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Guia Prático para o Competitivo: Parte 5


Faaalaaa galerinha, tudo bem com vocês? Estamos aqui de volta para mais um artigo da nossa sessão sobre o básico do competitivo. Tem dúvida do que cada habilidade faz ou quer descobrir uma pra te auxiliar naquela batalha em dupla/double? Então faça bom proveito do conteúdo a seguir:

Introdução:

Cada Pokémon tem uma Habilidade, que pode ou não ajudar o usuário. Separamos em uma listagem bem detalhada com os efeitos das habilidades mais importantes, vistas atualmente no cenário competitivo. A maioria das  habilidades podem ser transferidas, suprimidas ou trocadas, enquanto algumas são fixas e não podem ser removidas ou trocadas. A maioria das habilidades têm efeito durante a batalha, enquanto outras têm efeitos fora da batalha. Já outras, têm efeitos dentro e fora da batalha.

Primeira, Segunda e Hidden Ability:

A maioria dos Pokémon podem ter até 3 opções de habilidades diferentes e essa será a habilidade que será baseada para definir qual habilidade terá ao evoluir. Um exemplo:
Feebas: 1ª habilidade - Swift Swim / 2ª habilidade - Oblivious / Hidden: Adaptability
Milotic: 1ª habilidade - Marvel Scale / 2ª habilidade - Competitive / Hidden: Cute Charm
Ou seja, o seu Feebas com Swift Swim terá Marvel Scale quando evoluir; Competitive se tivesse Oblivious; ou Cute Charm se tivesse Adaptability.


Métodos de conseguir Hidden Ability:

Os métodos disponíveis na 7ª geração são dois:
- TODOS os Pokémon obtidos através da transferência dos jogos da primeira geração através do Virtual Console, terão a sua Hidden Ability.
- Os Pokémon obtidos através do SOS Battles poderão ter a sua Hidden Ability a partir da corrente de 5 Pokémon ou mais. Confira como fazer as correntes aqui.


Ability Capsule:

Ability Capsule é um item que pode alterar a habilidade de seu Pokémon. Contudo, ele só poderá alterar a 1ª habilidade pela 2ª habilidade, ou vice-versa. NUNCA poderá trocar a Hidden de um Pokémon pela a primeira ou segunda habilidade, e nem passar da primeira ou segunda para conseguir a Hidden.
Outra situação é que o Pokémon que tem apenas uma habilidade, como por exemplo o Gengar, o item não terá nenhum efeito, uma vez que só poderia alterar Cursed Body por Cursed Body.

Exemplo do Efeito da Habilidade:

Huge Power = dobra o total do seu ataque.
Veja a diferença: Após toda a soma de EV, IV e Nature, o stat de ataque será dobrado. Ou seja, um Azumarill tem a base de ataque 50. Caso maximize seu ataque, dando-lhe uma nature +Attack e 252 de EVs no stat em questão, no nível 100, ele estará com 218 de base para seus ataques físicos. Como Huge Power irá duplicar isso, passará a ser 436 de Ataque.
Com @Choice Band, o seu ataque sofrerá mais um boost, de 1,5x, passando para (218x2x1,5) 654.

Clique sobre os botões para expandir a tabela.

# Habilidade Efeito
1 Adaptability Ataques do mesmo tipo que o Pokémon ganham boost de 1,33x (STABs dão 2x ao invés de 1,5x)
2 Iron Fist Ataques de soco ganham boost de 1,2x
3 Reckless Ataques que sofrem recuo (recoil) ganham boost de 1,2x
4 Technician Ataques com o poder de 60 ou menos ganham o boost de 1,5x
5 Rivalry Aumenta o poder dos ataques em 25% se o usuário e o alvo forem do mesmo sexo. Senão, reduz em 25%
6 Mega Launcher Ataques de Aura e Pulse ganham o boost de 1,5x
7 Strong Jaw Ataques de morder ganham boost de 1,5x
8 Tough Claws Ataques que façam contato têm boost de 1,33x
9 Steelworker Ataques do tipo Steel ganham 1,5x de boost
10 Analytic Ataques ganham 30% de boost se adversário já tiver atacado ou trocado de Pokémon
11 Hustle Ataque físico ganha o boost de 50%, mas a accuracy dos ataques físicos diminuem em 20%
12 Guts Ataque físico ganha o boost de 50% se o usuário tiver com uma condição de status
13 Tinted Lens Duplica o dano dado aos ataques não muito efetivos
14 Water Bubble Os ataques do tipo Water dobram seu poder. O usuário não pode ser queimado
15 Battle Bond Aumentará o poder do Water Shuriken do Ash-Greninja, de 15 para 20, sempre acertando 03 golpes
16 Sand Force Aumenta em 30% o poder dos ataques do tipo Ground, Steel e Rock, durante a tempestade de areia
17 Stakeout Dobra o dano dado se o oponente trocou de Pokémon ou entra em campo no meio da batalha
18 Blaze Melhora ataques do tipo Fire em 50% quando o usuário tiver com 1/3 do total do HP
19 Overgrow Melhora ataques do tipo Grass em 50% quando o usuário tiver com 1/3 do total do HP
20 Swarm Melhora ataques do tipo Bug em 50% quando o usuário tiver com 1/3 do total do HP
21 Torrent Melhora ataques do tipo Water em 50% quando o usuário tiver com 1/3 do total do HP
# Habilidade Efeito
1 Aerilate Ataques normais viram Flying, ganhando 20% de aumento
2 Pixilate Ataques normais viram Fairy, ganhando 20% de aumento
3 Refrigerate Ataques normais viram Ice, ganhando 20% de aumento
4 Galvanize Ataques normais viram Electric, ganhando 20% de aumento
5 Normalize Todos os ataques viram Normal type, ganhando 20% de aumento
6 Liquid Voice Todos os ataques baseados em som viram Water type
# Habilidade Efeito
1 Multitype Plate ou Z-Cristal alteram o tipo do Arceus e do ataque Judgement
2 RKS System Memory altera o tipo do Silvally e do ataque Multi-Attack
3 Protean Fará que o usuário troque seu tipo para combinar com o ataque que está sendo usado naquele turno
4 Color Change Fará que o usuário troque seu tipo para o mesmo do ataque recebido
5 Forecast Fará que Castform mude de tipo de acordo com o clima
# Habilidade Efeito
1 Air Lock Nega os efeitos dos climas
2 Cloud Nine Nega os efeitos dos climas
3 Drought Invoca a chuva ao campo
4 Drizzle Invoca a seca ao campo (sol forte)
5 Sand Stream Invoca a tempestade de areia ao campo
6 Snow Warning Invoca o granizo ao campo
7 Primordial sea Invoca a chuva pesada enquanto o Pokémon estiver em campo
8 Desolate Land Invoca o sol rigoroso enquanto o Pokémon estiver em campo
9 Delta Stream Invoca uma corrente de ar misteriosa enquanto o Pokémon estiver em campo
10 Dry Skin Perde 1/8 do HP sob Sol Forte, enquanto ganha 1/8 sob chuva. Ganha imunidade a ataques do tipo Water
11 Solar Power Perde 1/8 do HP sob Sol Forte, ganhando também 50% no Ataque Especial
12 Rain Dish Ganha 1/8 do HP sob a chuva
13 Ice Body Ganha 1/8 do HP sob o granizo
14 Chlorophyll Dobra a velocidade sob o sol forte
15 Swift Swim Dobra a velocidade sob a chuva
16 Sand Rush Dobra a velicodade sob a tempestade de areia
17 Slush Rush Dobra a velocidade sob o granizo
18 Sand Veil Aumento na evasiva sob a tempestade de areia
19 Snow Cloak Aumento na evasiva sob o granizo
20 Hydration Irá curar qualquer condição de Status na chuva
21 Leaf Guard Irá curar qualquer condição de Status no sol forte
22 Forecast Fará que Castform mude de tipo de acordo com o clima
23 Flower Gift Aumenta a Defesa Especial e o Ataque Físico do usuário e do parceiro em batalha
24 Harvest O usuário terá chances de recuperar sua Berry consumida no final do turno. 100% de chances sob o sol forte
25 Sand Force Aumenta em 30% o poder dos ataques do tipo Ground, Steel e Rock, durante a tempestade de areia
# Habilidade Efeito
1 Arena Trap Todos que estão tocando o chão ficam presos, menos Ghost Types
2 Magnet Pull Apenas tipos Steel ficam presos, a menos que também sejam Ghost
3 Shadow Tag Todos ficam presos, menos outros com Shadow Tag ou aqueles do tipo Ghost
# Habilidade Efeito
1 Battle Armor Ignora Critical Hits levados
2 Shell Armor Ignora Critical Hits levados
3 Serene Grace Aumenta as chances dos efeitos adicionais dos ataques
4 Super Luck Aumenta as chances de dar Critical Hits
5 Sheer Force Ignora os efeitos adicionais de ataques, dando aos ataques que tiveram efeitos adicionais ignorados o boost de 30%
6 Shield Dust Ignora os efeitos adicionais de ataques tomados
# Habilidade Efeito
1 Clear Body Ignora a redução de qualquer Stat
2 White Smoke Ignora a redução de qualquer Stat
3 Full Metal Body Ignora a redução de qualquer Stat
4 Keen Eye Ignora a redução de Accuracy
5 Hyper Cutter Ignora a redução do Ataque físico
6 Big Pecks Ignora a redução da Defesa física
# Habilidade Efeito
1 Dark Aura Dá o boost de 33,3% para os ataques Dark e quanto estiver em campo
2 Fairy Aura Dá o boost de 33,3% para os ataques Fairy e quanto estiver em campo
3 Aura Break Anula os efeitos das habilidades de Auras
# Habilidade Efeito
1 Electric Surge Invoca o Electric Terrain
2 Psychic Surge Invoca o Psychic Terrain
3 Grassy Surge Invoca o Grassy Terrain
4 Misty Surge Invoca o Misty Terrain
5 Surge Surfer Aumenta a velocidade sob Electric Terrain
6 Grass Pelt Aumenta a defesa sob Grassy Terrain
# Habilidade Efeito
1 Filter Diminui os danos de ataques super-efetivos em 2/3
2 Solid Rock Diminui os danos de ataques super-efetivos em 2/3
3 Prism Armor Diminui os danos de ataques super-efetivos em 2/3
4 Multiscale Reduz os danos de ataques, desde que seu HP esteja em 100%
5 Shadow Shield Reduz os danos de ataques, desde que seu HP esteja em 100%
6 Disguise Cria um substituto para o usuário, que irá aguentar o primeiro ataque defendido sem sofrer danos no HP
7 Fur Coat Reduz danos de ataques atingirem sua defesa física
8 Fluffy Reduz danos de ataques que fizerem contato, contudo dá a fraqueza ao tipo Fire
9 Thick Fat Reduz os danos tomados dos tipos Ice e Fire
10 Heatproof Reduz os danos tomados dos tipos Fire
11 Water Bubble Os danos dos ataques do tipo Fire são reduzidos na metade. O usuário não pode ser queimado
# Habilidade Efeito
1 Flash Fire Imunidade a ataques do tipo Fire, ganhando boost em seus ataques do tipo Fire
2 Levitate Imunidade a ataques do tipo Ground, além de imunidade a Arena Trap, Sky Drop, Spikes e Toxic Spikes
3 Lightning Rod Imunidade a ataques do tipo Electric, ganhando boost em seu ataque especial. Pode drenar ataques em doubles
4 Soundproof Imunidade a ataques baseados em som
5 Volt Absorb Imunidade a ataques do tipo Electric, ganhando 1/4 do total do HP
6 Water Absorb Imunidade a ataques do tipo Water, ganhando 1/4 do total do HP
7 Wonder Guard Imunidade a qualquer ataque que não seja super efetivo
8 Motor Drive Imunidade a ataques do tipo Electric, ganhando boost em sua velocidade
9 Storm Drain Imunidade a ataques do tipo Water, ganhando boost em seu ataque especial. Pode drenar ataques em doubles
10 Sap Sipper Imunidade a ataques do tipo Grass, ganhando boost em seu ataque físico
11 Bulletproof Imunidade a ataques baseados em bolas e bombas
12 Dry Skin Imunidade a ataques do tipo Water, ganhando HP sob a chuva e perdendo sob o sol forte
13 Immunity Imunidade a ficar envenenado
14 Inner Focus Imunidade a sofrer flinch
15 Insomnia Imunidade a dormir
16 Vital Spirit Imunidade a dormir
17 Leaf Guard Imunidade a todo tipo de Status, sob Sol Forte
18 Limber Imunidade à paralisia
19 Magna Armor Imunidade a congelamento
20 Own Tempo Imunidade à confusão
21 Oblivious Imunidade ao Taunt e ficar apaixonado
22 Water Veil Imunidade a ficar queimado
23 Sweet Veil Imunidade a dormir
24 Aroma Veil Imunidade ao Taunt, Encore e Disable
25 Comatose Imunidade a todos os Status (vive dormindo)
26 Magic Guard Previne dano de recuo, clima e Status
27 Rock Head Previne dano de recuo
28 Overcoat Previne o dano de clima, além de dar imunidade a ataques de Pó (Powder) e Spore
29 Dazzling Ignora ataques prioritários
30 Queenly Majesty Ignora ataques prioritários
# Habilidade Efeito
1 Guts Melhora o ataque físico se estiver Queimado, Paralisado ou Envenenado
2 Marvel Scale Melhora a defesa física se estiver Queimado, Paralisado, Envenenado ou Congelado
3 Quick Feet Melhora a velocidade se estiver Queimado, Paralisado, Envenenado ou Congelado
4 Flare Boost Melhora o ataque especial se estiver Queimado
5 Toxic Boost Melhora o ataque físico se estiver Envenenado
6 Huge Power Dobra o ataque físico
7 Pure Power Dobra o ataque físico
8 Lighting Rod Imunidade a ataques do tipo Electric, ganhando boost no ataque especial
9 Motor Drive Imunidade a ataques do tipo Electric, ganhando boost na velocidade
10 Storm Drain Imunidade a ataques do tipo Water, ganhando boost no ataque especial
11 Sap Sipper Imunidade a ataques do tipo Grass, ganhando boost no ataque físico
12 Justified Aumento no ataque físico se atingido por ataques do tipo Dark
13 Rattled Aumento da velocidade se atingido por ataques dos tipos Dark, Bug ou Ghost
14 Water Compaction Aumento na defesa física em dois estágios, se atingido por ataques do tipo Water
15 Minus Aumento no Ataque Especial se o parceiro em campo tiver Minus ou Plus
16 Plus Aumento no Ataque Especial se o parceiro em campo tiver Minus ou Plus
17 Speed Boost Aumenta a velocidade em um estágio no final de cada turno
18 Beast Boost Aumenta o maior stat do UB, caso ele derrote algum adversário
19 Moxie Aumenta o ataque físico do usuário, caso ele derrote algum adversário
20 Soul Heart Aumenta o ataque especial do usuário, caso qualquer Pokémon desmaie em batalha
21 Stamina Aumenta a defesa física se sofrer qualquer ataque
22 Moody Aumenta um stat aleatório em dois estágios, enquanto diminui um stat aleatório em um estágio, no final de cada turno
23 Weak Armor Aumenta a velocidade, enquanto diminui a defesa física, se atingido por um ataque físico
# Habilidade Efeito
1 Mold Breaker Ignora habilidades defensivas, como as que dão imunidade, reduzem danos ou aguentam ataques
2 Teravolt Ignora habilidades defensivas, como as que dão imunidade, reduzem danos ou aguentam ataques
3 Turboblaze Ignora habilidades defensivas, como as que dão imunidade, reduzem danos ou aguentam ataques
# Habilidade Efeito
1 Natural Cure Cura de qualquer Status na troca
2 Regenerator Restaura 1/3 do total do HP na troca
3 Poison Heal Restaura 1/8 do total do HP por turno, desde que o usuário esteja envenenado
# Habilidade Efeito
1 Prankster +1 em todos os ataques de Status
2 Gale Wings +1 em todos os ataques Flying, se estiver com o HP em 100%
3 Triage +3 em todos os ataques que regeneram o HP (causando dano ou não)
4 Stall O Pokémon sempre irá atacar por último
# Habilidade Efeito
1 Rough Skin Causa dano ao atacante que fizer contato físico
2 Iron Barbs Causa dano ao atacante que fizer contato físico
3 Aftermatch Causa dano ao atacante, caso derrote o usuário da habilidade
4 Bad Dreams Causa dano ao oponente que estiver dormindo
5 Effect Spore Pode causar um Status aleatório no adversário, caso o mesmo faça contato
6 Flame Body Pode causar queimadura no adversário, caso o mesmo faça contato
7 Poison Point Pode causar envenenamento no adversário, caso o mesmo faça contato
8 Poison Touch O usuário pode causar envenenamento, caso faça contato com o alvo
9 Static Pode causar paralisia no adversário, caso o mesmo faça contato
10 Synchronize O usuário irá causar a mesma condição de Status que recebeu no adversário
11 Cursed Body O adversário pode ter seu ataque desabilitado
12 Cute Charm O adversário pode ficar apaixonado
13 Stench O adversário pode sofrer Flinch, quando atingido por um ataque
# Habilidade Efeito
1 Friend Guard Reduz em 25% os danos do parceiro em campo
2 Healer Poderá recuperar a condição de status do parceiro em campo
3 Symbiosis Irá passar o item do usuário ao seu parceiro em campo, após o consumo de seu item
4 Telepathy O usuário é imune aos ataques do parceiro em campo
5 Battery Aumenta o ataque especial do parceiro em 30%
# Habilidade Efeito
1 Unnerve Pokémon não poderão comer Berry
2 Gluttony O usuário comerá a Berry antecipadamente
3 Cheek Pouch O usuário irá recuperar o HP quando comer a Berry
4 Harvest O usuário terá chances de recuperar sua Berry consumida no final do turno. 100% de chances sob o sol forte

É isso pessoal, voltaremos em breve com mais.

Esse post foi feito com a ajuda de Matheus Miranda.
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