logo

Pokémothim

Curiosidades Pokémon: Bagon, Shelgon e Salamence


Oláá treinadores! 

O ''Curiosidades Pokémon'' de hoje é muito especial pra mim, pois se trata de uma linha evolutiva muita querida por mim. Bagon, Shelgon e Salamence, têm um espaço na minha party desde quando foram lançados. É muito legal conhecer mais sobre esse trio, todas as referencias e inspirações para criarem esses monstrinhos. 


O primeiro da lista, Bagon foi inspirado no dinossauro Paquicefalossauro. O Paquicefalossauro, ou lagarto cabeça grossa era um dinossauro herbívoro e bípede que viveu no período Cretáceo(145 milhões e 66 milhões de anos atrás). O animal media 4 metros de comprimento. 


Esse dinossauro possuía uma cabeça envolvida por uma placa óssea e volumosa. O animal usava essa cabeça para disputar território com outros machos da mesma espécie. Ele viveu na América do Norte. 

A peculiaridade mais marcante desse dinossauro é sua cabeça diferenciada. O Paquicefalossauro possuía não só o domo ósseo, como também inúmeras protuberâncias ósseas espalhadas pela região da cabeça. Essas protuberâncias ósseas não se limitavam apenas na cabeça, elas apareciam também em sua cauda, fazendo do membro uma arma muito eficaz contra predadores. 

Inicialmente esse domo seria usado para disputa de território, domínio de grupo e disputa pela fêmea. Porém, segundo algumas pesquisas mais atuais, o domo não poderia ser usado para confrontos, pois o dano no próprio dinossauro seria fatal. O domo seria usado como uma forma de cortejo, com isso, a cauda seria responsável pelas inúmeras disputas que o animal presenciava. Há muitos debates entre os paleontólogos sobre o uso do domo. 

Seus olhos estavam localizados na parte frontal da cabeça, fazendo com que o dinossauro tivesse uma boa visão. Esses animais se alimentavam de frutas e plantas fibrosas. 

Bagon - O Pokémon Cabeça Dura

Bagon tem um sonho de um dia conseguir voar. Devido a isso, ele se atira dos desfiladeiros. Como resultado de seus mergulhos, sua cabeça cresceu forte e tão dura quanto o aço temperado. 

Embora seja pequeno, este Pokémon é muito poderoso porque seu corpo é musculoso. 

Os músculos do pescoço são bem desenvolvidos, e a cabeça de ferro pode esmagar os pedregulhos em pedaços. 

Sempre que vê pássaros voando, fica sufocado de inveja e esmaga tudo ao seu redor com cabeçadas. 

Algumas teorias sugerem que seu comportamento de enfiar a cabeça com força nas coisas estimula as células que afetam sua evolução. 

É o Pokémon de número 371, na National Dex. Nos jogos, pode ser capturado no Meteor Falls(Sapphire, Ruby, Emerald e ORAS), na rota 210(Pearl e Platinum, através do Poké Radar), no Safari Zone(Heart Gold e Soul Silver), na White Forest(White), Pinwheel Forest(Black 2 e White 2, Hidden Groto), na rota 8(XY) e, na rota 3 e Kala'e Bay(Sun, Moon e USUM).

Bagon possui duas habilidades Rock Head e Sheer Force(HA). 

Bagon evolui para Shelgon no level 30.

Para falar das referencias de seu nome, vamos precisar conhecer o nome em japonês. Bagon em japonês é Tatsubay, que nada mais é que Dragão(tatsu) e Bebê(bay). 

Confira os status do Bagon:

Agora vamos para o Shelgon. Esse Pokémon é inspirado no dragão e no casulo de inseto, sim, inspiração estranha não é mesmo? Nem tanto. Devido a sua aparência de casulo/concha e as entradas na dex, podemos relevar o fato. Vamos começar falando sobre os dragões. 


Dragões são criaturas lendárias presente nas mitologias das mais diversas civilizações. São comumente representados como animais enormes, com aspecto reptiliano, detentores de asas e com hálito de fogo. 

A palavra dragão é originária do termo grego ''drakon'' que é usado para definir grandes serpentes. 

A variedade de dragões existentes em histórias e mitos é enorme, abrangendo criaturas bem mais diversificadas. Apesar de frequentemente citado no folclore de povos distantes como os asiáticos ou europeus, os dragões assumem, em cada cultura, uma função e uma representação diferente, podendo ser fonte de sabedoria, ou apenas feras destruidoras. 

Os dragões são uma das primeiras manifestações culturais ou mitos criados pela humanidade. 

Acredita-se que o mito do dragão possa ter surgido da observação de fósseis de dinossauros e outras grandes criaturas, como baleias, crocodilos ou rinocerontes, surgindo assim o mito do lagarto cuspidor de fogo. 

Por serem enormes é comum que eles apareçam como adversários de heróis mitológicos de heróis lendários ou deuses, mas esta não é a situação em todos os mitos presentes. É comum também que sejam responsáveis por diversas tarefas míticas, como a sustentação do mundo ou o controle de fenômenos climáticos. 

As mais antigas representações mitológicas de criaturas consideradas como dragões são datadas de aproximadamente 40.000 a.C., em pinturas rupestres pré-históricas na Austrália. Em alguns mitos, os dragões eram considerados como deuses, responsáveis pela criação do universo, e eram vistos de forma positiva pelo povo. 

Agora que já falamos sobre os dragões, vamos falar sobre os casulos ou pupas.


A pupa é um estágio na vida de um inseto. Ela está entre a fase larval e a fase adulta. O estágio pupal é encontrado apenas em insetos holometábolos, aqueles que sofrem uma metamorfose completa, com quatro estágios de vida: ovo, larva, pupa e imago. Os processos de entrar e completar o estágio pupal são controlados pelos hormônios do inseto. 

As pupas de diferentes grupos de insetos têm nomes diferentes, como a crisálida para as pupas de borboleta e tumbler para pupas de mosquitos. Pupa ainda pode ser denominada como casulo, ninho ou concha. 

As pupas são geralmente imobilizadas e estão em grande parte indefesas. Uma estratégia para superar isso é esconder a pupa. Algumas especies são protegidas por uma formiga. Outro meio de defesa da pupa é a capacidade de produzir sons ou vibrações para assustar predadores. Algumas espécies usam secreções químicas repletas de toxinas. 

Shelgon - O Pokémon Resistente

Dentro da armadura de Shelgon, as células estão em meio a uma transformação para criar um corpo totalmente novo. A casca deste Pokémon é extremamente pesada, tornando seus movimentos lentos. 

Enquanto aguarda a evolução, este Pokémon se esconde em uma caverna. Ficando muito tempo sem comer. Sua casca descasca no instante em que começa evoluir. 

Shelgon vive profundamente nas cavernas. Ele fica imóvel junto com sua casca dura, sonhando com o dia em que será capaz de voar.

É o Pokémon de número 372, na National Dex. Nos jogos, pode ser obtido no Friend Safari(XY, você precisa ter um amigo com a tipagem DRAGON) e na Kala'e Bay(Sun, Moon e USUM, através da SOS Battle).

Shelgon possui duas habilidades Rock Head e Overcoat(HA). 

Shelgon evolui para o Salamence no level 50.

Shelgon é a combinação de Shell - Casco - (Shel) e Dragon(Gon). 

Confira os status do Shelgon:


Agora vamos para um dos dragões mais badass da franquia, o Salamence. O Pokémon é baseado na salamandra e no Dragão Europeu. Igual o Shelgon, vamos começar pelo Dragão Europeu. 

Como citado lá em cima no Shelgon, os Dragões possuem inúmeras citações. O Salamence é baseado no Dragão Europeu, ou seja, suas características batem com o folclore europeu. 

O Dragão Europeu é retratado como uma criatura grande, que respira fogo, escamosa, com chifres é com aparência de lagarto. 


A criatura possui asas de couro, quatro pernas e uma cauda longa e musculosa. Porém, existem algumas representações que mostram os dragões com asas emplumadas, cristas e várias decorações exóticas. 

Em conto populares, o sangue do dragão geralmente contém poderes únicos, mantendo-os vivos por mais tempo ou dando-lhes propriedades venenosas ou ácidas. 

O dragão típico protege uma caverna ou um castelo repleto de tesouro. Um dragão maligno é frequentemente associado a um grande herói que tenta mata-lo. 

Embora seja uma criatura alada, o dragão geralmente busca um esconderijo subterrâneo para descansar. 

Na Europa, os habitantes sempre associam os dragões a emblemas de grandes famílias ou a bandeiras de países(País de Galês), porém isso remete mais a história dos mesmos e não do dragão em si, ou seja, não entra no contexto desse texto. 

O outro animal que serviu de inspiração para o Salamence, foi a Salamandra. Existem inúmeras Salamandras, porém a axolote é a que mais se assemelha ao Pokémon. 

 

O axolote é uma espécie que não se desenvolveu na fase de larva. Considerado um animal neoténico(possui características da forma larval), pois possui brânquias externas. Esses animais são constantemente usados em laboratório devido a sua capacidade de regeneração. 

Um exemplar adulto pode medir de 15 a 45 centímetros, o mais comum é 23 centímetros, sendo raro encontrar maiores. A presença de elementos larvais na fase adulta se dá pelo fato do animal possuir uma tireoide rudimentar, ou seja, não ocorre a liberação hormonal necessária para o total desenvolvimento do animal durante a metamorfose. Quando recebe esse hormônio, o animal se torna adulto e ganha características de animal terrestre: Pulmão e Pata. 

O animal é encontrado em lagos próximos da Cidade do México. Em alguns lagos, o animal está ficando raro de se encontrar devido a predação dos ovos por espécies locais introduzidas pelo homem. 

Salamence - O Pokémon Dragão
Esse Pokémon surgiu como resultado de um sonho forte e prolongado de aumentar suas asas e conseguir voar. Dizem que este poderoso desejo desencadeou uma mutação repentina nas células deste Pokémon, isso fez com ele ganhasse suas magníficas asas. 

Ao evoluir para Salamence, este Pokémon enfim pode realizar seu sonho de voar. Para expressar sua alegria, voa e roda por todo o céu enquanto lança chamas de sua boca. 

Quando irritado, o Pokémon fica incontrolável. Destrói tudo com garras e fogo. A destruição continuará até que Salamence tenha se cansado. 

É o Pokémon de número 373, na National Dex. Nos jogos, pode ser obtido na rota 3(Sun, Moon e USUM, através da SOS Battle).

Salamence possui duas habilidades Intimidate e Moxie. 

Salamence é a combinação de Salamander e, menace, vengeance, vehemence, ou violence(ameaça vingança, veemência e violência, expressões utilizadas baseadas na natureza cruel deste Pokémon) 

Salamence possui uma mega evolução. O Mega Salamence possui a habilidade Aerilate. Confira os status:


Lembrando que o post foi feito com informações coletadas da internet por mim Rodrigo Mantovani. Sobre as mitologias citadas, estas servem apenas para acrescentar ao texto, sem qualquer intenção de ferir ninguém e nenhuma crença alheia.

Espero que tenham gostado. Até a próxima!

Referencias: Bulbapedia e Serebii

Sobre Rodrigo Mantovani
23 anos, Itabirito-MG, fissurado por games e eletrônicos desde pequeno. Acredita em excentricidades e é apaixonado por séries/livros/filmes de ficção. Sua paixão por Pokémon vem desde de seus 7 anos e adora todos os Pokémon, cada tipagem tem um lugar reservado no seu time.
Redes: Twitch | Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar