logo

Pokémothim

Curiosidades Pokémon: Ekans e Arbok


Oláá treinadores!!

Voltamos com o ''Curiosidades Pokémon''. Depois de um tempo parado, devido a alguns fatores, a série volta e já vai logo cutucando o lado saudosista dos fãs, voltando direto para Kanto. O post de hoje pautará Ekans e Arbok

 

Vamos começar falando de mitologia. Ambas as serpentes são inspiradas no Basilisco. Em algumas europeias o Basilisco é considerado uma serpente fantástica. Existem inúmeras citações sobre o Basilisco. Muitas o tratam como um dragão(por isso Ekans e Arbok estão na classe Dragon Egg Group), outras citam diferenças entre macho e fêmea(fêmea possui uma coroa dourada e o macho uma pluma vermelha). Outra representação bem comum do Basilisco vem da Idade Média, que descreve a criatura com uma cabeça de galo ou, até mesmo, com a cabeça de um homem. Mesmo com inúmeras citações, a mais comum e a mais aceita é a que descreve a criatura como uma cobra(serpente gigante). 

O Basilisco era frequentemente mencionado na literatura. Nos livros, ele era tratado como um animal muito raro que só podia ser tocado pelas mulheres. 

Os Basiliscos são inimigos mortais dos Grifos. Um outro animal que se assemelha ao Basilisco é o Cocatrice(um réptil alado). Em alguns livros os escritores consideravam ambos os animais como parentes próximos. 

Grifo
Cocatrice

Uma história mais exclusiva contava que quem olhasse nos olhos do Basilisco viraria pedra.

O Basilisco possui características peculiares como a capacidade de cuspir fogo, caminhar em linha reta, mau hálito(o hálito é tão forte que é capaz de derreter pedras, murchar plantas e levar a óbito pessoas que o inalarem) e possuir veneno. 

A criatura possui um simbolismo bem sombrio, sempre relacionado à morte, ao medo, ao diabo, ao pecado e ao anticristo. Entre os pecados, a criatura é comparada a cobiça, a inveja e a arrogância. 

O nome Basilisco é designado a um lagarto tropical, membro da família das iguanas. Esse lagarto é comumente encontrado em florestas úmidas da América Central e do Sul. 

Agora que já reconhecemos um pouco sobre a mitologia por trás destes Pokémon, que tal irmos para a representação real deles? Começaremos com a Ekans, que é representada pela Cascavel. 


Cascavel é o nome genérico dado às cobras peçonhentas(venenosas). Para identificar uma cascavel, basta notar o chocalho na ponta de sua cauda. Elas estão presentes em todo o continente americano. Ao realizar a troca de pele, essas cobras enrolam parte da pele antiga na ponta de sua cauda formando uma espécie de anel. Ao passar dos anos, a pele antiga resseca e forma os famosos guizos, que emitem o barulho semelhante ao de um chocalho. 

A principal função do guizo é assustar predadores, que ao repararem o som característico tendem a fugir. As cascavéis se alimentam de pequenos roedores, mas podem usar o seu veneno para abater outros animais e, eventualmente, outras serpentes. Eles possuem hábitos noturnos, mas podem ser avistadas durante o dia. 

Seu corpo possui entre 1,5 a 2 metros de comprimento e a fêmea gera entre 18 a 30 ovos. 

Ekans - O Pokémon Snake

Possui um movimento silencioso e furtivo. Come os ovos de Pidgey e Spearow, inteiros. 

Quanto mais velho, maior é. Durante a noite, ela se enrola em volta de um árvore para descansar. Essa posição permite com que o Pokémon consiga reagir rapidamente a uma ameaça. 

Conseguem separar livremente sua mandíbula para engolir grandes presas. Usa a vibração da sua língua para localizar possíveis presas.

Ao nascer Ekans ainda não possui veneno, ou seja, sua mordida é dolorida, porém inofensiva. 

Depois de uma grande refeição, Ekans costuma descansar. Em algumas ocasiões esse Pokémon morre engasgado com um ovo que ficou preso em sua garganta.

É o Pokémon de número 23, na National Dex. Nos jogos, pode ser capturado nas rotas 4, 8, 9, 10, 11 e 23(Pokémon Red e Fire Red), Goldenrod Game Corner(Pokémon Gold e Heart Gold), nas rotas 3, 4, 32 e 33(Pokémon Silver e Soul Silver), nas rotas 3, 4, 26, 27, 32, 33, 42 e na Azalea Town(Pokémon Crystal), na rota 212(Diamond, Pearl e Platinum, dual slot, você precisa estar com o jogo Fire Red inserido) e na rota 14(Pokémon XY, Horda).

Ekans possui três habilidades Intimidate, Shed Skin e Unnerve(HA). 

Ekans evolui para Arbok no level 22. 

O nome Ekans é basicamente Snake ao contrário. Por isso Ekans é o Pokémon Snake, sem tradução. Snake significa Cobra em inglês.  

Confira os status do Ekans:
Agora vamos falar sobre a Naja Indiana, animal que serviu de inspiração para a Arbok


A Naja Indiana é uma espécia de Naja encontrada na Índia. É uma serpente reverenciada na mitologia indiana e comumente encontrada com encantadores de serpentes. É protegida por uma lei de proteção de animais selvagens da Índia. 

Essa cobra possui listas na parte de trás de sua cabeça. Os Hindus acreditam que essas listas sejam pegadas de Krishna(um dos deuses mais populares da Índia), que dançava na cabeça da serpente Kaliya. 

Krishna

A Naja Indiana mede em torno de 1,9 a 2,4 metros. Quando ameaçada, a Naja espalha algumas costelas na região do pescoço, essa ação afugenta os predadores. 

Ela é nativa do subcontinente indiano(Paquistão, Índia, Bangladesh e Sri Lanka). Ela pode ser encontrada em planícies, florestas campos abertos e regiões densamente povoadas por pessoas. Por possuir uma dieta ratívora, essa cobra busca lugares onde há bastante concentração de pessoas. 

As Najas fêmeas põe 10 a 30 ovos, geralmente em buracos de rato ou cupinzeiros e os ovos eclodem depois de um mês ou dois. Os filhotes possuem entre 20 a 30 centímetros e detém glândulas de veneno totalmente funcionais. 

O seu veneno causa paralisia, em casos de mordidas mais graves leva à insuficiência respiratória ou parada cardíaca. 

Arbok - O Pokémon Cobra

Há rumores de que as marcas presentes em sua barriga diferem de área para área. Depois de muito estudo, foi confirmado que existem seis padrões presentes na barriga do Arbok

Tem uma natureza muito vingativa, não vai desistir da perseguição, não importa o quão longe for à presa, esse Pokémon vai pega-la. 

Para intimidar inimigos, ele cresce o peito e faz sons estranhos, expulsando o ar de sua boca.

Este Pokémon é terrivelmente forte. Pode até aplanar tambores de óleo de aço. Uma vez que a Arbok envolve seu corpo em torno de seu inimigo, escapar de se abraço é impossível.

O padrão em sua barriga parece um rosto assustador. Os inimigos fracos vão fugir apenas ao avista-lo. 

Em Alola, pesquisadores realizaram uma nova pesquisa sobre os padrões presentes na barriga do Arbok, e constataram que existem mais de 20 possíveis padrões para esse Pokémon. 

Depois de assustar seu oponente com sua barriga ''tatuada'', Arbok o enrola e o finaliza com facilidade. 

É o Pokémon de número 24, na National Dex. Nos jogos, pode ser obtido na rota 23 e na Cerulean Cave(Pokémon Red), nas rotas 3, 4, 26, e 27(Pokémon Silver e Soul Silver), nas rotas 3, 4, 26, 27, 28, 42 e Mt Silver(Pokémon Crystal), na rota 23 e na Victory Road(Fire Red), no Great Marsh(Diamond, Pearl e Platinum, dual slot, você precisa estar com o jogo Fire Red inserido) e na rota 19(Pokémon XY, Horda).

Arbok possui três habilidades Intimidate, Shed Skin e Unnerve(HA). 

Arbok é Cobra ao contrário, porém escrito com ''K''. 

Confira os status do Arbok:

Lembrando que o post foi feito com informações coletadas da internet por mim Rodrigo Mantovani. Sobre as mitologias citadas, estas servem apenas para acrescentar ao texto, sem qualquer intenção de ferir ninguém e nenhuma crença alheia.

Espero que tenham gostado. Até a próxima!

Referencias: Bulbapedia e Serebii
Sobre Rodrigo Mantovani
23 anos, Itabirito-MG, fissurado por games e eletrônicos desde pequeno. Acredita em excentricidades e é apaixonado por séries/livros/filmes de ficção. Sua paixão por Pokémon vem desde de seus 7 anos e adora todos os Pokémon, cada tipagem tem um lugar reservado no seu time.
Redes: Twitch | Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar