logo

Pokémothim

Curiosidades sobre as capas e logos de Pokémon


As capas dos jogos de Pokémon são primordialmente iguais desde o começo da franquia. Isso ocorre em diversas franquias de videogame. Quando o jogo tem uma personalidade muito forte, acaba que eles ganham uma capa característica. Um exemplo disso é Final Fantasy, que mantem seu estilo há anos, ganhando uma personalidade artística. 


No caso de Pokémon, cada capa da franquia contém os mesmos elementos, sendo eles o mascote do jogo, sempre em evidência e o logotipo do jogo, que no Japão, muda de jogo em jogo. Falando em logotipo, muita gente achava que Sun e Moon foram os primeiros jogos da série a ter um simbolo representativo. Mas na verdade essa não é a primeira vez.

Os símbolos de ambos os jogos não são compreendidos até hoje

Isso na verdade começou lá trás, nos primeiros jogos de Pokémon. Cada jogo da primeira geração também recebeu um símbolo representativo. No caso, uma chama para Pokémon Red, uma gota de água para Pokémon Blue, uma folha para Green e um símbolo em formato de Pikachu para Pokémon Yellow.  Em seus remakes, Fire Red e Leaf Green foi dada a mesma simbologia, mas exclusivamente no Japão, novamente. 

Em Gold Silver foi ao contrário, sendo que eles receberam um símbolo que representava-os apenas no ocidente e no Japão, seus títulos acompanhavam somente os kanjis de Gold e Silver. Esse símbolo passou muito desapercebido e até hoje, pouca gente se lembra dele. Talvez por ter sido ofuscado pelos símbolos dados aos remakes de Johto, lançados em 2010 que simbolizam o coração de ouro e a alma de prata. 


Pokémon Crystal também recebeu uma simbologia em sua capa e seu título, sendo o chifre em forma de cristal que orna a cabeça do lendário. Esse mantido tanto na versão oriental, como na ocidental. 
Uma coisa curiosa é que durante as outras gerações, não houveram mais simbologias nas capas, até mesmo nas versões japonesas. Isso retornou com o remake de 2010, mas só tivemos isso novamente em Sun e Moon. Geralmente os símbolos nas capas de Pokémon funcionam mais de forma estética e artística e raramente contém algum papel no plot do jogo. Curiosamente, em Sun e Moon podemos observar os misteriosos símbolos em algumas localidades do jogo, como nos altares de Solgaleo e Lunala. Pouco depois do anúncio de Sun e Moon, foi suposto que os símbolos são a representação de um eclipse.  (Leia essa matéria aqui.)

As capas


As primeiras capas de Pokémon tentaram ser minimalistas ao máximo. Tanto no Japão, quanto no ocidente. Entretanto, pela diferença de formato das capas de Game Boy, a do japão ficou parecendo mais um poster promocional, enquanto a ocidental se manteve simplista. Ambas tem a mesma essência, usando os monstrinhos mascotes das versões no encarte, mas sendo essa a única capa onde os mascotes estão diferentes em ambas as versões. Na oriental Venusaur, Charizard, Blastoise e Pikachu estão desenhados em posições diferentes. Isso nunca mais se repetiria em Pokémon. 


As capas japonesas, em seu encarte principal, dão destaque as funcionalidades multiplay do jogo, o que na versão ocidental ficou escondido nos fundos. Os monstrinhos que aparecem nas laterais e atrás da capa variam entre Gengar, Cubone e muitos outros.

Na terceira geração, no ocidente as capas de Pokémon permaneciam no mesmo padrão. Quadradas, com o mascote no centro e o título do jogo. Entretanto, nessa época os jogos portáteis ainda vinham em caixas de papelão, por isso o formato das caixas era diferente em cada região do mundo. No Japão, essas caixas eram retangulares e as capas da terceira geração ficaram bem diferentes umas das outras, no Japão e ocidente.


Para dar ênfase ao brilho dos rubis e safiras, as caixas japonesas receberam um acabamento especial que as deixava com o aspecto brilhante. Particularmente, eu já tive acesso a uma versão Sapphire japonesa e eu acho essas umas das capas mais bonitas de Pokémon, mas que no ocidente perdeu totalmente sua essência. Mas não ficaria por isso, em 2014 com a chegada de Omega Ruby e Alpha Sapphire as capas ocidentais e orientais seguiram o mesmo padrão sendo baseadas no estilo das primeiras capas japonesas. Se você reparar bem, é o mesmo estilo. Temos bordas vermelhas ou azuis em cima e em baixo e um fundo bem desenhado com as cores do jogo. Esse detalhe deixou tudo muito bonito e, a unica coisa que ficou faltando foi o acabamento brilhante.  É importante ressaltar que esses foram os primeiros jogos a darem uma ênfase maior aos mascotes das capas. Antes dessa geração, os monstros da capa do jogo praticamente não tinham uma função na trama do jogo. 

Ainda nos remakes, é possível notar que as capas dos jogos foram as primeiras imagens anunciadas sobre eles. Por meses nós não tínhamos conhecimento sobre nada do jogo, além de suas capas. Uma melhoria gráfica nas capas está no fato de que, seguindo o estilo de XY, agora os mascotes dos jogos estão desenhados em um ambiente de fundo, sendo Groudon em um vulcão e Kyogre no fundo do mar. Atrás, alguns encartes relacionados aos vilões e protagonistas do jogo.

Á partir da geração 4, quando os portáteis da Nintendo ganharam mais capacidade de software e mais funções, todo jogo de Pokémon começou a ganhar um ícone que o representaria dentre outros jogos e apps de seu portátil. Esse símbolo passou a vir estampado na lateral das capas dos jogos e assim se segue até hoje. Abaixo seguem todos os símbolos, desde DP até SM: 

IconIconIconIconIconIconIconIconIconIconIconIconIconIconIcon

Esses símbolos permanecem até hoje em todas as capas de Pokémon seguintes ao Nintendo DS. É só pegar qualquer uma em sua casa e olhar. Eles também conseguem captar a essência de cada jogo em poucos pixels, sendo os de Sun e Moon os mais bonitos até agora.

As capas de Sun e Moon possuem algumas peculiaridades. Para começar, elas se completam. Não entende o que eu digo? Coloque as duas lado a lado e veja como o Sol e a Lua estão paralelos aos lendários. Isso da ênfase da ideia de duas dimensões diferentes em cada versão. Além disso, eles são mostrados em um fundo desenhado, mais cósmico, seguindo a linha da sexta geração que começou a melhorar a arte dos planos de fundo das capas.

Resultado de imagem para pokémon sun and moon boxart

A capa de um jogo, nada mais é que sua identidade visual primária e base para muitos consumidores. Chamar a atenção pela capa é sempre positivo, mesmo que nos tempos atuais isso não seja uma prioridade. Embora minimalistas, as capas de Pokémon escondem curiosidades interessantes e se você, leitor, souber de mais alguma que ficou de fora dessa lista, nos deixe saber!

Por hoje é só! Vejo vocês no próximo artigo!
Sobre Julius_Blaze

Um comentário:

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar