar sobre o processo da concepção de arte de Pokémon. Por exemplo, quanto tempo leva para criar um novo personagem?

Ohmori: É um processo muito longo e complicado, porque há muitos fatores que devem ser considerados no projeto de um Pokémon. O Pokémon visto na capa de um jogo pode durar mais de meio ano, dependendo do caso. Devemos, por exemplo, integrar o respectivo Pokémon aos jogos - o que significa que trabalhamos em conjunto com o desenho e também com a história dos jogos.

SRF: Quantas pessoas estão envolvidas no processo de design? 

Ohmori: Não existe um procedimento fixo para a concepção de arte de um Pokémon. Todos os funcionários podem contribuir com suas idéias. Claro que temos um departamento especializado que lida exclusivamente com o desenho do Pokémon.
Mas idéias para um novo personagem podem vir de tudo, não são programadores ou pessoas que normalmente têm mais tarefas administrativas. Todos trazem suas propostas, e vamos discuti-las juntos.

SRF: De onde saem as inspirações de novos Pokémon?

Ohmori: A natureza desempenha um papel muito importante. Portanto, muitas vezes visitamos zoológicos para sermos inspirados pelas criaturas reais. Mas o lugar onde o jogo se passa, é a principal característica para determinar o design dos personagens.

"A natureza desempenha um papel importante na invenção de novos Pokémon. É por isso que nossa equipe de design frequentemente visita o zoológico "
Shigeru Ohmori
Pokémon Designer

Para Pokémon Sun & Moon, por exemplo, nós estudamos os animais que vivem no local, para assim se inspirar.

SRF: Como os designers se certificam que um novo Pokémon pode ou não agradar o público?

Ohmori: Nós não temos equipes que lidam especificamente com a popularidade de cada Pokémon. 

Nós olhamos para o feedback que temos recebido aos jogos anteriores. Por exemplo, o que foi escrito na internet sobre ele. E assumindo o que sabemos sobre o que o público gosta e não gosta.

SRF: Existem Pokémon que são modificados depois do lançamento do jogo?

Ohmori: Não, nós não alteramos o design do Pokémon depois. Pensamos que cada Pokémon tem pelo menos alguns fãs.

"Para alterar um Pokémon em retrospectiva seria equivalente a uma traição perante os fãs."
Shigeru Ohmori
Pokémon Designer

Claro que existem Pokémon que são muito mais populares do que outros. Mas temos a certeza de que cada Pokémon é amado por alguém, então não fazemos ajustamentos posteriores.

SRF: Qual o seu Pokémon favorito?

Ohmori: O meu Pokémon favorito é chamado Wuffels (Inglês: "Rockruff" japonês: "Ivanko"). Eu sou uma pessoa que gosta de cães e Rockruff é um cão. Ele também é um personagem muito engraçado, então ele é o meu Pokémon favorito

Masuda: O meu Pokémon favorito é Psyduck (Inglês: "Psyduck" japonês: "Koduck"). Eu amo seu estilo: Ele tem olhos muito redondos que são apenas dois pontos pretos na verdade, e ele tem apenas três cabelos de sua cabeça. Ele também tem sempre uma dor de cabeça, o que é muito estranho para um Pokémon.

Quando fizemos os primeiros comerciais Pokémon há 20 anos, ele foi o primeiro Pokémon. E a minha voz, pertence a ele, tanto nos jogos como no anime. É por isso que eu acredito que há uma conexão entre nós...

SRF: Pokémon nasceu há mais de 20 anos. As artes dos personagens foram modificados neste período?

Masuda: Há 20 anos, por exemplo, Pikachu não estava tão em forma como ele é hoje, porque ele ainda era bastante arredondado.

Mas então veio o anime Pokémon. Pikachu desempenha um papel de protagonista e é um personagem muito ativo que corre muito. Tivemos, portanto, torná-lo mais fino.

SRF: Pokémon é uma marca de muito sucesso há mais de 20 anos. Se você tivesse que citar um fator que determina todo esse sucesso, o que seria?

Masuda: Eu acho que é porque os personagens de Pokémon tem uma extensa história de fundo. Eles não são figuras simples, todos têm suas próprias características.

Eu tenho em casa um gato - e como qualquer proprietário do gato, eu acredito que é algo muito especial que ele é o gato mais doce em todo o mundo.

Com o Pokémon é o mesmo: cada jogador imagina que o seu Pokémon é muito especial.

Fonte: SRF Digital
Sobre Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar